Código de vestimenta para mulheres da Igreja Universal levam fiéis a buscarem roupas apropriadas “para adorar a Deus”

63

A Igreja Universal divulgou um manual de vestimenta para as mulheres que visitam o Templo de Salomão e a repercussão do assunto na mídia revelou histórias de jovens que buscam encontrar a receita das roupas certas “para adorar a Deus”.

O jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem em que fiéis contam sua mudança nas escolhas de roupa para se adequar às regras da Universal: “Me vestia como uma qualquer, com shorts curtos para chamar a atenção”, disse Tatiane Cardoso, 34 anos, auxiliar de enfermagem.

Há tempos uma igreja não atraía holofotes para si com tanta intensidade por conta de doutrinas sobre questões de vestimenta para mulheres. Até mesmo as denominações que tinham posições mais rígidas no passado, como a Assembleia de Deus, já adotam postura mais flexível quanto ao assunto.

Há, é claro, as exceções, como a Igreja Pentecostal Deus é Amor e a Congregação Cristã no Brasil, que dão recomendações bastante especificas quanto às roupas que as fiéis podem usar.


“Minha mãe quase me levou para a Febem. Eu usava drogas, namorava um traficante e sempre estava com roupas muito curtas, vulgares. Hoje o Espírito Santo me toca quando me visto”, diz a jovem Ana Carolina Xavier, 18 anos, que frequenta a Universal e teve seu guarda-roupas mudado a partir da cartilha da Universal.

Já a secretária Fernanda Martins, 21 anos, defende o código de vestimenta da denominação dizendo que ele ajuda a mulher a “andar na moda, elegante, mas não mostrar tanto o corpo num lugar que é para você se reportar a Deus”.

As mudanças de comportamento das fiéis atingem também os homens. Fernanda afirmou que agora escolhe as roupas do namorado, Felipe José, 24 anos: “Gosto de vesti-lo no estilo esporte fino. Mas tem que estar com todos os botões fechados, né? Não gosto se ele sai com a camisa aberta”, disse.

A assessoria de imprensa da Igreja Universal disse à Folha que não há regras de vestimenta para visitar o Templo de Salomão. Porém, antes da inauguração, um vídeo de instruções gravado pelo bispo Renato Cardoso era bem específico quanto ao que usar para ir ao local.


63 COMENTÁRIOS

  1. Daqui uns dias tá instituindo a burca, assim começa o autoritarismo velado e o povão vai atrás, esse mesmo sujeito instrui os pastores a determinar e ordenar entre os obreiros a quem eles devem namorar entre si, um absurdo, escolhendo os pares, bando de gente cega, surda e muda para a verdadeira verdade!

  2. Eu falei que ia acontecer isso mesmo, mas é só para o Templo, e as outras, continuam do mesmo jeito? Isso não é doutrina de costumes da denominação, mas de um lugar específico!
    Hum… está cheirando idolatria a lugares…

    • Não vejo nada de mais! As pessoas precisam se conscientizar de que uma igreja não é uma boate ou uma praia.

      Nesse ponto eu concordo plenamente, você por um acaso vai a uma escola, banco ou mercado apenas de calcinha e sutiã?

        • Edson, Na Record o que mais se vê é bunda! E lá, pelas madrugadas, tb apresentam cultos e programas da Universal. Tudo isso na mesma telinha!

          Elder,
          Eu costumo me apresentar vem em todos os lugares que vou. Nunca passei vexame por estar vestida inadequadamente, graças à Deus!
          Mas, sempre vou de soutien e calcinha em todos os lugares, inclusive na igreja, é claro, por baixo de outra roupa , rsrs…

          • Vc quer dar creditos pra esse mercenário,mas veja que a empresa dele a Record é uma verdadeira boate.

            Ele não tem moral de ensinar sobre conduta cristã.

            Entendeu?

      • Sim, uma igreja não é uma boate. Mas desde quando a IURD é uma igreja?
        Aquilo, nunca foi igreja, a IURD não passa de uma sinagoga de satanás, até o satã MAMONCEDO já se instalou por lá, eu diria que o tal templo de “SÓ-LADRÃO”, seria melhor identificado como o QG da máfia iurdiana.

