Ateus são proibidos pela Justiça de protestar contra o cristianismo em eventos da Jornada Mundial da Juventude

11

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) planejava realizar protestos durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mas foram proibidos pela Justiça.

Devido a uma declaração do general José Alberto Abreu, comandante da 1ª Divisão do Exército e coordenador de defesa de área na JMJ, de que “quem tentar promover qualquer mobilização no espaço sob o controle das Forças Armadas será convidado a se retirar”, a ATEA foi à Justiça para pedir um salvo conduto a fim de manter seus protestos.

A entidade pretendia protestar com cartazes contra o catolicismo e outras questões ligadas à fé, além dos gastos públicos com a realização do evento.

De acordo com o jornalista Lauro Jardim, da coluna Radar Online no site da revista Veja, o desembargador Luciano Rinaldi vetou os protestos, justificando que o direito à manifestação não deve sobrepor-se ao direito ao culto.


“A condição de ateu deve ser respeitada, porquanto a ausência de crença também está inserida no campo da liberdade de orientação religiosa, protegida pelo texto constitucional. Contudo, essa condição não garante, sob qualquer pretexto, o pretenso direito de manifestação nos locais de livre exercício dos cultos religiosos e suas liturgias, que devem ser protegidos pelo estado, conforme determinação constitucional”, afirmou Rinaldi em sua negativa aos protestos da ATEA.

Ressarcimento

De acordo com a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, a ATEA está reunindo dados através da Lei de Acesso à Informação, para processar as autoridades que investiram verba pública na JMJ. “Gastos governamentais com atividade religiosa são contrários ao princípio do Estado laico”, diz Daniel Sottomaior, presidente da ATEA.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


11 COMENTÁRIOS

  1. Lamento informar que o titulo da reportagem copiada foi trocado e esta errado!
    A justiça simplesmente negou salvo conduto para as manifestação e isso não é proibir!
    Mentira é pecado tb vcs sabiam?

  2. VEJAM A JUSTIÇA CATÓLICA FUNCIONA, QUANDO ENTRARAM DENTRO DA IGREJA E MANIFESTARAM SEU REPUDIO AOS EVANGÉLICOS SE BEIJANDO EM ATO SENSUAL DENTRO NINGUÉM FOI VETADO E A JUSTIÇA NÃO SE MANIFESTOU…E SABEM PORQUE…PORQUE SOMOS MAL REPRESENTADOS POR NOSSOS POLITICOS LADRÕES

  3. concordo plenamente contigo,e por estas e outras que nas próximas eleições temos que fazer uma varredura completa em todos estes mafiosos sem vergonhas que não estão nem ai para nos

  4. Correta a decisão do juiz, com certeza esses ateus militantes iriam promover badernas, fariam provocações e incitariam brigas para depois dizerem que são “perseguidos” no Brasil.

    Gostaria de saber se algum líder cristão entrou na Justiça a respeito daquela charge publicada na página da ATEA no Facebook, incentivando o assassinato de pastores. Vão deixar esse povo tomar conta do Brasil?

  5. Chupa essa!! Fumadores de maconha adulterada. Negar salvo-conduto ou proibir qual a diferença? Queriam fazer bagunça respaldados por um habeas corpus. Foi negado, foi proibido, não é a mesma coisa?

  6. cade os mentes abertas, as mentes deles e tao abertas que os miolos esta na bunda, por isso que os ateus não pode acreditar em nada, mais eles as escondidas oram, eles oram para o deus nada, oh nada como você e um nada eu quero te agradecer deus nada porque você e o maior nada de nada você deus nada e um maravilhoso nada fico tao contente por ter você nada como meu deus nada oh nadaiada como você e um nada tao bao eu quero te dizer deus nada que eu te amo deus nada oh deus nada eu vou casar este ano com a nada por isso deus nada quero que você abençoe o meu casamento com a nada, pois a nada e tao nada que eu fico assim ate nadaiado com a nada , cade os nada que não aparece aqui neste nada de nada

  7. Esta raça deveria ser é proibida é de “VIVER”.!!!!!
    Também de respirar,deveria nascer escrito na testa “ATEU”…
    Então ali mesmo seria mortos….hehe*!!!!

  8. “Gastos governamentais com atividade religiosa são contrários ao princípio do Estado laico”

    Falo tudo ‘-‘ , se a mesma justiça que proibe nós ateus de protestar, a mesma deve ser jus a frase descrita acima.

DEIXE UMA RESPOSTA