Brasil

Padre Fábio de Mello critica idolatria à virgem Maria e diz que “é Cristo quem nos salva”; Assista

Comentários (158)
  1. STARDUST disse:

    padre consciente.

    1. dayana disse:

      E aís stardust, como vai?

      1. STARDUST disse:

        oi dayana estou bem obrigado por perguntar.

  2. dayana disse:

    Ele ta lendo a Bíblia e conheço pastores que oram por ele!
    Deus o abençoe e ABRA SEUS OLHOS para que veja que o unico que pode imediar as orações é JESUS! E que Maria é apenas uma serva de Deus que Foi agraciada mais que não tem poder de interceder por nós!

  3. leandro disse:

    O Fabio de Melo cada dia me surpreende mais. Uma hora fala qeu é pessoalmente favorável a união civil de pessoas do mesmo sexo. Ali ao menos teve a decência de lembra-se que a Igreja Católica tem posição diferente do modernismo dele.

    Por outros pronunciamentos deste homem que pouco honra o ministerio presbiteral que recebeu já faz tempo que digo que ou ele deveria seguir apenas como fiel leigo( e dos mais fraquinhos) ou ir para uma das igrejas moderninhas como as alas majoritarias da Luterana ou da Anglicana (nas duas citadas ressalvo qeu temos os grupos minoritários que não aderiram ao canto da sereia modernista).

    AGORA ESTE SUPOSTO PADRE FALAR QUE NÃO TEMOS JESUS COMO NOSSO CENTRO DE ADORAÇÃO, AI JÁ É DEMAIS. Pelo visto no seminario ele passou longe do livro de catecismo. Vamos aos exemplos:
    Catecismo da Igreja Católica:

    “432. O nome de Jesus significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa do seu Filho feito homem para a redenção universal e definitiva dos pecados. Ele é o único nome divino que traz a salvação e pode desde agora ser invocado por todos, pois a todos os homens Se uniu pela Encarnação, de tal modo que não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos» (Act 4, l2) (17).

    480. Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, na unidade da sua Pessoa divina; por essa razão, Ele é o único mediador entre Deus e os homens.

    Entendeu Sr.melo o que a Igreja Católica ensina nos últimos 2000 anos ?

    Entendeu Sr.Melo o que a Igreja Católica ensina as crianças aos 07 anos de idade ?

    Se ele celebrasse mais missas e menos shows talvez se lembrasse que no tempo natalino a ICAR manda que padres bem melhores que ele REMEMOREM O NASCIMENTO DE CRISTO.

    Que na Pascoa nos relembramos a Paixão e Morte de Cristo na cruz( e não a de sua santa Mãe) e, sobretudo, COMEMORAMOS A VITÓRIA DE CRISTO JESUS SOBRE A MORTE E A REDENÇÃO QUE ELE CONCEDE AOS PECADOS.

    Que pena ver um tipo deste passar 7 anos no seminário sem aprender os rudimentos da Fé Cristã Católica.

    1. kelly disse:

      não é que vemos no nordeste do Brasil e nas missas!
      Levanta uma imagem de escultura em plena missa e a colocam nas alturas!

      Abra os olhos moço!

      1. leandro disse:

        E vc use os seus para olhar isto no folheto das missas moça:

        Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos Deus de Deus, Luz da luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, da mesma substância do Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: Se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, conforme as Escrituras; E subiu aos céus, onde está assentado à direita de Deus Pai. Donde há de vir, em glória, para julgar os vivos e os mortos; e o Seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele falou pelos profetas. Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Confesso um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo vindouro. Amém.

        Ou esta aqui:
        GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS!

        E paz na terra aos homens de boa vontade.
        Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai onipotente.
        Nós vos louvamos.
        Nós vos bendizemos.
        Nós vos adoramos.
        Nós vos glorificamos.
        Nós vos damos graças, por vossa imensa glória.
        Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito.
        Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.
        Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
        Vós que tirais o pecado do mundo,
        acolhei a nossa súplica.
        Vós que estais à direita do Pai,
        tende piedade de nós.
        Só vós sois Santo.
        Só vós sois o Senhor.
        Só vós o Altíssimo, Jesus Cristo.
        Com o Espírito Santo,
        na glória de Deus Pai.
        Amém

        SÃO REZADAS EM TODAS AS MISSAS kELLY, MAS SEUS OLHOS ESTÃO “ILUMINADOS” D+ PARA VER.

        1. STARDUST disse:

          leandro

          maria era virgem qdo concebeu Jesus mas e dp ? ela continuou virgem até morrer ?

          1. mauro disse:

            Sim, assim nos revela a patrística dos cristãos dos primeiros séculos.

            “Filho de Deus pelo desejo e poder de Deus, nasceu verdadeiramente de uma Virgem” (S. Inácio de Antioquia, “Carta aos Magnésios”, 110 d.C.).

            · “O Príncipe deste mundo ignorou a virgindade de Maria e o seu parto, da mesma forma que a Morte do Senhor: três mistérios proeminentes que se realizaram no silêncio de Deus” ( Santo Inácio de Antioquia, Ad. Eph. 19, 1: SC 10 bis, 74 ( Funk 1, 228 ); cf. 1 Cor 2, 8 ).

            · “E novamente, como Isaías havia expressamente previsto que Ele nasceria de uma virgem, ele declarou o seguinte: ‘Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e seu nome será chamado “Deus-conosco”‘. A frase ‘Eis que uma virgem conceberá’ significa certamente que a virgem iria conceber ser ter relacionamento. Se ela tivesse relacionamento com qualquer um que fosse, ela não poderia ser virgem. Mas o poder de Deus, vindo sobre a Virgem, a encobriu, e a induziu a conceber, embora ainda permanecesse Virgem” (S. Justino Mártir, “Primeira Apologia”, 148-155 d.C.).

            · “A Virgem Maria mostrou-se obediente ao dizer: “Eis aqui tua serva, Senhor; faça-se em mim conforme a tua palavra”. Entretanto, Eva foi desobediente; mesmo enquanto era virgem, ela não obedeceu. Como ela – que ainda era virgem embora tivesse Adão por marido… – foi desobediente, tornou-se a causa da sua própria morte e também de todo gênero humano; então, também Maria, noiva de um homem, mas, apesar disso, ainda virgem, sendo obediente, se tornou a causa de salvação dela própria e de todo o gênero humano… Assim, o problema da desobediência de Eva foi eliminado pela obediência de Maria. O que a virgem Eva causou em sua incredulidade, a Virgem Maria eliminou através da sua fé” (S. Ireneu, “Contra as Heresias” Harvey, 2, 124 180-199 d.C.).

            · “A Virgem Maria, tendo sido obediente à palavra de Deus, recebeu de um anjo a alegre notícia de que iria dar à luz ao próprio Deus” (S. Ireneu de Lião, “Contra as Heresias V, 19,1”, 189 d.C.).

            · “Apesar de permanecer virgem enquanto carregava um filho em seu ventre, a serva e obra da sabedoria divina tornou-se a Mãe de Deus” (Efraim o Sírio, “Canções de Louvor 1,20”, 351 d.C.).

