Natal: para especialistas, Papai Noel já é mais famoso que Jesus Cristo entre brasileiros

35

A disseminação da cultura natalina que valoriza o Papai Noel estaria tornando-o o folclórico personagem mais famoso que Jesus Cristo, afirmam especialistas.

O psicólogo Sérgio Kodato, professor da Universidade de São Paulo, acredita que o Papai Noel já é sinônimo de Natal na lembrança das pessoas, que já não associam a data ao aniversário de Jesus.

“Os discípulos de Jesus Cristo pisaram feio na bola, se envolveram em escândalos, administraram a igreja com gula, cobiça e luxúria, perderam fiéis. Enquanto papa Francisco não vinha, o esperto Noel já ancorado na fama do milagreiro São Nicolau, se associou a um refrigerante como seu garoto propaganda, tomou essa forma vermelha e branca, rechonchuda, surfando na onda desse consumismo desenfreado e sua felicidade paradoxal. Quando ele aparece, nos remete imediatamente àquele ‘tempo em que éramos felizes, sabíamos e achávamos que era para sempre’”, explica Kodato.

O padre Gilberto Kásper lamenta que o ícone do consumismo tenha ganho tanta importância no imaginário das pessoas: “Hoje o consumismo  substituiu  a cultura  do encontro e  da presença das pessoas em família […] Atualmente, não sentimos  mais a espiritualidade natalina. São raros os lares que ainda mantêm essa aura, com almoços  ou  reuniões  comprometidas na fé”, lamentou.


Para o rabino Alexandre Leonel, as motivações consumistas provocaram mutações até nas origens do Papai Noel, tornando-o mais atraente às massas.

Com um “olhar de fora” sobre a questão, o rabino apontou para alguns detalhes históricos na questão: “Sobre isso, parece não haver dúvidas. E o Papai Noel festejado no Brasil não pode ser comparado com Santa Claus, um bispo da igreja católica, admirado  pelos europeus. Me parece que em décadas passadas,  os brasileiros comemoravam a data com outro viés, armando presépios, participando de ritos cristãos, como a missa do Galo e reunindo a família. Hoje, impera  um estilo mais  comercial, com trocas de presentes. Mas,  como rabino, não tenho o mínimo  direito  de me intrometer na religiosidade dos brasileiros (embora tenha nascido no Brasil). Seria o mesmo de querer impor ao Brasil,  o ritmo do Carnaval de Veneza, com suas máscaras de papel machê e fantasias abafadas”.

Para Júlio Chiavenato, jornalista que participou do levantamento feito pelo Jornal A Cidade, não dá para definir “se Papai Noel é mais famoso que Jesus Cristo. Mas não há dúvida que Noel é muito mais querido pelas crianças”.

O “complexo de vira-lata” que Nelson Rodrigues usava para se referir à ideia do brasileiro de que o que vem do exterior é bom também foi usada por Chiavenato para explicar o sucesso do Papai Noel entre os brasileiros: “No Brasil sempre se associou o que é estrangeiro ao que é bom, superior. Além do mais, para a imaginação infantil, a fantasia do velho gordo é apelativa. Por outro lado, a massiva propaganda comercial quase obriga as crianças a adorarem o velho esquisito, mais apropriado para a Disneylândia do que para as festividades do cristianismo”, ressaltou.

O Papai Noel nos moldes como se conhece hoje é uma criação publicitária, encomendada pela Coca-Cola para suas campanhas de Natal. Até então, o personagem Papai Noel era amplamente associado a um santo católico pelos europeus, e usava roupas verdes. Como no folclore dos Estados Unidos o verde é a cor do Grinch, uma figura natalina rancorosa, a empresa de refrigerantes passou a veicular anúncios do Santa Claus – nome usado pelos norte-americanos para o Papai Noel – vestido de vermelho, e assim, associá-lo às cores de sua marca.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

35 COMENTÁRIOS

  1. COMO DIZ A BÍBLIA OS HOMENS AMARAM MAIS A CRIATURA DO QUE O CRIADOR MAS APESAR DE TUDO ISSO AINDA HÁ HOMENS E MULHERES DE DEUS QUE NAO DEIXARAM SE INFLUENCIAR POR ESSAS COMEMORAÇOES PAGÃS

  2. O Brasil é católico em sua maioria, então Cristo vem depois de Maria, dos santos, agora de papai noel.

    Não entendi o fato de se dizer que ele é criação de estrangeiros e que o país gosta dos de fora,

    Ao acaso Cristo é brasileiro? Só para contrariar uma das verdades do texto, pois ao escrever a gente precisa refletir sobre o que fala.

