O pastor Nicodemos José Loureiro, 92 anos, faleceu na última sexta-feira, 27 de abril, por falência múltipla de órgãos. O líder evangélico era presidente de honra da Catedral da Assembleia de Deus em Volta Redonda (RJ), Ministério Madureira.
Loureiro estava internado no Hospital Unimed por causa de problemas de saúde. Ele deixou 11 filhos e mais de 30 netos e bisnetos.
Nascido em 20 de junho de 1926 em Caiapó, município de Pirapetinga (MG), o pastor cresceu na cidade de Volta Grande e desde 1960 vivia em Volta Redonda, onde pastoreou a igreja local por 35 anos.
Em 1995, o pastor Nicodemos José Loureiro foi jubilado, tornando-se presidente de honra da congregação. Ao longo de seu ministério, também liderou as igrejas de Resende, Barra Mansa, Angra dos Reis e Piraí, todas no Rio de Janeiro.
De acordo com informações do portal A Voz da Cidade, Loureiro cultivou uma amizade de grande proximidade com o pastor Paulo Leivas Macalão, fundador do Ministério Madureira e um dos principais tradutores/compositores dos hinos da Harpa Cristã.
Loureira foi também o líder do projeto que ergueu o grande Templo da Cadevre, no bairro Laranjal, em Volta Redonda, que comporta mais de sete mil pessoas. Atualmente essa congregação é presidida pelo pastor Rinaldo Silva Dias.
Poeta e Compositor, Loureiro escreveu e publicou o hino de numero 525 da Harpa Cristã publicada pela CPAD, empresa onde trabalhou durante anos ocupando quase todos os cargos administrativos. O pastor também lançou o livro Meu Diário em Onze Países, e nos anos 1980, apresentou o programa Voz Pentecostal, na antiga rádio Siderúrgica Nacional.
O velório do pastor foi realizado na Catedral das Assembleias de Deus em Volta Redonda e o sepultamento foi no cemitério Porta da Saudade.