Após admitir que fundador tinha 40 mulheres, Igreja Mórmon revela mais detalhes de seu passado

14

Em um esforço para ser “transparente” aos seus membros, a Igreja Mórmon recentemente lançou 12 ensaios que revelaram que seu líder fundador, Joseph Smith (foto), tinha cerca de 40 mulheres, incluindo uma menina que tinha apenas 14 anos de idade.

Smith (1805-1844) sempre foi retratado como um marido amoroso com sua esposa Emma, ​​mas um artigo recente, intitulado “Plural Marriage in Kirtland and Nauvoo” (“Casamento Plural em Kirtland e Nauvoo”, em tradução livre do inglês, provou o contrário.

O texto aponta que Smith ainda tomou para si mulheres que já tinham maridos, o que fez a poligamia ser considerada “uma provação dolorosa” por sua primeira esposa. No entanto, é possível que Smith não tenha tido relações sexuais com todas elas, porque algumas mulheres foram “selados” com ele para a próxima vida, segundo informações do The New York Times.

Também conhecida como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a denominação mórmon decidiu compartilhar esses controversos documentos para provar que não tinha nada a esconder sobre seu passado, quando foi marcada por inúmeras controvérsias, incluindo questões raciais, como a exclusão de membros negros.


“Há tanta coisa lá fora, na Internet, que sentimos que devíamos aos nossos membros um lugar seguro onde eles poderiam ir para obter informações confiáveis ​​de promoção da fé que fosse verdade sobre alguns desses aspectos mais difíceis de nossa história”, afirmou o historiador da igreja, Steven E. Snow.

Essa não é a primeira vez que a decisão da Igreja Mórmon ganha destaque na mídia. Em novembro de 2014, quando a abertura de documentos sigilosos aconteceu, detalhes sórdidos da vida de Joseph Smith ganharam as manchetes de maneira oficial. Embora as histórias já corressem a sociedade em forma de rumor, a confirmação levou muitos membros a ficarem chocados.

“Joseph Smith foi apresentado a mim como um profeta praticamente perfeito, e isto é verdade para muita gente”, disse Emily Jensen, um blogueira mórmon. Ela, juntamente com alguns amigos mórmons, passou por momentos delicados quando aprenderam a verdade sobre o passado do líder fundador da denominação. “Esta não é a igreja em que eu cresci, este não é o Joseph Smith eu amo”, lamentou, segundo informações do Christian Today.


14 COMENTÁRIOS

  1. Bom e pedagogo se todas as instituições de caráter religioso confessassem seus segredos, um a um.

    Tudo de mal e ruim que ocorreu com os discípulos de Cristo foi objeto de registro histórico, então o que motiva as instituições de caráter religioso não confessarem seus pecados/erros/desvios/posturas inadequadas.

    Todos somos iguais, e Ele, Cristo, determina que confessemos nossos pecados visando aprendizagem e crescimento, em especial como seres humanos, não querendo se aproveitar da fragilidade dos demais.

  2. quanta bobagem de pessoas mal informada que se deixa levar por tudo o que dizem na internet sempre tem um instrumento nas mãos de satanás para falar mal de alguma religião sem conhece antes. Isso e puro interesse próprio só pra ter pessoas comentando na sua pg. colhera os frutos da sua heresia.

  3. O cristianismo genuínamente bíblico, que tem por centro a pessoa de Jesus Cristo, é a única religião verdadeira e eficaz. Qualquer outra religião ou seita, como, por exemplo, a dos Mórmons que se fundamenta na pessoa de um homem pecador, seja ele monogâmico ou dado a poligamia, conduzirá os seus seguidores para a condenação eterna. Somente o Senhor Jesus Cristo que nos é revelado na Bíblia Sagrada tem poder para redimir o homem do cativeiro do pecado.

    • No caso do mormonismo, a salvação de qualquer um depende da aceitação do testemunho de Joseph Smith.

      “Nenhum homem que rejeita o testemunho de Joseph Smith pode entrar no reino de Deus,” (Doutrinas da Salvação, vol. I, página 190).

      Portanto não basta crer em Jesus Cristo, tem que acreditar também no testemunho desse falso profeta.Esta seita também prega a salvação pelas obras, e não pela graça de Deus:

      “Os homens tem uma obra a realizar para obter a salvação,” (Doutrinas da Salvação, vol. III, página 91).

      Infelizmente hoje é mais fácil encontrar mentiras, mesmo nos salões que ostentam placas com o nome de Jesus Cristo.

