Documentos revelam que o bispo Edir Macedo e a Igreja Universal eram monitorados pela Polícia Federal no governo Sarney

58

Durante o governo de José Sarney (1985-90), a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e seu líder, Edir Macedo foram monitorados pela Polícia Federal e pelo extinto Serviço Nacional de Informações em uma investigação que teve como objetivo descobrir a origem do apoio financeiro da igreja e tentar identificar os “testas de ferro” da organização que adquiriam emissoras de rádio e televisão.

Os relatórios, desclassificados recentemente pelo Arquivo Nacional na esteira da Lei de Acesso à Informação, mostram que a investigação nunca foi oficializada e afirma que a igreja estimulava o pagamento de dízimo em dólares e tinha fama de ter fiéis arruaceiros. Os documentos citam também que a instituição religiosa praticava charlatanismo.

– Recentemente a seita tem adquirido emissoras de radiodifusão através de testas de ferro e ao custo de milhões de dólares de procedência desconhecida – diz o documento publicado pela Polícia Federal, que afirma ainda que a Universal comprou, naqueles anos, dez emissoras de rádio ao custo de US$ 6 milhões.

De acordo com a Folha de S.Paulo, os órgãos de inteligência do governo Sarney também levantaram a relação dos pastores com políticos, fraudes e casos de charlatanismo. Na época, o governo classificava a IURD como uma “seita” que merecia controle e atenção dos órgãos de vigilância.


Por Dan Martins, para o Gospel+


58 COMENTÁRIOS

  1. mas isso foi nos anos 80… Hj o governo petista e a liderança da iurd estão juntos e misturados…

    A maior prova é o sobrinho do macedo como ministro da dilma.

      • O natoni essa ai tem acesso direto no interior do site.
        a pouco tempo atrás ela fez uma coisa inusitada …

        COLOCOU LINK EM SEU PRÓPRIO COMENTÁRIO.
        quem conseguiria isso se não uma pessoa interna?

        COM RESPEITO A MATÉRIA A IURD SEMPRE FOI VIGIADA.
        Ainda hoje eu não duvido de haver muitos sistemas de vigia na igreja, por parte de muitos de seus inimigos….

        MAS COMO CONDENA-LA SE ELA SEMPRE ESTA DENTRO DA LEI?
        Como condena-la se tudo que se faz na iurd procura fazer dentro das leis?

        DE DEUS E DOS HOMENS….

        • Uma coisa é certa, vigiada ou não muitas vidas foram libertas através do Pb. macedo e da IURD, muitos doentes condenados pela medicina foram curados, e enquanto isso o Sarney está lá internado e doente, e espero eu que ele entregue a vida pra Jesus e seja curado.

          • LELLISON EU NAO SOU DA UNIVERSAL EU SEMPRE FUI E SOU UM ASSEMBLEIANO, MAS TENHO UMA COISA PRA TE DIZER MEUS PARABENS POR ESTE SEU AFIRMAR, POIS AQUI NESTE SITE VEMOS MUITOS CONDENAR MAS NAO VEMOS NINGUEM FALAR DOS FRUTOS, ASIM TAMBEM E COM A MUNDIAL FALAM MAL DO WALDEMIRO MAS NAO FALAM DOS FEITOS DAS MILHARES DE PESSOAS QUE SAO CURADAS SAO LIBERTADAS FAMILIAS RESTAURADAS, ESTES SAO COMO NO OUTRO COMENTARIO ALGUEM ME DISSE SAO COMO BANCOS DE IGREJA ESTAO SEMPRE LA NA IGREJA MAS NO FIM SERAO QUEIMADOS E JOGADOS NO LIXO PARABENS

        • Esse antro de bandidos não são condenados pelo simples fato de contribuirem financeiramente com os partidos politicos.

          Marcelo Crivella, Ministro da Pesca. Ministro do Governo Dilva e testa de ferro do bandido Edir.

          até parece que vão ser denunciados rsrsrsrs no governo é bandido defendendo bandido.

          como vão conseguir pegar o pai das mentiras?

          • Ola Edy ja respondi seu email… ………………………………………………………………………………………e quanto a materia espionagem faz parte faz parte de tds os governos …e a IURD tambem usa desse artificio …e melhor saber com quem se esta lidando do que ser pego de surpresa……………………………………………………………………………………………………… Stardust eu tambem sinto falta dessa IURD espiritual que esses obreiros antigos te falaram…realmente via -se a olhos nus o poder de Deus agindo ali…nao tinha como alguem dizer que era mentira

          • oi lorena

            sumiu… aparece mais por aqui…

            bom, eu tenho amigos que estão na iurd, e pedi para que me indicassem alguém ” da antiga”… essa pessoa apesar de ser um dos mais antigos, não tem décadas de iurd, mas disse que os antigos da época que ele ainda era novo na iurd diziam que acontecia cada milagre na iurd, que até os mais fervorosos se espantavam… casos de feridas abertas fecharem quase imediatamente após a oração da fé, deformações fisicas sendo curadas… ao vivo !

