Noruega aprova separação da Igreja e do Estado, se tornando um estado laico

0

A Noruega era um dos poucos países, entre o grupo dos considerados desenvolvidos, que continuava tendo uma religião oficial. Nesta quinta-feira os parlamentares do país aprovaram uma mudança na constituição para separar a igreja protestante luterana norueguesa do Estado.

De acordo com a AFP, para realizar esta mudança, foi necessário realizar uma reforma a Constituição, razão pela qual o Parlamento a aprovou pela segunda vez nesta quinta-feira, depois de ter votado na segunda-feira. Na ocasião, foram contabilizados 161 votos a favor da separação e três contra.

O porta-voz do Parlamento, Torodd Noreng, afirmou que nenhum dos parlamentares e opôs à ideia nessa segunda votação.

O Parlamento terá que iniciar as gestões necessárias para reformar a Constituição, permitindo assim a separação, que entrará em vigor oficialmente no dia 15 de junho.


A população da Noruega é formada por 4,7 milhões de pessoas, das quais quatro milhões pertencem à Igreja da Noruega, que apoia esta reforma constitucional.

Fonte: Gospel+

SEM COMENTÁRIOS

  1. Nem sabia que lá não era laico, rsrsr… sei que 72% não acredita num deus pessoal, ou são agnósticos ou ateus
    texto abaixo colado:

    Os noruegueses são batizados como membros da Igreja da Noruega, muitos permanecem na igreja do estado para usarem os serviços de batismo, crisma, casamento e funeral, ritos que têm forte legitimidade cultural na Noruega.
    79,2%[16] dos noruegueses eram membros da Igreja Estatal da Noruega em 1 de janeiro de 2010, uma queda de 1% em relação ao ano anterior e uma queda de quase 3% quando comparado com os dois anos anteriores. No entanto, apenas 20% dos noruegueses dizem que a religião ocupa um espaço importante em sua vida (de acordo com uma pesquisa recente da Gallup), fazendo da Noruega um dos países mais seculares do mundo (só na Estônia, Suécia e Dinamarca os percentuais de pessoas que consideram a religião um fator importante é menor).[17] No início de 1990, estimou-se que entre 4,7% e 5,3% dos noruegueses frequentavam a igreja semanalmente.[18] Este valor caiu para apenas 2% em 2008, colocando a Noruega, na parte inferior da classificação da frequência à igreja na Europa.[19] Em 2010, o governo da Noruega informou ainda uma queda adicional na frequência à igreja em 2009.[20][21] Segundo o Eurobarômetro, uma recente, porém um pouco desatualizada, enquete de 2005 dizia que 32% dos cidadãos noruegueses responderam que "acreditam que existe um Deus".[22] Isso se alinha com outro estudo realizado pela Gustafsson and Pettersson (2002), segundo a qual 72% dos noruegueses não acreditam em um "Deus pessoal".[23]
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Noruega

    • Esse Ranking é uma graça!
      Meteu até países de maioria protestantes no meio da lista! ahahah
      1º Nova Zelândia – 1.202
      2º Dinamarca – 1.217
      2º Noruega – 1.217
      4º Islândia – 1.225
      5º Áustria – 1.252
      6º Suécia – 1.269
      7º Japão – 1.272
      8º Canadá – 1.311
      9º Finlândia – 1.322
      9º Eslovênia – 1.322…

    • deixa de falar besteifa, são de origem evangelica, já falei isto, são seculares, já se afastaram da fé(palavra), desde os anos 70, leu o que escrevi acima??? são paises com autos indices de ateismo e agnósticos…geralmente paises catolicos, tipo filipinas, méxico, etc, são fervorosos na sua fé…mas tb são mais pobres, com exceção dos estados unidos os paises de fé evangélica, tem baixa adesão, rsrs

    • notem que o desenvolvimento não é consequencia do distanciamento de Deus mas sim o contrário, o desenvolvimento e qualidade de vida foram alcançados a anos quando ainda a maioria era protestante e o Estado não era laico…

