Destaque

Marcelo Crivella critica abordagem da Revista Veja à teoria da evolução

Comentários (25)
  1. Eduardo disse:

    Infelizmente, da Veja não dá pra esperar nada melhor que isso mesmo…

  2. Phillipe disse:

    O problema não é você acreditar ou não na teoria evolucionista, mas sim como você a enxerga. Você pode vê essa teoria como um processo puramente naturalista, sem nenhuma intervenção de Deus, ou ver a mão do todo poderoso nesse incrível e absurdo processo que gerou a vida. Mas isso depende da visão de mundo de cada um. O que é coincidência ou sorte para um ateu, para um Cristão é Deus agindo, mesmo que aparentemente tudo pareça estar fora de controle e as coisas aconteçam acidentalmente. Afinal, não é assim que nós Cristão interpretamos a vida? Todas as coisas não contribuem para o bem? Tudo na vida tem um propósito por mais doloroso e terrível que seja a situação? Pois é… A Evolução é a teoria que melhor explica cientificamente a origem das espécies. Agora cada um interprete esse evento como interpretam a vida.

    Graça e paz pra geral!
    Diga ao mundo que Jesus estar vivo!

  3. Deus não é Deus de confusão. As ciências trabalham com quatro tipos de conhecimentos que são: científico, empírico, filosófico e teológico. Dentro deste universo de conhecimentos esclarece dúvidas e prova ou não axistência de Deus. A fé como dom de Deus, leva o homem a entender, sem sombra de dúvidas, que Deus criou todas as coisas. A experiência de fé é muito simples: basta crer no Senhor Jesus, tando o indivíduo quanto a sua casa serão todos salvos e com facilidade reconhecerão que Deus é o criador de todas as coisas. Parece uma loucura, mas, se seus atos não fosse espantosos para os homens certamente ele não seria Deus. A pregação do Evangélho em si é uma loucura para os homens. Conclui se, que as ciência é um dos requisitos básicos para o estudo dos atos espantosos de Deus aos olhos dos homens. A fé é o firme fundamento de Deus que leva o homem a uma experiência pessoal com o criador da natureza que inclusive explica e desvenda as confusões que alguém possa ter com respeito a existência de Deus. Veja texto da Carta aos Rmanos: Porque suas coisas visíveis e invisíveis desde a fundação do mundo, tanto sua divindade como seu eterno poder se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas. Para que naquele dia os homens fiquem inescusáveis. Acredito que o melhor cientista é aquele que em suas experiências reconhece que acima de tudo, existe o criador de todas as coisas.

    1. Lulu disse:

      Caro professor, uma coisa é dizer que as ciências (no plural) admitem a existência dos quatro conhecimentos, outra é afirmar que trabalham com os quatro. Tanto quanto ignora-se, para fins do desenvolvimento científico, o senso comum, em ciências não discute-se o conhecimento religioso.
      São “universos” diferentes nos quais os indivíduos podem transitar e que não precisam e não podem (em função de suas características estruturais) se opor. Assim, o que o indivíduo que pesquisa, sob o conhecimento científico, realmente acredita do ponto de vista religioso não pode ser por ele esquecido, mas deve ter sua influência evitada ao máximo, tanto quanto evita-se posicionamentos ideológicos que interfiram.
      As ciências também não provam (e nem poderiam por uma limitação metodológica e não de outra ordem) ou refutam a existência de Deus, por isso não o discutem. Se o mesmo se repetisse em outras esferas o respeito ao indivíduo que pesquisa ou crê (tanto faz) seria verdadeiro e embates inócuos seriam, felizmente, evitados.

  4. ANDRÉ disse:

    As colocações do Pr. e principalmente do Bp Crivella estão ótimas…

  5. vandernir disse:

    muito facil de conpreender que todas as coisas foram feitas por DEUS, em II Corintios 4:4 diz, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. por isso eles, não sabem o que falam.