            · “Houve quem negasse que Maria tivesse permanecido virgem. Desde muito temos preferido não falar sobre este tão grande sacrilégio. Maria (…) que é mestra da virgindade, (…) não podia acontecer que aquela que em si tinha trazido Deus resolvesse andar as voltas com um homem. Nem José, varão justo, cairia nessa loucura de querer misturar-se com a mãe do Senhor, em relação carnal”.( Santo Ambrósio, De Inst. Virg. I, 3).

            · “O Verbo gerado do Pai do céu, inexpressavelmente, inexplicavelmente, incompreensivelmente e maneira de eterna, nasceu há tempos atrás da Virgem Maria, a Mãe de Deus” (S. Atanásio, “A Encarnação do Verbo de Deus 8”, 365 d.C.).

            · “O Filho de Deus encarnou-Se, isto é, foi gerado de modo perfeito por Santa Maria, a sempre Virgem, por obra do Espírito Santo” (Santo Epifânio, Ancoratus, 119,5; DS 44, 374 d.C.).

            · “Se alguém disser que a Santa Maria não é a Mãe de Deus, ele está em divergência com Deus. Se alguém declarar que Cristo passou pela Virgem como se passasse por um canal, e que não se desenvolveu divina e humanamente nela – divina porque não houve a participação de um homem, e humanamente segundo a lei da gestação – tal pessoa é também herege” (S. Gregório de Nanzianzo, “Carta ao Sacerdote Cledônio”, 382 d.C.).

            · “Invoco o Espírito Santo para que Ele possa se expressar através da minha boca e, assim, defenda a virgindade da bem-aventurada Maria. Invoco o Senhor Jesus para que proteja o santíssimo ventre no qual permaneceu por aproximadamente dez meses, sem quaisquer suspeitas de colaboração de natureza sexual. Rogo também a Deus Pai para que demonstre que a mãe de Seu Filho – que se tornou mãe antes de se casar – permaneceu Virgem ainda após o nascimento de seu Filho.” ( São Jerônimo, Da Virgindade Perpétua de Maria, Cap. 2, 383 d.C. )

            · “Você diz que Maria não continuou virgem. Eu brado ainda mais que José, ele mesmo, aceitou que Maria era virgem, de modo que de um casamento virgem nasceu um filho virgem. Porque se, como um homem santo, ele não se apresentou com a acusação de fornicação, e está escrito que ele não teve outra esposa, mas foi o guardião de Maria, aquela que foi tida por sua esposa, mas não ele por seu marido; a conclusão é que aquele que foi julgado digno de ser chamado pai do Senhor, permaneceu casto.” ( São Jerônimo, Da Virgindade Perpétua de Maria, Cap. 21, 383 d.C. )

            · “Nos ajuda a compreender os termos “primogênito” e “unigênito” quando o Evangelista diz que Maria permaneceu Virgem “até que deu à luz ao seu filho primogênito” [Mt 1,25]. Nada fez Maria, que é honrada e louvada acima de todas as outras: não se relacionou com ninguém, nem jamais foi Mãe de qualquer outro filho; mas, mesmo após o nascimento do seu filho [único], ela permaneceu sempre e para sempre uma virgem imaculada” (Dídimo o Cego, “A Trindade 3,4”, 386 d.C.).

            · “Entre todas as mulheres, Maria é a única a ser, ao mesmo tempo, Virgem e Mãe, não somente segundo o espírito, mas também pelo corpo. Ela é mãe conforme o espírito, não d’Aquele que é nossa Cabeça, isto é, do Salvador do qual ela nasceu, espiritualmente. Pois todos os que nele creram – e nesse número ela mesma se encontra – são chamado, com razão”, filhos do Esposo” [Mt 9,15]. Mas, certamente, ela é a mãe de seus membros, segundo o espírito, pois cooperou com seu amor para que nascessem os fiéis na Igreja – os membros daquela divina Cabeça – da qual ela mesma é, corporalmente, a verdadeira mãe” (S. Agostinho, “A Virgindade Consagrada 6,6”, 401 d.C.).

            · “Maria permaneceu Virgem concebendo seu Filho, Virgem ao dá-lo à luz, Virgem ao carregá-lo, Virgem ao alimentá-lo de seu seio, Virgem sempre” ( Santo Agostinho, sermão, 186, 1: Pl 38, 999 ).

            · “Quem jamais houve que tivesse ousado proferir o nome de Maria sem acrescentar a palavra “Virgem”? Porque Ela permaneceu Virgem ilibada. Negá-lo, seria grande perversidade”. (Santo Epifânio, Panarion, em “Adversus haereses”, 403 d.C.).

          2. STARDUST disse:

            Mauro

            Sua resposta apesar de longa não resolveu a questão. Eu esperava, quando perguntei ao leandro se maria permaneceu virgem até a morte dela que essa questão fosse respondida usando somente a bíblia sagrada, que é o única bussola do cristão, mas esqueci que os católicos além da bíblia adotam manuscritos da tradição católica como verdades supremas.

            Mauro, é possível vc dirimir essa dúvida utilizando somente a bíblia, essa sim inspirada por Deus, ao invés de manuscritos católicos inspirados pelo homem?

            Ou será que é impossível aos católicos utilizarem somente a bíblia para comprovar que maria realmente permaneceu virgem até a morte dela?

            É necessário lembrar que as sagradas escrituras (bíblia) são a única fonte de doutrina cristã para os seguidores de Cristo:

            “Estes eram mais nobres do que os de Tessalônica e receberam a palavra com ansioso desejo, indagando todos os dias, nas Escrituras, se essas coisas eram de fato assim” ( atos dos apóstolos 17:11 – bíblia católica ave maria )

          3. kelly disse:

            Leandro,

            CADÊ A PALAVRA DE DEUS NESTA TUA HISTÓRIA MOÇO?
            A PALAVRA DE DEUS (BíBLIA) É A VERDADE, FORA DELA NÃO Há verdade só heresias.

          4. leandro disse:

            Em complemento a resposta do Mauro vou logo falando que a passagem que fala que José não a conheceu até o nascimento de Cristo não serve para provar que eles tiveram filhos.

            Veja que o até era uma forma hebraizante de falar até nunca frequentemente:
            EX Micol não teve filhos até sua morte em II Samuel
            Em Números se diz que os reis não poderiam resistir a Israel até virarem pó. Alguém aqui acredita que o “Pó” real resistiu aos judeus depois disto?

          5. STARDUST disse:

            LEANDRO DIZ: “Em complemento a resposta do Mauro vou logo falando que a passagem que fala que José não a conheceu até o nascimento de Cristo não serve para provar que eles tiveram filhos.”

            STARDUST OBSERVA: como assim não serve? mesmo que não servisse, então porque na bíblia está escrito o seguinte:

            ” Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe.E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te ” (Mateus 12:46-47)

            leandro, como vc pode dizer que não há provas de que maria teve outros filhos, se a própria palavra de Deus diz que Jesus tinha outros irmãos ???

            Melhor vc parar por aqui que vc já se complicou…

          6. leandro disse:

            Stardust

            Se o SOLA BIBLIA é a única fonte de fé para os dogmas dos cristãos te peço duas coisas:
            1) Uma passagem dentro de algum livro da Biblia que mostre a lista do canon biblico. Seja o canon de 66 livros de vcs ou o canon de 73 de minha Igreja.
            2) Os protestantes falam que depois de Malaquias o espirito profético abandonou Israel. Cessaram a escrita dos livros santos do AT. Ok até posso admitir, SE VC ME MOSTRAR ESTA PASSAGEM ONDE ALGUM PROFETA FALA QUE DE MALAQUIAS ATÉ JOÃO BATISTA NÃO HÁ NENHUM PROFETA.