    • claro, a religão evangélica, ganhar dinheiro não é pecado, como a católica pregava…o que favoreceu
      o secularismo nestes paises. assim com israel, os judeus tb são seculares … mais existem outros exemplos, china que vem crescendo muito, japão, cingapura, etc.. não são nem de origem cristã e são desenvolvidos ou indo para o mesmo caminho.. o cristianismo só continua forte em paises de maioria catolica ou ortodoxa

    • Entre muitas coisas Jesus disse também que ia trazer divisão entre pai e filho entre esposa e marido… ou seja entres as pessoas, talvez seja essa a causa da ''intolerância'' e também explique o ranking dos países mais pacíficos que predomina o ateísmo, citado acima.
      Como Jesus não está na vida das pessoas, há pouca divisão.
      A Bíblia sempre explica tudo e não falha jamais.
      Paz amigo!

    • Poxa, mas não é incoerente pessoas que professam uma fé que fala do bem, serem racistas e intolerantes com outras religiões e povos e quando se tornam ateus ficam pacificos ??? me lembra aquela frase:
      "Deus na boca e o diabo no coração"

    • Paulo A. – Jesus disse que ia trazer divisão, a ''intolerância'' e o racismo fica por conta de humanos falhos como nós.
      Pelo amor de Deus sem querer atacar ninguém. Mas a Bíblia diz q só existe duas forças atuantes na terra, a força do mal e a força do bem. Então quem não é a favor de Deus é de satanás consequentemente.
      Satanás é bobo mas não é burro, como que ele vai causar discórdia entre um monte de ateus. não é verdade?
      Graças a Deus eu não sou o dono da verdade, sou falho nas minhas palavras, talvez até mais que vc.
      Mas a verdade que eu procuro é a de Jesus Cristo, que é manso e suave. E é nEle que temos que nos espelharmos.
      Abraço amigo!

    • Raimundo Ferrari Claudvann

      Sou agnóstico, não tenho preconceito nem contra evangélicos, mulçumanos, qualquer religião, de negros, judeus, gays… acho que não podemos forçar as pessoas a serem nem viverem como a gente, somos unicos e individuais….. religião ou a falta dela, não nos torna, nem melhores nem piores que ninguem.

    • Gostei do comentário, o mau uso da religião causa danos.
      Mas a religião baseada nos dois grandes mandamentos de Cristo é boa.
      Vc tem muito boas qualidades amigo, te falta apenas um pequeno grande detalhe, que só depende de vc mesmo.
      Procuro manter essas qualidades q vc mencionou sem quebrar a doutrina de Cristo na minha vida.
      Não sou racista nem tão pouco preconceituoso. Tenho amigos e até um parente bem proximo gay, não posso muda-los. Apenas tenho o desejo que eles mudem.
      Me diz uma coisa, vi em algum comentário seu q vc tem simpatia pelo espiritismo, nada contra, tendo em vista até q o espírita é um ser extremamente solidario.
      Mas vc não acha q a doutrina de Allan Kardec é muito novinha comparado com a Bíblia que foi inspirada por Deus e escrita por mais de 40 pessoas q nem se conheceram e já teve muitas e muitas profecias cumpridas?
      Claro respeitando sua ideologia, é apenas uma curiosidade própria.

    • Raimundo Ferrari Claudvann consigo entender melhor a reecarnação, que a ressureição. o espiritismo de kardec é novo, mais o cultos afros são bem primitivos, o hindusimo que deu origem ao budismo, ambos reencarcionistas, é tão antigo quanto o judaismo, a cultura hindu, data de 5000 anos

    • É com o povoamento da terra as pessoas foram criando seus próprios deuses, até o povo judeu que viram e viveram tantos milagres as vezes se esquecia de Deus.
      Mas eu insisto em dizer que nenhuma crença é mais antiga e maior que Cristo, que mesmo antes do mundo ser criado já existia.
      Graça e Paz irmão!!!