            Mas isso foi lá nos idos dos ’80… conforme a iurd foi crescendo materialmente, os milagres foram ficando menos comuns ( obviamente, ele não me disse isso dessa forma, mas deu a entender )

            A iurd naquela época não tinha essa exposição midiatica que tem hj, então a propaganda era no famoso boca a boca… os milagres e testemunhos de curas traziam naturalmente as pessoas a iurd.

            Esse obreiro mais antigo que eu falei, disse que ele é ” do tempo do banco de madeira” ( quem é da iurd, certamente conhece essa expressão ) e disse que milagres eram coisa comum na iurd.

            lorena, os obreiros da antiga não dizem abertamente, mas eles se mostram saudosos dos idos dos anos 80, pois se sentia que a iurd tinha um carater mais espiritual do que material ( apesar de sempre ter esse problema com o dinheiro, mas era mais ameno que hj em dia ), e reclamam dos critérios atuais mais brandos para se levantar obreiros.

            Lorena, é bom conversar com esses obreiros mais antigos… te ensinam muito. Uma das coisas que eu gostei no meu tempo de iurd, foi ter sido amigo de um obreiro, já senhor, e que me ensinou muita coisa que eu sei hj. Realmente uma pessoa de Deus, independente de pertencer a iurd.

    • Léllison meu caro,testemunho de cura de libertação não é exclusividade da IURd e de nenhuma outra igreja evangélica.E a propósito em todas as religiões existem testemunhos, até entre os espirítas,budistas,católicos,etc há quem dê testemunhos.Porque será que ninguém fala dos testemunhos às avessas que acontecem principalmente nas IURds, onde pessoas que deram tudo o que tinham para igreja,e hoje se encontram na miséria,sem ter até onde morar.E quantos pastores e membros da própria IURd já morreram de doenças incuráveis,de câncer,aids e outras doenças,qual a explicação?esses eram os excluídos?O problema da IURd é a ganância,é o topo tudo por dinheiro.E vc sabia que o filho do Macedo o Moysés é gay?e aí qual a explicação?

  2. Estive conversando com alguns obreiros da iurd, os mais antigos que pude achar ( é valido lembrar que é dificil achar gente com mais de 5 anos na iurd, visto a maioria perceber o que é a iurd de vdd e cair fora ).

    Esses mais antigos, relatam, que ouviram dos mais antigos ainda, aqueles dos inicio dos anos 80, que a iurd lembrava muito a mundial hj, pois o maior marketing da iurd não era essas propagandas ridiculas da record onde o lema é : ” eu sou a universal “… a maior propaganda eram os milagres que aconteciam na iurd, e a consequente propaganda “boca a boca” desses milagres trazia mais gente pra iurd.

    Eles não afirmam abertamente, mas dão a entender que antigamente a iurd tinha um carater mais espiritual, coisa que foi se perdendo conforme a organização foi adquirindo mais poder politico, midiatico e financeiro.

    A mundial segundo eles lembra muito a iurd nos primeiros anos, com muitos milagres, mas eles mesmos falam que a mundial está crescendo da mesma forma que a iurd cresceu durante os 80, e corre o risco de mais cedo ou mais tarde ver esses milagres minguarem…

    A organização cresce em numeros de templos físicos, cresce na tv, cresce em posses, cresce financeiramente, e em detrimento disso, a simplicidade do evangelho diminui, os milagres ficam escassos…

    lembre-se que riquezas desse mundo nada tem a ver com o reino de Deus. O fato da iurd estar com representantes da organização na politica desse mundo, nada tem a ver com a história de josé do egito… lembre-se que no velho testamento, israel era um estado teocrático. Os reis levantados eram ungidos por Deus ( davi, salomão… ) HJ, pastor deve pastorear a igreja que Deus lhe confiou… abandonar o ministério da palavra, para assumir o ministério da dilma nada tem a ver com a chamada de Deus…

    Em troca de um ministério no governo dilma, a iurd chegou ao cumulo até de publicar na “folha universal” uma “matéria” chamada: ” 7 razões para votar em dilma ”

    ” Jornal da Igreja Universal publica ‘ sete razões para votar em Dilma ‘

    Sete razões para votar em Dilma Rousseff. Foi o que o fiel da Igreja Universal do Reino de Deus encontrou ontem ao mirar a contracapa da “Folha Universal”, jornal distribuído toda semana nos quase 50 mil templos da entidade. A lista foi assinada por Marcelo Crivella (PRB), senador reeleito do Rio e sobrinho do bispo Edir Macedo, líder da igreja.” FONTE: FOLHA.UOL

    MAS VEJA O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS:

    ” Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” (mateus 4:8-9)

    A iurd não só aceitou o reino desse mundo, como se prostou diante dele!

