Nudismo evangélico cresce e se espalha pelo Brasil; Conheça os “naturalistas cristãos”

77

A prática do nudismo tem crescido entre evangélicos, mas não apenas nos locais destinados aos encontros sociais sem roupa, como praias, por exemplo, mas também em templos – sim, durante os cultos – e em reuniões de leitura da Bíblia e oração.

Autodenominados “naturistas cristãos”, os adeptos do nudismo entre os evangélicos não surgiram no Brasil, mas já se espalham pelas terras tupiniquins, e se organizam em comunidade.

“Somos um grupo de cristãos de diferentes igrejas que descobriram na prática naturista uma forma de desenvolvimento pessoal, de comunhão mais profunda ou, em alguns casos, apenas uma saudável opção de lazer. Apesar do direcionamento predominantemente evangélico estamos abertos a cristãos de todas as correntes, já que não acreditamos na discriminação. Assim como o cristianismo, o naturismo também não se restringe a grupos sociais específicos, sendo composto por pessoas das mais diferentes profissões, níveis de escolaridade, faixas etárias e classes sociais. Naturistas aprendem a enxergar o outro além dos rótulos”, definem-se os integrantes desse movimento, segundo informações do Genizah.

Um dos integrantes do movimento de nudismo é Estevão Prestes, que já foi expulso de uma congregação da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) por conta dos hábitos de orar nu, e hoje frequenta uma Igreja Presbiteriana.


“Quando meus hábitos foram descobertos, fui chamado pelos pastores a um conselho. Houve a leitura de acusação formal de comportamento imoral”, relembra Estevão, antes de dizer que atualmente sofre menos repudio: “Não escondo que sou naturista, mas também não ando com crachá. Os que sabem me aceitam”.

O comerciante Carlos Moreira deixa clara sua convicção na prática do nudismo como uma coisa natural: “Não me considero um pecador. Na minha vida, o naturismo antecedeu a religião. Fico nu há 15 anos, desde que fui à Praia de Trancoso, na Bahia. Já freqüentei Abricó e gosto da Praia Olho de Boi. Há sete anos, eu me tornei evangélico. Não me considero um pecador por ainda buscar praias de nudismo. Onde está na palavra de Deus que é proibido ficar nu? Temos o espírito livre e puro. O que dizer do Carnaval, então? E das revistas de mulheres ou homens pelados? Nós temos uma filosofia de vida: a do respeito ao próximo”.

Entre os argumentos favoráveis à prática do nudismo, está a ideia de que o pecado reside na intenção: “Detesto roupas, o que não quer dizer que eu não tenha Deus no coração. Imoral é o que se faz de sujo com o corpo”, diz o programador Nelci Rones Pereira de Sousa, membro de uma Igreja Batista, mas afastado da congregação. “Não sofri nenhuma crítica. É pura falta de tempo mesmo”, diz, sobre o fato de não frequentar mais os cultos.

A prática vem se espalhado inclusive através de vídeos – e com adesão até de igrejas pentecostais – e os adeptos dizem sentir a presença de Deus nas reuniões: “Me encantei com o respeito e a pureza. Ser naturista é estar em contato pleno com o Senhor”, diz uma pastora que preferiu manter-se anônima.

O líder de uma igreja nos Estados Unidos que realiza cultos nudistas defende a prática como uma expressão sintetizada dos princípios cristãos: “Todos os frequentadores de nossa igreja são apenas seres humanos. Sem riqueza pessoal ou aparência glamorosa, todas as pessoas são iguais”, argumenta o pastor Allen Parker, que prega também prega nu.

Do contra

Porém, não são todos os que consideram a prática do nudismo como algo aceitável. Uma comunidade dedicada a responder dúvidas de fiéis, GotQuestions, publicou um artigo dizendo que a Bíblia repudia a prática.

