A República Democrática Federal do Nepal, ou simplesmente Nepal, como é mais conhecido, é um país localizado na região dos Himalaias, próximo da China, na Ásia. É lá que está localizado o famoso Monte Everest, o maior do planeta. Apenas 1,4% dos nepaleses são cristãos, um número muito pequeno se comparado aos 82% da população que se declara praticamente do hinduísmo.
Visando mudar esse quadro e expandir a mensagem do evangelho de Jesus Cristo, um grupo de missionários decidiram arriscar suas vidas atravessando as montanhas nepaleses para alcançar aldeias isoladas do país que nunca ouviram falar da fé cristã.
A ideia de pregar em regiões remotas do Nepal surgiu quando um líder cristão subiu em um dos montes com um grupo de missionários: “Quando estava escurecendo, as luzes passaram a ser acesas, cintilando nas aldeias do outro lado da montanha, eles perceberam que ninguém levou o Evangelho àquelas áreas”, disse Galen, um dos missionários da organização Global Disciples.
Segundo o missionário, várias aldeias localizadas ao norte da cordilheira do Himalaia não conhecem Jesus Cristo e precisam ouvir o evangelho. “Então, o objetivo deles era continuar caminhando e alcançar a próxima montanha”, explica Galen, contando que “quando eles chegaram lá, perceberam que o Senhor estava preparando o caminho. As pessoas estavam receptivas e eles oraram por algumas pessoas que foram curadas”.
Amir, um dos líderes cristãos locais, ficou responsável por conduzir o grupo de missionários nas regiões remotas, enquanto outros se dedicam ao discipulado dos novos convertidos que se congregam nas sete comunidades cristãs já existentes na região.
Uma das preocupações dos cristãos é a perseguição religiosa patrocinada pelos hindus radicais. “Há um aumento da resistência em muitas áreas do Nepal devido aos movimentos hindus mais radicais”, conta Galen, explicando que devido à doutrina hindu ser repleta de crenças em deuses, para os missionários é um desafio ensinar que Jesus Cristo não é mais um, entre outros, mas sim o único e verdadeiro Deus.
“Geralmente só através de algum milagre que os olhos deles se abrem para a realidade de que Jesus não é apenas outro deus na linhagem dos deuses, mas alguém que realmente merece sua completa lealdade e adoração”, observa ele, segundo informações do Mission Network News.
Obs. O verdadeiro nome dos personagens foi omitido por razão de segurança.