Número de ateus cresce no Brasil e organizações planejam promover debates por um Estado laico “de fato”

54

O crescimento dos evangélicos não é o único movimento social que vem marcando as transformações no Brasil. O número de ateus também vem crescendo devido ao surgimento de entidades organizadas que reúnem pessoas que não creem em Deus ou qualquer outra entidade religiosa.

O 2º Encontro Nacional de Ateus foi realizado no último mês de fevereiro, numa parceria entre associações que reúnem ateus e agnósticos. O evento foi realizado simultaneamente em 28 cidades espalhadas em 25 estados, e contou com palestras e transmissão ao vivo das discussões.

Na maior cidade do país, o evento reuniu 750 pessoas, mais que o dobro da primeira edição, segundo informações da BBC Brasil. O evento paulista promoveu discussões sobre a presença do ateísmo na filosofia francesa, além de debates sobre o Estado laico, e contou com a presença de Jefferson Aparecido Dias, procurador regional dos direitos do cidadão.

Dias é conhecido no meio evangélico por ter iniciado um processo contra o pastor Silas Malafaia, acusando-o de homofobia por criticar o uso de símbolos católicos em posições homoeróticas durante a Parada Gay de 2011.


O presidente da Sociedade Racionalista, uma das entidades organizadoras do evento, afirmou que o Encontro surgiu com a proposta de ser uma festa, e logo cresceu: “Num primeiro momento, não estávamos tão interessados em promover discussões mais profundas. Foi uma coisa bem mais informal, no Parque Ibirapuera. Mas ao longo desse ano, alguns temas surgiram com mais força e se tornaram mais relevantes, como a defesa do Estado laico. Vemos a bancada evangélica tentando barrar discussões importantes na nossa sociedade de um ponto de vista religioso e achamos que isso é perigoso”, disse Diego Lakatos.

Já o presidente da ATEA, maior entidade agregadora de ateus do Brasil, Daniel Sottomaior, revelou que o crescimento do movimento ateu no Brasil é uma tentativa de “fazer com que o Brasil, 120 anos depois da proclamação da República, se torne (de fato em) um Estado laico”.

Ele ressalta porém que não é simples reunir ateus numa entidade: “Grande parte dos ateus tem uma independência intelectual tão forte que acaba sendo contraproducente a eles mesmos. Eu entendo que lutar contra o preconceito e a favor da laicidade deveriam ser causas caras não só aos ateus, mas a toda a sociedade”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

54 COMENTÁRIOS

    • O incrível é que os dois saíram do armário no mesmo tempo aqui no Brasil.

      Homossexual dá para entender. É carne, e a carne é maldita.

      Agora esses daí, não tem explicação.

      Aliás só tem uma.

      TRAUMA-DEUS-TIZAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!

      • No meu caso se trata de ler a Bíblia, observar as evidências e concluir que não há nada além dessa nossa curta e preciosa vida. Diante de novas evidencias posso é claro mudar de opinião, mas orgulhosamente assumo minha condição de agnóstico e estou disposto a assumir qualquer castigo por isto pois este seria absurdamente injusto.

        • Quer dizer, meu caro, que pelo fato de Caim ter matado o irmão, o seu vizinho tem tirado a vida da mulher dele, o ser humano, por lógica, é assassino?

          Você está discutindo a qualidade humana de um grupo social que se dizem seguidores do filho de Deus, aí é correto tirar ilações dos atos deles para denegar o Cristo que eles pregam?

          Teu pai é você?

          Bom, se mais argumentos disponibilizar, que os socialize, afinal não carrego a verdade comigo, mas vai que você está com a razão e me convença.

      • Estranho, Deus não ama seus filhos e filhas igualmente, não são todos iguais perante Deus, porque ele ama todas as suas criaturas?
        Um fio de cabelo não cai de nossas cabeças sem que Deus saiba e uma folha de árvores não cai ,sem que Deus permita?
        Não entendo o seu cometário, tudo o que está acontecendo é normal é para o aprendizado, para as pessoas, seguir os ensimanentos dele e amar a todos,como a si mesmas. Não é essa a mensagem? Chego à conclusão: quem discirmina, julga,mata, tem preconceito,é intolerante e não perdoa é o ser humano e depois fica jogando a culpa em Deus. É fácil assim, não assumir seus próprios erros.Todos os seres têm direito a liberdade e felicidade. Fala-se tanto dos homossexuais, mas ninguém sai na rua pra combater a corrupção, o ganho ilícito em várias áreas da sociedade, como por exemplo, nas religiões, que tem até bancos próprios, sonegam impostos,enganam o povo. Os homossexuais só querem viver a vida deles em paz. Os homossexuais, segundo, os ignorantes, não têm valor,mas são cidadãos da sociedade que pagam seus impostos e cumprem suas obrigações, se eles não têm direito a viver em sociedade, não deveriam pagar impostos, não acha? No entanto, eles são pessoas altamentes produtivas e dão muito lucro ao país, em todas as áreas profissionais. É triste, no século XXI, ainda existirem pessoas incapazes de aceitarem as diferenças.

      • isso e oque vc pensa.no seu comentário ja mostra o tamanho do seu preconceito.uma pessoa cheia de ódio no coraçao .que e capaz de fazer coisas horríveis. pelo simples fato de alguém nao concorda ou nao ter os mesmos gosto de uma pessoa muito mau amada como vc.vc sim e uma praga que tras odio e raiva para as pessoas.vc sim tinha que ser esmagado.

    • Já de minha parte nunca cheguei a conclusão que todo o religioso é burro, a maioria que conheço são pessoas inteligentes educadas ao contrario do Sr clamando e outros anônimos que nem tem a coragem de colocar o nome verdadeiro na hora de escrever besteiras.

  1. Livre arbítrio , cada um tem o direito de acreditar no que quiser , agora , se sentir intelectual por achar que tudo se formou de uma célula inanimada , ai é meio complicado.

  2. Que movimento social é esse.

    Pela minha experiencia no mundo jurídico, movimento social tem por objetivo de promover alguma coisa, ou mudança, à sociedade. E o que essas entidades como ATEA, Sociedade Racionalista, ou Sociedade da Terra Redonda fazem à sociedade como o todo? Promovem a igualdade? Tem como objetivo ajudar o próximo? Fazem alguma coisa aos que estão em situação de vulnerabilidade ou risco?

    NÃO!!!!

    Estão discutindo a presença da filosofia ateísta na França, (é esse o sentido real da frase)!

    Ou da necessidade do estado laico, mas para quê vocês querem o estado tão laico????

    Para permitir que o dinheiro que poderia ir às cirurgias e atendimento médico de emergência, tratamento de câncer, possa ser usado para garotas que rebolam no funk abortarem os filhos que tem com os manos?

    Ou permitir uma legalização de entorpecentes para quem quer usar e ninguém ter a ver com isso? Como se o crime de fato só tivesse no raio da ação daquele que só provocou?

    Para se institucionalizar o casamento homoafetivo e, deste, modo surrupiar a verdadeira família que sobreviveu por milhares de anos, a saber, homem e mulher?

    Eu não gostaria de falar isso.

    Mas vocês, dessas sociedades, que logo se tornarão paramilitar, vão procurar o que fazer, bando de mauricinhos e patricinha que nunca levaram um pau na vida e pensa que a VIDA é livro.

    Não vou responder a argumentos cretinos. Perdi a paciência.

    • Concordo Homem Sábio.

      Estes pseudos movimentos sociais, estão corroborando para aumentar o caos social que vivemos. Se excluimos o criador dos valores morais objetivos que é DEUS, conseguentemente estamos lutando á favor por uma sociedade cada vez mais patológica e corrupta.

      No meu prisma, não dependemos da intelectualidade para mudar esta atual sociedade, dependemos sim, de pessoas que tenham sabedoria e sejam incorruptíveis.
      E para chegarmos á uma sociedade benevolente, precisamos de atitudes SÃ, e só conseguimos através de JESUS CRISTO.