  3. O Brasil é católico em sua maioria, então Cristo vem depois de Maria, dos santos, agora, de papai noel.

    Não entendi o fato de se dizer que ele é criação de estrangeiros e que o país gosta dos de fora,

    Ao acaso Cristo é brasileiro? Só para contrariar uma das verdades do texto, pois ao escrever a gente precisa refletir sobre o que fala.

    • Mais Leviandade, Comemoramos o Natal que é o Nascimento de Cristo, a Pascoa que é a vitoria de Cristo sobre a Morte e o pecado. A reportagem mesmo mostra a fala do rabino que lembra que antes deste consumismo capitalista vindo dos EUA nosso Natal catolico se centrava mais em torno da familia e da Igreja.

      • Quanto a mim prefiro ficar com Cristo e a missa do Natal. E seria de se perguntar porque logo na Inglaterra e nos EUA paises de maioria protestante que vc e outros alegam ter Cristo como “centro de sua adoração” começou este consumismo desenfreado.

        Foi Cristo quem mandou ?

        • Leandro,

          São países cujos cidadãos financeiramente vivem bem, consumindo sempre mais que qualquer outro. Mais a mais, não se esqueça de duas coisas;
          1-época de 13º, porquanto mais dinheiro;
          2-a festividade maior dos americanos é o dia de graças, não o Natal

          Diferente aqui do Brasil, pois os evangélicos, muitos sequer faziam festa nas igrejas por entender que Cristo nasce todos os dias. Eram os católicos e ainda é quem mais compra e mais fazem festas com alimentos, bebidas. Vá como calma, e antes de acusar, precavidamente, se olhe a si e aos seus, sob pena de passar vergonha como a de agora, não era melhor ter ficado calado? Uma decepção à vista de todos!

          • Afinal, ainda que de uma forma indireta, foi o próprio Deus quem determinou que se celebrasse o nascimento de Seu Filho. E o fez em duas passagens bíblicas bastante significativas. A primeira é Lc 2, 10- 12. Os anjos, logo após o nascimento do Menino-Deus, dirigem-se aos pastores de Belém: “Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.”

          • Mais uma vez Varelasiga vc mesmo a recomendação de ficar calado. O que vc tentou foi de novo levianamente jogar todos os erros e males do mundo na conta da IG Catolica.

            Se vc mesmo fala que so melhoram depois que deixam de ser católicos então não deviam ser tão consumistas nestes países e nem exportar este padrão mercantilista para outros países. Sobre decepção vc é a forma humana desta palavra

          • Leandro,

            Calma,

            Não sou eu, são os historiadores que tributam à igreja católica muitos males do mundo.

            Mude de igreja, aí você vai ficar mais calmo, sem precisar ofertar tantas defesas, ou seja, siga o conselho de Cristo postado no livro de apocalipse: “sai dela povo meu”

          • Levi

            Não tente atribuir aos historiadoes as tuas sandices. Não são eles que acusam a ICAR de todo mal. Mude vc de igreja se quiser, mas eu não deixo de seguir averdadeira fé cristã

          • Leandro,

            Pode seguir a verdadeira igreja de Cristo, mas eu prefiro seguir o verdadeiro Cristo, o que criou a seita dos nazarenos prevista em Atos dos apóstolos.

          • Perfeita a tua fala Levi, uma vez disseste a Verdade :”prefiro seguir uma seita”, so não se pode falar que foi criada por Cristo.
            Seguidor de seita= sectario

            Um tipo que divide, que discorda por achismos e crença de que é o eleito para descobrir as “verdades” que nada mais são que produto de seu orgulho e pretensão de sabedoria.