        • É isso ai.. vamos desviar o assunto pra Igreja Católica… que tem o maior patrimonio cultural do mundo… preserva e compartilha com o mundo todo, já que tal patrimonio é PATRIMONIO DA HUMANIDADE e nem pode ser vendido por isso (vide tratado de Latrão)…

          Vamos desviar o assunto para a Igreja Católica, a Igreja que tem as maiores e melhores instituiçoes de Caridade do MUNDO..

          vamos parar de falar dos bandidos da IURD e vamos desviar o assunto…

          • Calma Reinaldo calma, muita calma nesta hora ce ta mutiu nervoso toma um cha com ch de funcho que e mutiu bao e um calmante natural e e bom pra o estomago também muita calma nesta hora

          • isso garoto.. depois de falar da Igreja Católica vamos falar de mim também… kkkkk

            só não pode falar do antro de bandidos… isso não pode não…

            desviar o assunto: falar mal da Igreja católica é melhor, falar de quem comenta aqui é melhor…

            piada vcs kkkkkkk

          • O mais interessante é que esta é a 3ª ou 4ª vez que eu pego protestantes tentando desviar o assunto da matéria e todas elas vem um ou outro e me pede calma.. dizendo que eu estou nervoso kkkkkkkkkkkk

            o fato é que, na verdade é engraçado… já viu alguém mentindo pra vc quando vc já sabe toda a verdade?? então.. quase a mesma cosia kkkkkkkk

            a matéria é clara, fala do envolvimento (não é suposição) da Iurd com a sujeita da política, ai os “crentelhos” não conseguem explicar então a unica saída é: caluniar a Igreja de Cristo… claro… PADRÃO PROTESTANTE. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  3. rapaz eu nao sei porque falam tao mal da universal ,na realidade nao existe igreja cem porcento certa todas tem seus erros , o certo que com seus erros ou nao tao falando a palavra de deus isso pra mim que conta, se os lideres estao fazendo alguma coisa errada e problemas deles com deus

  4. Mais uma vez fica PROVADO que não há PROVAS contra a UNIVERSAL…grato

    E essa história do JAIRO THOMAZELLI / STARDUST conversar com obreiros de 5 anos da UNIVERSAL que “são antigos”…é mais uma pérola de suas TRADICIONAIS MENTIRAS, só dão credito a elas quem comungam MENTIRAS…estou em SC a 4 anos e engraçado que onde estou há obreiros de 20, 15, 10, 5 e 1 ano de obra…ou seja…mais uma fantasia da imaginação desse ex-membro caído, que saiu da UNIVERSAL…GRAÇAS A DEUS…porque seu pastor teve a sensibilidade de ver que ele JAIRO THOMAZELLI / STARDUST era um problema…

    • AMB de ameba?
      também pode ser, não é verdade André?

      Messias, o documento é antigo, e olha o que eles comprovam:

      – Os documentos citam também que a instituição religiosa praticava charlatanismo.
      – os órgãos de inteligência do governo Sarney também levantaram a relação dos pastores com políticos, fraudes e casos de charlatanismo. Na época, o governo classificava a IURD como uma “seita” que merecia controle e atenção dos órgãos de vigilância.

      E vem o tal ameba, opa, quer dizer, André Messias, dizer que os documentos não comprovam nada rsrsrsrs.

      André, os documentos so foram arquivados, mas ajudam a mostrar que o seu patrão está envolvido até o pescoço com a corrupção nacional a muito tempo.

        • Ateu E Atoa

          mas crente é um bicho burro mesmo, nem interpretar uma palavrinha tão curta e simples assim consegue rsrsrsrsrsrsrs

          vou ajudar vc crente imbecil, Ateu pois não creio em deus. “E ATOA”, que estão juntos na frase, é porque estou atoa na net, não tenho mais nada de importante pra fazer, então venho aqui neste circo ver as palhaçadas de um bando de palhaço se degladiar querendo ter razão na interpretação de um unico livro que segundo conta a “estória” ele mesmo diz que não é de livre interpretação rsrsrsrsrsrsrsrsrs

          olha só Senhor Crente atoa, não costumo maldizer o deus da biblia em respeito a muitos católicos que conheço, cuja fé no que diz esse livro é até bonita de se ver, então merece respeito, mas o deus que os crentes seguem é uma bosta mesmo, rsrsrsrsrsrsrsrs e isso explica o monte de merd* que vcs crentes tem na cabeça.

          mas vamos parar de falar nesse seu deus que isso já ta começando a feder.

          a conversa aqui é sobre BANDIDO, e o lider da quadrilha o dono da Igreja Universal.

    • Explica aí a condenação de 6 anos de cadeia de um dos mentores e articuladores do mensalão,crime dos sanguessugas,suspeito de mandar matar o bispo Valdeci Paiva,um dos fundadores da IURd bispo Carlos Rodrigues.E aí quem se habilita?

      • KKKKKK
        O EX BISPO RODRIGUES saiu da iurd desde 2002.
        por ter traido a esposa..
        DESDE 2002 ELE não é bispo da iurd.
        procure uma folha universal de 2002 , e vc vera um comunicado nela dizendo que rodrigues não faz mais parte do corpo de bispo da iurd….

        Rpn

        • arrebentar

          o bispo rodrigues era da iurd sim, pelo menos até 2004. Se vc ver os jornais da folha universal até 2004, vc verá inclusive uma coluna semanal dele, onde falava sobre politica-religião. Essa conversa de que ele saiu em 2002 da iurd não procede.

          O que pode ter acontecido em 2002, é ele ter se “licenciado” do cargo de bispo da iurd, mas ligado à iurd ele esteve até 2004. Por causa do escandalo, a liderança da iurd se reuniu e decidiu pelo afastamento definitivo dele. Aí, sim, a partir de 2005, ele não representava mais a iurd, tanto como bispo ou como politico.

          • KKKKKKK
            VC quer saber mais do que eu que estou na iurd desde 1998 ???

            ele foi retirado do corpo de bispos da igreja no final de 2002. por ter traído sua esposa.

            porém ele ainda frequentava cultos da igreja por um bom tempo..
            não sei se ainda frequenta…..

            VC É RUIM DE BIBLIA E RUIM DE INFORMAÇÕES TAMBÉM…

          • arrebentar

            eu lia a folha universal entre 2003-4, regularmente ( hj em dia é raro ) e eu tenho certeza absoluta que o bispo rodrigues fazia parte da iurd. A maior prova disso é que ele tinha uma coluna semanal na folha universal, que após o escandalo do mensalão foi deixada de ser publicada.

            o que pode ter acontecido em 2002 é ele ter se licenciado do cargo de bispo, mas ligado a iurd ele esteve pelo menos até a metade de 2004. Se vc duvida, pegue as folhas universais do inicio de 2004 e vc verá a coluna dele lá.

            E é de conhecimento que o carlos rodrigues ainda tem ligação com a iurd, mas nos bastidores, sem ostentar o cargo de bispo.

            “NOME: Carlos (Bispo) Rodrigues

            IDADE: 55 anos

            PROFISSÃO/CARGO: Ex-deputado

            Envolvimento

            O ex-deputado federal pelo PL recebeu 400.000 reais de Marcos Valério. Foi flagrado carregando 150.000 reais.

            O que aconteceu:

            Renunciou ao mandato para escapar da cassação, mas não voltou a ocupar cargo público. Isso não o impediu de seguir tendo seu nome envolvido em escândalos. Foi preso em maio de 2006, na esteira da Operação Sanguessuga, da Polícia Federal. A ação desbaratou uma quadrilha cujo montante do roubo alcança 110 milhões de reais, na compra de mais de 1.000 ambulâncias para prefeituras de seis estados. Os sanguessugas agiam no Congresso Nacional, aliciavam parlamentares para incluir emendas de compra de ambulâncias no Orçamento, prefeitos para montar licitações dirigidas e funcionários do alto escalão do governo para liberar rapidamente o dinheiro a ser pago pelas ambulâncias. Rodrigues passou 32 dias na prisão, em Brasília e em Cuiabá. O processo em que serão julgados os envolvidos no esquema corre no Supremo. Hoje, é sócio de ao menos cinco emissoras de rádio e TV no país. Em 2009, foi reintegrado à Igreja Universal, da qual fora afastado em 2004, por envolvimento no escândalo Waldomiro Diniz. Ainda assim, não tem mais o título de bispo. Por seu envolvimento no mensalão, foi julgado no STF e condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Sua pena: seis anos e três meses de reclusão”

            FONTE: veja.abril.com.br

          • errado. vc pode pegar a folha universal dos primeiros meses de 2004 que vc verá as colunas que o bispo rodrigues escrevia, sobre politica-religião…

            Ele foi afastado somente depois que o escandalo do mensalão veio a tona.

            mas agora ele novamente está nos bastidores da iurd, não como bispo, nem pastor mas ele está atuando sim pela iurd…

            Até pq, o rodrigues sabe muito sobre os bastidores da iurd, e a iurd não irá desampara-lo…

      • RPN

        o caso do bispo rodrigues foi abafado na iurd até ao máximo! quando foi para elege-lo, a iurd dizia que era a vontade de Deus, mas qdo ele foi descoberto, a iurd evitava falar a todo custo desse caso.

        outro caso também pouco conhecido dos iurdianos, é o da edna macedo:

        “31/05/12 – SANGUESSUGAS – MPF pede inclusão de dois ex-deputados federais em ações de improbidade propostas pela AGU

        Edna Macedo e Marcos Roberto Abramo apresentaram emendas ao orçamento de 2004, beneficiando o esquema

        O Ministério Público Federal em São Paulo habilitou-se como litisconsorte em duas ações de improbidade administrativa propostas pela Advocacia Geral da União no caso conhecido como “Máfia das Sanguessugas” e pediu a inclusão de dois ex-deputados federais no pólo passivo, ou seja, requereu que eles tornem-se réus da ação.