  6. Ricardo Nascimento disse:

    A maior dificuldade e que o homem , nao quer reconhecer Deus em nada.
    A letra vai continuar matando e o Espito vivificando.
    E Deus vai continuar revelando coisas grandes aos pequenos , pois
    ate quando estao dormindo e descansando o Senhor os da. Enquanto
    que os cientistas perdem tempo e descanso de suas vidas tentando
    provar uma coisa que e , em nao e.
    Deuteronomio 29:29 diz: As coisas encobertas sao para Deus ,porem
    as reveladas sao para nos.
    A maioria dos cientistas sao ateus , nao creem na existencia de Deus,
    ficando assim dificil , tentando buscar seus proprios conhecimentos.
    Bem aventurado os que nao viram e creram.
    No Reino de Deus e diferente temos que crer para ver , e perder
    para ganhar.
    Deus ajunta onde nao espalhou e colhe onde nao plantou.
    Tudo isso e fe , e fica dificil se nao ha tivermos.
    Deus tem capacitado e permido para que homens (arqueologos )possam
    encontrar coisas do passado , para que atravez das evidencias o
    homem possa entender que o Senhor e Deus.
    Parabens irmao e senador por estar nos representando a nos e ao Reino.
    do Senhor.

  7. João Alberto disse:

    Como é triste que em pleno terceiro milênio ainda tenhamos de ler comentários cínicos e obscurantistas como o deste autodenominado bispo. Certamente ficaria satisfeito se todas as ciências fossem estudadas apenas dentro da igreja dele, com base na sua pequena visão do mundo, e especialmente que ninguém tivesse a ousadia de contestar nada!
    O Evolucionismo é uma Teoria baseada em teses científicas fartamente comprovadas, que ainda não explica tudo, e que nunca foi desmentida em uma única vírgula. Criacionismo é uma crença baseada no relato verbal e escrito de sábios e santos, que, como ciência, tem absolutamente nehuma base científica, porém fortes fundamentos de fé.
    Portanto, não há como confrontar uma e outra, nem como mera comparação. Um padre não ensina física, química, biologia, e um cientista não ensina a se ter fé!!
    Cada um na sua, e cada macaco no seu galho!!!

  8. ANDRÉ disse:

    João Alberto disse: “”O Evolucionismo é uma Teoria baseada em teses científicas fartamente comprovadas, que ainda não explica tudo”””…hehe…HILÁRIO…hehe…

  9. LUCIANO disse:

    Bispo semi analfabeto , ô , idiota, vai estudar EMBRIOLOGIA e tira suas próprias conclusões , a teoria da evoluçao é uma ferramenta que deus se utilizou pra criar TUDO,o próprio darwin admitiu isso, DA ONDE VEIO A AMEBA ? HA HA HA HA HA AHA HA AH AH AHA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUURRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO tudo estava previsto, tudo mesmo, e não é uma explicaçao de outro mundo.

  10. ANDRÉ disse:

    LUCIANO,calma boneca…hehe…mas que PITI hem ?!!? “”a teoria da evoluçao é uma ferramenta que deus se utilizou pra criar TUDO””…hehe…você leu isso no livro escrito pelo Sãotanás,capítulo 6,versículo 66…hehe…

  11. luciano disse:

    Andre, crente semi analfabeto, vai estudar de VERDADE, em vez de se contentar com a sua tosquice. ha ha ha ha ha ha ha ha ha h aha ha ha ha ha ha satanas? voces conhecem bem ele , né? tudo de ruim a culpa é dele inclusive os políticos ladrões que voçes botam no poder.dois jumentos religiosos andre e crivella, que não entendem NADA de ortogênese, geologia, embriologia, vaõ catar alfafa que lucram mais.

  12. luciano disse:

    E boneca tem é na sua igreja, que diz que curam tudo ,até viado. Se voce mesmo já não foi uma.

  13. paulo disse:

    É pura perda de tempo discutir com andré e crivella, são duas antas da iurd, o senador é engenheiro, parece, não tem NENHUMA credencial pra falar nem sequer de biologia do segundo grau,e ainda apoia os mensaleiros do lula, o andre é um religioso que entende ZERO de geologia, ortogênese, etc, realmente o certo é cada um com sua fé, e se respeitando de verdade.

  14. paulo disse:

    Ah, e queiram ou não,realmente houve a evolução, pelo menos uma parte dela , e nunca foi inconciliável com a Bíblia, nem todos os cientistas são ateus, isso é generalizar, só falta um pouquinho mais de estudo,Deus não criou tudo com um condão de varinha mágica, tudo teve o seu preciso tempo.

