Um estudo feito pelo Ibope e pelo Estadão Dados, que foi publicada no jornal Estadão, revelou detalhes do perfil do eleitorado evangélico na cidade de São Paulo. De acordo com o estudo, um em cada petista da cidade é evangélico.
O estudo foi feito para mostrar as divisões do eleitorado em zonas da cidade e, na batalha do primeiro turno das eleições 2012, dividirá o eleitorado em zonas: petista, antipetista, zona volúvel.
Os candidatos à prefeitura da cidade, que têm demonstrado seu interesso no eleitorado evangélico, estão disputando a chamada região petista, identificada pela pesquisa. Nessa região o candidato Russomano, do PRB, tem conquistado eleitores, subindo de 30% para 38%.
A análise mostra ainda que o candidato petista, Frenando Haddad, deverá intensificar sua campanha na periferia, região petista, e entre os evangélicos do PT. Russomano, por outro lado, deve aumentar os esforços para manter o que já conquistou nessa zona.
A pesquisa apresentou ainda que o candidato pelo PSDB, José Serra, teve um encolhimento nas intenções de voto na zona petista, caindo de 20% para 12% e está se tornando mais dependente da zona antipestista de São Paulo.
De acordo com o The Christian post, o eleitorado evangélico está sendo considerado chave nas eleições de 2012, visto o seu crescimento populacional mostrado pelo Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010, publicado em junho.
Redação Gospel+