Primeira igreja evangélica do Brasil foi fundada por índios, afirma historiadora

24

O surgimento das igrejas evangélicas no Brasil é comumente associado à chegada de missionários protestantes em meados do fim do século XIX, mas essa história acaba de ganhar um capítulo prévio.

A historiadora e professora cearense Jaquelini de Souza acaba de lançar o livro A Primeira Igreja Protestante do Brasil, pela editora Mackenzie, contando a história da Igreja Reformada Potiguara, fundada por índios após a invasão holandesa a Pernambuco.

Segundo as pesquisas de Jaquelini, os índios Paraupaba e Poty foram levados voluntariamente por holandeses à Europa em 1625, onde receberam educação formal e foram convertidos ao protestantismo. De volta ao Brasil cinco anos depois, passaram a anunciar o Evangelho com o apoio de holandeses que ainda estavam por aqui.

“Já era a Igreja Potiguara porque, teologicamente, havendo dois ou três reunidos em nome de Deus, independentemente do lugar, está ali uma igreja”, afirma a historiadora em seu livro, de acordo com informações da IstoÉ.


Em 1654, com a luta dos portugueses para expulsar os holandeses de Pernambuco, os índios fugiram para a Serra do Ibiapaba, a 750 quilômetros do litoral pernambucano, para se refugiarem de retaliações dos portugueses, que eram católicos.

No Ceará, anunciaram o Evangelho dentro da doutrina protestante para outros índios, e formaram a igreja de maneira mais organizada. “Por isso, argumento que foi só depois da expulsão dos holandeses que vimos aflorar a verdadeira Igreja Potiguara”, diz Jaquelini.

O padre jesuíta português Antônio Vieira, foi designado pela Igreja Católica para investigar o que se passava na Serra do Ibiapaba, e relatou à Companhia de Jesus que a região era como uma “Genebra de todos os sertões”, em referência à cidade suíça que foi o berço do protestantismo.

Em seu relato, o padre diz que os índios “estão muitos deles tão calvinistas e luteranos como se nasceram em Inglaterra ou Alemanha”. Apesar dos esforços de seus fundadores, sem apoio, a primeira igreja evangélica do Brasil se desfez ainda no século XVII, quando alguns dos remanescentes do grupo inicial teriam se juntado aos opositores dos portugueses durante as Guerras dos Bárbaros a partir de 1688, enquanto outros teriam retornado ao catolicismo ou às suas crenças nativas.

infografico invasao holandesa

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


24 COMENTÁRIOS

  1. Vejamos o que diz o internauta acima, o Mauricio Ragazzo ·

    “Uma igreja protestante fundada por índios…. interessante….
    A Igreja Católica não foi fundada por índios, nem por Lutero, nem por Calvino, nem mesmo por Pedro, Paulo, André, mas sim pelo Senhor !”

    Não, meu caro, a igreja fundada pelo Senhor foi a do Judaísmo.

    Se você estiver falando de Cristo como Senhor, eis que Ele é um mal fundador, pois não disse o nome da igreja que tinha fundado, a não ser que você me mostre um lugar do velho ou do novo testamento que faça referência a: Igreja Católica Apostólica Romana, aliás como é que os judeus iam colocar o nome de Roma, a quem os oprimia e eles possuíam rancor dos romanos, será que o coitado desse eleitor não conseguir crescer, pois continua repetindo histórias de criancinha?

    Já imaginou Cristo fazendo missa para corpo presente, justo Ele que mandou os mortos enterrarem os seus mortos. missa de sete, trinta e de aniversários? Imagine Cristo cobrando a taxa para rezar missa pra morto ruim, que matou o próximo e que massacrou sem nunca se arrepender quando Ele mesmo disse que a salvação exigia postura correta do vivente e graça, advinda do sacrifício de Cristo, isso tudo fundado em indelével arrependimento galgado em pedido de perdão.

    Ora, ora, vejam bem o que a igreja católica está ensinando, a soberba, não sendo atoa que o papa francisco está combatendo certos “sem noção” que levam avante essas pérolas em termos de declaração.

      • Phedro,

        Judaísmo se não é igreja como discute você, então é um clube social? De futebol? Um sindicato? Uma sinfônica? Uma entidade beneficente? Uma seita ou uma religião?

        Se você tem certeza que não é uma igreja, então com o que ela guarda semelhança?

        Se não é uma igreja, então por quê o cristianismo possui tanta semelhança?

        Será que o cristianismo tem suas bases em algo que parece uma igreja, todavia não é, mas ele(cristianismo) o imitou?

          • Phedro, Phedro, Phedro,

            Quer dizer que Cristo criou algo que nunca tinha existido na terra, a saber, uma igreja?