  15. ANDRÉ disse:

    luciano disse:
    Andre, crente semi analfabeto, vai estudar de VERDADE, em vez de se contentar com a sua tosquice. ha ha ha ha ha ha ha ha ha h aha ha ha ha ha ha satanas? voces conhecem bem ele , né? tudo de ruim a culpa é dele inclusive os políticos ladrões que voçes botam no poder.dois jumentos religiosos andre e crivella, que não entendem NADA de ortogênese, geologia, embriologia, vaõ catar alfafa que lucram mais…HÁHÁHÁ…QUANTOS ERROS E EU QUE SOU SEMI-ANALFABETO…HÁHÁHÁ…EU ME DIVIRTO AQUI…HÁHÁHÁ…E O CARA AINDA É BOCA SUJA…OU ESCRITA SUJA…HÁHÁHÁ…NUNCA FUI BONECA NÃO…MAS TEU TREJEITO ( PITI ) E O NERVOSISMO TE ENTREGAM…HÁHÁHÁ…VAI NA IURD QUE TEM JEITO PRA VOCÊ DESVAIRADA…HÁHÁHÁ…

  16. ANDRÉ disse:

    Você entende de,ortogênese, geologia, embriologia…SERÁ ??? Mas uma coisa eu tenho a certeza TU NÃO ENTENDE NADA DE PORTUGUÊS MEU CAMARADA…HÁHÁHÁ…QUANDO VOCÊ NOS MANDOU CATAR ALFAFA,ERA PRA VOCÊ ??? TÁ COM FOME ??? VOCÊ ESTAVA LÁ QUANDO A “”1a. AMEBA”” APARECEU,O TU É A PRÓPRIA ??? HÁHÁHÁ…

  17. PAULO disse:

    Pra mim, pouco importa se esse TRIVELLA,MANDELA ou que for, discorda ou não de evolução, o que interessa é o que está fazendo pela REDUÇÃO DE IMPOSTOS, sou microempresário,e esses políticos filhos das p#### se elegem e fica tudo na mesma.Tenho três funcionários, dois são pais de família,poderia pôr pelo menos mais dois, isso sim é que ser cristão, gerar empregos,e fazê-los manter suas famílias,mas na prática eu continuo levando uma CARGA de impostos voraz, e esses p#### ganham 17.000 de salário pra fazer o quê ? Crivella, vai TRABALHAR DE VERDADE, que nós os micro, respondemos por 40% da economia.

  18. AFRANIO disse:

    Assino embaixo.Se esse trivella quer crer ou não em evolução,não tô nem aí,agora usar os recursos de som e serviço de praxe, que são pagos por nós, contribuintes, em inquirir a origem da ameba, é demais. Aqui em Porto Alegre, tem dois vereadores da IURD, um foi afastado porque roubou,o outro se safou, não fizeram NADA em reduzir o IPTU daqui que é o mais alto do país.Tem outro deputado( alceu moreira)que também caiu, e um outro que anda na corda bamba.É tudo farinha do mesmo saco, muita conversa, que nao serve NADA aos que na prática fazem a economia girar, e o pirão deles na frente

  19. ANDRÉ disse:

    MAS PERAÍ…VOCÊS VOTARAM NELE ??? ENTÃO VAI COBRAR EM QUEM VOCÊS “”JOGARAM FORA”” SEUS VOTOS UÉ ?!!?

  20. ANDRÉ disse:

    Lendo e relendo os comentários,vemos que o problema é a IURD,ou quando alguém da IURD se pronuncia…pode ser qualquer assunto…sei lá o que acontece…parece que mexe com algum nervo no cérebro da pessoa que ela começa a dizer e escrever bobagens…hehe…

  21. moises disse:

    O mesmo que aconteceu nos tempos de Noé,está acontecendo em nossos dias atuais.Homens acham que enxergam um palmo na frente do seu nariz.Faço uma pergunta para aqueles que criticam os chamados Cristãos.Porque é que os índices de acidentes,encarcerados,”bankers”,e demais adjetivos negativos a maioria não são Cristão,me explica esse fenômeno.A Síndrome do Pânico tem visitado muitas gentes que dizem ser bacana,mas quando o bicho pega,vão atrás dos crentes pr serem libertos,pois aqui na minha cidade de 6 mil habitantes,o pessoal desce o pau nos crentes,mas só que muitos deles estão morrendo no clak,nas bebidas alcoolizantes e acertos de contas.Na fritada dos ovos,vamos ver a gordura que vai sobrar.Quem escreve é aquele que foi o maior negro drama que a cidade de Cornélio Procópio já conheceu.