        A ex-deputada Edna Bezerra Sampaio Fernandes, conhecida como Edna Macedo, irmã do bispo Edir Macedo, e o ex-deputado Marcos Roberto Abramo, então integrante da bancada evangélica, apresentaram emendas individuais ao orçamento federal de 2004 e beneficiaram o esquema criminoso de compra de ambulâncias.

        “Ao descrever os autores dos atos de improbidade administrativa, a AGU deixou de tratar dos políticos responsáveis pelas emendas orçamentárias”, informou o procurador da República Roberto Antonio Dassié Diana, autor dos pedidos. “A inclusão das emendas no orçamento foi ato imprescindível para a liberação dos valores”, apontou.

        A ex-deputada Edna Macedo apresentou emenda no valor de R$ 60 mil em benefício do município de Pirapora de Bom Jesus. A ação de improbidade administrativa trata de atos praticados na concessão e execução de dois convênios firmados entre este município e o Ministério da Saúde e Fundo Nacional de Saúde, para a compra de ambulâncias.”

        FONTE: prsp.mpf.gov.br

  5. Ola Stardust …minha vida esta uma correria so …por isso estou um pouco sumida …mas sempre que posso venho aqui …eu entrei na IURD mais ou menos em 92 …nao tenho certeza se o ano esta certo…mas me lembro que foi exatamente na epoca que o bispo foi preso …eu trabalhava numa banca de jornal no metro Penha em S Paulo …fiquei curiosa …eu e quem ia na distribuidora das revistas como Veja e Isto E…buscar as revistas …e nunca tinhamos vendido tanta revista e jornal como naquela epoca …eu lia as noticias e comentava com minha patroa …vc acha que td isso e verdade …ela dizia …sei la e tanta coisa que dizem dele mas tambem nao importa o que importa e que tudo que tem a cara desse homem vende como agua e isso pra mim e o importa…meu namorado naquela epoca me disse nunca entre nessa igreja …mas como obediencia nao e muito o meu forte eu fui kkkk…me encantei …era diferente as coisas que o bispo falava me deixava impressionada…e desde ai nunca mais larguei …um dia numa reuniao a tarde uma mulher chegou de maca …ela estava horrivel …quase sem cabelos …so pele e osso …ela nao conseguia ficar de pe era muito fraca…estava com AIDS e foi mandada para casa porque os medicos diziam que eram os ultimos momentos dela e o ultimo desejo dela foi ir a igreja …o pastor orou nela e naquele momento ela ficou de pe …nao precisou ser carregada para ir embora …aquela mulher começou a ir a igreja tds os dias …ela voltou a engordar e ficou muito bonita…ela nao tomava mais o coquitel …nao tinha nem sombra daquela mulher que chegou na igreja carregada e para morrer…nunca me esqueço dela…virou obreira …era uma mulher de Deus … tinha uma vida normal…eu nunca mais a vi depois que sai daquele emprego…mas realmente naquela epoca Deus operava com mais impeto na IURD…acho que porque o bispo tambem era mais espiritual …ele se preocupava mais com as coisas espirituais …

    • Cacau
      Deus ta se manifestando da mesma forma amiga.
      Toma Cuidado com o fermento dos fariseus(stardust).
      A Jussara acha que a culpa da expulsão dela e do marido dela,da IURD foi da direção.
      Fico aqui perguntando para ela que vive se gabando santidade que Deus vai cobrar isto ou aquilo da IURD.
      Mais deixo a pergunta:E quem mente?
      Deus vai cobrar ao mentiroso ou melhor a mentirosa?

    • lorena

      é como eu disse… o pessoal mais da antiga da iurd, lá dos anos 80 pra 90, é testemunha de que naquela época acontecia muitos milagres realmente de Deus na iurd… todos que são daquela época são unanimes em afirmar isso, e seu relato é só uma amostra.

      Agora fica a pergunta… porque será que nos dias atuais não se vê mais aqueles milagres que se via há 20, 30 anos atrás ? Deus mudou ou foi o coração dos lideres da organização que mudou?

      Problemas na liderança a iurd sempre teve ( e sempre os casos foram abafados para não vazar ao povo ), mas quem frequenta a iurd desde o inicio dos anos 80, até hj, admite que a mensagem de fé foi sendo modificada com o tempo… a diminuição drástica de ocorrencias de milagres dentro da iurd indica se a mensagem mudou pra melhor ou pior.