“Embora os padrões do mundo possam autorizar ou até mesmo incentivar a nudez, a Bíblia tem uma perspectiva diferente. É verdade que os primeiros seres humanos foram criados despidos por Deus (Gênesis 2:25). Adão e Eva eram inocentes em sua nudez, mas, depois da queda, tudo mudou. Quando eles pecaram, “foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus” (Gn 3:7). Nunca antes eles perceberam que estavam nus, e os conceitos de “vestido” e “despido” eram sem sentido para eles. O pecado afetou seus corações e mentes, criando vulnerabilidade, culpa e vergonha, e estas coisas produziram medo (versículo 10). Em sua tentativa de cobrir sua vergonha espiritual, Adão e Eva cobriram intuitivamente seus corpos. Devemos notar que, quando Deus tirou as folhas de figueira, substituiu-a com algo mais permanente como peles de animais (versículo 21). Assim, Deus considera como necessário o uso de roupas adequadas neste mundo caído”, diz o texto.

O artigo que argumenta contra a prática ainda acrescenta que a “nudez agora tem implicações pecaminosas ligadas a ela”, e acrescenta que “com poucas exceções, a Bíblia apresenta a nudez como algo vergonhoso e degradante (Gênesis 9:21; Êxodo 20:26; 32:25, 2 Crônicas 28:19, Isaías 47:3, Ezequiel 16:35-36, Lucas 8:27; Apocalipse 3:17, 16:15; 17:16). As únicas passagens em que a nudez é livre de vergonha são aqueles que descrevem o cenário idílico do Éden ou que lidam com relações conjugais (Provérbios 5:18-19; Cantares de Salomão 4)”.


77 COMENTÁRIOS

  1. So falta invertar o puteiro evangelico.o termo evangelico ta ficando mais sujo do que pal de galinheiro, graças a estes demônios de crente morno, que nen serve ao mundo e muito pouco a Deus.

    • Puteiro evangélico já criaram, ou vc esqueceu da terapia do amor da IURD….rsrsrsr… não duvido que logo o MAMONCEDO adote o nudismo nessa terapia (fornicaria) do amor da IURD. kkkkkk… imaginem a cena, o Macedo mão atrofiada pelado no púlpito, que imagem, é o satã ao vivo, kkkkkkkkkkkkk….

      • eles já criaram a Miss Bumbum Gospel, os produtos eróticos gospel, imagina o preço, depois o motel gospel com a lista do que pode fazer lá dentro… mais grana para os pastores bandidos… ah.. a tal vassoura ungida, o perfume com cheirinho de Jesus, isso é um deboche, mas quem vai lá e gosta ´é porque é tão sem vergonha como os que ficam berrando no palco e ta pensando em se dar bem… Satanás e seu povo é o que eles são… aliás, o Diabo tinha morrido nos anos setenta mas os caras ressuscitaram ele e o colocaram no mais alto posto… O Diabo é o grande deus dos evangélicos

    • conseguiu chama minha atenção, de quem? da presidenta Maria Eliza, madona Maria Eliza, enfim quem é vc que acha que queremos sua atenção fala ai, besteira,,

  2. Pelo uso de milhares de milhares de milhares de milhares e mais milhares de anos de putrefação podridão desonestidade falsidade maquiavelismo a garganta fumegante de satanas o inimigo de DEUS e dos homens de todas as eras e tempos sai roncado de alegria com estes vagabundos sem vergonha e safados que com suas maquiavelicas artimanhas de insubordinação fazem para denegrir danificar derrubar desacreditar, os verdeiros e corretos Crentes de sobre a face da terra, ha e tenho dito e quem achar ruim de minha prosa come mais pouco e tenho dito

  3. na verdade não existe nessas pessoas a verdadeira autoridade cristã, hoje em dia todo mundo se diz evangélico, o que devemos observar é se realmente estão praticando o cristianismo que jesus ensinou. Uma vida correta e sem espetáculos, senão adoração ao nosso Deus.

