Nada a Perder 2: em novo livro, bispo Edir Macedo revela que andava armado e pensou em suicídio

28

O segundo livro da trilogia Nada a Perder, que conta a história de vida de Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), trará detalhes das crises enfrentadas pelo bispo durante a década de 1990, quando chegou a ser preso sob acusação de charlatanismo e negociou a compra da TV Record.

No livro, escrito a quatro mãos com Douglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo da Record, Macedo revela que pensamentos de suicídio “foram soprados” em sua mente.

Na época, a esposa de Macedo, Ester, foi sequestrada durante um assalto, e isso levou o bispo a decidir que andaria armado como forma de se prevenir. Ele escondia o revólver calibre 38 no púlpito enquanto pregava, e não abria mão da arma em seus deslocamentos. “Mais tarde fui tocado pelo Espírito Santo, que me convenceu que andar armado era falta de confiança em Deus”, diz o bispo em trecho do livro.

O jornal Folha de São Paulo teve acesso ao livro e publicou uma matéria contando os pontos altos da narrativa biográfica, que deve ser lançada no final deste mês.


Negociação da TV Record

A compra da TV Record, que à época pertencia aos empresários Paulo Machado de Carvalho (proprietário da rádio Jovem Pan) e Silvio Santos (apresentador e dono do SBT), é descrita pelo bispo como sendo um dos capítulos mais conturbados de sua vida. “Não imaginava que viveria o inferno a partir do dia em que decidi comprar a Record”, diz Macedo em trecho do livro.

A negociação foi realizada pelo então deputado federal Laprovita Vieira, que assumiu a frente no lugar de Macedo e fazia os contatos com os sócios da emissora. Quando Machado e Silvio Santos descobriram que a venda seria feita na verdade para Edir Macedo, o negócio quase foi cancelado, revela o livro.

Nessa fase da negociação, Macedo já havia dado uma entrada de US$ 6 milhões através de seu representante, o deputado Laprovita. Caso os sócios da emissora decidissem encerrar as negociações, esse valor seria perdido.

Entretanto, o Brasil atravessava séria crise econômica, com altos índices de inflação e baixo crescimento. O presidente Fernando Collor implantou o Plano Collor, que pretendia recuperar a economia, através do sequestro de aplicações e poupanças, além de apertar o cerco a empresas endividadas, que era o caso da TV Record.

Diante da iminente falência, Machado e Silvio Santos decidiram aceitar negociar com Edir Macedo, e fecharam o negócio com o bispo. Como as igrejas não sofrem taxação de impostos dos dízimos e ofertas arrecadados, Macedo se tornava a única pessoa com capacidade de compra e recuperação financeira da Record.

Logo após assumir a emissora, Macedo recebeu outra boa notícia: a entrada em vigor do Plano Real, que iniciou uma recuperação econômica do país, derrubou a inflação e também a cotação do dólar, o que fez o custo da compra da Record ser reduzido. “A gente chegava a pagar três parcelas em um só mês”, revela Macedo em seu livro.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


28 COMENTÁRIOS

  1. os especialistas em catalogar livros estão sugerindo que esse titulo “nada a perder” seja tirado do categoria “bibliografia”, e seja classificado na categoria “ficção”.

  2. E e mais do que provado que o tal usou o dinheiro da igreja para comprar a emissora, fico as vezes pensado o que passara na mente deste homem, se o mesmo conhece a bíblia e sabe que não levara nada para que tanta ganancia, quando ele bater as botas o ou os filhos ou filho jogara tudo fora com certeza porque não foi ganhado com honestidade, veio facio e escorregara facio esta e a lei e ele o que ganhara?

  3. Não precisa dizer mais nada,a pessoa que pensa em suicídio nem precisa de psicólogo para chegar a conclusão que é um louco.Agora vejam o perigo que corriam os fiés com esse herege “pregando” em sacrificar seu tudo,ou o ou dá ou desce e ainda por cima armado,não duvido nada dele colocar o revolver em cima do púlpito para intimidar que não quiser dar dízimo e ofertas.Isso é o que podemos dizer de um assalto a mão armada.

  4. O ex depois vc da uma olhada em alguns posts atrás e vê os tipos de comentarios esse demonio stardust fez usando o nick de afonso e simas….

    CARA E SÓ BLASFÊMIA, so uma pessoa possuida de demonios mesmo…

    DISCUTIR COM PESSOAS IGUAL A PAULOSTARDUST.
    E perder tempo e lançar perolas aos porcos….

    o tal do paulo mente mais do que o diabo…

    TEM QUE FAZER UMA ORAÇÃO FORTE PARA ARRANCAR ESSE PAULO DO CORPO DO DIABO….

    Esse paulo e mal carater, mal carater mesmo.
    o stardustpaulo que é o mesmo bereano radical.

    VEJA A QUALIDADE DE GENTE QUE TEM NO MEIO E SE DIZ EVANGÉLICA..
    ISSO É UM LIXO LIXO FEDORENTO..