            Ele, Cristo, não criou coisa nova, apenas vendo que a igreja dos pais dele, a igreja de dos patriarcas, não funcionava como devia, não se abria às mudanças da sociedade, empregava a lei de Moisés: o olho por olho, o julgamento do próximo, jejuns para o vizinho vê, sábado santo, execução de filho desobediente, de homossexuais, de médiuns, menos o amor, aliás tendo se transformado em mais de 500 regras e subregras, simplesmente criou uma igreja para ensinar uma vida mais simples, uma vida sem tanta complicação, ou seja, o Reino de Deus aqui na terra, coisas estas que a igreja judaica não ia fazer mesmo, do contrário, tomaram Cristo, refiro-me à cúpula, e o conduziram sob o argumento de que dissera ser filho de Deus, Podia dizer que era filho do diabo? Mas de Deus não? Veja a inversão total que a religiosidade dessa igreja houvera transformado a sociedade.

            Agora, meu caro, você pelo modo como discute, parece que faz parte daquela multidão profetizada que não sabe entender as palavras da bíblia nos finais dos tempos.

          • Phedro e Roberto

            não adianta discutirem com o Levi, ele é “pancada”, inventa uns absurdos na história que chega a doer os olhos.

            Levi e sua leviandades. rsrsrsrs

    • Levi

      Judaismo não é igreja e sim uma religião.
      Antes não havia Judaismo e sim Mosaicismo.
      A religião dos israelitas era monoteista que tinha como base a Torah escrita por Moisés.
      Após a derrubada do templo de Salomão e o retorno do cativeiro, os judeus começaram a se organizar religiosamente.
      O nome “Judaismo” é devido a somente essa tribo não ter sido destruida pelos assírios, mas é claro que alguns de outras tribos estavam em território judeu como tambem a tribo de Benjamin estava junto a tribo de Judá.
      A igreja no contexto deste artigo é referente a um ajuntamento local.

      • henrjk,

        Pode dizer o que ensinava a religião judaica?

        Depois de dizer, faça uma comparação com o que ensina o cristianismo.

        Se ambas não ensinarem posturas éticas, relações entre homem e seu criador, entre homens e seu próximo, se não há musicas em ambas, se não interesse para com a vida eterna, aí você me convence do contrário, que o judaismo não era uma igreja, era uma junção de pessoas sem interesse na vida pós morte, na condução social entre eles.

        Meu caro, você está atribuindo a Deus o não ter noção suficiente para saber da importância pra os ser humano duma igreja, de escola espiritual? Deus não é como a gente, pois quando no vê com uma fragilidade vem e arranja os meios de solucionar.

        Não disse que o judaismo era a primeira igreja, disse que ele é a fonte principal do cristianismo.

        • Estive de férias e respondo tardiamente.
          Você fugiu ao assunto principal e por isso não irei responder-lhe.
          A imagem que você passa de si mesmo é a de uma pessoa confusa.

      • Maurício,

        Claro que sim.

        Igreja é o sinônimo grego para COMUNIDADE.

        Então quando você estiver falando em igrejas, atente que não mais é que:

        Comunidade judaica, comunidade cristã, comunidade Islã, comunidade batista , comunidade assembleiana, comunidade presbiteriana, comunidade católica.

        Por Deus, meus caros, será que agora vamos ficar endeusando o nome igreja, idolatrando a palavra igreja?

        Era só o que faltava, é como está escrito, no fim dos tempos não saberão interpretar a bíblia embora leiam.

        • Igreja é comunidade. Sim. Mas estamos falando de Igreja de Jesus.
          Igreja de Jesus tem valor para que ama Jesus.
          Quem ama Jesus ama Sua Igreja.
          Sua Igreja é real, organizada neste mundo e não é nenhuma das inventadas pelos homens nos últimos séculos.

          • Maurício,

            Mas a igreja de Jesus foi criada nos últimos séculos.

            Se o homem tem já está passando dos cinco mil anos, logo se conclui que teve mais tempo antes de Cristo do que depois da data Dele, então faz parte sim dos últimos séculos.

            Ele disse que logo viria, que não passaria desta geração, que estava perto, que veio para instalar o reino de Deus aqui na terra, tanto é que se comparar com Noé, Cristo é de ontem.

            Mais uma coisa, você acha que somente Cristo sabe criar uma igreja, meu caro?

            Quem foi que criou a igreja Judaica, não foi Deus ou você vai dizer que foi Moisés?

            Toda e qualquer escola(igreja) que fala de Deus, independente de quem a criou/inaugurou, deve ser objeto de respeito, mais a mais estão no mesmo patamar de igualdade da criada por Cristo.

