Em tempos de devoção ao conceito que separa a Igreja do Estado, uma cidade abandonou o politicamente correto para fazer uma ação de generosidade e transformou-se num exemplo de cuidado com o próximo.
A cidade de Titusville, na Flórida (EUA) viu as igrejas locais gerarem uma campanha chamada “40 Dias de Generosidade”, e o engajamento das pessoas levou ao envolvimento de empresas e até da prefeitura.
A ideia surgiu quando um pastor convenceu sua igreja a imprimir e distribuir 25 mil cartões incentivando as pessoas a fazer uma boa ação ao próximo, como gesto de generosidade e gratidão a Deus por aquilo que já tinham conquistado.
Segundo informações da emissora Christian Broadcasting Network (CBN), crianças, idosos e empresas aderiram à campanha, assim como outras igrejas, e um ciclo virtuoso se formou na cidade.
“Todos os setores da nossa comunidade fizeram parte da campanha ‘40 Dias de Generosidade’. O prefeito fez uma declaração [de apoio]”, comentou Brienne Robertson, um dos organizadores dos 40 dias.
O prefeito, Jim Tulley, reiterou o resultado positivo da campanha: “Ela está ajudando os outros em grande escala, de forma que não havia nenhuma maneira que a cidade não iria intensificar e dizer: ‘Sigam em frente’”, afirmou.
As ações da sociedade encorajadas pela campanha aconteceram em diferentes níveis, variando desde ajudas a famílias até a obras de reparos em instalações públicas que estavam danificadas. Uma piscina para ensinar a natação a crianças foi construída e uma quantia financeira foi levantada em doação para o Exército da Salvação.
Relatos dos organizadores dão conta que muitas crianças doaram suas mesadas em um gesto de solidariedade. Houve relatos até de pessoas que pagaram a conta de energia elétrica de vizinhos em dificuldades financeiras, e uma pizzaria da cidade promoveu uma noite de pizza gratuita para moradores de um bairro pobre.
O pastor Brian Kluth escreveu sobre como teve a ideia da campanha e afirmou que a generosidade é um ministério, e por isso vai se dedicar a fazer com que a campanha seja realizada em outros lugares: “O resto da minha vida será dedicado a ajudar as igrejas e comunidades a levar a “40 Dias de Generosidade” às suas comunidades para ver o amor de Deus em ação tocando e mudando vidas”, disse Kluth.