A Samaritan’s Purse, organização missionária que provê ajuda humanitária em diversos locais ao redor do mundo, está mais uma vez em mobilização para responder à crise vivida pelo Líbano, que enfrenta grave crise política depois da explosão no porto da capital, Beirute.
Presidida pelo pastor Franklin Graham, a Samaritan’s Purse (“bolsa do samaritano”, em português), enviou uma equipe com suprimentos a Beirute, com o propósito de oferecer ajuda aos cidadãos locais.
Informações mais recentes indicam que 171 mortes foram confirmadas e mais de seis mil pessoas foram feridas. A explosão do dia 04 de agosto se deu pelo armazenamento inadequado de três mil toneladas de nitrato de amônio, conforme informações do portal Uol.
No Facebook, Franklin Graham lamentou a tragédia ao anunciar envio de ajuda humanitária a Beirute: “A explosão massiva […] em Beirute, Líbano, foi ouvida e sentida a quase 150 milhas [cerca de 240 km] de distância, em Chipre. A explosão ocorreu a apenas algumas centenas de metros da Igreja da Aliança Karantina”, comentou.
Citando o pastor Sami Dagher, que fundou e pastoreou a igreja por décadas, Graham contou que o edifício da congregação, a escola bíblica e seus escritórios “sofreram muitos danos” no incidente.
“O país e seus cidadãos estão devastados. A Samaritan’s Purse irá ajudar a Igreja e o máximo que pudermos na comunidade. Você poderia se juntar a mim em oração por Sami e pela Igreja da Aliança Karantina? Por favor, ore também pelas famílias que perderam entes queridos e aqueles que foram mais afetados por este terrível incidente”, pediu.
A equipe da organização missionária carregou suprimentos e voou para o Líbano poucos dias depois da explosão. A equipe pousou em segurança no dia 8 de agosto, com as 26 toneladas de carga e sua equipe de resposta a situações de crise, composta por 15 membros. Uma iniciativa semelhante foi colocada em prática quando a Itália enfrentou o pior momento da pandemia de Covid-19.
Os integrantes da entidade têm trabalhado com seus antigos parceiros da igreja local para a distribuição de produtos de socorro, e estudam uma forma de atender aos feridos que não tiverem sido atendidos pelo sistema de saúde do país.
“É simplesmente devastador. É completamente insondável. Nunca tivemos nada parecido antes, mesmo na guerra civil [1975-1990] no Líbano”, disse um dos voluntários locais que é membro de uma igreja na capital libanesa e se juntou à Samaritan’s Purse. “Ele pediu que oremos para que a Luz de Cristo brilhe através dos membros de sua igreja enquanto eles ajudam, e por sabedoria para aqueles que estão liderando os esforços no terreno”, relatou a entidade, conforme informações do portal GodTV.