    • Para quem se diz um homem sábio que belo saco de gatos criou. Só para comentar o final, o Sr sabia que quem adora um grupo paramilitar são religiosos ? Pesquise nos EUA sobre milícias e salvo engano não há uma milicia ateísta , na Inglaterra por exemplo existem suspeitas da formação de uma milicia de origem muçulmana e nada de milicia ateísta. Sou um critico de certos comportamentos da ATEA, mas descanse a cabecinha, vamos ser sempre uma minoria e nem de longe sonhamos em acabar com a religião, só não queremos que ela seja usada para oprimir outras pessoas.

  3. Estas entidades se organizam com a suposta ideia de lutar por um estado laico, mas que, é para defender sua causa.
    O intuito destas entidades é para abolir DEUS da sociedade, com o sofisma de está lutando por um país verdadeiramente republicano.
    Eles estão “apelando”, porquê não estão conseguindo abolir DEUS da humanidade através da ciência, e por este motivo, lutam por um estado laico.

    Esta luta deste ateus é contraproducente mesmo!

    • Isaías, dê uma olhada na Capa da Veja, que há muito tempo se tornou um semanário neo-ateísta, e veja que quão grande alarde eles anunciam a ferramenta sexual do Facebook, que logo se tornará, Sexbook. É como se fosse a maior invenção do campo comportamental da humanidade nos últimos 300 anos.

      E são tão caras de pau, que colocaram que talvez isso, de modo sarcástico, que é o último prego no caixão do amor romântico. Levando aos incautos que existem outro tipo de amor….

      Mas graças a Deus, que os leitores que responderam no semanário seguinte detestaram a reportagem e se indignaram com a matéria.

      • Sei lá outros, cada um ter sua ideia, mas no meu caso é que Deus não faz sentido, qualquer um . Não consigo ter fé religiosa, talvez seja um defeito meu, mas não consigo parar de questionar por exemplo se acreditar em no Deus mostrado na Bíblia terei que concordar com o apedrejamento de adúlteros, morte de inocentes, e por ai vai. Sei que existem explicações mil para essas coisas estarem na Bíblia, mas minha ética não é sujeita a contextos. Compreendo que povos mais primitivos fizessem sacrifícios humanos por exemplo, mas não tenho como apoiar tal pratica.

      • Não é interesse q ele não exista. Eu queria acreditar, isso sanaria várias dúvidas, acabaria com mtas questões existenciais, mas não consigo, não vejo td de um jeito tão simples; não consigo “amar” algo q vejo ser apenas um aspecto da cultura.

    • Não, Estevão, eu creio em você, pois sei que existes.

      Eu sei que você faz crescer as unhas dos teus pés, com sabedoria tua.

      Eu sei que você foi quem fez essa imensidão de estrelas, planetas, asteroides.

      Eu sei que você deu a Nostradammus visão antecipada do que está ocorrendo hoje.

      Eu sei que você fez os mares/oceanos/águas/chuvas/fogo.

      O ouro, a prata e diamante, foi você que fez.

      Ora, se você veio de um acaso de uma lama oceânica e nisso se transformou, então tudo é possível.

      Faça o favor, implore à sopa oceânica de onde nós viemos para trazer de volta animais em extinção,como dinossauros….

      Meu caro, a gente até se rebela pelo fato de Deus não fazer e não ser o que a gente espera, como seja, um presença mais constante e visível, mas daí denegá-lo por isso, daí denegá-lo por causa das lutas religiosas, das religiões, em face da minha não reflexão das coisas, do que me arrodeia.

      Procure saber sobre o código de bíblia, o 16(parte final), 17,18 e 19 de apocalipse sobre o catolicismo.

      Meu caro, um homem não igual a outro, coisa mal ensinada, daí uns Deus dotar de dons de visão, de cura, da pregação, uns com força física descomunal a ponto de enfrentar em luta dez do seu naipe e vencê-los.