    • Isaias Miranda

      Estados unidos é um grande pais, como a china. mais tem uma grande população, sua riqueza não é distribuida igualmente pela, população, tem muitos latinos mexicanos e do resto da américa latina(catolicos)… a violência é grande. riqueza PIB(produto interno bruto), não quer dizer que seja um pais com seus problemas internos resolvidos.
      veja colocação dos estados unidos

      83º Estados Unidos – 2.015
      lá a religião ainda é um pouco influente.. mas só cresce devido a chegada de latinos católicos.
      Pelo menos minha "cagada" é baseada em dados e não achismo religioso.
      paz

    • Raimundo Ferrari Claudvann fé em cristo, antes do mundo criado já existia??? como jesus tem 2012 anos??
      ISRAEL NÃO É O UMBIGO DO MUNDO, ERA UM POVO ATRASADO
      1-se deus e o todo poderoso, criador do céu e da terra, poderia num "estalar de dedos", nos tirar o pecado original ou nos destruir de vez…por que ele fica com este comportamento HUMANO E SADOMASOQUISTA, de nos punir aos poucos, tipo, diluvio, babel, sodoma e gomorra etc???
      o diabo e o pecado original são mais forte que ele??
      2-ARCA DE NOÉ…ele pegou um casal de cada animal…o canguru foi parar na australia,
      o pinguim no polo sul, o bicho preguiça na america do sul, animais que nunca existiram naquela região.
      3-TORRE DE BABEL… deus dos hebreus, embolou as linguas, mudou a raça tb, hindus, chineses, negros, louros nórdicos, são totalmente diferentes de hebreus semitas. e alem disto estes povos eram mais evoluídos que os judeus, tinham cidades, escrita e religião próprias, nunca ouviram falar de adão e eva, moises, noé, babel, etc
      COMO A CULTURA JUDAICA PODE SER MAIS ANTIGA??? SE ELES ERAM MAIS ATRASADOS??? NÃO TEM LÓGICA.
      4-MARCOS 16 VS 9 até 20, nos papiros mais antigosencontrados, não tem estas passagens que foram escritas séculos depois, por algum copista desconhecido
      paz

    • vc me falou 2 paises ateus comunistas… mas garanto que mesmo neles, a criminalidade é quase zero… na china quem mata alguem, é morto em praça publica, a bala é paga pelos parentes. cuba apesar do comunismo é catolica.. o papa recentemente foi lá e foi recepcionado por fidel, houve até festa de páscoa este ano. quando eu falo de paises pacificos, são paises democráticos, japão, norte da europa, australia, nova zelandia, canada, etc

    • Paulo vc me perguntou – ''fé em cristo, antes do mundo criado já existia??? como jesus tem 2012 anos??''
      Essa tua pergunta me lembra Nicodemos questionando Jesus dizendo ''como que uma pessoa poderia entrar denovo no ventre de sua mae?''
      A Bíblia diz se referindo a Jesus Cristo que ''Tudo foi feito por Ele e para Ele e antes de tudo ser feito, Ele já existia''
      Tudo é questão de fé amigo, sem fé, fica realmente difícil de entender.

      O povo desobedeceu a Deus e estavam se aglomerando na torre de Babel. Quando a ordem era povoar a terra. Daí Deus criou as diversas línguas, forçando-os a dispersarem.
      E hoje não entendemos tantas diversidades de povos.

      Mas também a Biblia diz que as coisas encobertas pertencem a Deus e as descobertas são para nós.
      Já lí, em algum lugar na Biblia que no arrebatamento tudo nos será revelado. Como Deus fez o universo, a orígem de cada povo os índios… aliás, TUDO!

      Voce disse que ''ISRAEL NÃO É O UMBIGO DO MUNDO, ERA UM POVO ATRASADO''
      Não sei te dizer pq Deus escolheu o povo judeu. Ele apenas disse para Abrão sair de sua terra e ir para outra.
      Quem sabe então foi pq eles eram um povo realmente atrasado, pobre e sem escrita?

      Só sei que daí por diante várias civilizações tem se dizimado e esse povo abençoado tem sobrevido e properado, séculos e séculos e é uma potencia mundial e nunca será extinto.
      Seu exército nunca perdeu uma guerra.

      Meu querido amigo, quando não entendemos algo na Bíblia, a falha está sempre em nós.

      Abraço!
      Que a Graça de Deus te envolva.
      Paz!!!

