Matthew McConaughey é um dos atores de Hollywood mais bem-sucedidos dessa geração, vencedor do Oscar e detentor de altos cachês. Recentemente, ele falou sobre sua vida pessoal e destacou que o casamento e a paternidade restauraram sua fé.
Criado em uma família católica, Matthew hoje frequenta uma congregação protestante não-denominacional do Texas, junto à sua esposa – a modelo brasileira Camila Alves – e seus três filhos.
Segundo informações do portal God Reports, a vida adulta e o sucesso na indústria do cinema o afastaram da tradição cristã, mas a nova fase de sua vida o motivou a buscar Deus para oferecer a seus filhos a mesma oportunidade de infância que ele teve.
“Assim que tivemos filhos, eu pensei: ‘Quer saber? A igreja foi importante para a minha infância, para orar e pensar sobre as necessidades dos outros, mesmo que eu estivesse cansado ou qualquer outra coisa. Eu percebi o quanto eu sentia falta e precisava disso novamente”, afirmou o ator.
O casal tem três filhos: Livingston, de quatro anos de idade; Levi, com seis e Vida, sete anos. Matthew revelou que na infância, além de ir à igreja, tinha o sonho de ser jogador de futebol americano igual a seu pai, James, que atuou pelo Green Bay Packers na NFL. Sua mãe, Kay, era professora e escritora.
A jornada em Hollywood começou nos anos 1990, e seu primeiro papel como protagonista veio em 1996, no longa-metragem Tempo de Matar, dirigido por Joel Schumacher. Essa oportunidade rendeu outras e a carreira deslanchou. O ator admite que esse sucesso o levou a se distanciar de Deus e enfraquecer sua fé.
Casamento
Quando conheceu Camila Alves, a modelo o impressionou o suficiente para que ele decidisse persistir: “Eu disse: ‘O que é isso?’ Eu pensei: ‘Uau!'”, contou Matthew, sobre a impressão que teve da mulher que seria sua esposa no futuro, de acordo com declarações dadas à revista Ever After.
Num primeiro momento, Camila não se impressionou com a aparência de Matthew e nem o reconheceu como um ator famoso e bem-sucedido, mas mesmo assim, se identificou com ele e passaram grande parte da noite conversando.
O primeiro encontro evoluiu para um casamento e, segundo o ator, essa foi uma grande decisão tomada, pois trouxe à tona seu desejo de ser pai: “Nunca um homem é mais homem do que quando é pai de um recém nascido”, afirmou, pontuando que essa experiência o tornou “mais compassivo”
Paternidade
“[Pai] é a única coisa que eu sempre quis ser. Eu sabia disso, desde quando tinha 8 anos de idade. Quero dizer, eu queria ser diversas coisas como jogador de futebol e todas essas coisas, mas a única coisa que eu tinha certeza é que eu queria ser pai”, acrescentou o ator.
Ao se ver rodeado de filhos, Matthew McConaughey sentiu o desejo de voltar a participar de uma comunidade de fé. E desde então, tem sido um membro frequente: “Nos baseamos na fé de que Jesus é o filho de Deus e que morreu por nossos pecados para nos dar a Salvação. Mas recebemos pessoas de diversas denominações”, explicou.
Restauração
A fé restaurada do ator não é mais uma questão de âmbito pessoal. Em 2014, no discurso de agradecimento pelo Oscar de “Melhor Ator”, por sua atuação em Clube de Compras Dallas, a mudança que o levou de volta às raízes ficou evidenciada.
“Eu agradeço a Deus por me mostrar que a gratidão é recíproca. Quando você tem Deus, você tem amor. Minha mãe me mostrou a mim e a meus irmãos que temos que nos respeitar e respeitar os próximos. Minha esposa me dá coragem a cada dia. Você é muito importante para a minha vida”, disse na ocasião.
Na mesma oportunidade, o discurso tornou-se uma pregação: “Ele abençoou minha vida com oportunidades que eu sei que não são do meu próprio mérito, nem são frutos de qualquer outro esforço humano. Ele me mostrou claramente que a gratidão vale a pena. Como dizia o saudoso Charlie Laughton: ‘Se você tem Deus no coração, ganhou um amigo”.
Aconselhamento
McConaughey resumiu Deus como alguém que “tem Suas mãos sobre todo esse milagre que chamamos de vida”, e que por depositar sua confiança n’Ele, nunca temeu que sua união com Camila Alves pudesse fracassar, pois a decisão foi tomada com convicção e fé.
“Eu tive que chegar ao ponto em que eu vi que havia algo mais do que simplesmente se casar. A gente tinha que querer de verdade. Você sabe, eu não queria que fosse simplesmente a diversão de estamos juntos na aventura. Então passei muito tempo com ela. Nós conversamos sobre isso espiritualmente”, contou.
“Nós lemos muito e conversamos também com muitas pessoas divorciadas, muitas pessoas que se casaram e permaneceram felizes. Conversamos também com nosso pastor. Ao final de tudo, nossa compreensão sobre este grande passo foi: ‘vamos fazer uma aliança, eu, você e Deus, e vamos entender que isso não é apenas um destino, este é o começo de uma vida juntos'”, acrescentou.
O papel que o aconselhamento pastoral exerce sobre o sucesso de seu casamento foi destacado pelo ator: “Muitas pessoas que são felizes em seus casamentos conversam com seu pastor sobre isso”, afirmou, revelando que gravou a passagem bíblica de Mateus 6:22 em sua aliança. “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz”.