A TV Record vem registrando números superiores com a novela Os Dez Mandamentos se a audiência da segunda temporada for comparada com a primeira.
O Painel Nacional de Televisão (PNT) aponta que, em média, a segunda temporada da “novela bíblica” cresceu 31% se for feita uma comparação entre os dez primeiros episódios de cada temporada.
O jornalista Ricardo Feltrin, do Uol, especializado em televisão, informou que “a audiência passou de 11,2 pontos para 16,6 pontos de média no PNT […] onde cada ponto equivale a 240 mil domicílios”.
O sucesso da segunda temporada tem alguns ingredientes diversificados, como o sucesso da primeira temporada, com mais de 150 capítulos, e o agendamento da continuação, A Terra Prometida, já em produção.
“Obviamente é necessário observar que, se na primeira fase a novela era ainda ‘desconhecida’ do público, a segunda fase chegou alavancada pelo sucesso em si da primeira etapa, mais o bafafá em torno longa-metragem que ainda está em cartaz nos cinemas brasileiros”, acrescentou Feltrin, fazendo referência ao filme feito a partir de cenas da novela que se tornou o campeão de bilheteria do cinema nacional.
O “bafafá” a quem o jornalista se refere está no fato de que diversas salas onde o filme estava em exibição registravam, nos sistemas, carga total de ingressos vendidos, mas na prática, muitas delas estavam com lotação muito abaixo do total.
“Os Dez Mandamentos” superou a marca de 11,2 milhões de espectadores, porém, o jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem pontuando que “o número não significa que o longa bíblico tenha sido visto por mais espectadores do que o filme de José Padilha [‘Tropa de Elite’], que fez público de 11,146 milhões em 2010”, porque muitas das salas que tinham ingressos esgotados, na realidade, tinham lugares vagos: “Houve uma espécie de milagre da multiplicação dos ingressos: sessões oficialmente lotadas ostentavam poltronas vazias”, escreveu a jornalista Gabriela Sá Pessoa.