  4. Meu nunca vi tanta besteira, será que esses tapado não sabe que o termo evangélico é quem segue algum evangelho, instrução de alguém que julgamos e enxergamos a verdade em seus ensinamentos, até essas bestas pregam um (asnismo evangelho)que tenta com seus inúteis ensinamento desviar da verdade os que buscam pregar um evangelho de paz, me apresente outro que ofereça salvação, vida eterna, goso e paz e nos de o endereço comprovado, materialmente e espiritualmente de um supremo criador, diz ai o imbecil, tens uma mente que nada mais é que uma receita de expressar mrd sigo o evangelho de Cristo por que não sou trouxa que acho que curtir a vida é fuma, se droga, da problema pra família enchendo rabo de cachaça e fazendo outras besteiras que poderia ser evitado reconhecendo o poder e a verdade de Deus criticando seus verdadeiros filhos por que os filhos de Deus faz sua vontade olha tua vida o endemoniado quem sabe vc se converta ao único e verdadeiro evangelho do filho de Deus que é o próprio Deus Jesus Cristo não enche meu saco idiota !!

  5. Não é novidade leiam além desta notícia OUTRAS MAIS:

    Evangélicos até em praias e sítios reservados para nudismo(G+13 de março de 2009)

    Evangélicos em praias de nudismo?(G+ 21 setembro 2009)

    Igreja para nudistas causa polêmica por conta de cultos com pastor e fiéis peladões; Assista(G+ 14 de fevereiro de 2014)

  6. É só observar a sociedade em que vivemos como caminha para o nudismo, provavelmente chegaremos à Adão e Eva outra vez, é a única maneira de acabar com a maldade que existe no mundo. Não preciso nem citar o versículo.

    • só lembrando pastor que Adão e Eva viviam nus e não se envergonhavam pois em seus olhos não tinha maldade não se pode comparar a época de Adão e Eva com a promiscuidade de hoje né tenha dó e acima de tudo isso não se pode denominar cristianismo pois cristianismo quer dizer (com base nos ensinamentos pessoa e vida de Jesus) aonde na bíblia lemos que Jesus andou nu?

    • só lembrando pastor que Adão e Eva andavam nus mais não se envergonhavam pois não tinham maldade em seus olhos e não se pode comparar a época de Adão e Eva sem maldade com a promiscuidade de hoje por favor né! e ainda isso não se pode chamar de cristianismo pois cristianismo é baseado nos (ensinamentos pessoa e vida de Jesus) e aonde na bíblia vemos jesus andando nu?

      • Maria
        Não para contender, mas leia a passagem onde Jesus lava os pés de jesus, depoius leia a da pesca onde Jesus pergunta, apanharam algo então lancem as redes para a outra banda do mar, de uma olhada e depois comente.

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • estamos falando de nudismo nu total, e não esta escrito que Ele estava nu Ele tirou a roupa e cingiu-se com uma toalha ou seja não ficou pelado; e na outra parte que fala é de Pedro não de Jesus eu falei de Jesus e alem do mais se tivesse ficado nu na frente dos discípulos qual seria o problema ou você sendo homem não se despir na frente de outro homem agora homens e mulheres se dizendo cristãos ficarem pelados? tenha a santa paciência.
          pronto comentei e não é para contender também

    • Então meu bofe, tu avisa a polícia que a nudez é inocente e pede pra mudarem as leis que hoje andar pelado dá cadeia. E estes pastores salafrários o que menos eles tem é inocencia. São estupradores, ladrões e até assassinos. Quem segue este tipo de gente deve ser bem parecido com eles, se é que me faço entender.

  7. devagar pessoal, há evangélicos e evangélicos, vamos separar o jóio!! Jesus nos deixou uma regra básica para descobrirmos seus verdadeiros seguidores, Jesus é o semeador que saiu pelo campo a semear a semente [ sua palavra ] quem ouve a sua palavra e a pratica, essa é a semente excelente que produz 30, 60 ou 100 vezes mais!! se você faz parte dessa semente excelente e produz cem vezes mais, naturalmente, pelos frutos de quem pratica o nudismo já percebemos que deus eles prestam serviço e adoram, não é mesmo??

    http://www.noticias-do-reino.comunidades.net / evangeliuzadores sem fronteiras

  8. O que anda em integridade tem pudor,estes sim interpreta a biblia pelo Espirito de Deus e nao pela carnes com estes carnais que querem que os seus desejos sejam aceitaveis por Deus. Mas Deus nao muda e jamais mudará,Ele é Santo. Se cuidem povo de Deus para nao perder a salvaçao.

