O culto em uma congregação da Assembleia de Deus em Mato Grosso no último domingo, 01 de dezembro, foi interrompido por um tumulto causado por um estranho, que, após invadir o templo, passou a ofender os fiéis e tentar agredi-los.
O homem – que não teve a identidade revelada, apenas a idade, 41 anos – chegou à igreja no bairro Jardim Petrópolis, na cidade de Nobres (120 km distante da capital Cuiabá), por volta de 16h10 e pediu alguns cocos de um coqueiro plantando no pátio do templo.
De acordo com informações do portal O Livre, o homem estava alcoolizado e, sem motivo aparente, se irritou e passou a xingar os fiéis, que diante da alteração de comportamento, passaram a pedir que ele se retirasse do local.
A reação do invasor foi subir o tom, partindo para a agressão contra os fiéis, que se juntaram para contê-lo. A Polícia Militar foi acionada e encontrou o invasor imobilizado, e o levou para a delegacia da cidade, onde o episódio foi registrado como ocorrência atípica, de natureza diversa.
“Sou o capeta”
Situações como essa vêm se tornando cada vez mais comuns nas igrejas Brasil afora. Em janeiro deste ano, um episódio surreal na cidade de Serra Talhada (PE) virou notícia: um homem invadiu um culto e, dizendo-se ser a personificação do diabo, tentou matar um fiel esganado.
A Polícia foi chamada para prender o homem, de 32 anos, que invadiu o culto e tinha sinais de embriaguez. A intervenção das autoridades foi necessária porque ele havia agarrado um fiel pelo pescoço, na tentativa de esganá-lo, enquanto se dizia ser “o capeta”.
Durante a confusão, o homem usou a faca peixeira que portava para cortar os fios da mesa de som do templo, o que deixou os fiéis atônitos. No momento em que segurava o fiel pelo pescoço, outro frequentador de 53 anos interveio, mas foi repelido a chutes e pontapés.
Os fiéis declararam que o indivíduo tinha sinais de possessão demoníaca, mas foi contido e amarrado. Quando a Polícia chegou ao local, levaram o homem ao Hospital Regional Agamenon Magalhães (HOSPAM), onde ele teria chutado uma porta metálica e cortado o pé.