          • Leandro,

            Eu sou parte da igreja de Cristo, por consequência posso também opinar.

            Por achismo é a igreja católica que faz, pois diz que Maria não morreu, que Maria não teve filhos outros….

            Não me confunda com as heresias criadas por tua igreja, tanto é que nenhuma evangélica tem por bem os achismos de vocês, ora, ora, ora, alma ruim chegar aos céus a preço de missa, só mesmo o achismo da tua igreja, e querer me confundir com isso tudo. Afaste de mim esse termo achismo, pois até agora você não explicou por que fradaram o novo testamento registrando a árvore genética de Cristo inversa uma a outra.

          • Levi sectário varela

            A seita que tu segues não pode ser cristã pois o torna um pecador e cria um Deus que erra. Sua opinião vc pode dar a vontade afinal precisamos mesmo de um bobo da corte para nos fazer rir.

            muitos já te responderam sobre a genealogia de Cristo, contudo, se não concorda com a tua ilógica leviana então nada vale para tua mente deturpada.

          • Deus erra mesmo, basta olhar pra você, é um erro e dos grandes, assim como o são alguns dos vaticanos que tentaram matar JPII, mataram JPI e colocaram pra correr o BXVI, mas o FI está botando gente mal feita pra se consertar.

            Quanto a eu ser o bobo, não tem problema, melhor que ser assassino de ideias e de pessoas, muito menos ser o seguidor de são dominique.

            Quanto a mente deturpada, pior mesmo são as mentes deturpadas que permanecem protegidas pelos católicos que aceitam os pedófilos.

          • Pedofilia Levi sectário….

            Vc é que deve ser um deles, afinal para vc se um pastor for acusado de pedofilia então a palavra dele vale mais que a de toda a família do menor. Teu grande alemão Lutero também matava por suas ideias protestantes e vc nunca mostrou prova das supostas tramas para matar os papas que citou.

          • Leandro,

            Nunca disse que o que vale é a palavra do pastor quando acusado de pedofilia.

            Leia o texto direito, eu disse que quando um pastor é acusado, a família da vítima se dirige às autoridades para denúncia, não cabendo a igreja interferir na tentativa de impedir que um cidadão brasileiro busque averiguar a verdade no âmbito e na esfera legal, primeiro, a policial, depois a judicial. O problema é que além de deturpar o que eu falo, você tem um grau de cognição aquém da média, não sabendo interpretar texto, como a brincadeira de Cristo paraense, cristo paraibano, pois ambos estados possuem cidades com o nome de onde Cristo nasceu, fica até ridículo zombar de uma criança de 05 anos que não saiba a região em que Cristo nasceu, imagine alguém com o grau de conhecimento aqui demonstrado, ou seja, conhece-se que o indivíduo não é gago pela forma como fala, então já tiveram tempo mais suficiente para provar que não sou néscio e muito menos ignorante como o é a maioria católica, por obra e graça de seus líderes que não ensinam sequer o “b” com “a”, motivo de responderem no céu quando do justo juízo.

            Quanto a eu mostrar provas de complôs dos beneficiados do vaticano para matar os papas, precisa?

            Quem foi que atirou em JPII? Ao certo que russo(comunista) e/ou Islamita não foram.

            Foram os mesmos que mataram o JPI, pois ao chegar lá viu que a coisa era pesada, daí se insurgido, tendo sido morto em menos de quarenta dias no cargo, afinal o banco do vaticano estava sendo roubado como agora está, leia as manchetes, e verá depois o banco sendo fechado, aberto agora apenas com finalidade específica, mas já há distorções.

            Homem, homem, homem, olhe e dê jeito no seu barraco, não fique botando fogo no dos outros, isso é feito, pois enquanto falam dos evangélicos com um cisco no olho, vocês não possuem uma trave, não, mas sim uma jatobá, árvore de 30 a 100 metros de altura de larga como dois caminhões.