    • Guarda teu pé ao entrares na casa do senhor, pois o lugar que pisa é santo.
      Só hereges adoradores de adúlteros divorciados e que convencionam com o mal e o esculacho.
      Repartições publicas , cartórios senado câmara em todos exige-se vestimenta adequada, inclusive hospitais, porque na casa do senhor seria motivo de escândalo?.
      Não seria exatamente por ensinos hereges destes caio fabios que pregam a porta larga e caminho espaçoso, vemos claramente seus adeptos se levantarem contra deus e tudo que representa deus.

      • Gostei do seu versículo citado, porque parou só na parte “a” do texto, continue:

        “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer SACRIFÍCIOS DE TOLOS, POIS NÃO SABEM QUE FAZEM MAL” Eclesiastes 5:1

        Pois é, são estes sacrifícios de TOLOS que a IURD pratica.

        Mas como você é um exímio conhecedor das escrituras me responda: Deus tem casa? Ele mora nela? Ele pode ser contido em algum lugar? Caso a resposta seja sim, está reduzindo a Deus, caso a resposta seja não, gostaria que me explicasse o versículo citado por gentileza.

        • MARCOS
          Pela simples lógica do assunto vestimenta adequada ao lugar de adoração, mas certo façamos uso dele por inteiro, que ficaria mais ou menos assim de quem faz um voto que não é de tolo.
          Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
          ¶ Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos,
          mas {como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus} com boas obras.

          1 Timóteo 2:8-10

          • Haja paciência com quem gosta de ler versículos recortados do seu contexto mas vamos lá:

            Paulo disse: “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)” (1 Timóteo 2:9-10).

            Pedro acrescentou: “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus. Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus” (1 Pedro 3:3-5).

            Algumas igrejas, citando esses versículos, proíbem o uso de jóias. Outras defendem tal prática, mas sem explicar biblicamente como justificar seu uso. Se esses versículos proíbem o uso de jóias, nenhuma cristã deve usá-las. Se a mulher as usar, ela deve saber como explicar as instruções reveladas por Paulo e Pedro.

            Para entender essas passagens, temos que, primeiro, examinar a gramática. Ambas usam uma construção de contraste que serve para enfatizar que uma coisa é importante e a outra de menos valor. Observe que eles dizem que a mulher não deve praticar uma coisa, mas (ou porém) deve agir de outra maneira. Esta construção é usada, às vezes, para definir prioridades, e não para impor uma proibição absoluta. Considere um outro exemplo claro: “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna” (João 6:27). Aqui, sabemos que ele não está proibindo o trabalho para se sustentar. De fato, tal trabalho é exigido pelo Senhor (2 Tessalonicenses 3:10,12; Efésios 4:28). É questão de prioridade, não de proibição.

            O segundo passo para entender as instruções de Paulo e Pedro é examinar o resto do argumento no contexto. Os dois citam mulheres do Velho Testamento como exemplos. Quando estudamos as práticas de tais mulheres santas, aprendemos que o uso de jóias e boas roupas era uma coisa comum (veja Gênesis 24:22,30,53; Isaías 61:10; Provérbios 1:9; 31:22).

            Mas, o uso de jóias ou de roupas finas não é o ponto principal na vida de nenhuma delas. Eram conhecidas como mulheres santas por causa do caráter espiritual e o espírito submisso e humilde. Uma mulher dessas nunca usaria jóias excessivas, nem usaria uma roupa que mostra o corpo de uma maneira sensual. Por quê? Porque ela é santa!

        • MARCOS
          EIS A I A RESPOSTA DO QUE É IGREJA, PEÇO QUE DEPOIS DE LER, POR GENTILEZA, ME DIGA O QUE É IGREJA PARA VC.
          O mundo religioso tem seu mais novo personagem: o evangélico não praticante. A informação aparece nos resultados das últimas pesquisas realizadas pelo Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (Ceris) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas pela reportagem O novo retrato da fé no brasil

          Os evangélicos não praticantes são definidos como “os fiéis que creem mas não pertencem a nenhuma denominação”, sendo cada vez maior o número de pessoas que “nascem em berço evangélico – e, como muitos católicos, não praticam sua fé”. Os dados revelam que “os evangélicos de origem que não mantém vínculos com a crença saltaram, em seis anos, de 0,7% para 2,9%. Em números absolutos, são mais de 4 milhões de pessoas nessa condição”.