  22. Edir disse:

    Existe uma Força, um Pai/Mãe ou uma Fonte, não importa a terminologia, mas existe algo que é a causa primordial de tudo e parte desse Algo está em nós e nós Nele, nós somos Ele e a Ele retornaremos, via evolução. A evolução, tanto material quanto espiritual, é o caminho para se alcançar o Absoluto, que é a Perfeição Verdadeira. Não existe perfeição total individualmente. A perfeição individual é relativa e só se alcança a Perfeição Absoluta quando há fusão com a Fonte, que está em tudo e em todos ao mesmo tempo e em todos os tempos. Mas isso só é possível através da Evolução. E evolução espiritual caminha de mãos dadas com a material. O corpo físico dos hominídeos, ancestrais humanos, teve de evoluir para comportar espíritos mais adiantados. É análogo ao tentar rodar Windows XP em um antigo 386. É simplesmente impossível e, para tal, faz-se necessário um hardware mais compatível com o software.
    Existem provas diversas da evolução das espécies. Basta procurar; pesquisar. Existem milhões de fósseis que evidenciam as mudanças naturais de uma espécie no decorrer do tempo. O cavalo é um exemplo. Inúmeros fósseis já foram encontrados, que comprovam a evolução física do ser humano no transcurso do tempo. O ADN humano atual comparado ao ADN fossilizado de ancestrais humanos de milhões de anos mostra a evidente evolução a nível genético. A Força criadora está também na evolução das espécies. O ser humano é tão animal quanto qualquer outra espécie de animal. Tanto é que precisa da Natureza tanto quanto qualquer ser vivo. Tudo evolui. Evoluir é mudar. As pedras mudam, as montanhas, os planetas, as estrelas, as galáxias, tudo. Fósseis de animais marinhos de milhões de anos foram encontrados no Himalaia. A cordilheira do Himalaia forma uma cadeia de montanhas que chegam a mais de 1000 metros acima do nível do mar. Isto prova que, há milhões de anos, as montanhas que hoje formam o Himalaia não existiam e a região era coberta por água salgada, portanto, era submersa no mar. Isto significa que até o relevo evolui. Estrelas amarelas como o nosso Sol se transformam em gigantes vermelhas, que depois explodem e podem gerar uma nebulosa ou até um buraco negro. Isto também é evolução. O esqueleto de qualquer baleia apresenta ossos atrofiados de patas com dedos, onde, externamente, vê-se nadadeiras. Isto é evidência que, em passado remoto, esta espécie era terrestre. Isto também é evolução. Evolução é aperfeiçoamento em face às circunstâncias. Evolução significa progresso. Se um organismo mudou para adaptar-se, então ele evoluiu, progrediu, aperfeiçoou-se. Isto faz parte da força Criadora que rege o Cosmo e a Vida em geral. É uma Lei Cósmica. Evoluímos do hominídeo primitivo que habitava árvores e cavernas para o homem que desbrava os mares, voa em veículos mais pesados que o ar e vai ao espaço sideral. Isto foi em decorrência da necessidade de sobrevivência; a competitividade com outras espécies mais bem preparadas fisicamente impeliu alguns primatas a utilizar mais o cérebro e isto provocou mudanças internas que levaram ao desenvolvimento de regiões cerebrais jamais usadas. Para sobreviver melhor, garantindo a perpetuação da espécie, houve mudanças estéticas. Foram adaptações em face às circunstâncias. É natural que uma espécie se destaque mais que as outras em alguns aspectos. Isto depende de quanto os indivíduos dessa espécie estão dispostos a arriscar para superar os problemas e vencer a competição pela sobrevivência. De todas, o homem se destacou mais no raciocínio e na criatividade. Esta evolução física no ser humano deu mais subsídios para a evolução espiritual também. Entretanto, outras espécies de primatas também evoluíram intelectualmente, não tanto quanto o ser humano. Por exemplo: Chimpanzés organizam-se socialmente e têm hierarquias entre si, assim como os gorilas. Há pouco tempo, orangotangos foram flagrados pescando com lanças improvisadas por eles mesmos em Bornéu, à guisa de pescadores rústicos. A evolução ocorre em processo muito lento. A necessidade impulsiona a evolução. É um processo que leva milhares e até milhões de anos. Não esperemos ver uma espécie evoluir suas características físicas naturalmente em uma ou duas centenas de anos. Talvez, em algum momento da evolução humana, em passado remoto, tenha ocorrido alguma intervenção externa que acelerou o processo, principalmente o intelecto. Porém, isto não invalida a evolução da espécie humana, de modo algum.
