A família é um dos temas mais discutidos na atualidade, em quase todos os setores da sociedade. Alvo de críticas e ataques dos movimentos progressistas que visam relativizar os papeis atribuídos aos membros da família, como as funções paterna e materna, esse foi o tema do Congresso em Família, na Igreja Batista da Lagoinha, na semana passada.
Quem esteve para ministrar no evento no último dia 16 foi o Pastor Hernandes Dias Lopes, que além da função pastoral é um renomado escritor e conferencista, com mais de 130 obras publicadas. Na ocasião, o pastor contextualizou a história de Jó, descria na Bíblia, com a postura que muitos de nós temos diante da vida.
“Hoje eu quero tratar com vocês sobre a saga de uma família”, disse o Pastor, antes de fazer a leitura do capítulo 1 do livro de Jó, começando no verso 6. Hernandes exemplificou como Jó foi um homem rico, repleto de posses, mas que apesar da sua condição não se deixou dominar pela riqueza, permanecendo um homem íntegro e reto aos olhos de Deus.
“O problema é o amor ao dinheiro”, disse o Pastor, referindo-se a dificuldade que algumas pessoas possuem de servir ao Senhor independentemente da sua condição. A história de Jó, nesse caso, ilustra para todas às gerações como é possível se manter fiel a Deus, mesmo na pior das circunstâncias, uma vez reconhecida a soberania do Criador.
Hernandes destacou que a providência de Deus na vida de Jó, após tudo o que passou ao perder esposa, filhos e todos os seus bens, foi porque ele continuou adorando ao Senhor pelo que Ele É e não pelo que pode oferecer.
Neste sentido, o que parecia miséria para alguns, na verdade, foi o momento de maior crescimento espiritual de Jó, uma vez que ele só estava voltado para Deus. “Quanto mais perto de Deus, mais quebrantado e humilde” Jó ficava, ressaltou o pastor.
Assista a pregação completa de Hernandes Dias Lopes abaixo: