Ao apresentar a décima praga, a novela Os Dez Mandamentos superou seu recorde anterior e voltou a superar o Jornal Nacional na principal praça de audiência, São Paulo. A cena com a morte dos primogênitos foi levada ao ar pela Record na última segunda-feira, 02 de novembro, feriado de finados.
A média de audiência da “novela bíblica” em São Paulo foi de 24,6 pontos, a maior desde a estreia, segundo dados do Ibope. A liderança de Os Dez Mandamentos também foi alcançada em Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
O Jornal Nacional, que foi esticado pela Globo até 21h30 ficou quase três pontos atrás da novela escrita por Vivian de Oliveira. Segundo informações do portal Terra, a emissora da família Marinho havia programado a entrada de A Regra do Jogo para as 21h15, mas tentou reduzir as perdas alongando seu principal telejornal.
Segundo jornalistas especializados em televisão, a Globo errou na batalha com a Record, pois quando o Jornal Nacional já havia esgotado todos os principais assuntos do dia, foi necessário exibir reportagens inusitadas para o perfil do telejornal, como por exemplo uma matéria sobre a produção de rosas na Argentina.
Enquanto isso, a novela da Record mostrava uma introdução à décima praga do Egito, com o suspense se arrastando, propositalmente, por quase uma hora. Os casos com os primeiros primogênitos mortos só foram mostrados nos momentos finais do capítulo, que terminou às 21h42.
Há, portanto, a expectativa para saber qual será a marca alcançada pela novela quando o faraó ceder e resolver permitir que os hebreus saiam do Egito, e também para a cena que deverá ser o ápice da trama, quando o Mar Vermelho for aberto por Moisés sob ordem de Deus.