          As pesquisas apenas confirmaram uma tendência há muito identificada, a saber, o crescente número de pessoas que buscam espiritualidade sem religião, e deseja a experiência da fé sem a necessidade de submissão às instituições religiosas. É o fenômeno da fé privatizada, em que cada um escolhe livremente o que crer, retirando ingredientes das prateleiras disponíveis no mercado religioso.

          O novo cenário faz surgir perguntas que exigem respostas urgentes: Para que serve a igreja? Qual a função da comunidade cristã na sociedade e na experiência pessoal de peregrinação espiritual?

          A experiência dos cristãos no primeiro século, no dia seguinte ao Pentecostes, narrada no livro dos Atos dos Apóstolos [2.42-47; 4.32-35], serve de referência para a relevância da vivência em comunidade.

          Para que serve a igreja? A igreja serve para manter viva a memória da pessoa e obra de nosso senhor Jesus Cristo: “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos”. Em tempos chamados pós modernos, quando as crenças são desvalorizadas e as verdades se tornam subjetivas e particulares, é importante saber não apenas em quem se crê, e os cristãos compreendem a fé como confiar em uma pessoa, Jesus Cristo, mas também saber o que se crê, e por isso os cristãos chamam de fé também um conjunto de crenças e afirmações a respeito do Deus em quem crêem–confiam. O Evangelho é uma boa notícia, e os cristãos devem saber qual é essa notícia. A igreja é a comunidade que preserva a memória de Jesus, sua pessoa e obra.

          Para que serve a igreja? A igreja serve para manter viva a esperança que se fundamenta na abertura para o mistério divino: “Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos […] com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus”.

          Em tempos de banalização do sagrado, as pessoas perdem a noção do que Rudolf Otto chama “mysterium tremendum”, isto é, já não têm na alma o temor que coloca o homem de joelhos diante da manifestação do divino e nem mesmo esperam que tal aconteça. A igreja é a comunidade que preserva a expectativa de que o céu se abra, de que o favor divino se derrame sobre a terra.

          Enquanto o mundo vai se tornando cada vez mais frio e fechado, condenado às estreitas possibilidades da racionalidade e dos limites do poder humano, a igreja fala do milagre como possibilidade real e os cristãos se dedicam às orações.

          Para que serve a igreja? A igreja serve para manter viva a oferta do amor de Deus em resposta à solidão humana: “Eles se dedicavam à comunhão, ao partir do pão […] Todos os que criam mantinham se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade […] Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.

          Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um”. Em tempos de individualismo, egoísmo, segregação, e competição darwinista, a igreja é a comunidade da fraternidade, da partilha, da solidariedade e da generosidade. A igreja é a comunidade da aceitação, do perdão e da reconciliação. É na igreja que se concretiza a oração de Jesus a respeito de Deus e os homens: “que sejam um”.

          Para que serve a igreja? A igreja serve para manter vivos os sinais do reino de Deus na história: “grandiosa graça estava sobre todos eles”. Conforme Jung Mo Sung, “a igreja é o povo de Deus a serviço do testemunho da presença do Reino de Deus”, que se completa com a afirmação de Ariovaldo Ramos: “a igreja deve viver o que prega para poder pregar o que vive”. A igreja é a comunidade em que o anúncio da presença do Reino de Deus entre os homens é seguido do convite desafio: “Vem e vê”, pois o Evangelho de Jesus Cristo não é apenas uma mensagem em que se deve crer, mas principalmente um novo tempo em que se deve viver.

          Para que serve a igreja? A igreja serve para manter viva a esperança da ressurreição: “Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus”. Quando o lacre romano do túmulo de Jesus foi rompido no domingo da ressurreição, a vida afirmou sua vitória sobre os agentes promotores e mantenedores da morte, sobre os processos de morte, que serão enfrentados pela esperança de que um dia a própria morte, último inimigo, cairá de joelhos diante do Senhor da vida.

          A igreja é a comunidade dos que se rebelam contra a morte em todos os lugares e todas as dimensões, e contra ela lutam com todas as forças que recebem do doador da vida.

          A igreja é a comunidade dos que já não vivem com medo da morte (Hebreus 2.14), dos que anunciam e vivem dimensões da vida, e dos que profetizam a ressurreição até o dia quando, aos pés do Cristo de Deus, celebrarão a vitória daquele que no Apocalipse diz: “Não tenham medo. Eu tenho as chaves da morte e do inferno”, pois “Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último. Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre!”. Amém.

