Apesar dos problemas de ordem emocional ser uma realidade cada vez mais reconhecida no meio cristão, muitos ainda nutrem uma visão equivocada sobre transtornos como a depressão, considerada por especialistas a doença do século.
A depressão foi o alvo de um comentário feito pela pastora Helena Tannure, que utilizou as redes sociais para fazer um alerta a respeito da importância dos cuidados em saúde mental.
Tannure publicou uma imagem que mostra como as reações podem ser diferentes quando nos deparamos com relatos de doenças físicas, como uma infecção, se comparadas a doenças emocionais.
A imagem sugere que, no caso da depressão, muitos silenciam quando ouvem alguém dizer que está enfrentando esse problema, como se não levassem a sério essa realidade, diferentemente de quando alguém contrai uma infecção viral, por exemplo.
Não é “frescura”
Helena Tannure, por sua vez, foi taxativa ao dizer que “depressão não é frescura”, mas sim uma “uma doença”. A pastora também lembrou que, diferentemente do que alguns insinuam, esse transtorno emocional também não tem a ver com falta de fé.
“Depressão não é falta de espiritualidade”, escreveu Tannure, citando como exemplo um dos personagens bíblicos mais emblemáticos, o profeta Elias, que para alguns teria sofrido de depressão – apesar desse entendimento não ser unânime entre os especialistas.
“Se fosse [falta de fé], Elias não teria sintomas claros de depressão logo depois de vencer os profetas de Baal. Não agrave a doença seja com palavras ou indiferença. Seja parte da cura, orando, acolhendo, buscando ajuda profissional”, completou a pastora.
Seguidores de Tannure reagiram positivamente à sua publicação, com muitos indicando a necessidade do tema ser mais discutido nas igrejas. “Se todos cristão pensassem igual , seria uma benção, não teria tantas pessoas dentro das igrejas com medo de se abrir sobre esse esse assunto e ser julgadas como fracas na fé”, comentou uma internauta.