Igreja Episcopal da Noruega dá passo em direção à aceitação do casamento gay

11

A Igreja Episcopal da Noruega se tornou mais uma denominação cristã a aprovar a união homossexual, por decisão unânime de doze bispos da Conferência Episcopal Norueguesa, na última sexta-feira, 30 de outubro.

A posição da denominação segue a legislação em vigor no país, que desde 2008 regulamentou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. No entanto, a legalização da união gay não obrigava as denominações cristãs a realizarem tais cerimônias, permitindo que se mantivessem livres para seguir com sua interpretação sobre o tema.

De acordo com informações do jornal local NTB News, a presidente da Conferência Episcopal Norueguesa, bispa Helga Haugland Byfuglien (foto), comemorou a decisão dos colegas: “Este é um dia muito importante para a igreja”, resumiu.

De acordo com Byfuglien, a proposta ainda deverá ser validada pelo Sínodo da denominação, mas ela acredita que deverá ser aprovada, pois os pastores contrários a essa visão poderão se recusar a celebrar as cerimônias de casamento gay. No Sínodo de 2014, uma proposta semelhante foi rejeitada, segundo o Christian Today.


“Há diferentes percepções do casamento entre casais do mesmo sexo, tanto na Igreja da Noruega como entre os bispos. Mas estamos ansiosos para encontrar uma decisão que possa ter um efeito unificador”, disse Byfuglien.

Tendência?

Muitas igrejas históricas têm adotado uma postura de conformidade com as demandas do ativismo homossexual, e passado a aceitar a união entre pessoas do mesmo sexo como algo comum e aceito pela Bíblia Sagrada.

Um dos casos mais emblemáticos – e de maior repercussão – foi a postura adotada pela Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (PCUSA), que passou a aceitar e realizar casamentos homossexuais.

Porém, a postura de cristãos conservadores sobre o tema continua o mesmo: “A igreja vai precisar se articular nos próximos anos com relação ao que acreditamos sobre o casamento. Não podemos supor que as pessoas concordem conosco, ou mesmo nos entendam. Não vamos simplesmente falar sobre o casamento em termos de valores, cultura ou o florescimento humano. Vamos falar sobre o casamento da maneira que Jesus e os apóstolos nos ensinaram — ligado ao próprio evangelho, uma imagem da união de Cristo com a sua Igreja (Ef 5:32)”, escreveu o teólogo Russell Moore, presidente da Comissão de Ética e Liberdade Religiosa da Convenção Batista do Sul (EUA), em um artigo para o portal do jornal Washington Post.

11 COMENTÁRIOS

  1. O PECADO DEVE SER SUPERADO POR ORDEM E DECENCIA, SEM O COMPROMISSO COM A PALAVRA, ESTA NÃO PERMANECERÁ.
    ACEITAR A ABERRAÇÃO GAY É IR CONTRA DEUS E SUA PALAVRA
    Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
    Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
    Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
    Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
    Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
    Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
    Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
    E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
    Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
    Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
    Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
    E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
    E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
    Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
    Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
    Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
    Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
    Romanos 1:16-32

      • no congresso, até os gays tem seus postuladores, então, la é a casa do povo e onde vcs. já conquistaram varias coisas.
        na igreja é a casa de Deus, la os postuladores pedem não impõem suas ideias nem postulam direitos, pois as regras gerais já estão definidas, podendo ou não aceitar e acatar, privilégio de aceitar ou não.
        claro assim como na casa do povo se governa pára a maioria e pode-se postular para a minoria
        na outra não existe tal pratica

        • Infelizmente você está equivocado. Fala como se seus principios religiosos se restringissem aos templos das suas seitas. Quer dizer que vocês não impõem suas idéias? Você é doido ou se faz?

  2. Lopes corno e pinguço

    Você já viu o a mídia esta divulgando?

    Tua igreja meretriz católica, roubou 400 milhões de euros, dinheiro esse, que seria usado papa caridade aos necessitados.

    Mais isso, não é nem novidade, tua igreja meretriz, o que mais se vê é escândalo, podridão e pedofilia .

    Não é de se estranha, quando a Jovem Equatoriano Angélica Zomprano, diz ter visto o Papa João Paulo segundo no inferno.
    Quem vive de roubo, na idolatria, na safadeza, no pecado da carne, só pode encontrar o diabo, quando passar dessa pra outra.

    • Ora ora zezemulambo., quem Esteve no inferno e afirmou foi uma evanjegue da sua espécie.,
      Aliais e para lá que vão os protestantes , perseguidores dos anjos e Santos de Deus .,

      Peste peçonhento ., mamador de jeba.,kkkk

    • zeze

      Assista à série “Os Bórgias” e veja que não há diferença nenhuma com esse livro.
      É uma série e tanto, você verá como eram as semvergonhices durante o reinado do papa Alexandre VI.

  3. Podem os fundamentalistas fanáticos baterem o pé, urrarem e babarem que nada vai mudar o fato de que os homoafetivos serão tão plenamente inseridos no contexto de cidadania – inclusive espiritual – como o foram as mulheres e os negros. A oposição aos direitos gays continuará a existir apenas em guetos obscurantistas até que venham finalmente a não mais existir. Nada pode deter o progresso!

DEIXE UMA RESPOSTA