          • Leviano sectário

            Vc disse sim que nas denuncias contra pastores so tinham como elemento a palavra das famílias e que isto não valia. AI PRA FUGIR DE SUA RESPONSABILIDADE ME ACUSA DE DETURPAR TUAS FALAS. COVARDEMENTE FOGE DE TUA PROPRIA FALA.

            Eu nunca fiquei te perguntando sobre a cidade de nascimento de Cristo então não sei porque me acusa disto. Te chamei de bobo da corte e vc vem então com a calunia, com a falsidade de que na Ig Catolica se acolhem pedofilos de proposito. Ou seja, desconta tua irritação pessoal em cima de TODA A IGREJA CATOLICA. Como se eu tivesse insinuado que eram bobos todos os evangélicos. Eis ai teu destempero e prova de teu imenso preconceito contra nos. Vive mesmo das palavras de ódio do Macedo que acusa todo o clero da Igreja Catolica de ser demoníaco e falso.

            Se nos somos ignorantes da verdade, e esta verdade” for inventar casórios para Cristo, falar que Deus erra, chamar Paulo de machista então somos ignorantes com muito prazer. Estas luzes de saber que vc acha que tem so te levam para o inferno.

          • Sobre as mortes dos papas so mostrou de novo o teu achismo, a tua calunia, as tuas acusações sem um pingo de prova. Pois ainda pergunta cinicamente: “E precisa de provas”

            E qual que ele mostra……

            NENHUMA, A NÃO SER A PALAVRA DO LEVIANO. desde quando algum inquérito mostrou que não foi o turco a tentar matar João Paulo II, mostre……

            cite a fonte, o autor, a policia que disse isto….

            A mesma coisa vale para morte de João Paulo I. Se formos depender da sua palavra para isto então estamos falando com um semideus varela.

            Quanto a tirar trave dos outros, mas uma vez me confunde com teus ardis e estratégias ignóbeis. Foi vc que começou com a insinuação de que o consumismo do natal é so acorre aqui por conta da IG católica.

          • Leandro,

            Sinta-se mais que autorizado a trazer o texto que afirmo que a palavra família basta ou não pra condenar alguém, disse sim que a própria família da vítima conduz o assunto às autoridades, não ficando a igreja a interferir como ocorre com a católica que faz acordos judiciais, que quando muito troca o autor de uma paróquia para outra, aliás, repito o que a imprensa diz, o que os papas não contestararam e nem os acusados, pois muitos abandonaram a batina após o peso das denúncias.

            Concito você a apresentar o texto em que disse que a igreja somente acolhe padres pedófilos, pois se tivesse essa certeza não chamaria a católica de igreja e ainda levaria a polícia para prender um a um. Então vá com calma, pois inúmeros apelos que fiz para que a igreja protegesse suas criancinhas, justo por entender que criança não tem religião, muito menos pode estar a merce de guerrinhas de denominações de cunho religioso. Sugeri que a igreja criasse normas de condutas dizendo até que não mais fosse permitido a estadia em um mesmo local apenas de padres e crianças sem leigos adultos por perto, inclusive é isso que o papa vai fazer normatizar as condutas.

            Não me tome por criança e também não faça as vezes do vaticano judaico que botou palavras no boca de Cristo.

            Sobre destemperos, o acima é a prova, pois nunca disse tamanhas asneiras e muito menos com viés preconceituoso com qualquer pessoa ou grupo neste site, sei e bem onde piso.

            Quem age assim é você com os evangélicos ao dizer que são seitas de lutero e que lutero matou judeus, tirou livros da bíblia, alertando se Macedo diz, você também diz, então um sujo falando do mal lavado, aliás é essa a tônica deste blog.

            Se eu for para o inferno ao atribuir possível casamento de Cristo, uma coisa que a igreja vê o casar-se como santo, então vocês vão comigo, pois inventam que Maria não morreu, que alma ruim chega no céu a poder de reza, coisas que não estão escritas na bíblia, bem assim denegam os irmãos de Cristo. Vocês entram primeiro, aí quando eu entrar, vão dizer, esse daí? É pecadinho, volte pra o céu, você fica lá, inclusive tendo que explicar a árvore ascendental de Cristo para todo o gosto, uma que o avós são fulano e sicrano, a outra, que é beltrano e raimundo.

