Não é novidade para quem acompanha nos noticiários, de que o número de pessoas com problemas de ordem emocional, como a depressão e à ansiedade, é cada vez maior. Ciente disso, uma igreja resolveu se mobilizar, arrecadando uma pequena fortuna para tratar esse tipo de situação.
A igreja americana chamada Igreja do Vale de Cristo iniciou a campanha ainda em 2019, e não fazia ideia de que entraria em 2020 tendo que lidar com a pandemia do novo coronavírus, o que agravou ainda mais a condição emocional de muitas pessoas.
“Em um ano normal, é provavelmente uma em cada cinco pessoas (que lidam com saúde mental)”, disse Tyler Kurbat, porta-voz da igreja, explicando que em 2020 os casos de problemas emocionais deram um salto.
“Este ano é uma em duas [pessoas com esses problemas], o que significa que se não for você, provavelmente é alguém que você ama. Temos a oportunidade de nos apoiar nisso e fornecer algum suporte”, disse ele.
A igreja é uma das maiores do país, reunindo cerca de 35 mil fiéis semanalmente em alguns dos seus templos. A campanha batizada de “Press On” conseguiu arrecadar US$ 2 milhões de dólares, o que em real ultrapassa a marca dos R$ 10 milhões.
Kurbat explicou que a intenção da igreja é fornecer recursos para auxiliar quem passa por momentos difíceis, quer no plano emocional ou mesmo financeiro.
“Os problemas de saúde mental estão disparando. Ao mesmo tempo, a incerteza financeira e as tensões financeiras também estão aumentando. Como igreja, tivemos a oportunidade de pular e preencher essa lacuna”, disse ele.
Quanto à questão emocional, ele disse que problemas como a depressão precisam ser encarados de frente e trabalhados da forma correta, algo fundamental em um contexto como esse de pandemia, onde muitos perderam entes queridos.
“Tínhamos a oportunidade de investir na saúde mental. Se você reformular a maneira como encara a depressão, bem no meio está o grito de guerra e um convite à esperança. Se você tirar a ênfase de apenas algumas letras, ‘pressione’ puxa”, conclui.