            Quero ver a coerencia doutrinaria de vcs.

          7. STARDUST disse:

            Leandro

            percebo que a minha pergunta deixou vc sem uma resposta plausível… resta a tática de tentar desviar o assunto para outro… tá aprendendo bem com os evangélicos aqui do site…

            então leandro, pela sua incapacidade de mostrar na bíblia católica que maria morreu virgem como a tradição católica alega, chegamos a conclusão que realmente maria era virgem até conceber Jesus, seu filho mais velho, porém não foi mais virgem após isso, pois teve outros filhos com josé após Jesus. Maria portanto não morreu virgem.

            E para a sua informação, não me coloque no mesmo caldeirão que os evangélicos… eu não sou evangélico… a diferença entre católicos e evangélicos é que os católicos veneram ídolos mortos e os evangélicos veneram ídolos vivos, tais como lideres evangélicos, cantores gospel e outros…

            Sobre a falta de informação bíblica sobre os livros que correspondem a própria bíblia, seja católica ou protestante, lembre-se que a bíblia é um conjunto de livros, e que cada um foi revelado em seu tempo por Deus. Não há lista de livros da bíblia na própria bíblia… a bíblia não foi elaborada em alguns anos… E estudiosos juntaram o velho testamento aos 4 evangelhos e as epístolas dos apóstolos à igreja e formaram o que hj conhecemos por bíblia. Para sua informação a própria palavra bíblia não existe na bíblia.

            Agora, se os “estudos teológicos” da tradição católica que dizem essas asneiras de que maria morreu virgem é tão de Deus, porque não foram incorporados à própria bíblia católica?

            Os estudiosos não aceitaram a junção de tais estudos porque eles entram em conflito com os evangelhos e as demais escrituras… imagina só… nos evangelhos diz que maria não conheceu a josé ATÉ que Jesus nascesse, e mais adiante diz que Jesus tinha irmãos por parte de sua mãe maria, comprovando que maria não permaneceu virgem, pois teve outros filhos após Jesus, mas depois, o “estudo católico” dizendo que maria morreu virgem… seria estranho não? e a bíblia não é contraditória… não é mesmo?

            Se os “estudos da tradição católica” fossem tão confiáveis assim, jamais os estudiosos deixariam de fora da própria bíblia católica.

            ah, e quanto essa cisma que vcs tem de nós utilizarmos 66 livros e vcs 73, e sua acusação de que suprimimos livros da própria bíblia, veja que a teologia católica é tão contraditória que um desses livros que vcs adotam como revelado, o livro de Baruc, porém que não consta na bíblia protestante, esse próprio livro de baruc condena a idolatria católica:

            “A língua desses deuses é polida por um artista. Mas, apesar de dourados e prateados, são falsos e incapazes de falar. Como se fora para uma donzela apaixonada por enfeites, eles pegam ouro e confeccionam coroas para serem colocadas nas cabeças de suas divindades. Acontece, até, que os sacerdotes roubam o ouro e a prata para utilizá-los em proveito próprio, ou para presentear prostitutas que mantêm em suas casas. Eles ataviam com lindas vestes, como se fossem homens (esses deuses) de prata, de ouro ou madeira, enquanto estes nem mesmo são capazes de defender-se contra a ferrugem e os vermes. Vestem-nos de púrpura; precisam, porém, tirar-lhes do rosto a poeira que neles se acumula.” ( baruc 6:7-12 bíblia católica ave maria )

            Viu, leandro? a própria bíblia católica condena a idolatria… vc já não conseguiu provar usando a bíblia católica que maria morreu virgem, e como quis desviar o foco para a quantidade de livros na bíblia… no fim, sempre esbarra no mesmo problema… a teologia católica não se sustenta em si mesma.

            E o que o padre está dizendo, só confirma o que os que leêm a bíblia ( seja católica ou protestante ) já sabem… maria não é nosso alvo de culto, nem merece nossa adoração.

            mais algum outro católico quer tentar provar o impossível?

          8. JEANN disse:

            Leandro,
            Leia o texto abaixo, por favor…

            “E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe” Mateus 12:46-50

            Agora te pergunto, quem é mais importante pra Jesus, sua mãe Maria, ou aqueles que fazem que buscam fazer a vontade de Deus ?

            Podes usar a sua bíblia também pra responder, não tem problema.

          9. leandro disse:

            Jeann

            Maria é o maior exemplo de pessoa que serviu e Cristo e o ouviu antes mesmo Dele pronunciar as suas primeiras palavras como Deus Feito Homem.

            Veja Zacarias que era sacerdote mais velho que ela duvidou que sua mulher tivesse filho em idade avançada(esquecendo-se que Deus já tinha permitido isto antes).
            Agora nunca se virá antes uma virgem engravidar sem o auxilio de um varão.

          10. JEANN disse:

            leandro,

            O fato de Maria ter obedecido a Deus não faz dela o maior exemplo de serva.
            Talvez pra vc seja, mas há tantos outros que fizeram a vontade de Deus, Abraão oferecendo seu filho por exemplo. Pra mim esse fato de ter que sacrificar seu único filho amado é muito pior do que dizer a Deus: “seja feita conforme a tua vontade”. O que seria mais difícil pra vc, ter que queimar seu filho vivo que vc tanto ama ou dizer “seja feita a tua vontade”.

            O texto de Mateus 12:46-50 que citei anteriormente mostra de forma clara que Jesus considera qualquer um que faça a vontade de Deus como sendo seu irmão, irmã ou mãe. Ou seja, perante Deus qualquer que faça a vontade de Deus é semelhante a estes.

          11. leandro disse:

            Stardust

            Estavamos falando , a principio, sobre a centralidade do Cristo no culto católico. FOI VC QUEM TROUXE O ASSUNTO SOBRE MARIA A BAILA. E já que vc mesmo disse que todos os argumentos da apologética protestante se baseiam na Biblia fiquei curioso de saber se tinha resposta para isto e quis mostrar o quanto vcs se condenam tambem naquilo que reprovam em nos. Que é o de seguir tradições de homens.
            Na Biblia vemos frequentemente qeu o termo rimão serve para designar varios graus de parentesco. Mesmo seeptuagina grega do seculo III AC manteve o costume de se traduzir primo e outros tipos por irmão. Basta ver Genesis onde Abraão chama LOT de irmão mesmo sendo seu tio.

            Se Cristo tivesse irmãos frutos da união de seu pai terrestre e Maria então esta teria sido confiada a algum deles.

          12. STARDUST disse:

            Leandro

            vc diz: “Estavamos falando , a principio, sobre a centralidade do Cristo no culto católico. FOI VC QUEM TROUXE O ASSUNTO SOBRE MARIA A BAILA”

            ora… mas todos que passaram pela religião católica sabe que esse discurso de que Jesus é o centro da adoração no catolicismo é conversa fiada… lá mais se ouve sobre maria… até alguns aqui já confirmaram isso.

            Falei de maria pq é necessário abrir os olhos dos católicos sobre os erros da tradição católica que não encontram respaldo com as escrituras sagradas, a saber a bíblia.

            Vc continua se fazendo de desentendido e mesmo com a clara evidencia de que Jesus tinha irmãos fruto do relacionamento ´posterior ao nascimento de Jesus, de maria e josé, insiste no erro de dizer que Jesus era filho único de maria somente para manter essa heresia de que maria morreu virgem…

            Vamos a mais uma evidencia bíblica de que maria teve filhos após Jesus e portanto ela não foi virgem após o nascimento de Cristo, católico leandro???

            leandro, vc sabe a diferença entre filho unigênito e filho primogênito??? se não sabe, lá vai:

            unigênito = filho único

            primogênito = o primeiro filho a nascer, filho mais velho,

            Agora vejamos a condição de Jesus perante Deus em relação à filiação:

            “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho UNIGÊNITO ao mundo, para vivermos por meio dele.” (I João 4:9)

            portanto, diante de Deus, Jesus é filho unigênito, ou seja, único!

            Agora vejamos a condição de Jesus perante maria, em relação a filiação:

            “E deu à luz seu filho PRIMOGÊNITO, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria” (São Lucas 2:7 – biblia católica ave maria )

            Veja que a própria biblia católica confirma que Jesus era filho primogênito de Maria, ou seja, o filho mais velho dela, portanto Jesus não era o único!

            Podes explicar mais essa contradição da religião católica leandro? Se vc quiser sair de fininho, fique a vontade, ou reconheça que Maria não morreu virgem e nem é digna de adoração. Somente Jesus!

            Ah… e nem uma palavra sua sobre a advertencia do livro de baruc ( livro encontrado somente na biblia católica) que repreende a adoração a ídolos???

            Converta-se ao Senhor e deixe as tradições dos homens, leandro!

          13. mauro disse:

            Stardust

            esclarecendo..nós, católicos, cremos que a Bíblia é Palavra de Deus porque sabemos, pela História, que Jesus fundou uma Igreja visível e que esta Igreja determinou quais livros deveriam ser considerados como Palavra de Deus e quais não deveriam; nisto, corroboramos com o que ela (a Igreja) diz e não como fazem alguns que porque a Bíblia diz então eles crêem. O importante é que ela aponta a autoria da Bíblia para Deus; não diz nada que esta Palavra seja a única regra de fé e contenha tudo.

            Sabemos que Paulo foi o primeiro a escrever e sabemos que em sua Carta aos Coríntios fala da Última Ceia. Como aprendeu isto se ele não estava lá [na Ceia]? Certamente, não leu em parte alguma, pois até então não existia nenhum livro do Novo Testamento. De alguma pregação dos apóstolos é que aprendeu este mistério. Isto quer dizer que o ensino oral era o que berçava as primeiras comunidades cristãs.

            São João, em sua segunda Carta, expressa:

            “Tenho muitas outras coisas para escrever-vos, porém, não quero fazê-lo por tinta e papel, pois espero ir até vós e falar-lhes face a face, para que nosso gozo seja completo” (2João 1,12).

            João não está dizendo que quer ir explicar-lhes a carta; para ele, é mais importante o ensino que lhes possa dar oralmente ao invés daquele lido em suas cartas. João sabe que ao ir pregar-lhes oralmente, o gozo dos fiéis será completo. Ademais, Jesus mandou que pregasse e não que escrevesse (Mateus 28,20); tão somente cinco apóstolos decidiram escrever: Pedro, João, Tiago Menor, Judas e Mateus; mas TODOS os Doze pregavam sem papel.

            A razão pela qual se passou a escrever Cartas foi a impossibilidade dos Apóstolos alcançarem todos os povos. Perante esta situação, as cartas eram usadas para fazer-lhes algumas recomendações e exortações, PORÉM, NUNCA SUBSTITUÍRAM o ensino oral. Se lermos as Cartas, veremos que há muitas coisas que as comunidades deviam saber para que os autores apenas fizessem recomendações sobre elas. Eles não estendem suas cartas para ensinar-lhes coisas novas.

            Na Carta aos Coríntios, Paulo não os ensina como fazer a fração do pão, mas bem os repreende pela forma com que celebravam (1Coríntios 11).

            Na Carta aos Hebreus, não lhes repete os primeiros ensinamentos sobre Cristo; lhes dá por conhecidos (Hebreus 6,1-3).

            Se lermos a Carta aos Gálatas, diz:
            “Quisera estar convosco agora mesmo e mudar de tom, pois estou perplexo quanto a vós” (Gálata 4,20).

            Paulo está consciente de que um povo deve estar escutando a pregação adequada para cada circunstância. Por isso fala em “mudar de tom”. Com a simples Escritura, isso não era possível e, por essa razão, Paulo desejava ir à Galácia para fazer-lhes ver as coisas mediante um tom de voz apropriado. Se, por exemplo, alguém deixasse um recado a outra pessoa sobre algo, esta, quando chegasse, não saberia em que tom foi dito se a pessoa que tomou o recado não disser-lhe pessoalmente. Imagine-se, então, quando se tratar de levar o Evangelho de Cristo!

            Fica-nos claro, assim, como a própria Escritura não busca ser autosuficiente, mas uma ferramenta a mais de Deus para comunicar-Se ao homem. Não que esteja abaixo da pregação apostólica, mas sujeita a esta.

          14. STARDUST disse:

            Mauro

            entendi o que vc quis dizer, mas seu argumento esbarra num detalhe… pois bem, realmente nem tudo o que ocorreu na igreja primitiva está relatado, e sabemos somente um pouco do que aconteceu através das epístolas, mas essa coisa de “tradição oral” tem que ser observado uma coisa…

            pode a “tradição oral” dizer uma coisa, e as epístolas outra?

            Eu não imagino paulo, pedro, joão ensinando em viva voz e pregando que podemos adorar pessoas supostamente santas, e nas epístolas porém a idolatria ser condenada… lembre-se que Deus não é de confusão.

            A pregação é válida, seja de um apóstolo da bíblia ou de um irmãozinho simples dos dias atuais somente se o que ele prega tem coerencia com o que está escrito na palavra de Deus.

            Portanto, a tão propagada “tradição oral” católica não tem base bíblica. Nem mesmo na própria biblia católica.

            Mauro e demais católicos, meditem na seguinte passagem… serve para vcs:

            “”Estes eram mais nobres do que os de Tessalônica e receberam a palavra com ansioso desejo, indagando todos os dias, nas Escrituras, se essas coisas eram de fato assim” ( atos 17:11 – biblia católica ave maria )

          15. leandro disse:

            Stardust

            Pelo visto teu tempo na IURD te convenceu que a má fé é uma constante na vida de muitos. Nunca será conversa fiada para mim o fato de que Jesus é o centro de nossa adoração. Um mero folheto guia de missa já mostra isto. Negue a vontade, para mim já se torna uma questão de julgamento subjetivo e pessoal de sua parte.

            Unigênito X Primogênito
            Mais uma falsa distinção entre uma palavra que pode ter mais de um significado. Não que vc vá aceitar, mas mesmo assim….

            No Evangelho de São Lucas lemos: “Maria deu à Luz o seu filho primogênito” (Lc 2,7). Aqui os protestantes enxergam indícios de que o Senhor foi somente o primeiro filho de Maria. Ora, a palavra “primogênito” só significa primeiro filho, podendo ele ser filho único ou não.