  6. Ex-pastor da IURD, Ronaldo Didini, afirma que Edir Macedo teme Valdemiro face o crescimento da Igreja Mundial do Poder de DEUS.

    Em entrevista exclusiva ao jornalista Ricardo Feltrin, do portal Uol, Didini afirmou que “o crescimento da Igreja Mundial estremeceu as bases da Universal”. Didini, que já foi apresentador do extinto programa “25ª Hora”, da Record, atualmente é assessor para assuntos de mídia da IMPD.

    Didini se recusou a comentar as denúncias feitas pelo programa “Domingo Espetacular”, da TV Record, no último dia 18/03, porém afirmou que foi uma retaliação ao anúncio do apóstolo Valdemiro Santiago, que pretende alcançar o número de 4 mil templos até 2013. Atualmente, a Igreja Mundial do Poder de Deus possui aproximadamente 3 mil templos em todo o Brasil.

    O ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus aponta o crescimento da Mundial na mídia como outro fator de preocupação do bispo Macedo. “O fato é que a Mundial tem as mesmas características de evangelho de massa, proclama-o na linguagem do povo e tem presença maciça nos meios de comunicação de massa. É tudo o que o bispo Macedo não quer”, comentou o pastor Didini, atualmente na Mundial, que entende que o processo de perda de fiéis da Universal, seja definitivo: “Todo este ciclo é irreversível e traz desespero à liderança da Igreja Universal, já isolada e considerada, no próprio meio cristão, como uma seita”.

    FONTE: midiagospel

    • ronaldo didini sobre a saída de valdemiro santiago da iurd:

      ““Sabe o que o Macedo fez com ele? Deu R$ 50 mil e um Gol velho. Jogou na mesa. Foi assim que o Macedo fez, ó: ‘Se você ficar, vou te dar uma liderança forte, um Audi, tudo. Se sair, leva R$ 50 mil e um Gol velho’”, afirma Didini, que deixou a Universal na mesma época. “Ganhei R$ 100 mil quando saí. O cara (Valdemiro) foi um líder, trabalhou 18 anos lá, deu a vida pela igreja e só levou R$ 50 mil.”

      FONTE: revistaépoca

      • KKKKKKK

        Mas quem é ronaldo didini?
        quem é esse cara?
        alguém sabe ? a mídia so deu atenção a eles uma vez por causa do bispo.
        e depois a onde estão???

        QUEM É STARDUST?
        ha esse sim TODOS SABEM QUE É O PÓ DA RABIOLA ESTRELA CAÍDA….

        E COMO O DIABO NUNCA SE CANSA DE APANHAR.
        É como mulher de malandro gosta de levar n cara….
        Stardust e um vermizinho coitadinha dela ta precisando de UM…………

        VAMOS LÁ UNIVERSAL.
        DEUS É CONTIGO NÃO TEMAS , ENVERGONHADOS E CONFUNDIDOS SERÃO TODOS OS QUE SE LEVANTAREM CONTRA TI….

