Para um cristão que entende bem o “Ide” de Jesus, descrito no livro de Marcos 16:15-16, como está escrito: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”, reconhecer o momento de anunciar as Boas Novas de Deus para a humanidade é apenas uma questão de oportunidade.
Foi isso o que fez um cristão chamado Kevin ao viajar pelo norte da África. Ele e a sua esposa solicitaram um táxi, mas não imaginaram que o motorista fosse um muçulmano refugiado da guerra civil na Síria. Após se apresentar para o casal, dizendo a sua origem, Kevin disse imediatamente: “Orei pelo seu país essa manhã”. Esse foi o meio encontrado por ele para iniciar uma conversa onde o muçulmano pudesse ouvir de Jesus Cristo através de um cristão.
Terek, o nome fictício do muçulmano taxista (o verdadeiro foi omitido por razões de segurança), é um engenheiro que fugiu com a sua família da Síria devido a guerra civil. Ele tentou iniciar um novo trabalho em sua profissão, mas foi roubado e perdeu todo o seu investimento. A única alternativa que Terek encontrou para sustentar a sua família foi dirigindo um táxi.
Kevin e a sua esposa fizeram várias viagens com o taxista, até então muçulmano, e em cada uma delas o cristão aproveitava para explicar as dúvidas que Terek tinha do cristianismo, até que lhe deu uma Bíblia de presente. Após ler 100 páginas da Palavra de Deus em seu primeiro dia, o taxista já percebia que algo estava acontecendo em sua vida:
“Foi plano de Deus eu ter deixado a Síria para vir aqui. Foi plano de Deus você estar aqui, e agora eu tenho este livro”, disse ele para Kevin, segundo informações do God Reports. Desde então, Terek e Kevin mantiveram contato, criando uma amizade onde o cristão ficou orando por sua conversão e para que o novo amigo conseguisse se firmar como refugiado no país.
Após algum tempo, Terek foi aceito no país como refugiado e ele atribuiu isso às orações do amigo Kevin:
“Deus está ouvindo suas orações”, disse ele para o amigo, anunciando também a sua decisão de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador. “Eu sempre seguirei Jesus. Foi plano de Deus quando eu peguei você em meu táxi no primeiro dia, e agora eu amo a Jesus”.