            A própria Escritura Sagrada dá testemunho disto, vejamos:

            “O Senhor disse a Moisés: “Faze o recenseamento de todos os primogênitos varões entre os israelitas, da idade de um mês para cima, e faze o levantamento dos seus nomes.” (Num 3,40) (grifos meus).

            Se para que seja primogênito é preciso que haja outros irmãos, como pode haver primogênitos “da idade de um mês para cima”?

            Um outro exemplo está no livro do Êxodo: “e morrerá todo primogênito na terra do Egito, desde o primogênito do faraó, que deveria assentar-se no seu trono, até o primogênito do escravo que faz girar a mó, assim como todo primogênito dos animais.” (Ex. 11,5).

            E a promessa de Deus se cumpre, onde lemos: “Pelo meio da noite, o Senhor feriu todos os primogênitos no Egito, desde o primogênito do faraó, que devia assentar-se no trono, até o primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. O faraó levantou-se durante a noite, assim como todos os seus servos e todos os egípcios e fez-se um grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto” (Ex. 12,29-30).

            A própria tradição ensina que o Faraó só tinha um único filho. Desta forma, a palavra “primogênito” em Lc 2,7 não prova que o Senhor teve outros irmãos.

          16. STARDUST disse:

            leandro

            Vc insiste no erro de dizer que Jesus não teve irmãos, vamos ver mais uma prova incontestável?

            A bíblia relata que a mãe de Jesus e os irmãos Dele queriam falar com Ele:

            “Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele.” (Marcos 6:3)

            Repare que um dos irmãos de Jesus se chamava Tiago, fato comprovado mais tarde:

            ” e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor.” (Gálatas 1:19)

            Leandro, a bíblia cita nominalmente o nome de 4 irmãos de Jesus, filhos de josé com maria… e ainda fala que Jesus tinha inclusive irmãs… mais uma vez, a suposta virgindade eterna de maria cai por terra…

            Maria foi virgem somente até ter Jesus, como a própria bíblia afirma… maria não é uma virgem eterna, nem deve ser alvo de adoração de ninguém.

            Continue tentando, leandro!

          17. leandro disse:

            Ainda sobre Até e Primogênito

            Um otimo artigo do reverendo William Most

            Em Mt 1, 25, os protestantes apontam para duas palavras: até que e primogênito.

            Resposta: “Até que”: muitas palavras antigas têm diversos significados possíveis. Às vezes a palavra “até que” abrange o tempo posterior ao indicado mas nem sempre isso acontece. Em Dt 34, 6, Moisés foi enterrado “e até hoje ninguém sabe onde se encontra sua sepultura”. Isto era verdade no dia em que o autor do Deuteronômio relatou o fato; e continua sendo verdade ainda hoje. No Sl. 110, 1, conforme interpretado pelo próprio Jesus, “o Senhor disse ao meu Senhor (= de Davi): ‘Senta à minha mão direita até que eu coloque os teus inimigos sob os teus pés’”. Obviamente, Jesus sempre estará à direita do Pai; logo, a palavra até que jamais significará uma mudança de estado. O Sl 72, 7, um salmo messiânico, diz que em seus dias “a paz abundará até a lua não mais existir”. Aqui novamente, o poder do Messias jamais deixará de existir ainda que a lua deixe de brilhar (Mt 24, 29). Em 2Sm 6, 23, diz-se que “Mical, esposa de Davi, não terá mais filhos até o dia de sua morte”. Logicamente, ela não os terá mesmo após sua morte! Em Mt 11,3, Nosso Senhor diz que se os milagres feitos em Cafarnaúm tivessem sido feitos em Sodoma, “ela teria durado até o presente dia”. Isso não significa que Jesus a destruiria logo a seguir. Em Mt 28, 20, Jesus promete que permanecerá com sua Igreja e seus seguidores “até o fim do mundo”. Será que deserdará depois, na eternidade? Em Rm 8, 22, São Paulo diz que toda a Criação suspira, esperando pela revelação dos filhos de Deus até os seus dias (de Paulo). Nem por isso ele irá para sua missão, mas continuará até a restauração final. Em 1Tm 4, 13, o apóstolo pede para que Timóteo se devote à leitura, exortação e ensinamento “até eu (Paulo) chegar”. Isso não quer dizer que Timóteo deveria parar de fazer tais coisas após a chegada de Paulo. E existe muitos outros exemplos, embora estas poucas citações sejam suficientes para demonstrar que a expressão “até que”, no Antigo e no Novo Testamento, significa uma mudança de coisas que está para acontecer segundo o ponto a que se refere.

            Até mesmo J.P. Meier, que trabalha estressantemente para tentar provar que Jesus tinha irmãos naturais, admite que o argumento baseado na expressão “até que” nada prova (em CBQ – jan./1992, pp.9-11).

            Primogênito: Jesus é assim chamado em Lc 2, 7 (e também em Mt 1, 25, se considerarmos a adição ao texto grego encontrada na Vulgata latina). Este termo se refere ao hebraico bekor, que expressa principalmente a posição privilegiada do primeiro filho com relação aos demais filhos. Não implica, porém, na existência real de outros irmãos. Podemos ler numa inscrição grega encontrada numa sepultura em Tel el Yaoudieh (cf. Biblical 11, 1930, pp.369-390) que uma mãe faleceu ao dar à luz ao seu filho: “Nas dores do parto de meu filho primogênito, o destino me trouxe o fim da vida”. No mesmo sentido, existe outro epitáfio em Leontópolis (v. “Biblical Archaeology Review,” Set.-Out./1992, p.56).

          18. STARDUST disse:

            leandro

            mais um texto enorme da tradição católica que não prova nada e nem uma palavra sobre baruc 6:7-12???

            É um assunto comprometedor para vc, falar sobre o texto de baruc que só existe na bíblia católica?

          19. mauro disse:

            STARDUST

            esta discussão é findada pois não existe idolatria nos ensinamentos da Igreja. Se houvesse uma referência sequer te daria razão. Quando falamos sobre adoração na Igreja Católica, ela se refere unicamente ao Santíssimo Sacramento. Caso contrário, repito, a discussão é inócua.

          20. STARDUST disse:

            mauro

            A idolatria a imagens é notória na ICAR… não adianta dizer que são coisas diferentes…

          21. leandro disse:

            Primeiro falávamos de Centralidade de cristo na liturgia. Ai vc passa para Maria e irmãos de Jesus. Quando respondo ai vc me acusa de mudar de assunto. Agora quer falar sobre Baruc.

            Esta usando táticas diversionistas que tanto reprova Stardust. Acusa os católicos de usar tradições de homens e alega ser solabiblia. Mas não consegue achar dentro da Biblia bases para saber o porque de seus 66 livros e nem a base para alegar que depois de Malaquias encerrou o tempo de revelações de Javé até a vinda de Cristo.

            Não vou te chamar de mentiroso ou contador de balelas, pois isto é ato de julgamento que cabe a Deus e não a mim. Mas vejo que demonstra uma serie de incoerências em sua prática de verdades de Fé.

            De Baruc nada daquilo ali me acusa a consciência. E por que…
            Nunca considerei qualquer imagem mágica ou protetora.
            Não considero qualquer santo servo de Deus meu salvador ou meu dador da minha vida. Não creio, que qualquer um deles tenha poderes próprios de cura ou similar.

