As igrejas do Estado de Estíria, localizado no sul da Áustria, poderão se transformar em correios.
A diocese de Graz, capital desse estado, está examinando a possibilidade de fazer com que os párocos desempenhem tal função após a decisão tomada pelos correios austríacos de fechar 33 edifícios na região.
No ano passado surgiu uma onda de protestos em todo país a fim de impedir o fechamento de 1.000 dos 1.300 correios existentes, que deveriam ser substituídos por supermercados, farmácias e bancas de jornal. Agora a medida entrou em vigor limitando-se ao fechamento de 300 estruturas.
Em Estíria a Igreja católica está disposta em assumir a responsabilidade da distribuição de cartas e de pequenas encomendas. O porta-voz da diocese de Graz confirmou que tal hipótese está sendo estudada pelas autoridades eclesiais, mas isso será realizado se nenhum comerciante não se pronunciar em favor da assunção da gestão do correio local.
“É possível que alguma paróquia desempenhe tal tarefa a fim de evitar que desapareça uma função tão importante como a dos correios”, afirmou o porta-voz.
Em 2008 os correios austríacos faturaram 2 bilhões e 400 milhões de euros, com um rendimento útil de 118 milhões produzido sobretudo pela distribuição de cartas, enquanto o setor de envio de encomendas é deficitário por causa da forte concorrência das empresas particulares.
Fonte: RV / Gospel+
Via: Notícias Cristãs