Justiça concede liminar ao Ministério Público e determina retirada de vídeos evangélicos do YouTube

17

O Ministério Público entrou com uma ação liminar pedindo a retirada de dezesseis vídeos do YouTube com testemunhos de fiéis evangélicos que relatam experiências com religiões afro-brasileiras, e a Justiça Federal do Rio de Janeiro aceitou o pedido.

Os vídeos foram considerados ofensivos a crenças como a umbanda e o candomblé, por exemplo, e agora o Google tem 72 horas para removê-los de seu serviço de streaming, sob pena de multa de R$ 50 mil.

“Ainda, aduz que todo culto religioso tem o direito de expressar seus pensamentos e manifestar sentimentos de acordo com suas próprias crenças, ritos e liturgias, ressaltando, entretanto, que a liberdade de manifestação religiosa não é absoluta, posto que limitada à obrigação de respeitar as crenças religiosas alheias”, diz o desembargador Reis Friede na decisão liminar, de acordo com informações do portal G1.

Há tempos o Ministério Público tenta a remoção dos vídeos do YouTube, e a ação resultou, recentemente, numa polêmica paralela. Em uma das tentativas do MP, o juiz que recebeu o pedido de censura dos vídeos negou a liminar dizendo que os “cultos afro-brasileiros não constituem religião” e que tais “manifestações religiosas não contêm traços necessários de uma religião”.


A divulgação da polêmica sentença repercutiu entre toda a sociedade brasileira, e o juiz reviu sua postura a respeito do tema, dizendo que “o forte apoio dado pela mídia e pela sociedade civil, demonstra, por si só, e de forma inquestionável, a crença no culto de tais religiões”.

No entanto, apesar de reconhecer as religiões afro-brasileiras, reiterou a negativa para a retirada dos vídeos “postados pela Igreja Universal e esclarece que sua decisão teve como fundamento a liberdade de expressão e de reunião”.

Agora, em nova tentativa, o Ministério Público obteve a decisão liminar no Tribunal Federal da 2ª Região para que os vídeos sejam removidos do YouTube.


17 COMENTÁRIOS

  1. Penso que a justiça não deveria se ocupar com esses videos que religião A faz contra religião B (exceto se houver conteudo que não corresponde com a verdade, como falso testemunho).

    Entendo que a iurd pode sim fazer videos de membros de sua organização dando testemunho de seu tempo em outras religiões, da mesma forma que outras religiões e denominações evangélicas e grupos cristãos possam da mesma forma fazer videos de membros seus testemunhando o seu tempo na iurd e o porque sairam.

  2. Coisa boa saber que o Evangelho de Deus incomoda muitas pessoas ao saber que Jesus transforma as vidas, não adianta querer tirar do YouTube os vídeos impossibilitando as pessoas de ver, porque ninguém pode parar essa igreja e esse evangelho de poder porque ele será pregado nos quatros cantos da terra.

  3. este tipo de video sempre é ofensivo, e não produz nada de bom, o negócio é pregar o evangelho, como se fazia antes, de porta em porta, sabemos que o inimigo morde e depois assopra, então assim como é usado estes videos, para informar, amanhã ele arruma seres satanicos para fazerem videos dizendo que sairam daquela igreja por isto ou por aquilo. sai satanas

  4. tema bem polemico afinal a religiao é escolha de cada individuo e o Brasil é um pais laico

    mas concordo que existe videos muito mais tipos de videos que muitomais pessoas sao contras do que videos evangelicos,

  5. Gente o que eles querem tirar é esses vídeos da universal com testemunhas que ninguém sabe da onde vieram dizendo que não tinham nada e hoje estão milionários fazendo propaganda da universal .

    • Esses tem que tirar mesmo, são uma vergonha, onde se viu pastor ficar perguntando para o inimigo oq ele quer, oq venho fazer na vida da pessoa … fala sério ele é o pai da mentira obviamente q nada q ele diga nos interessa …
      Deus q me perdoe mas bem que um dia desses podia entrar um possuído mesmo pra dar um baita susto neles …

      • Disse Jesus eu sou o camin ho a verdade e a vida e ninguem vai ao Pai se nao for por mim. nao precisa cde meio termo oinimiggo esta ai procurando a quem possa tragar.
        com Jesus quem nao ajunta espalha
        Ou voce serve a Deus ou nao , por que Deus nao divide a gloria dele com ninguem.

  6. Gente o que eles querem tirar é esses vídeos da universal com testemunhas que ninguém sabe da onde vieram dizendo que não tinham nada e hoje estão milionários fazendo propaganda da universal .

  7. vair continuar no xilindRÓ
    ” A 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio negou por unanimidade, nesta segunda-feira, um recurso apresentado pela defesa do pastor Marcos Pereira contra a sentença, em 1ª instância, que o havia condenado a 15 anos de reclusão por estupro. “

  8. Na
    A fé é um bem precioso que se guarda no coração! Creio que não há necessidade de disputa de qual é a religião melhor ou mais forte! Religião é um rótulo! Sendo assim as suas atitudes e atos te farão um cristão!