      Vá com calma, pois você está vivendo a concretização das profecias, mas fica feito um Tomé: “Não basta vê, tenho que tocar”.

      Acho que você tem limitações, mas prefere demonstrar suposta irresignação a meditar, a buscar resposta, prefere pôr a culpa noutros, esquecendo que você é o culpado de não para para refletir o que ocorre em torno de você.

      Então devolvido fica, tolo não são os que buscam um Deus invisível (pois o ar, a célula também o são mas você não os denega por seus olhos não o contemplarem), sim os que não usam da razão que o rodeia para decretar: Há algo superior acima de nós todos.

  4. Nos meados do século 19 a ciência disse que explicaria tudo pela força e pela matéria , que eles ”enterrariam ” DEUS , mas o que vimos até agora são só teorias contestáveis , frágeis e até fraudulentas , então, creio que essa atitude dos ateus é um recurso que lhes restou , pois está ficando meio complicado esperar pela ciência.

        • Seria ótimo se nós, “auto-intitulados intelectuais”, realmente atraíssemos todos os leigos da face da Terra… Quantos mais pessoas instruídas, quanto mais pessoas livres dos dogmas mesquinhos e aviltantes da religião e sua crença numa fantasia (ainda por cima, fantasia perversa, vide o ente sanguinário, sádico, psicótico e contraditório de aberrações literárias como Corão e Bíblia), melhor será este mundo.

    • Com esta conclusão o Sr. já pode esperar o Juízo Final, afinal como gostam de dizer esta previsto na Bíblia e nada podem fazer sobre isto. Então espera sentado para ser como dizem arrebatado, curta o eterno Paraíso ao mesmo tempo que bilhões dos seus semelhantes, alguns cujo único pecado foi duvidar ou adorar a deidade errada, sofreram eternamente no Inferno. Espero eu o Paraíso elimine a empatia também ou vai ser um lugar em que muitos sofrerão com a falta de amigos e parentes. Eu sentiria muito pesar por meus amigos católicos, evangélicos , espiritas., Testemunhas de Jeová, Adventistas, etc… condenados ao sofrimento eterno.

    • Igor, a sua “IGORnorância” me deixa imprescionada! Idiota a proporção de ateus, descrentes, misticos, adoradores de deuses, etc…. era muito maior no início da era Cristá, mas muito mesmo, então o Cristianismo só cresce e cada vez mais,,, vai estudar Ohhh besta anormal!!!

  5. Ainda bem que as pessoas estão se soltando das amarras da ignorância.
    Aos que questionam o por que ateus querem um Estado Laico, imaginem vocês,cristãos, seguindo os dogmas do espiritismo por determinação de algumas pessoas do Governo. Acho que vocês não iam gostar muito, né?! Além do mais, esses dogmas do cristianismo funcionava pra controlar a massa na era medieval. Os anos passam e temos que evoluir!

  6. problema deles querem ser gado da nova ordem mundial,e receberem chips na mao e na testa,so nao reclamem quando houver a busca dos escolhidos da terra,e esses ficarem pra ver uma 3 guerra mundial.

    • Gado?! Ovelhinha falando em… gado? A propósito, TODAS AS GUERRAS foram fomentadas por religiosos, desde Cruzadas, Inquisição, passando pelo cristão Hitler e chegando aos terroristas islâmicos de hoje.

  7. PARA QUEM NAO ACREDITA EM DEUS. FIQUEM SABENDO, ELE EXISTE,EXISTE,EXISTE. E TEM MAIS. VOCE VAI VOLTAR PARA O POR DA TERRA, E UM DIA A TUA ALMA VAI SER JULGADA, POR QUEM VOCE DIZ QUE NAO EXISTE, AI VOCE VERAS A VERDADE.E QUEM VAI JULGAR E O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. A QUEM VOCE DIZ QUE NAO EXISTE, DEUS CONTINUARA SENDO ETERNAMENTE DEUS. QUE DEUS TENHA PIEDADE DE VOCE, ALIAS QUE VOCE TENHA COMPAIXA DE VOCE MESMO. DEUS ABENCOE.