      Quando Jesus disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32), Ele não estava brincando. Apenas o conhecimento da verdade pode nos libertar da prisão do engano e da mentira. (Salmos 72:14)

      “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; (…)” (Oséias 4:6)

  4. Eu vou falar a verdade pra vocês: Joseph Smith disse que um anjo chamado Moroni lhe entregou um novo evangelho. Mas eles esqueceu-se de ler Galatas 1:6 “Ainda que um de nós, ou um anjo vindo do céu, vos anunciar outro evangelho além do que vos tenho anunciado, considere-o anátema(amaldiçoado, falso)”

  5. Eu sou membro da igreja Mormon. Esse artigo esta muito duvidoso mesmo. Onde estao as referencias para podermos ver a verdade desses fatos?

    Como membro da igreja eu pude fortalecer meu testemunho em Jesus Cristo e sentir o amor que Ele tem por mim. Seguindo seus preceitos eu me sinto uma pessoa feliz e amada.

    A melhor forma de saber se algo é verdade é estudar e depois perguntar a Deus se essas coisas sao verdadeiras. Ele respondera em seu coração de uma forma que você sabera de onde esta vindo esse sentimento. Eu te convido a olha o webiste http://www.mormon.org

  6. Os que se acham santos, querendo impôs regras nos outros são os mais puritanos que não consegue controlar seus desejos sexuais. ”Faça o que tem mando, mas não faça o que faço”.

  7. 7199181-5084 TIM WHAT ZAP GOSTARIA DE CONVERSAR COM QUEM QUISER , SOU MEMBRO A 21 ANOS E CONHEÇO A 26 ANOS,SE ESSA IGREJA FOR FALSA É A UNICA FALSA E A MAIOR MENTIRA MAIS ELABORADA NA HISTÓRIA DE TODA HUMANIDADE , E TODAS AS OUTRAS IGREJAS SÃO VERDADEIRAS, AGORA SE TODAS SÃO VERDADEIRAS ME PERGUNTO POR QUE TODAS ENSINAM AS MESMA PASSAGENS,BÍBLICAS, PREGAM, CULTUAM, DE FORMAS DIFERENTES E CONTRÁRIAS ,E TEM NOMES DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS ,ENTÃO EU DIGO SE É VERDADE A IGREJA SUD É A MAIOR VERDADE JÁ CONTADA , A MAIOR REALIZAÇÃO DEPOIS DE JESUS CRISTO NA TERRA QUE MERECE APRECIAÇÃO , O MAIOR ACONTECIMENTO DE TODOS OS TEMPOS ,DE MAIOR IMPORTÂNCIA PARA TODA A HUMANIDADE,QUANDO SE APROXIMA MAIS DA VERDADE DO QUE QUALQUER OUTRA IGREJA,SENDO ASSIM ELA SENDO VERDADEIRA TODAS SÃO INCOMPLETAS OU FALSAS ´´SE PERGUNTEM ´´ E SE ????

  8. 7199181-5084 TIM WHAT ZAP GOSTARIA DE CONVERSAR COM QUEM QUISER , SOU MEMBRO A 21 ANOS E CONHEÇO A 26 ANOS,SE ESSA IGREJA FOR FALSA É A UNICA FALSA E A MAIOR MENTIRA MAIS ELABORADA NA HISTÓRIA DE TODA HUMANIDADE , E TODAS AS OUTRAS IGREJAS SÃO VERDADEIRAS, AGORA SE TODAS SÃO VERDADEIRAS ME PERGUNTO POR QUE TODAS ENSINAM AS MESMA PASSAGENS,BÍBLICAS, PREGAM, CULTUAM, DE FORMAS DIFERENTES E CONTRÁRIAS ,E TEM NOMES DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS ,ENTÃO EU DIGO SE É VERDADE A IGREJA SUD É A MAIOR VERDADE JÁ CONTADA , A MAIOR REALIZAÇÃO DEPOIS DE JESUS CRISTO NA TERRA QUE MERECE APRECIAÇÃO , O MAIOR ACONTECIMENTO DE TODOS OS TEMPOS ,DE MAIOR IMPORTÂNCIA PARA TODA A HUMANIDADE,QUANDO SE APROXIMA MAIS DA VERDADE DO QUE QUALQUER OUTRA IGREJA,SENDO ASSIM ELA SENDO VERDADEIRA TODAS SÃO INCOMPLETAS OU FALSAS ´´SE PERGUNTEM ´´ E SE ????

  9. QUANDO VEJO ESSAS POSTAGENS E PESSOAS FALANDO MAU DA IGREJA É AI QUE PENSO QUE DEVO PROCURAR ME SANTIFICAR MAIS AINDA CORRIGIR MEUS ERROS LOGO ,E ME PREPARAR PARA A SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO

DEIXE UMA RESPOSTA