  9. O evangelho que Jesus nos ensinou é tão simples,mais as pessoas tem inventado “moda”,na verdade eu entendo como arma que o diabo tem usado pra confundir os cristãos sobre o que é realmente o evangelho,já que ele tem pressa pois a volta de Jesus está próxima!

  10. É como disse a herética Ana Paula Valadão:”há igrejas para vários gostos” ou seja cada um inventa a sua doutrina a seu gosto, contraditórias entre sí, com heresias e garantem que tem fundamentamento bíblico e que são “inspiradas por Deus”. Em Deus não há contradição e nem confusão.

  11. Eita se fosse na época da lei,ia ter crentaiada fulminada,essas crentaiadas são assim mesmo,mas os servos de Deus ainda fazem a diferença,existe um povo que não se mistura com o mundo!!

  12. Ah gente para com isso, até onde vc acha que vai a inteligencia de um povo??

    Parem de classificar esse bando de hereges como “cristãos”?
    De crente vcs podem chama-los, pq crente até o diabo é.

    Os Cristãos verdadeiros não se deixam escarnecer e trazem escândalos para a igreja de Jesus!

    Bando de alienados, isso sim!

  13. E agora,se a palavra de Deus diz que devemos tonar nossas vestes branca,como vai ficar os crentes naturalistas ,já que eles não tem vestes…? Final dos tempos irmãos,não se escandalizem,pois ai daqueles por quem vier o escandalo

  14. evangelicos quando confrontados com suas mundanices que fingem combater e suas heresias,começam a gritar que são cristãos ,que não são evangélicos de verdade,que é coisa do demo ou enfiam os católicos no meio,o papa,chega já não enganam ninguem ó mínino que se espera de uma pessoa é que ela seja decente e isto muitos evangelicos não são e muitos não evangélicos foi,são e sempre serão.

  15. Há igreja que adora imagem. Há várias igrejas que guardam o 4° mandamento católico e o decreto de Constantino, e agora nudismo na igreja. Vem logo Jesus enquanto resta algum fiel aos 10 mandamentos da Lei de Deus.

  16. Gente! Fico apavorada com o que leio aqui nos comentários! De um lado evangélicos, do outro católicos, do outro ateus… uns julgando e atacando os outros. Vocês perdem tempo discutindo e acusando essas pessoas, julgando se eles estão certos ou errados, mas não estão prestando atenção nas coisas horríveis que vocês falam! Coisas como: “O burro isso mais uma ceita demoniaca que se dei crista mas e do capeta” – essa frase não faz sentido! Não tem concordância, pontuação, acentuação, nem fundamento e nem um pingo de respeito! – , “quando alguém tenta, desdizer o evangelho de Deus nada mais é que um cachaceiro drogado se julgando sabichão, não pra nós” – continue xingando as pessoas de “cachaceiro drogado”, está indo muito bem com a “evangelização”!
    É esse o espírito cristão? Sério? Ser cristão não é agir como Cristo agiria? É assim que Cristo agiria? Pregação e evangelização começam com testemunho. Se esse é o testemunho de vocês, saibam que só estão afastando as pessoas.
    Tem muita gente dizendo que o caos do mundo é culpa das religiões, e aqui, lendo o que comentam, as brigas no estilo “minha religião é melhor que a tua”, percebo de onde surge essa ideia. Pessoas como vocês, que não sabem respeitar pessoas que se sentem mais puras nuas (os “peladões”, como muitos de vocês estão chamando), pessoas que não respeitam, não aceitam o outro, e que não entendem que discordar faz parte da vida, e que mesmo assim devemos nos tratar com amor, são estas pessoas que fazem do mundo um mundo feio e triste. O CAOS NAS RELAÇÕES HUMANAS NÃO É CAUSADO PELA RELIGIÃO, MAS PELA FALTA DE RESPEITO, PELA NÃO ACEITAÇÃO DO OUTRO, DE MODOS DIFERENTES DE PENSAR! Vocês citam versos, disputam qual é a interpretação mais supimpona, mas esquecem que o fundamento de tudo é o amor, porque “Deus é amor”! Isso não tá escrito à toa!
    Como que respondi num dos comentários – onde uma senhora/moça/”irmã” diz “esse bando de hereges”, e também, no mesmo comentário, se refere a alguém, não sei especificamente quem, como “alienado” – repito aqui para aqueles, religiosos ou não, que julgam essas pessoas: se não são capazes de tratar as pessoas com amor, e aqui nem falo de um amor profundo, de carinhos ou até de palavras, mas de um amor mais parecido com respeito, que penso eu ser a forma básica do amor, que voltem então à Idade Média, ou, já que voltar no tempo não é possível, construam uma comunidade cheia de julgamentos compartilhados, que tenha como base do sistema a Inquisição. E se não sabem bem do que estou falando, ou se estão aceitando a ideia como algo natural, leiam sobre a Inquisição e percebam que vocês não estão agindo como Jesus agiria. Ele era um cara legal. E era amigo de pessoas de diversos tipos de pensamentos.
    Beijos ;)