            Quanto aos papas serem perseguidos pelos da igreja, não é apenas eu, mas a galera todo do flamengo, barcelona…, dou um conselho, ante a dúvida, sugira à igreja que o exuma para analisar substancias químicas nocivas como ocorreu recente com Arafat, lider palestino., mas aí não permite análise dos papas mortos, que instituição é essa que não se sujeita as normas do homem e nem de Deus, pois se foi assassinado, o próprio Deus exige que façamos justiça com base nas nossas leis, aliás gostaria que o santo francisco revisse esse impedimento.

            Quanto às festividades de consumo de Natal, disseram que era coisa da coca cola, ou seja, de um país evangélico, sucede que se é ruim tal coisa, eis que assimilado pelos católicos do brasil, pois os evangélicos sequer davam ênfase à festa em si, muito menso comprar e comprar.

          • Leviano sectário

            As supostas calunias que vc diz que profiro contra Lutero são apenas citações dos textos de autoria deste que vc chama de “Grande Alemão”. E cito com indicação bibliográfica para que qualquer um possa buscar e conferir.

            E antes que venha repetir a mentira, são ESCRITOS POSTERIORES A 1517 QUANDO ELE DEIXOU DE SER CATÓLICO. Fora que vc ainda não respondeu, segundo sua lógica e “discernimento” Cristo se casou nas Bodas de Caná. E segundo Lutero, este cometeu adultério com a samaritana do poço.

            Vejo que o achismo dos 2 tornaram Jesus um hipócrita afina ele recomendava castidade, falava que não devíamos cobiçar a mulher do próximo nem me pensamento. Contudo, se juntarmos a fala do Levi mais a de Lutero temos um Jesus que falava uma coisa e fazia outra. Ou seja um farsante.

            Sobre me colocar no mesmo patamar de Macedo discordo muito afinal:
            Eu não tenho e nunca tentarei criar uma igreja que ensina que um fiel que dá R$ 500 tem menos fé do que um outro que doa R$ 1000. Não tenho um Jornal chamado Folha Universal( e ainda que o tivesse jamais publicaria) uma coluna onde se acusa os jesuítas de serem os verdadeiros autores do atentado de 11 de Setembro de 2001. Nunca deixaria que minha emissora de tc ficasse exibindo novelas pornográficas e nem dejetos podres como a Fazenda.

          • E de novo fica citando como “prova” de sal teoria sobre a morte de João Paulo I e sobre o atentado contra João Paulo II o coletivo genérico: a torcida, a turma, a galera e o pessoal.

            Disseram que o Leandro é mais rico que o Bill Gates( falar pode mas dai a ser verdade quem me dera).

          • Leandro,

            Você profere as calúnias ditas por outro católico insatisfeito com a rebeldia do monge de vocês, pois ousou se opor ao império romano da igreja católica, afinal esta ficou com todas as riquezas do seu antecessor romano.

            Se lutero disse que Jesus cometeu fornicamento, eis que foi perdoado por Deus ao romper com o catolicismo que fazia e desfazia na época dele e antes também, bem antes mesmo. Se bem que prefiro crê que se ele falou sobre envolvimento de Cristo com a samaritana, eis que ainda católico, pois é tua igreja que inventa e desinventa as coisas, ora permite abortar, depois impede, ora permite os padres casarem, depois celibato…

            Vocês criam que Maria subiu aos céus sem conhecer a morte, prove isso na bíblia, então não sou eu que estou a criar, sim vocês, basta se reunir em conclaves que vem a bomba:papa que não erra, igreja única, padre rezar missa no latim depois na lingua nativa, padre casa e depois não casa. Sei não.

            Sobre o que os meios de comunicações da universal escreve, eis que tem cada coisa dita pelos meios católicos, então por quê criticar se fazem igual.

            Quanto a record passar programa apelativo, concordo com você, embora é de se pôr em prol dessa igreja que ela prega o evangelho nas madrugadas e compra espaço nas outras, bem assim possuem emissora de rádio espalhadas no brasil todo evangelizando o dia todo, e como vocês não perfeitos, aliás, bem menos pecadores, pois não pesa sobre eles as cruzadas, a inquisição e as outras misérias praticadas, ou seja, o lado bom e ruim que todos nós carregamos.