          • Nem perdi meu tempo, eu sei o que é igreja pelo simples fato de saber o que as escrituras dizem a respeito dela e não o que você ou o autor do estudo definam.

            Quanto ao termo “o evangélico não praticante.” nada mais justo, pois ser evangelico hoje é tão somente fazer parte de uma religião e toda a religião tem suas práticas.

            Os Cristãos não possuem pratica alguma, ele simplesmente VIVEM.

            “Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.” Colossenses 2:20-23

          • MARCOS
            VC. é um contendeiro, repetiu minhas falas, e mudou de evangélico para Cristão como se pudesse separar uns dos outros, vc. é uma vergonha, teus preceitos são fajuto e até profanos, assim como satanás quis usar da palavra para contender com Jesus , vc. usa hoje para contender.
            Significados de Contendeiro :
            Clique aqui se você CONCORDA com essa definição! 2 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!
            1. Contendeiro

            Por Dicionário inFormal (SP) em 04-07-2013
            Aquele que causa contenda entre as pessoas; Tem prazer em ver as pessoas de mal; Conta uma história para ver a pessoa ficar com raiva de outra.

            Um fato ocorrido que envolve o nome de alguém, o assunto chega até essa pessoa não com intuito de fazer conhecer os fatos, mas para causar ira nessa pessoa.
            (Provérbios 6:16-19 ?Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos?.

          • Você está irritado por eu ter refutado seu estudo imenso com poucas palavras e te deixar sem argumentos.

            Fica assim não, prepare argumentos melhores da próxima vez.

          • VC. FEZ IGUAL AO AUTOR DE TEU NICK
            FUGIU MENTIU E NÃO RESPONDEU, O QUE É IGREJA PARA VC, SEGUNDO A BÍBLIA. FUGA É TUA ESPECIALIDADE OU QUEDA SEI LA VC. É BEM FRAQUINHO.

  3. Viviam criticando os costumes das igrejas pentecostais, pq os lideres exigia certas vestimentas dos seus fieis.
    Dentro da universal eles diziam que aqui as mulheres se festem como querem e não como essas igrejas pentecostais que não permite isso ou aquilo.

    Agora vejam a hipocrisia

  4. Infelizmente cada dia mais as igrejas tem criado códigos de vestimenta para as pessoas respeitarem a casa de Deus,as saias cada dia mais ficam colada no corpo mostrando suas siluetas e bunda,fora o busto tipo fafá de belem que elas usam,elas esquece que estão na casa do pai e não na rua.por outro lado entendo que tem muitas irmãs vindo da igreja catolica e continuam com seu jeito mundano e ainda precisa de um tempo para aprender ser crente.

    • Tudo isto são questões culturais. Na África ou nas tribos indígenas as pessoas andam quase nuas, e daí? A sensualidade não está na roupa mas dentro de cada um. Obviamente por questões culturais há vestimentas adequadas para cada lugar e ocasião, porém, isto não denota santidade ou falta dela, há muitas mulheres na sua denominação que passam na frente da minha casa todos os Sábados com imensos vestidos, porém, extremamente sensuais, jogando olhares para homens que passam por elas, e aí? A santidade ou a indecência está na roupa? Obviamente não.

      • MARCOS
        É verdade e é la também que cortam fora o clitóris das mulheres, onde elas sentem prazer, também é la que se dissemina a aids em milhares de estupros , praticas comuns na sociedade, realmente querer impor regras morais e sociais, só se for na igreja.

        • Sinto muito vc ter passado por tudo isso tsc tsc…
          Agora entendo… Clamanda > nome africano > Clamando > nick anterior > Josecarvalho > nick atual.
          Realmente, foi uma longa trajetória, sinto muito de novo…
          Sinto muito outra vez… tsc tsc…
          Vou sair senão eu choro… tsc tsc…

          • MARY
            tirando onda novamente com os negros, sabe que isto é racismo, já te disse , não gosta de negrões, direito teu, mas me respeite, pois quem fala muito em fio terra é vc. já vi porque teuy casamento não da certo, como diz paulo até as mulheres mudaram seu uso. tstst que vergonha, é isto que ensina caio fabio.

