O senador paulista Major Olímpio (PSL) faleceu na tarde desta quinta-feira, 18 de março, por complicações da covid-19, aos 58 anos. É o terceiro senador a falecer em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Major Olímpio chegou ao Senado em 2018, como aliado do então candidato à presidência Jair Bolsonaro. Recebeu 9 milhões de votos, tornando-se o senador eleito com maior número de votos no país.
Ele foi internado no início de março e foi para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde foi entubado. Na terça-feira da semana passada, 09 de março, apresentou sinais de melhora e foi extubado. No dia seguinte, teve nova piora do quadro de saúde e voltou a ser entubado, de acordo com informações do portal Uol.
Na última quarta-feira, 17, os médicos informaram à família a gravidade do estado de saúde e disseram que ele sobreviveria “só por um milagre”. Às 16h14 desta quinta, as páginas do senador nas redes sociais anunciaram sua morte cerebral.
“Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, senador Major Olimpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmação do óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil”, escreveu o perfil no Twitter.
Além de Olímpio, outros dois senadores faleceram recentemente em decorrência de complicações da covid-19: em outubro de 2020, o evangélico Arolde de Oliveira (PSD-RJ), fundador do Grupo MK de Comunicação; e José Maranhão (MDB-PB), que faleceu em fevereiro de 2021.