      • O que quis dizer, Rodrigo, é que nudez não é nada perto das coisas desrespeitosas que algumas pessoas estão escrevendo aqui. Jesus tinha muito conhecimento e falava coisas sem perder a humildade e o amor. Se ele não pegou leve com o pecado em alguma vez, é porque não havia outro jeito, e por amor e com amor falava e agia como achava necessário. Mas, repito, com muito conhecimento, humildade e amor.

      • O único pecado com que Jesus não pegou leve mesmo foi o pecado da usura. Tratou a chicote os banqueiros que faziam negócio no Templo. Fico a pensar em como trataria ele certos pastores evangélicos multimilionários…

        Quanto aos outros pecados, até que pegou leve, sim. O episódio da mulher adúltera ensina-nos bem o que ele pensava dos moralistas e dos hipócritas, os tais “sepulcros caiados” a que se referiu. E não consta dos Evangelhos que tivesse em especial apreço o pudor físico.

    • com nudez ou sem nudez, sempre vai ter COBIÇA. Tá na mente e no comportamento. A gente tem é que aprender a conviver sem ficar com medo dos outros nos fazerem pecar. Errar já faz parte do que somos, infelizmente. Cada um cuida de si… não dá pra proibir os outros de fazerem coisas por medo de nos fazerem errar.

  17. falaram, xingaram, cuspiram, e blá blá blá…mas o endereço de uma destas igrejas ninguém deu, quero ver eu perder um culto kkkk! quem não gosta, não vá, simples. cada um que cuide da sua vida. cara de concha!

  18. “Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom.
    À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —
    vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.
    Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”.
    Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa; mas para os que não creem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”,
    e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.
    Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
    Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.
    Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.
    Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.” (1 Pedro 2:1-12) Gerson Rodrigues

  19. Moro sozinho, estudo nu em minha sala de estudos quando chego do trabalho , no momento em que escrevo estou nu, impossível alguém me ver, pois onde permaneço nu está tudo devidamente fechado. Durmo naturalmente despido e isso é muito bom. Só o meu Deus é quem me vê, mas Ele pode. Até aí tudo bem. Mas tudo o mais que li das postagens anteriores é considerado pecado, cristãos em cultos nus é o puro inferno pra Deus aqui na Terra. Deus afirma claramente em sua Santa Palavra que tudo isso é libertinoso, portanto, pecaminoso, desagradável a Deus, o E. Santo não está presente. Já me disseram que o E. Santo não habita naquele que dorme nu. Ora, isso é uma tremenda tolice, pois se estou só e moro sozinho, só Deus pode estar vendo e se eu estivesse casado, dormiria nu com minha esposa, qual é o problema? O que eu não poderei fazer quando casado é deixar que um filho ou filha minha nos vejam nus, certo?

DEIXE UMA RESPOSTA