          22. STARDUST disse:

            leandro

            que bom que vc desistiu de tentar provar o impossível… de que maria morreu virgem… já tava ficando ridículo. Maria foi virgem até ter Jesus. Ponto! Após, ela foi uma esposa normal para josé e lhe deu filhos conforme mencionado nas escrituras.

            Sobre baruc enfim também vc respondeu. Se não te acusa, não serve para ti, ok. Só não venha aqui falar essas bobagens de que na ICAR somente Jesus é adorado. Isso não é verdade.

          23. leandro disse:

            Stardust
            Sinceramente se quer se auto iludir a respeito de ter mostrado pelo uso de até ou do termo unigênito que Maria teve outros filhos esteja a vontade para viajar na maionese.

            pelo sola bíblia vc nada provou. Quanto a continuar insistindo que estou a usar de má fé e que não mostrei que Cristo é nosso centro de adoração na ICAR lamento que esteja usando de tamanha má fé e leviandade dignas do Levi tocando no assunto do aborto.

          24. STARDUST disse:

            Leandro

            Pelo “sola bíblia” seja católica ou protestante ficou comprovado que maria teve filhos após Jesus, mas como vc está cego pela tradição dos homens, não quer dar o braço a torcer. Maria não morreu virgem. Ponto final!

            E a ICAR não tem Jesus como centro da adoração… sei disso pq apesar de nunca ser católico tenho amigos católicos e já ouvi um trecho duma missa pelo rádio e o padre só falava de maria ” nossa mãe, nossa intercessora…”

            leandro, suas alegações não procedem… que tal reconhecer que somente Cristo é nosso intercessor e que maria foi apenas uma pessoa usada por Deus para que o Verbo se encarnasse?

            Maria não é para ser adorada, nem idolatrada!

        2. levi varela disse:

          Leandro,

          Você está certo, a igreja católica é de Cristo.

          No papel, ela é de Cristo, mas quando é para dar glórias, falar das coisas santas, aí lança tudo na conta de Maria, daí, no céu, que faça as contas de quem merece mais.

          Quando Cristo retornar, se Cristo não vier com Maria, vai ser difícil vocês católicos se ajoelharem aos pés de Cristo, sabe nem quem é, pois só aprenderam a dar graças a Maria.

          A bíblia fala que todos se ajoelharão perante Ele.

          Façam o que falam, ensinem e façam, exijam que Cristo seja o centro, maria ao lado, não na premissa.

          1. leandro disse:

            Negativo Stardust

            Admiro suas posturas em relação ao dizimo e de ter aberto os olhos ao que ocorre na IURD.Mas torno a repetir que vc esta usando uma postura que demonstra o quanto alguns ranços ensinados pelos macedônios permanecem em teu intimo.

            1) É o teu subjetivismo que afirma que eu e Mauro nada mostramos. OK vamos fingir por um momento que tudo que vc apontou explica como Maria teve filhos com José.
            Se isto for pósitivo então quer dizer que sempre qeu vermos o uso de até devemos concluir que Micol teve filhos no pós morte? Ou que reis resistiram aos hebreus depois de terem virado pó.?

            Em suma, nda até aqui.

            Se é verdade que primogênito significa necessariamente a designação de outros filhos então como se explica que havia primogênitos, na mesma casa, com a diferença de 1 mês de idade? Que eu saiba uma mulher leva no minimo uns 7 meses para dar à luz. Fora o tempo de resguardo para voltar a ter relações sexuais.

            Ou como explicar as inscrições arqueológicas em hebraico que atestam ter morrido a mulher ao nascer seu primogênito? Ela morreu e depois seu marido fez mais filhos com o cadaver???

            2) Ainda insistir sobre a suposta ausência do papel principal de Jesus na ICAR. Isto é no minimo leviandade e talvez falha de caratér de quem fala. Mostramos a oração do Credo que data de 325. A do Gloria igulamente antiga e ambas rezadas todas as missas.
            Nunca vou esquecer a fala de João Paulo II em sua primeira visita a PoLônia depois de eleito: “Não se pode retirar CRISTO DA HISTÓRIA DO HOMEM”. Era um recado ao comunismo soviético.

            Ou de Francisco em seu retorno após a JMJ: . Quando o mais importante é o anúncio primeiro: ‘Jesus Cristo o salvou!'”

            Ou porque vcs se condenam de modo tão incoerente alegando que nos pecamos por seguir tradições extrabíblicas se vcs mesmo fazem isto a seguir um canon que não se encontra dentro da Biblia e inventam como verdade de Fé, TOTALMENTE EXTRABIBLICA, a falacia de que o tempo profético acabou com Malaquias?

          2. STARDUST disse:

            leandro

            A minha posição a que se refere á suposta virgindade eterna de maria não vem de nenhum “ranço macedônico”… vc se engana. É questão de ler a bíblia mesmo. Antes de eu passar pela iurd eu já sabia que maria nunca era digna de adoração. Isso eu aprendi aos 8 anos, quando minha mãe mostrou a bíblia pra mim.

            Isso traz a baila outra questão… se uma criança de 8 anos é capaz de entender ao ler a bíblia que idolatria a maria é errada, pq vc que é grandinho se recusa a ter essa revelação?

            Isso só se explica através da cegueira imposta pela religião…

            A bíblia é bem clara em dizer que maria tinha filhos além de Jesus… seja a bíblia católica ou protestante:

            “Ora, a multidão estava sentada ao redor dele; e disseram-lhe: “Tua mãe E TEUS IRMÃOS estão aí fora e te procuram.” (são marcos 3:31 – biblia católica ave maria)

            “Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? (São mateus 13:55 – bíblia católica ave maria)

            É leandro… a própria bíblia católica entra em contradição com a tradição católica… Jesus tinha irmãos, filhos de sua mãe maria… para comprovar o que diz a própria bíblia:

            “E ele não a conheceu, até que ela fez nascer ao filho dela, o primogênito, e lhe pôs por nome Jesus” ( mateus 1:25 )

            Portanto, Maria não morreu virgem. Caso encerrado!

          3. leandro disse:

            Stardust
            O ranço a que me refero é este de acusar de mentiroso, e de ter frageis argumentos os que discordam de tua opinião. Bem como o de mudar de tema abruptamente para ficar usando de tática diversivas.

            Reiteramos que vcs se condenam ao nos criticar o uso da tradição apostolica que vcs usam sem admitir. E que estes irmãos eram seus primos. E não filhos de Maria com José.

          4. STARDUST disse:

            Frágeis argumentos leandro???

            Se eu mostrei na própria bíblia católica que Jesus tinha irmãos que eram filhos de maria assim como Ele… até os nomes dos irmãos dele são mencionados…

            Argumento frágil é vc dizer que se trata de primos dele… a palavra de Deus diz claramente que eram irmãos Dele, e não primos…

            A bíblia quando precisa citar primo não cita como irmão… cita como primo mesmo:

            “Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé…” (Colossenses 4:10a)

            É leandro… quanto mais vc tenta se explicar na sua heresia católica, mais vc se enrola… maria não morreu virgem e nem é digna de nossa adoração, não intercede por nós… é tão pecadora como eu ou vc… de santa, ela não tem nada, como nós dois!

            Converta-se à Cristo e deixe de falar bobagens sem fundamento bíblico.