  9. Como todos nós somos cristão, mas lembrando, que ser cristão não é somente dizer, mas sim, viver a essência do Cristianismo, é seguir e ser semelhante a Cristo, nessa semelhança, que vivamos a verdade que ela deixou escrita, que é a bíblia, sendo que Jesus é a palavra viva, e a única verdade que já existiu, e que sempre existirá, então, que não apenas creiamos, mas que tbm venhamos praticar, fazendo isso, todas essas dissenções poderão ser resolvidas! Se cada um decidir no seu coração buscar a Jesus como está escrito para buscar, tudo isso mudará, porque o amor de Jesus é maior do que toda adversidade, contenda, e por fim, é maior que qualquer religião, e para encerrar, JESUS nem era católico, nem evangélico, nem espírita, nem do candomblé, simplismente ele era judeu, ou seja, busque a Deus em um lugar que não fira os princípios de Deus, o lugar onde vc pratica a sua fé, está de acordo com o que esta escrito na sagrada escritura? Saiba que religião mata, mas Jesus da vida! Viva a verdade, viva Jesus Cristo em sua vida, e coloque a palavra Dele em prática, porque o melhor de Deus ninguém te dá, só JESUS, saia da religião e aceite a Jesus como seu Senhor e Salvador, e Ele te ensinará tudo o que vc precisa fazer, reflita, graça e paz a todos!

    • Eu nunca ouvi nenhum umbandista ou seguidor de religiões afros falando mal ou demonizando os evangélicos, apesar de eu conhecer evangélicos que valem menos do que o cocô das galinhas pretas que são sacrificadas nos rituais dessas religiões.
      Infelizmente não posso dizer o mesmo de muitos evangélicos que eu conheço, cuja principal missão é demonizar e apontar os pecados dos outros.
      .

  10. Ridículo isso! Viva a prostituição, ao homossexualismo, as drogas e a tudo que destrói a família e descaracteriza o homem. Tantas coisas que a justiça poderia está empenhada em defender, más levantar-se contra videos que restaura a família, cura a alma do aflito e incentiva a descencia e a moral. Ridículo como os princípios e os valores estão invertido e só olharem para os jovens que estão dentro das igrejas e compararem com aqueles que não frequentam. Aonde vamos parar?
    Perseguição da igreja!sodoma e gomorra!sexo livre e sem compromisso!

  11. Há varios videos no youtube em que realmente se nota a discriminação com todos os tipos de religiões, não só com as religiões africanas. Se o governo quer ser um governo justo, que peça para retirar esses varios vídeos que ferem os principios religiosos e culturais do povo brasileiro. Porque bem sabemos que a discriminação e o preconceito ainda fazem parte de nosso povo. Se queremos igualdade, não nos foquemos em apenas um ponto, mais no problema como um todo.

  12. O respeito a qualquer tipo de publicação na internet é fundamental. Um verdadeiro cristão não faz essas palhaçadas que foram citadas nos comentários. Não fica bonito para nenhum cidadão que se diz cristãos(na realidade são um bando de cristinho), ficar comentando, falando mal de nenhuma crença ou seita. Vocês crentes, irreverentes em suas postagens e comentários, tem mais é que ver esses comentários e ficar calado. É justo pegar uma imagem ou escultura e quebrá-la? Uma falta de respeito. O que vemos hoje? Um bando de crente que, ao invés de usar a internet para Evangelização, a usa para criticas ofensivas a religiões e seitas que não dizem nenhum respeito a esses bando de cristinhos irreverentes e fanáticos. Este é o meu ponto de vista.

  13. Acho muito interessante, a perseguição religiosa contra os cristãos no Brasil. Falou que alguém mudou de religião através da palavra de Deus o bicho pega. Porque não pega pro lado das outras religiões. Porque o Ministério Público não entra com ação contra o sumiço de crianças sacrificadas em vários terreiros?. Será porque? Onde vai parar isso. … Nossa liberdade de escolha onde fica? Cada um segue a religião que sentir melhor. Deus é o centro do universo querendo voces ou não. Um dia TODO joelho se dobrará na presença desse grande Deus, que é bom, compassivo e justo. Agora se a carga magna rege a liberdade porque não mantê-la. Vão impetrar ação contra algo que vai mudar o rumo do nosso país. Se tiver faltando serviço, diga que faço uma lista enorme pra vocês. Que Deus nos abençoe e abra o nosso entendimento para convivermos em harmonia com as nossas diferenças, Esse é o que o amor de Deus faz na vida do homem.

  14. Censura e perseguição religiosa promovida pelo Ministério Público contra os cristãos, mais uma vez.

    No YouTube há milhares de vídeos feitos por militantes gays, ateus, afros, comunistas, etc., atacando e ridicularizando os cristãos e o cristianismo, e o MP não se incomoda e não tenta censurar (nem eu acho que eles têm de ser necessariamente censurados, cristãos sabem lidar melhor com a crítica do que outros grupos).

    Entretanto, quando cristãos exercem seu direito à livre expressão e criticam as tais religiões afro ou outros grupinhos que não toleram críticas, vem logo o dramalhão e a choradeira, e o MP (a serviço desses grupos) bate o pezinho, valentão, furioso e autoritário, e exige censura.

    E sempre tem algum juiz que topa a palhaçada autoritária do MP, e bate o martelinho mandando a injustiça ser praticada.

    SUGESTÃO: Quem sabe quais são esses vídeos que estão sendo censurados, copie-os e publique-os novamente, no Vimeo ou em outros sites. Aliás, os sites evangélicos deveriam também estar publicando, para que as pessoas pudessem avaliar melhor o que está acontecendo.

  15. Agora é a oportunidade da justiça investigar se esses testemunhos são verdadiros, como por exemplo: comer carne nos cemitérios por praticantes dessas religiões

DEIXE UMA RESPOSTA