          • ESTA AQUI O KE SEMPRE ESCREVI,ESSA MARY SEMPRE COLOCA SUAS MANGUINHAS PRA FORA,ELA FAIZ ESSES COMENTARIOS TOSCOS AGORA PASSA TEMPOS PASSANDO POR SANTINHA

          • KARINA
            Ela não teve nem mesmo solidariedade com outras mulheres que sofrem,
            ela pertence a uma turma daqui que se auto-denomina poeira da estrela caída.
            Agora imagine, nem se preocupam de dizer a quem representam.

          • Josecarvalho,
            Não estou tirando onda com vc, que eu saiba o Clamando nunca disse aqui se era negro, asiático, ariano ou moreno claro. Vc acabou de se entregar de pés e mãos atadas qd fez essa insinuação sobre mim, essa que, injustamente, o Clamando tb fez e vc sabe muito bem no que deu!
            Agora, fique falando com a sua assombração, Karinaesteves, tentando despistar a galera, enquanto passa o recibo de ofendido.
            Tô bem acordada para vc, viu? E, tem mais, eu não brinquei com a cor negra, mas com as desgraceiras que vc descreveu tentando justificar o uso de vestimentas femininas. Seria melhor criar um hábito, que é a vestimenta das freiras, pelo menos todas ficariam iguais e só o rostinho mostraria a beleza de quem tivesse. E ponto final!

          • MARY NÃO MINTA
            JÁ NOTEI QUE QUANDO PEGA EM FRASES QUE PRECISAM SUSTENTAÇÃO VC. MENTE.
            TUAS PALAVRAS…Agora entendo… Clamanda > nome africano > Clamando > nick anterior > Josecarvalho > nick atual.

          • Josecarvalho,
            Chega, viu, qd vc quer me ofender usa outro nick, como se tudo não partisse de seus dedos, de sua pessoa. Eu, pelo menos, não mudo minha identidade para falar o que penso… Mas, se vc ficou ofendido, realmente, me desculpe. Vou cuidar de agora em diante no que te digo. Fique na paz.

        • Você demonstra uma ignorância estupenda acerca deste tema, até porque sua lógica é totalmente frustrada pela própria história, ou não é sabido que muitos dos nossos indios foram dizimados pelo simples virus da gripe e tantos outros trazidos pelos colonizadores.

          Não fale bobagem, a Biblia não é nem nunca foi um livro de regras morais, quem assim a tem só o faz como os muçulmanos e quaisquer outros religiosos e não entenderam nada do que a Palavra de Deus nos revela.

          Passou da hora da igreja voltar os olhos para o verdadeiro problema que é o nosso coração de onde tudo procede, o exterior é só o reflexo disto e não é mudando o exterior que interior será limpo, isto é mais claro do que qualquer outra coisa na Palavra de Deus, só não as enxerga aqueles que querem subjugar o próximo com seus costumes de uma mente doentia.

  5. Engraçado, quando a igreja estava começando podia ir até de biquíni, agora, tem que ter santidade no vestuário. Aí cumpre-se o provérbio: Para a alma faminta, até o amargo é doce, mas, com a alma cheia ($$$$$) pisa – se até no favo de mel.

    • amigo a primeira coisa que Deus fez quando adão e eva pecaram foi fazer uma vestimenta para cobrir a nudez dos dois,Deus é santo e o nosso corpo pertence a Deus,não temos que andar de forma relaxada e vulgar,mude seu pensamento erroneo por favor!!!

      • Querida irmã Cleide,

        Deus não cobriu a nudez de Adão e Eva, quem cobriu a nudez de ambos foram eles mesmos cozendo folhas de figueira. O que Deus fez foi tão somente realizar o primeiro sacrifício da história pois utilizou a pele de um animal para cobri-los visto que as folhas eram frágeis.

        Este episódio tem um valor espiritual imenso demonstrando o primeiro sacrifício em favor do homem.

        Simples assim. Se Deus se incomodasse com a nossa nudez não poderíamos em momento algum ficarmos nus visto que ele é onipresente, o que é incorreto é utilizarmos de sensualidade e entregarmos nosso corpo à prostituição e todas estas coisas procedem do coração e não da roupa. O que não falta é “irmã” de saião que adultera o marido às escondidas, eu já vi isto acontecer algumas vezes.