            Quanto a morte dos papas, então a igreja cale a minha boca e de quem mais acusa mandando exumar e analisar o papa JPI, mas não fazem, bem assim não permitem investigar direito os casos de pedofilia. Cale minha boca com ações verdadeiras, dignas, corretas, com quem não tem o que esconder, e se tivesse, a quem vocês dizem que segue, Cristo, escândalos também ocorreu, mas não, querem ser melhor que Cristo, é nisso que dá, ficar falando sozinhos.

          • Como sempre o senhor Levi sectário dá volta em círculos com seus argumentos
            1) Ainda sobre a morte de um papa e atentado contra outro AO ACUSADOR QUE É VC CABE O ONUS DA PROVA. Se continua com tua fala do “Eu acho” “eu digo que é” então nada vale. Como eu mesmo te disse antes apesar de alguns indícios apontarem envolvimento da KGB soviética seria temerário e incorreto acusa la com poucos fatos.

            2) Inquisição Macedo as teria se tivesse vivenciado aquele tempo. E já mostrei que se a Ig Catolica levou mais de 1000 anos para ter as suas, as evangélicas assim já iniciaram com tamanho vicio autoritário. Das Cruzadas foi o revide por 400 anos de ataques árabes na Itália, na Espanha, na França.

            3) Me mostre que jornal ou radio católica acusou Macedo de perpetrar atos terroristas Leviano….
            Mas não venha com o disseram, ou a galera falou ou a torcida do Fla e do Palmeiras alegou. VENHA COM FATOS E FONTES TRANSCRITAS. Outra vez vc repete a tática eles só fizeram covardia porque receberam covardia. E como sempre nada mostra de evidencia exceto o seu : “Eu digo que é”.

            E ainda que fosse verdade, isto lá é desculpa para cristão. Pagar uma calunia com outra mentira. Mas uma vez se evidencia o quanto vc se distancia da pratica cristã e o quanto é extremamente parcial em seu julgamento contra a Ig católica.

            Sobre as blasfêmias de Lutero vc nada trouxe ao debate que permitisse negar que ele escreveu tais loucuras contra Cristo já depois de deixar de ser católico. Só faz negar para fugir da realidade.

  4. A Coca-Cola é uma empresa comercial e faz do papai noel seu garoto propaganda, temos assim uma empresa comercial vendendo um produto comercial, tudo em perfeita coerência. Agora quanta hipocrisia da igreja, usam o púlpito para vender Cd´s, Dvd´s, Livros, Bíblia, Cachorro quente, Pizza, Feijoada, fazendo comércio da instituição religiosa!!! uma perfeita Incoerência!!! E agora vem criticar uma empresa comercial pelo seu plano de marketing??? Me poupe de suas falsidades!!!

  5. Nossa que novidade!!! E so visitar uma “igrejita” nesta epoca que voces vao ver e ouvir as maiores besteiras que vao desde convidar o Espirito Santo para entrar,convidar Jesus para visitar,e ate cantar parabens para voce para o menino Jesus,entao e isso ai se ate onde supostamente deveria ser a casa de oraçao e adoraço de Deus,habitaçao de Jesus e do Espirito Santo.atrindade foi colocada para fora o que esperar do mundo secular,e muita imbecialidade fazer este tipo de pesquisa ou comparaçao

  6. Afinal, ainda que de uma forma indireta, foi o próprio Deus quem determinou que se celebrasse o nascimento de Seu Filho. E o fez em duas passagens bíblicas bastante significativas. A primeira é Lc 2, 10- 12. Os anjos, logo após o nascimento do Menino-Deus, dirigem-se aos pastores de Belém: “Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.”

    • Pitágoras,

      Pensei que quem veio primeiro foi o Natal e não o papai noel?

      Pode dizer a data de cada um? Como seja, quando o papai noel apareceu e quando se passou a comemorar o natal?

DEIXE UMA RESPOSTA