Um pastor que enfrentou duras adversidades na vida, com a perda da esposa e do emprego, o relacionamento com os filhos sendo duramente prejudicado, chegando a abandonar o ministério, entrou em depressão e tentou o suicídio. Mas hoje ele testemunha a restauração de sua vida.
O testemunho do pastor Carlos Benavides foi compartilhado pelo site da Associação Evangelística Billy Graham, que destacou a importância de um ministério de apoio espiritual online desenvolvido pela entidade.
Em meio à dor e angústia das tragédias em sua vida, Carlos levou um botijão de gás de 15 kg para seu quarto e se trancou em casa, na cidade de Rancagua, no Chile. Sua intenção era tirar a própria vida naquele momento.
“Eu disse a mim mesmo: ‘Quando eu sentir que estou caindo no sono, vou abrir o gás e vou desmaiar dormindo’”, disse ele.
Apesar de estar tudo planejado, Carlos não conseguia dormir: “Três dias se passaram, e eu não conseguia dormir. Então, eu disse: ‘Deus, o que você quer de mim?’”. Após orar, ele pegou o celular e começou a rolar a tela, passando de um aplicativo para outro, até chegar a um vídeo que mencionava o site espanhol Paz Con Dios, ligado ao ministério online Search for Jesus, da Associação Evangelística Billy Graham.
Depois de acessar a página, o pastor encontrou uma opção para conversar com uma pessoa e foi atendido por uma voluntária de Querétaro, no México, chamada Laura.
Carlos contou a Laura sobre sua depressão e descreveu os detalhes de sua situação naquele momento. Em resposta, ela o encorajou dizendo que Deus o ama e tem um propósito para sua vida.
Ajuda
Imediatamente, Laura enviou uma notificação de “bandeira vermelha” aos voluntários de oração do ministério internacional. Então, dezenas de voluntários espalhados pelo mundo começaram a orar por Carlos.
Juan Manuel Caro, um gerente regional da Search for Jesus que vive em Santiago, capital do Chile, recebeu uma notificação sobre o caso e sentiu que deveria ir até Carlos, embora estivesse a muitas horas de distância, por estar preocupado que o pastor cometesse suicídio.
“Nós conversamos por telefone todos os dias durante os primeiros contatos, e eu continuei a encorajá-lo”, disse Juan. “No começo, o pastor Carlos ainda era muito negativo, falando de sua dor e decepção. Mas com o tempo, desenvolvemos uma amizade, e eu pude ver como Deus estava lentamente reconstruindo sua esperança”, acrescentou.
Depois que os dois desenvolveram um relacionamento, Juan perguntou ao pastor Carlos se ele gostaria que alguns pastores locais o visitassem, e ele aceitou: “Ter esses visitantes vindo à casa dele para encorajá-lo e orar com ele, achamos que realmente fez uma grande diferença”, comentou Juan.
“Quando você passa por algo assim — querer tirar sua vida, não querer ouvir ninguém — e Deus aparece dessa forma, para mim é isso que significa nascer de novo”, testemunhou o pastor Carlos. “Deus restaurou minha vida e agora eu sei que Ele realmente me ama”.
Atualmente, o pastor Carlos Benavides superou a depressão e a ideação de cometer suicídio, e tem o desejo de viver, e encorajar outros que podem estar passando pelo que ele passou: “Peça a Deus para colocar a pessoa certa na sua frente. Deus não cometeu um erro ao trazer você ao mundo. Pelo contrário, Deus se alegra com sua vida”, finalizou, de acordo com informações da BGEA.