  7. Deus quer fazer com que seus filhos sejam prósperos, ele se intressa por nos e quer que tenhamos as boas coisas da vida, sua Palavra nos diz, se quiserdes, e ouvirdes comereis o melhor da terra Is 1 19, mas Deus não quer que comamos o melhor da terra em primeiro lugar, Moises foi exemplo de alguém que não priorizou os bens dsta terra, note que apesar de ter sido criado como egípcio, ele recusou ser chamado filho da filha de farão quando cresceu, Pela fe, Moises sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de farão, escolhendo, antes ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter gozo do pecado, tendo por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do egito, porque tinha em vista a recompensa, Hb 11.24-26, pense no que Moises recusou ele era filho da filha de farão, era um descendente direto da realeza, possuía pretigio honra e riquezas tinha tudo que o mundo podia oferecer, todavia Moises considerou o opróbio de Cristo Jesus superior aos tesouros do egito moises percebeu a diferença entre o povo de Deus e o povo do mundo, algumas pessoas estão mais interessadas em fazer riquezas do que em servir a Deus, mas as coisas espirituais devem ser priorizadas, se alguemdeseja ser espiritual, e necsssario prezar as coisas espirituais de Deus, mais do que as coisas terrenas, Não e errado ter dinheiro, o errado e o dinheiro ter o homem errado e o dinheiro ser o senhor do homem seu mestre ou o que você gaste recursos em seus próprios prazeres com certeza Deus quer que o crente prospere financeiramente, mas sua prosperidade depende de que o mesmo coloque o mais importante em primeiro lugar, pois preencher essa condição e fundamental e necessária, no antigo testamento Deus ordenou aos israelitas que guardassem seus mandamentos e obedecessem seus estatutos Dt 28, isto significa prosperidade ESPIRITUAL, resultante de colocar a Palavra de Deus em primeiro lugar e andar na verdade, e DEUS DESEJA O MESMO HOJE, sob a inspiração do Espirito Santo, Joao escreveu, Amados, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde assim como e prospera a tua alma, Jo 1,2 nos dois versículos seguinte,Joao afirma que ficou sobremodo alegre por ouvir que o povo de Deus de fato estava andando na verdade da Palavra de Deus, Deus recomendou aos israelitas que andassem nos seus estatutos e guardassem os seus mandamentos, e que fizessem o que e reto aos seus olhos então ele Deus tiraria do meio deles as enfermidades Ex 15.26, e o numero dos seus dias completaria, Ex 23.26, isso implica prosperidade física ou seja saúde e cura divina, Deus também falou aos israelitas sobre seus cestos e suas amassadeiras serem abençoadas, seus celeiros serem cheios e sobre serem colocados como cabeça e não por calda, Dt 28.5,8,13–Pv 3.10, trata-se da prosperidade material MAS OBS- OBSERVE QUE AS PROSPERIDADE FISICA E MATERIAL DEPENDEM DA PROSPERIDADE ESPIRITUAL, 3 Joao 2 Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como e prospera a tua alma, aqui joao se referia a prosperidade material financeira prosperidade física e prosperidade espiritual, observe que a prosperidade física e a prosperidade material dependem da prosperidade ESPIRITUAL, COLOQUE AS COISAS MAIS IMPORTANTE EM PRIMEIRO LUGAR, O SALMO 1.1-3 explica vejamos, Bem-aventurado o varao que não anda segundo o concelho dos ímpios, não se detem no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite, pois sera como a arvore plantada jumto a ribeiro de aguas a qual da o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer PROSPERARA, BOM não vou me aprofundar pois ao contrario levaria dias para explicar sobre este assunto de tao grande relevância, mas espero ter contribuído com alguma duvida, o crente pode e deve ser prospero, so depende do mesmo ser fiel em todos os sentidos ou seja obediência a Deus e seus estatutos, Deus do antigo testamento e o mesmo Deus do novo testamento o que ele fazia la ele o faz hoje do mesmo jeito não mudou nem jamais mudara, e toda qualquer prosperidade esta sim relacionada com obediência a Santa e Gloriosa Palavra de DEUS, AMEM E ALELUIAS TAMBEM

  8. Mas Reinaldo eu nem assisti este vidio pra falar a verdade eu nunca assiste nenhum vidio colocado aqui desde o dia que eu resolve dar meus palpites aqui neste trosso, eu não falei nada de agravo ai ve se você me ve falando por escrita alguma coisa ai eu so estou falando pra você ficar calmo que no final tudo vai dar certo somente isso, porque esta raiva dos crentes, eu já defende a igreja católica aqui varias vezes, não fui não sou e nem jamais serei inimigo dos católicos, não concordar com a doutrina e uma coisa e ser inimigo e outra, ora se assim fora então eu tou ferrado porque muitos dos meus familiares são católicos e ai como ficamos, e o tanto de amigos que eu tenho que são católicos e ai como ficamos, e patrões que eu trabalho para eles que são católicos e ai como ficamos, e um padre que hoje e mom senhor que e muito meu amigo e ai como ficamos, Calma Reinaldo muita calma nesta hora

    • TO CALMO PORR* !!!

      JÁ FALEI QUE TO CALAMO KARAMBA!!!

      KKKKKKKKKKKKKK

      brincadeiras a parte…

      Olha só.. não tenho raiva de “crentes”, nem teria como… afinal, como vc disse, todos temos algum conhecido mais “chegado” do “outro lado” não é???

      mas como boas pessoas que são, sempre me respeitam e respeitam minha fé…

      o que eu acho interessante é o fato de muitos não respeitarem a fé alheia, muitas vezes nem conhecer a motivação de tal fé e passar a atacar, caluniar etc. etc. e sabemos muito bem que essa prática é grande no meio protestante.

      Mas é isso… vc neste comentário em específico demonstra coerencia.

      parabéns.

      abçs.

  9. Eu estava começando a frequentar a IURD, já nos anos 90. Realmente ela era diferente, muito mais espiritual, com certeza!
    Passado algum tempo, eu vim a saber através do pastor da igreja que eu frequentava, que a IURD estava em processo de mudança. Ele não quis entrar em detalhes, pois ele era carismático e grande aglutinador de pessoas, atencioso com todos e muito espiritual. Nessa igreja vinham pessoas de outras denominações para falar com ele, pedir uma orientação, uma oração… E ele atendia a todos com um sorriso nos lábios.
    Sinceramente, sempre esperei que ele logo fosse levantado a bispo. Mas nunca mais ouvi falar dele… Creio que ele saiu de lá, pois demonstrou não concordar com as tais “mudanças!”
    Acredito que os mais puros na fé, saíram, e ficaram os mais ambiciosos.