    Provas da evolução existem sim, estão presentes em inúmeros compêndios científicos, descobertas, estudos, observações, pesquisas, documentários, etc. Por outro lado, o criacionismo é algo não comprovado até hoje. No entanto, defensores do criacionismo argumentam que a evolução também se baseia na fé, porque uma ameba gerou os seres vivos e a partir desse raciocínio vem a pergunta: De onde veio a ameba? Este argumento beira à infantilidade. A ameba em questão veio da combinação de eventos que desencadearam alterações bioquímicas em substâncias que reagiram entre si e geraram a tal ameba. Ato contínuo, os eventos provocaram mais mudanças bioquímicas no decorrer do tempo e a ameba evoluiu. E até os eventos iniciais, que provocaram as reações bioquímicas que formaram a tal ameba, originaram-se de outros eventos que foram conseqüências de outros e, assim, sucessivamente. A lógica é que houve alguma criação em algum “momento” indeterminado, extra-espaço-tempo. Indeterminado por tratar-se de um “momento” incalculável, que tangencia o infinito, pois nem mesmo o tempo existia. Afinal, trata-se da origem de tudo. Possivelmente, tudo começou com energias sutis, por assim dizer, espirituais, que se transformaram em uma espécie de fluído de energia intermediário, algum tipo de plasma, e subpartículas foram geradas. A partir destas subpartículas, ‘algo’ singular fora criado e, a partir deste ‘algo’, tudo que existe no Universo se desenvolveu, ou seja, houve um ponto de partida no qual tudo evoluiu, inclusive o próprio tempo. Esse ponto de partida (ou inicial) deu origem ao tempo-espaço e, por conseguinte, a uma reação em cadeia que gerou o Universo e tudo o mais, e até o próprio ponto inicial foi conseqüência de eventos iniciados fora do tempo-espaço, no não-tempo, em plano adimensional, extrafísico. A Fonte Criadora (Deus, Pai, Criador, etc) gerou tudo a partir de si. A energia sutil que se converteu no princípio fundamental gerador do Cosmo tem origem no PAI Celestial e é inerente a Ele. A Criação aconteceu, mas no infinito do tempo, no não-tempo, a partir do plano espiritual, e a evolução é inerente à Criação. Tudo, inclusive o tempo, teve origem na espiritualidade e mesmo esse princípio espiritual é parte integrante de outra etapa evolutiva, precedente à Criação Cósmica, uma das manifestações da Perfeição do PAI, característica de Sua Natureza infinitamente dinâmica. Em virtude disso, existem infinitos Universos paralelos, que já foram comprovados matematicamente. Universos compostos de outras partículas, energias e vibrações diversas das nossas. Universos tão físicos quanto o nosso, mas em outro plano existencial, com estruturas subatômicas diferente, formadas de outras variantes de energias sutis, e até fluindo em outras faixas temporais. Tudo isso, todos os Universos, fazem parte do PAI e, sendo assim, são manifestações de Sua Perfeição, que cria a partir de um processo evolutivo anterior, tornando a criação mais uma etapa evolutiva de Sua Natureza Infinita. Portanto, Criação e Evolução fazem parte de um todo e ambas coexistem. O homem é que separa as duas coisas e as põe em lados opostos.
    Quem critica o evolucionismo e faz afirmações absurdas do tipo que o evolucionismo é igual a fé é porque não se informa, é ignorante e está falando sem conhecimento. Não critique o que você não conhece a fundo. A ignorância atrasa o mundo. A Idade Média representou 1000 anos de atrasos porque a Igreja manteve o mundo nas trevas da ignorância. Tudo isso por causa de religião. Temos que ter cuidado para não voltarmos à Idade das Trevas por causa dessas religiões pentecostais que teimam em direcionar nossas crianças à ignorância e à estreiteza de pensamento, bitolando-as a fábulas Bíblicas, que não passam de plágios de outras culturas como a sumeriana, convertendo jovens e adultos incautos em fantoches e cavalgaduras com antolhos. Assim procedera a Igreja na Idade Média. Não podemos cair no mesmo lodaçal. É para frente que se anda.

  23. Fabio disse:

    Esse viajou na maionese….rsrs

  24. Mary disse:

    Parabéns pela reportagem. As pessoas precisam acordar para Deus e deixar as teorias e doutrinas de lado. A ciência comprova mesmo a criação de Deus, vejam o satélite COBE e acreditem na verdade. O que adianta se acharem suepriores e não provarem nada, far de espíritos é facil, mas faça um satélite dizer diferente. Procurem também por “o dia em que a Terra parou” sem contar nos pergaminhos do mar morto. Para quem vive pela fé, não precisa de fatos. Estes a gente mostra para os que não acreditam em Deus para ver se ainda há tempo e oportunidade, pois se morrer já era!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.

ANÚNCIO
ANÚNCIO
ANÚNCIO