    • Você só segue Deus porque tem MEDO do julgamento final, eu não tenho religião e sou uma boa pessoa, acredito num Deus que ama todos os seus filhos igualmente. Ao contrário de você que precisa de uma religião opressiva porque senão, você cai no abismo.
      Quem castiga, quem odeia quem lhe desobedece, quem pune e condena é o ser humano, isso nada tem a ver com Deus. Vocês pregam o preconceito e só acham que são santos os que são da mesma religião e que todo o restante da humanidade vai para o inferno,Quem inventouo diabo, foi a igreja católica, na época da opressão, juntou vários deuses pagãos greco-romanos e transformou numa única figura: o diabo, para domesticar e escravizar as pessoas pelo medo, pela culpa, pelo castigo e a tortura. Todas as religiões vêm do mesmo lugar, são repetitivas, farinha do mesmo saco. Vocês estão completamente enganados.

  8. comentarista da internet

    Essa coisa de moralidade estar atrelada a ideologias religiosas não passa de mito.
    O caráter resulta da interação da genética versus ambiente nos primeiros anos de vida.
    Um psicopata nato por exemplo, se não tratado e educado ainda jovem, pode ele fazer parte de qualquer ideologia religiosa ou coisa do tipo que ainda assim será um individuo perigoso.
    E isso vale para todas as patologias psicóticas congênitas ou genéticas.
    Plagiando um certo escritor, o ateu é antes de tudo um sujeito livre, e isso incomoda algumas personas.

  9. As pessoas mais bondosas e caridosas que eu já conheci,não tinham religião. Religião não garante santidade, bondade, caridade e fraternidade, as piores atrocidades do mundo foram praticadas pelas religiões, isso é história, aconteceu, não é lenda.
    Eu não acredito num Deus, mimado que se não obedecido, castiga, julga,condena e só escolhe aqueles que fazem as suas vontades e só faz milagres àqueles que pagam pelos seus serviços.
    Hoje a gente vê as religiões disputando feito abutres, os clientes fieis. Porque o interesse é poder em todas as áreas, por isso, que tem tanto religioso na politica, querem o controle de tudo: da mídia, da política,da religião, do dinheiro. Isso está tão nítido aqui no Brasil, principalemente, quanto a luz do dia. Os clientes vão não em busca de Deus,mas em busca de soluções para os problemas normais da vida, se contribuir, virá o milagre mais depressa, mas se mesmo assim, não vir, é porque a culpa é do cliente religioso que não tem fé, mas se acontecer é por causa da igreja que intercedeu por ele, ou seja, é um jogo,uma manobra psicológica de medo, culpa e tantas outras coisas. Mas num país, carente de educação, de sáúde, segurança, dignidade para todos, somente um milagre pra resolver estas questões, sem contar que o povo também não tem dinheiro pra se divertir,ir a bons teatros, shows, ler ou seja,se aculturar, então, os shows de certas religiões é um meio barato de diversão e também um jeito de arrumar marido ou esposa. É um gomo muito suculento para aqueles que querem enriquecer através da ignorância do povo. Eles acharam a galinha dos ovos de ouro. A famosa pilantropia. E depois, ainda querem convencer aos que enxergam tudo isso, que nós é que estamos perdidos e que eles vão salvar suas almas, de santos o inferno está cheio,rs . Outro dia, um amigo no trabalho me disse que quando ele era do mundo,fumava, bebia, jogava, roubava no jogo, era promíscuo,agora religioso, ele é outra pessoa. E eu lhe disse: bem, eu nunca fumei, não bebo bebida alcoólica de forma alguma, detesto jogo,não sou promíscua e não tenho religião, de que mundo você fala então? A qual mundo eu pertenço, e ele não soube o que me responder.rs Religião, não garante nada, só intolerância.

  10. Não existe “Estado Laico de fato”, existe Estado Laico, os religiosos é que mataram a aula no dia que o professor estava explicando o que é isso.

DEIXE UMA RESPOSTA