        3. mauro disse:

          Levi,

          a nossa liturgia é a adoração a Jesus Cristo, mesmo que durante a missa haja qualquer homenagem a Virgem Maria, o que não altera em nada centralidade da celebração.

          1. leandro disse:

            Mauro
            Não esqueça que no referente ao Leviano estamos debatendo coum uma singular mistura de sandice e má fé comprovadissima.

            Veja que toda vez que o Clamando esta perto de encontrar o supracitado rapaz para realização do exorcismo ele( o LEVI) descobre e muda de esconderijo.
            NÃO DESISTA CLAMANDO!

          2. kelly disse:

            Mauro sim acredito que há muitos que só adoram a Cristo na IC, O porém estar nas idolatria as imagens, no LEVANTAR uma imagem em pleno culto a Deus!

            Ha fala serio né!
            Só não ve quem não quer!

          3. STARDUST disse:

            Os católicos ultimamente tem se defendido dizendo que Jesus é o alvo da adoração na ICAR, mas esses dias atras, eu ouvi uma missa na rádio e o padre mais falava de maria…

            Jesus é digno de adoração e não maria! lembram do episódio da transformação da água em vinho? reflitam nisso:

            ” E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser ” (João 2:3-5)

            relembrando o que disse maria: ” FAZEI TUDO QUANTO ELE VOS DISSER”

            Agora fica a pergunta… Jesus ordenou que os seguidores dele adorassem a mãe terrena Dele, Maria?

            Mesmo na bíblia católica a adoração à Maria não encontra respaldo… agora, se algum católico quiser tentar o impossível de provar que maria é digna de adoração, fiquem a vontade.

          4. levi varela disse:

            Clamando está à busca de Le…

            Não de Levi, sim Le……andro.

          5. mauro disse:

            Kelly, a homenagem aos santos, sempre se resume nas palmas dos fiéis além de sua própria trajetória de vida cristã que muito nos serve de exemplo, fora isso é querer encontrar pêlo em ovo.

        4. Alex disse:

          SÃO REZADOS MAS NÃO SÃO CUMPRIDOS NO DIA A DIA. ADORAM SIM IMAGENS.

        5. souza disse:

          Fui católico mais de 30 anos , nunca vi em nenhuma missa se fazer uma adoraçâo a Jesus, isto é adoração não reza ! porque rezar é diferente de orar ! eu só via é rezar ave Maria e pai nosso , se pedir a um católico pra rezar , ele vai fazer o que aprendeu , rezar pai nosso e ave Maria ! isto não é uma crítica pra ofender nenhum católico mas é a realidade ! católicos tem que estudar a bíblia , esta escrito sem santificação ninguem vera a Deus , o sacerdote não santifica ninguem ,que santifica é Deus , é relacionamento intimo com ele , é pessoal , é só vc e ele !

          1. mauro disse:

            Então nunca soube o real sentido da comunhão, uma pena !

          2. RODRIGUES disse:

            IRMÃO SINTO MUITO EM LHE INFORMA VOCÊ NEM SE QUER CONHECEU A IGREJA CATOLICA, VC FICOU NA MORNIDÃO DE IR AS MISSAS AO DOMINGO, DEVE QUE AO PARTICIPAR DA CATEQUESE VOCE ESTA FAZENDO OUTRAS COISAS. PRIMEIRO VOCÊ NUNCA COMUNGOU? O QUE É O PÃO, VOCÊ SABE… INFELIZMENTE NÃO PORQUE VOCÊ PREFERIU ATACAR SUA RELIGIÃO, NA VERDADE VOCÊ NUNCA PARTICIPOU DE UMA ADORAÇÃO EUCARÍSTICA E NA BOA SE VOCE ACHAR QUE REZAR PARA CATOLICO E SO PAI NOSSO E AVE MARIA ESTA ENGANADO, CUIDADO AO ATACAR A IGREJA CATOLICA FALANDO DE ADORAÇÃO A IMAGEM QUANDO VOCÊS ADORAM UM LIVRO CHAMADO QUE FOI FEITO PARA SERMOS GUIADOS PELA PALAVRA DE DEUS E NÃO ADORÁ-LA… NINGUÉM ADORA IMAGEM NA IGREJA, HÁ SIM UM RESPEITO POR TODA HISTÓRIA DAQUELAS PESSOAS QUE DEDICARAM SUA VIDA PELA IGREJA, ENQUANTO VOCÊS ENCOSTAM A MÃO EM UM PASTOR QUE LHE DÁ A CURA ME POLPE NEH… NAO QUERO ATACAR NINGUEM, MAS SE DÃO AO RESPEITO QUE RESPEITO VÃO GANHAR…. Deus não quer disputa entre religiões mais sim que todos sejam ativos na igreja, na rua servindo aos pobres… coisa que nenhuma religião anda fazendo, e ai vamos nos unir e pregar o nosso Deus onipotente e verdadeiro….

    2. Carlos Abreu disse:

      Estudar é fácil ele estudou e aprendeu, assim como os outros padres mas a diferença é que ele estar tentando pregar a bíblia passando por cima dos dogmas da igreja católica e isso é o que tem incomodado você! Acorde leia você também a bíblia deixe o “santo catecismo” de lado, e medite na santa palavra de Deus, talvez ele tenha lido em, Mateus 7:24-27que diz:

      Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
      E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

      E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
      E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.Ou talvez ele tenha descobrido um pouco da história da grande homicida da idade média, a mãe da santa inquisição que matou milhares de pessoas que pensavam como ele pensa hoje sobre esse assunto de idolatria graças a Deus hoje ninguém pode ser morto por pensar contrario a igreja católica viva ao país laico.

    3. Raquel Silveira disse:

      Mauro, você pode me mostrar, na bíblia onde está escrito que “só o está escrito na bíblia é verdade?”

      1. kelen disse:

        Gálatas: 1. 6. Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, 7. o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. 8. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. 9. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. – Bíblia JFA Offline

    4. arlete disse:

      DISSE TUDO LEANDRO…… ”PARABÉNS!!!!

  4. tour natrak disse:

    Ate que enfim um padre reconhecendo a verdade das verdades, nesta ele ralmente surpreendeu maravilhosamente bem, pois nenhum crente de sobre a face da terra tira os meritos de Maria Mãe de Jesus na carne, pois a mesma tendo sido agraciada com a Santa Misericordia do Altssimo Deus em ter a honra de gerar dentro de se o Filho de Deus, isto sim mas sim como serva que ela e todos os crentes de todos os tempos o são servos e servas, Atos 1. 14 Todos estes perseveravam unanimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãoes dele— irmãos estes na carne por parte de Jose que coabitou com Maria e a mesma veio dar a luz a eles e não so eles mas irmãs tambem, e apartir dai não se ve mais nenhuma mensão ao nome de Maria na Biblia, este Padre em uma outra falou bobagem, mas neste ele esta dentro dos conformes biblicos, e tomara que o mesmo venha-se a se converter verdadeiramente ao Senhor Jesus o reconhecendo como unico e suficiente Salvador e Senhor que desça as aguas e seja batisado no verdadeiro batismo e se torne um grande homem de Deus na terra se case tenha uma linda familia e seja muito muito feliz em Cristo Jesus, ho Glorias Aleluias Amem Amem

  5. Ana Clara disse:

    Ele falou bonito mas não adianta falar e continuar fazendo missas cheias de idolatria,as palavras tem que vir acompanhadas de atitudes

    1. tour natrak disse:

      Mas ja e um começo uai um grande começo

      1. Ana Clara disse:

        Isso é verdade.

