Uma foto do pastor Silas Malafaia ao lado da esposa em um momento de descanso virou motivo de discussão nas redes sociais. Em resposta, o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) usou a popular #10YearsChallenge para celebrar os anos ao lado de Elizete Malafaia.
A foto em questão mostra o pastor usando bermuda, e vem numa sequência com outros registros em momentos de descanso, com a família. “O descanso é vital para a saúde emocional, física e espiritual. E em família é mais saudável ainda. Agradeço a Deus esse privilégio”, escreveu o pastor.
O que poderia ser compreendido como uma dica indispensável para prevenção de casos de depressão e suicídio – como o recente surto envolvendo líderes evangélicos – virou motivo de discussão. Instantaneamente, seguidores do perfil no Instagram passaram a comentar e algumas críticas foram feitas ao fato de o pastor estar de bermuda, assim como sua esposa.
“Eu fui manipulado nas igrejas Assembleias de Deus nos anos 90 por não poder usar bermuda, que era proibido perante a igreja de Jesus. Fui convidado para cantar em uma igreja. Ai fui de social normal pra mim, aí o pastor disse que não poderia cantar naquele dia porque estava sem a gravata. Hoje a igreja, homens cantam de bermuda e camiseta e as mulheres cantam de leg (sic). Pronto falei, engasgado há 25 anos”, criticou um dos seguidores.
Bermuda da discórdia
Esse comentário rendeu inúmeras respostas, sempre ressaltando o direito ao descanso que todas as pessoas têm, incluindo pastores.
“Muitos acham que por sermos cristãos temos que ser como máquinas não podemos nos divertir e ir à praia, ir ao cinema, ir à academia, ir ao shopping e etc. Jesus em seu corpo físico se cansou e deitou para descansar, quanto à roupa você tem que estar de acordo a doutrina da sua igreja se não se sentir bem lá procure um lugar que você se sinta melhor, minha pastora que também é minha sogra sempre que chega na minha casa, me vê sem camisa e fala que eu tenho que usar camisa porque sou obreiro, eu digo que na minha casa não vejo problemas me sinto a vontade e não me incomodo”, respondeu um dos seguidores de Malafaia.
“Gente antes dele ser pastor, ele é gente como qualquer um. Pastor parabéns muito bom ver o Senhor assim. O que vale na vida do crente não é a roupa mais a unção na vida dele. Parabéns Malafaiaa aproveiteeee”, comentou outro, entre milhares de manifestações.
Como a polêmica cresceu e virou assunto em outras redes sociais, o pastor Malafaia decidiu responder às críticas: “Depois de tanta polêmica sobre a minha foto de bermuda, eis a minha resposta: os legalistas estão sempre prontos a observar a aparência, nunca o conteúdo. Marca de fariseus. #10yearschallenge”, escreveu na legenda de uma imagem que mostra o casal em 2009 e agora, 2019.