            Se eu ou você abrir meia porta e lá colocar o nome de uma igreja, saiba que tem tanto valor quanto a iniciada por Cristo, por Deus, por Lutero, por Silas, por Valdomiro, por Maomé…, desde que nela pregue a paz, o amor, o respeito, a tolerância, a vida pós morte, o arrependimento…

            Cristo não veio aqui para fazer a melhor igreja, a mais santa, a mais bonita, sim fazer com as igrejas e os homens ensinem ao ser humano e ao próximo o amor que há no criador.

            Esse negócio de eu sou duma igreja não, sim da igreja, tal é soberba, coisa que a católica pregou e disso gerou rancor no mundo afora. Deus quer homens sem pecados e fortes, igrejas são um dos meios disso se concretizar.

            É tanta idolatria com igrejas, que daqui a pouco Deus vai mandar seu filho de novo para ensinar tudo mais uma vez. É brincadeira.

          • Levi,
            Então vamos aplicar seu argumento também sobre a Bíblia: “Qualquer livro, escrito por qualquer pessoa, tem o mesmo valor da Bíblia.”
            Foi isso que você disse com relação à Igreja.
            Percebeu a besteira ?

            Estou completamente longe de pensar como você e considero que você está mergulhado no erro de forma terrível… tá lá no fundo…. atolado…. no mar do erro !

          • Maurício,

            Primeiro, que livro é livro, variando apenas o conteúdo, todavia se um livro ensina bruxarias, matar, esse deve ser combatido.

            As igrejas, em sua maioria esmagadora, ensinam tudo que acima falei, exceto as que pregam coisas do demônio, aí devem ser diferenciadas.

            Meu amigo, é igual ao alimento, todos possuem utilidades, mas há as pessoas que fazem mal uso do alimento, pois ora comem pouco ora comem muito, aí emagrecem ou engordam, tanto que existem os radicais religiosos, os chamados fundamentalistas, pois comem demais o alimento derivado de suas igrejas.

            São os loucos, são os de desvio mental e de comportamento.

            De doido o mundo está cheio, refiro-me aos que matam suas mulheres, seus filhos, os sonhos, os que distorcem tudo, os que tudo fazem um cavalo de batalha.

          • então vamos combater a biblia, pois foi o primeiro livro que ensina a matar.

            além de matar, ainda é um livro que machista que diminui em muito as mulheres, manda entregar filhas desobedientes ao estupro, vender crianças a mercadores etc.

            Levi Varela, vc falo uma das unicar verdades que já vi vc postar, tem que acabar com esses livros que ensinam atrocidades com a humanidade, começando pelo primeiro e o pior deles, a biblia. além incitar a matança, a venda de crianças, estupros, apedrejamentos etc, ela ainda ensina bruxarias, pois ensina entre outras coias, fazer mandingas com sangue de pombos, e passarinhos mortos para curar doenças kkkkkkkkk

            abaixo a biblia, livro mau que manda matar, vender filhos e fazer mandingas.

          • Levi você disse: “Toda e qualquer escola(igreja) que fala de Deus, independente de quem a criou/inaugurou, deve ser objeto de respeito, mais a mais estão no mesmo patamar de igualdade da criada por Cristo”

            E isso equivale a dizer: “Todo e qualquer livro que fala de Deus, independente de quem escreveu, deve ser objeto de respeito, mais a mais, estão no mesmo patamar de igualdade da Biblia”.

            Foi exatamente isso que você disse !!!! Para você, qualquer livro que fale sobre Deus tem o mesmo valor que a Bíblia !!!!

            Na verdade, sr.Levi, a Bíblia está acima de qualquer outro escrito pois é a Palavra de Deus , assim como a Igreja de Cristo, a Católica, está acima de qualquer outra inventada pelos homens. Ao tentar negar uma coisa, seu argumento serve para negar a outra….

            Converta-se !

  2. Quanto ” conhecimento e eloquencia” tem estes carinhas!
    O plano de SALVAÇAO de DEUS para o homem tem o seu início em NOÉ, e seguido com o judaismo que por sua vez torna-se a igreja que vivemos joje.
    Portanto o LIVI VALERIA tem razão em afimar que é de fato IGREJA.
    Qui tal vocês buscarem sabedoria em DEUS, para não derramarem aqui tantas pérolas?

  3. Levi,
    Então vamos aplicar seu argumento também sobre a Bíblia: “Qualquer livro, escrito por qualquer pessoa, tem o mesmo valor da Bíblia.”
    Foi isso que você disse com relação à Igreja.
    Percebeu a besteira ?

    Estou completamente longe de pensar como você e considero que você está mergulhado no erro de forma terrível… tá lá no fundo…. atolado…. no mar do erro !

DEIXE UMA RESPOSTA