          • Discute com a Bíblia então, é ela quem diz isto:

            Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se. Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus, que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?” E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. E Deus perguntou: “Quem disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual o proibi de comer?”

            O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher. (‭Gênesis‬ ‭3‬:‭7-11, 21‬ NVI)

        • marcos vamos entender melhor, dispus de maneira clara para que possa entender, que não foi eles que se cobriram, ou pelo menos não conseguiam se sentir cobertos com as folhas.
          ADÃO E EVA NÃO USAVAM ROUPAS ANTES DE PECAREM:
          Tanto o homem como a sua mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha GN 2.25.

          MAS DEPOIS DE PECAREM SENTIRAM VERGONHA E FIZERAM PARA SI ROUPAS:
          Então coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais GN 3.7.
          Avental no original hebraico é chagorah, e de acordo com a bíblia de estudo Dake é algo com que cingir em volta, como cinto ou faixa, cobrindo apenas as partes intimas.

          MAS MESMO USANDO AVENTAIS SE SENTIRÃO NU:
          Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me GN 3.

          MAS DEUS FEZ ROUPAS PARA ADÃO E EVA E OS VESTIU GN 3.21.
          E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas (no Hebraico, kutõneth) de peles, e os vestiu (RC). Esta vestimenta era uma camisa simples feita de pele de animal. Segundo o dicionário Almeida a túnica é uma peça de roupa, parecida com uma camisola, que os judeus usavam por cima da pele e por baixo da capa.

          • Correta sua explanação, mas quem primeiro se cobriu foram eles pela vergonha da nudez.

            A questão que fica é clara, antes do pecado eles andavam nus e não sentiam vergonha e Deus não se incomodava nem um pouco com isso. Por que? A moral não está para Deus mas para o homem.

            A questão não está na nudez (exterior) mas no fato de eles se sentirem nus (interior).

            Só deixando claro que não defendo que ninguém saia pelado em função disto, o que quero salientar é que o enfoque não deve ser o externo mas sim o pecado enquanto natureza que habita o coração do homem.

  6. Bem, é preciso esclarecer, essas regras são apenas para quem visita o Templo de Salomão.
    Para as outras filiais, não há regras. Mas, a ideia que foi incutida na cabeça das pessoas de que o vestuário é para agradar à Deus, na realidade, não é isso. Porque as outras filiais não seguem esse código, e os seus fiéis, que se trajam normalmente, como ficam?
    Para mim, trata-se de idolatria a lugares. Não é repartição pública, não é tribunal de justiça ou fórum, onde todos vão para resolver questões pessoais, ou públicas. É um local religioso, específico e único para aquela denominação, diferentemente das outras que adotam usos e costumes em seus templos e fora deles!

  7. Finalmente a igreja universal está entrando nos eixos, eu que pertenço à Assembléia de Deus já vi que até em nosso meio a santa doutrina foi um tanto esquecida. Na minha opinião todos tem que se apresentar vestidos decentemente na presença do Senhor. Shorts, saia curta mostrando as pernas é desaconselhável às mulheres cristãs, afinal não estão indo pra balada pra se vestir desse jeito. Uma serva do Senhor usando roupas indecentes e imorais desperta o desejo dos homens, é certo isso? Nosso corpo é templo do Espírito Santo e convém que nos portemos com decência perante o Senhor. Mas as roupas decentes são indicadas apenas para ir ao templo? Com certeza não, todo cristão deve andar decentemente vestido seja na igreja ou fora dela de que adianta a pessoa ir ao templo bem vestida e e bem comportada, depois saindo dali andar pela rua mostrando a b… como as ímpias

  8. NÃO existe nenhuma conduta de vestimenta na universal.
    O RESPEITO pela casa de DEUS é o que importa. A pessoa quando quer ir ao senáculo para orar e ouvir um pregação, lembrando de que esta indo em uma igreja, não deve ir nua, mais DEUS aceita cada um.

    Se for por vestimentas, a casa de umbanda é o que ? Já todos vão bem cobertos? As freiras e os padres? Sempre com muitas roupas. A igreja crente tipo, congregação e assembleia? Mulheres não devem usar calças só vestidos e saia.

    Ah esse comentário sobre apenas uma igreja é totalmente inútil..

    #PoucasPalavras

DEIXE UMA RESPOSTA