    • Raimundo Ferrari Claudvann

      na época que o deus dos hebreus falou com abraão os chineses, hindus, egipicios, já tinha suas religiões e crenças, nunca ouviram falar de abraão, moisees, adão e eva, babel não explica as raças, pois na época que ocorreu, estes povos já existiam e não acabaram como vc diz… a china já é segunda economia do mundo… seu exercito nunca perdeu uma guerra???? nem contra os romanos?? e os milhões de mortos, um povo perseguido e sofrido, nunca tiveram paz, de santa aquela região não tem nada, sermpre viveu em guerras e mortes.e mesmo hoje com a ajuda dos americanos, vivem sob terror. vcs não tem explicação lógica só fé cega
      paz

    • Paulo eu te afirmo sem medo de errar, que do jeito que está, é o melhor.
      Já pensou se nós tivéssemos respostas ou explicações para tudo, não seria meio sem graça, algo meio sem sal? kkkkkkkk

      A ciencia ou os estudiosos devem ter uma suposição para a orígem desses povos (como sempre).
      Eu tenho certeza pela fé, que veio da descendencia de Noé.

      Um exemplo, eu tenho parentes bem proximo, que não tenho contato nenhum a mais de 30 anos.
      daqui mais alguns anos seus filhos e netos jamais saberam que nós existimos e isso na era da internet.
      Imagine naquela época?

      Paulo a inteligencia humana de hoje não consegue nem descobrir como foram feito as piramides, como alguem pode querer entender a Deus.

      Amigo, o universo é lindo demais para ter surgido de uma explosão.
      Alguém la do passado (Antigo Testamento) escreveu que Deus com Sua sabedoria sustenta terra, como alguem naqueles tempos poderia saber que a terra era suspensa. Revelação divina.

      Nós sabemos que o homem natural jamais entenderá a Deus, para eles é loucura! (diz a Bíblia)
      A cada dia a Bíblia se completa.

      Como já te falei antes.
      Tudo é questão de fé. Ao qual vc chama de cega, mas é para nós o ''Firme fundamento nos planos de Deus.''
      Paz amigo!!!

    • eu sou da geração antes internete…. trabalhei no banco itau, que era informatizado, tive algumas noções , mas sei que o branco é branco e o preto e preto, que existe o certo e o errado, o bem e o mal…. isto é inerente a religião ou falta dela. 2+ 2= a 4…isto é real

    • acredito num "DEUS" força da natureza, pode ser buda, maomé, cristo, kirishina , damos muitos nomes… todos são bondade, amor ao próximo, etc.. não como um deus do oriente médio, não acredito que ISRAEL E O UMBIGO DO MUNDO…só isto.. o mundo tem 7 bilhões de pessoa, destas apenas 2 bi, são cristães

    • Hsssssssssss agora muda o discurso né. Os países citados por ti não são países ateus. Países ateus são opressores, como os já citados por mim. Então você acha vantagem morar na Coreia do Norte? Acha vantagem morar em Cuba? Na china? estes Ptistas só nos fazem rir.

    • Apesar de hj essa população nova ser agnóstica e ateia(não somente ateus, como diz a foto), a Noruega evoluiu graças a moral e ética cristã. Até 2012 a Noruega ainda era uma teocracia, tamanho o respeito com o povo q levantou esse país. É frequente ainda batismos e casamentos em Igrejas. A população ateia e agnóstica é algo mt novo na Europa, vamos ver daqui pra frente como vai ser.

  2. estado laico é bom para todos, mas nao é ateu ….nem gente aki no brasil quer fazer do pais novo irã, ja provou que nao dar certo ….ate porq jesus nao criou religiao e nem placa denominacional a biblia diz bem clara contra isso

  3. Isto é injusto. O estado LEAL a Deus é um estado cristão. Abertura para diferentes grupos cultuarem A DEUS, ok, mas tirar a autoridade de Rei dos Reis de Deus não é justo. As leis são Dele. Fizeram muito mal em colocar um estado laico. O mais justo seria um estado cristão com uma liberdade de cultuação A DEUS independentemente de denominação. Qualquer estado que não assuma compromisso com Deus é um estado em rebelião e lhe tira a autoridade.

DEIXE UMA RESPOSTA