    LIXO TÓXICO Que vive querendo tirar os bons da fé….

    esse tipo de pessoa so ocupa espaço na terra, isso ai se morrer ninguém sente falta…
    são filhos da perdição filhos de satanas a serviço do reino das trevas.
    SÃO VERDADEIRAS SINAGOGAS DE SATANAS…..

  5. SE AS PESSOAS QUE FREQUENTAM A IGREJA UNIVERSAL SÃO ABENÇOADAS SÃO CURADAS SE CONSEGUEM PROSPERAR SE CONSEGUEM SE LIBERTAR DAS DROGAS ENFIM TER UMA VIDA MELHOR, GRAÇAS A DEUS, SE NÃO HÁ TESTEMUNHOS DAS PESSOAS QUE FREQUENTAM ESSA IGREJA DE QUE O PODER DE DEUS ESTA ALI E OPERA E FAZ MARAVILHAS CASO CONTRARIO É AS PESSOAS PROCURAREM OUTRO MINISTÉRIO NÃO ADIANTA FALAR MAL PRA ESSAS PESSOAS QUE FREQUENTAM A IGREJA UNIVERSAL SE ELAS SE SENTEM BEM , NO INICIO SEUS CULTOS ATRAIAM MULTIDÕES E HOJE ? ELA SÓ PERDE FIÉIS. COMO A IGREJA CATÓLICA PORQUE O POVO NÃO SENTE O PODER DE DEUS SE A PALAVRA DE DEUS NÃO É PREGADA CORRETAMENTE E NÃO ALIMENTA O POVO SERA UMA IGREJA MORTA . SE FOR REALMENTE UMA OBRA DE DEUS ELA CRESCE, CRESCE E ABSOLUTAMENTE NADA PODE PARAR

  6. Parceiro quando alguma coisa irrita a gente, a gente não perde tempo com ela, acho que você ta com vontade ser evangélico e tem medo, mas não precisa ter medo não quando Deus transforma a vida, nada nesse mundo se compara ao que Deus faz na vida das pessoas…

    Abraço

  7. TODOS QUE FIZERAM COMENTÁRIOS MALDOSOS, ESTÃO AINDA NA IGNORÂNCIA. PEÇO QUE O SR: JESUS ILUMINE SEUS CORAÇÕES.
    A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS USANDO SEMPRE EM NOME DE JESUS, TEM AJUDADO MUITAS PESSOAS A SAIR DO FUNDO POÇO, MOSTRANDO ACIMA DE TUDO O CAMINHO DA FE EM JESUS.
    TEM AJUDADO AS PESSOAS QUE ALI FREQUENTAM A USAR A SABEDORIA, CORAGEM E DETERMINAÇÃO SEM CONTAR QUE MUITOS DROGADOS FORAM LIBERTOS, MUITOS
    DOENTES FORAM CURADOS, MUITOS VICIADOS EM BEBIDAS FORAM LIBERTOS, MUITAS
    MULHERES RESGATARAM SUA FELICIDADE COM A LIBERTAÇÃO DOS SEUS MARIDOS
    QUE ESTAVAM CEGOS NOS BRAÇOS DAS AMANTES.
    ASSISTAM A PROGRAMAÇÃO EVANGÉLICA DA RECORD, QUE VOCÊS VERÃO TESTE
    MUNHOS VERDADEIROS E MARAVILHOSOS QUE LEVARÃO A REFLEXÃO PARA TODOS.

    JANETH

  8. Sinceramente, Deus se sente é triste com tudo isso, é Evangélicos falando de Católicos e vice-versa….o que nós deveríamos fazer é olhar pra si mesmo …quando Jesus Morreu na cruz não morreu só por causa dos evangélicos nem por causa dos católicos, ele morreu por todos..cabe a cada um escolher o caminho certo…dependemos da misericórdia divina, pois somos todos pecadores e falhos.
    Não julgueis, para que não sejais julgados. Mateus {7:1}
    Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. Mateus {7:2}

    E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu
    olho? Mateus {7:3}

  9. Falou e disse !!! A galerinha que malha o Bispo sem conhece-lo amanhã buscarão ao Senhor Jesus na IURD e conhecerão a verdadeira felicidade , a verdadeira paz que só o Espírito de Deus pode dar..

  10. Meus irmãos em Cristo, aqueles que são de Deus não sao confundidos, vejam o Evangelho de Jesus Cristo o que diz sobre os que querem ser os primeiros neste mundo.Lc 9,46-50.
    Aqueles que decidem seguir Jesus Cristo, às vezes, se confundem, é o caso de Edir e seus seguidores que desejam coisas desse mundo, carros, poder, mansões, ser o mais importante. É É a famosa tentação da competição, da vaidade, do poder. Jesus sabia disto e fez uma explicação: pegou uma criança e a pôs a seu lado. Disse que receber uma criança – o que não acrescenta prestígio nenhum a ninguém – é receber o Pai. Para Ele, o mais humilde, a pessoa sem pretensões, desarmada, é a mais importante. E volta a falar da unidade no nome do Senhor. Nós católicos Mário, não somos orgulhosos nem vaidosos. Apenas somos seguidores de Cristo em sua igreja mãe há 2 mil anos.

DEIXE UMA RESPOSTA