  10. Só existem dois lados: O do bem e o do mal.
    O da luz e o das trevas.
    O dos que fazem a vontade de Deus, obedecendo à Sua Palavra, e os que não fazem a Sua Vontade, desprezando a Sua Palavra.
    Os que fazem parte do Exército do Senhor dos Exércitos e os que fazem parte do exército inimigo.

    De que lado você está?

    A minha obediência direta e sem rodeios à Palavra de Deus mostrará de que lado estou. É sim sim ou não não!
    Não será necessário falar ou tentar mostrar uma coisa que não sou.
    De maneira nenhuma!
    Pela minha conduta, pelo meu caráter, pelo meu testemunho, todos verão, e o diabo também, de que lado estou.

    Consequentemente, a minha vida será um espelho que vai refletir o lado que estou.
    Estando do lado errado, não posso esperar que aconteça o que deveria acontecer se eu estivesse do lado certo.
    Se estou do lado errado por causa, exclusivamente, da minha decisão, e vem o mal, a culpa seria de Deus ou da minha escolha?

    A minha escolha hoje determinará o que vai acontecer amanhã!
    Aqueles que escolhem ficar do lado de Deus, IMEDIATAMENTE dão as costas para a mentira, roubo, adultério, prostituição, idolatria, feitiçaria e tantas outras coisas que nunca encontraremos do lado de Deus.

    “Vendo Moisés que o povo estava desenfreado, pois Arão o deixara à solta para vergonha no meio dos seus inimigos, pôs-se em pé à entrada do arraial e disse: QUEM É DO SENHOR VENHA ATÉ MIM. Então, se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi…” Êxodo 32.25,26

    Moisés foi DIRETO, SEM RODEIOS!

    Deus sempre separou aqueles que fazem parte do Seu Exército.
    Aqueles que são, daqueles que não são.
    Como ser do Seu Exército sem obedecer à Sua Palavra?

    Vivendo de uma maneira desenfreada?
    Assim é impossível!!!

  11. ex. disse: 1 de setembro de 2013 ás 11:04 am
    Edson Souza.
    A humildade precede a honra.
    Deste jeito você não vai conseguir nada.
    Conversa direito,somos adulto.

    Então edy, por gentileza gostaria de saber o que vc quer conversa comigo?
    Poderia manda um e-mail a respeito?

  12. IURD. Sem dúvida continua sendo uma das melhores igrejas que veio a surgir nestes muitos anos da saga evangélica no Brasil.
    Isto sim, é fato incontestável.
    Tenho dito.

    • para arrecadar dinheiro para o bandido do Bi$po macedo talvez seja uma das melhores mesmo.

      para invocar o diabo no pulpito e fazer entrevista com ele realmente acho que não tem nenhuma que ganhe.

      para fazer macumbas gospel é a melhor com certeza.

      kkkkkkkkk

      macumbeiros gospel. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. A paz do Senhor Jesus.

    Onde estão os milhões e bilhões arrecadados pela IURD?

    O dinheiro é gasto com a Fazenda para pagar os participantes que cospem na cara um do outro, como sinal de afronta à dignidade humana. Isso o Macedo banca porque lhe dá lucro. Nada a perder.
    O dinheiro é gasto para patrocinar filmes e novelas que promovem a prostiuição,cachaça, aborto, divórcio a violência. Nada a perder.
    O dinheiro é gasto para perseguir outros crentes, os pentecostais, o Valdemiro e os cantores gospel. Nada a perder.
    O dinheiro é gasto construindo catedrais de milhões de reais, enquanto que o necessitado tem que pedir em outro lugar alguma ajuda. Nada a perder.
    O dinheiro é gasto com pagamento de 500 milhões por ano para Record para pagar o Plantão da Fé. Nada a perder.
    O dinheiro é gasto com drinques, eventos, ostentações. Nada a perder.
    De quem é o dinheiro, os dízimos e ofertas que pedem noite e dia sem parar? Nada a perder.
    O dinheiro é do Macedo? É da Igreja CNPJ? É da Igreja ser humano?
    Há retorno social para os povo necessitado? Para os orfãos, as viuvas, os pobres? É tudo meu?
    Os obreiros ganham alguma cesta básica pelo menos? Ou só pagam a conta e servem de jegue para carregarem a carga?
    Os pastores auxiliares ganham algum salário? Ou só ficam se sacrificando para poderem chegar a serem pastores oficiais e ganharem algum salário para comer, pelo menos?
    Meu amigo, minha amiga, nada a perder. É a fé, he, he, he. Ou dá ou desce.
    Não é Roboaldo, Guarací e Clodoví? Sim senhor bispo.
    Eu ainda pego o Zeca Urubú do Valdemiro. Ele ma dá prejuizo. Tudo a perder.

    Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

DEIXE UMA RESPOSTA