    2. NÃO SEFAZ MISSA SE CELEBRA CEIA DO SENHOR E NÁ HÁ NENHUMA IDOLATRIA É UMEZES MANDADO DO SENHOR FAZEI ISTO EM MEMORIA DE MIM É A PERPETUAÇÃO DO NOVO E ETERNO TESTAMENTO MISTERIO DA FÉ ISTO É MEU CORPO SEGUNDO PAULO TODAS AS VEZES QUE CELEBRAMOS ANUNCIAMOS A MORTE DO SENHOR ATÉ QUE ELE VENHA

  6. JL disse:

    A mídia é o seu objetivo, Fábio de Mello. O dinheiro te subiu à cabeça. Que pena! lembro de você quando seminarista do SCJ, quanta diferença!!

    1. kelly disse:

      Não ele só ta lendo a Palavra de DEUS!

      Pois a b´BLIA FALA: cONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE TE LIBERTARÁ!

      lEIA VC TAMBEM A SUA B´BLIA E a verdade vai te aparecer sem que ninguem te fale, mais a propia palavra!

  7. luciano disse:

    Padre fabio realmente o espírito santo te tocou e te revelou que jesus cristo não ta sendo adorado como se deveria.a instituição religiosa e Maria estão ficando mais importante do que o próprio deusjesus cristo e ele disse:eu sou o caminho a verdade e a vida ninguem vem ao pai a nao ser por mim.padre fabio de melo foi modesto, ele nao citou os católicos de juazeiro do norte que idólatra o padim padre Cícero que era fã de lampião qui era assassino cruel.

  8. oliveira disse:

    Muitos católicos confundem,fazer imagens de anjos para enfeitar o tabernaculo e a arca com adoração aimagens de pessoa qwe ja morreram.Confundem a petição de Maria nas bodas de Caná como interseção.Lembrando qwe ela ainda estava viva.Sendo assim Jairo,Marta e Maria entre outros qwe pediram a Jesus pra curar alguem tambem são in
    tercessores.Maria tem seu lugar de honra mas nao de medianeira,intercessora ou milagreira.

  9. Dado disse:

    Os católicos levam esta discusão como se fosse uma disputa. Queridos católicos, a questão não é quem vai vencer a argumentação, mesmo porque não se trata disso. O buraco, como se diz, é mais em baixo. Pelo bem de suas próprias almas e de seus amados, reconheçam que Maria teve seu lugar na história, como a mulhar por quem nasceu Deus ENCARNADO. O mérito não foi dela em momento algum. E se sua igreja ensina que ela é a mãe de Deus, a louva, promovendo sua devoção, se afastem desta heresia imediatamente! Confessem somente a Jesus!

  10. Silvio Gomes disse:

    Matheus Bonfim 3°"OS SANTOS NÃO PODEM OUVIR NOSSAS ORAÇÕES? VEJAMOS" kkkkkkk, nessa vc m fez rir muito, sua teoria é digna dos romances de Dan Brown. Onde está escrito que somos ligados com os mortos pelo corpo de Cristo?

  11. Dizer que uma mulher pura, escolhida pelo Pai, concebida pelo Espirito Santo, que gerou filho do Pai, uma mulher que tinha o Espirito de Deus com ela ''O senhor é contigo'', que cuidou, esteve desde o nascimento, na juventude, na vida adulta e na cruz, uma mulher que sentiu uma dor imensa ao ver seu filho sendo crucificado, chamarem essa mulher de qualquer?

    Nada disso, inaceitável!!

    E Aproposito, o seu argumento de Jesus apenas apresentar o Discípulo à Maria para ''não deixa-la desamparada'' é inválido, afinal mãe deve ser amada & respeitada!

  12. E quem disse a você que na Fé Católica Maria não precisa do Salvador mentiu !!!! Enganou você e você caiu direitinho !!!! É claro que Maria precisa do Salvador ! Toda fé católica a respeito de Maria vem de Jesus e aponta para Jesus. Maria foi salva por Jesus sim !!!!!! Talvez você pense, erradamente, que a Fé católica ensina que Maria não precisaria do Salvador por ser Imaculada. Mas é muito pelo contrário: Ela é Imaculada pelos méritos infinitos de Jesus !!!!!! É pelos méritos dEle que ela é imaculada. Pelos méritos dEle e para ser digna mãe dEle. Vem dEle e é para Ele. Os méritos de Jesus para salvar é tão grande e poderoso que salvou Maria desde sua concepção, preservando-a do pecado, para que pudesse ser digna mãe de Jesus, que é Deus três vezes Santo ! Quem acredita no poder salvador de Jesus e na Santidade de Jesus entende o que eu estou falando. Quem não entende, é porque tem uma ideia muito pequena, muito medíocre, a respeito do poder salvador de Jesus e de Sua Santidade infinita !

  13. ''E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.''

    Mateus 16:19

  14. Silvio Gomes disse:

    Matheus Bonfim 4°"VERSÍCULOS BÍBLICOS QUE EXPLICAM A INTERCESSÃO DOS SANTOS:

    "Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários. E clamavam em alta voz, dizendo: Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra? Foi então dada a cada um deles uma veste branca, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que estavam com eles para ser mortos" (Ap 6,9-11)"
    Vc viaja mesmo hein, em que momento o versiculo diz que o clamor teve efeito? olha a sua resposta no proprio versiculo: "…foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que estavam com eles para ser mortos" (Ap 6,9-11)"

    "Os quatro viventes e os vinte e quatro anciões se prostraram diante do Cordeiro. Tinha cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfumes, que são as orações dos santos" (Ap 5,8). "A fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com as orações dos santos, diante de Deus.? (Ap 8,4)."

    Quem disse que as orações que estavam depositadas ali eram daqueles que morreram? Ou vc acha mesmo que santo eram só aqueles que que viveram na época de Cristo.

    "Disse-me, então, o Senhor: Mesmo que Moisés e Samuel se apresentassem diante de mim, meu coração não se voltaria para esse povo. Expulsai-o para longe de minha presença! Que se afaste de mim!? (Jr 15,1).
    Aqui vc mesmo se contradiz, o versiculo mostra que mesmo homens que foram extremamente usados por Deus não tem o poder de mudar absolutamente nada.

  15. Douglas disse:

    Só para complementar.

    1E, partindo dali, chegou à sua pátria, e os seus discípulos o seguiram.

    2E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?

    3Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.

    4E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na suapátria, entre os seus parentes, e na sua casa.

  16. Mônica Izidio Maria não ressuscitou, ela foi levada aos céus como vemos no Apocalipse 12:1

    Há uma mulher, com uma coroa e a lua debaixo dos seus pés, e há um Dragão que também é chamado de Serpente, Diabo e Satanás.

    Como sabemos que essa mulher é Maria?

    E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.
    Apocalipse 12:5

    E essa inimizade entre o Dragão/serpente e a Mulher, não começou no Apocalipse, começou em Genesis..

  17. Ok, encerro por aqui!

    Mas lembrem-se, Maria é cheia de Graças, e recebeu essas Graças pelo PAI (Lucas 1:28) Ela não foi e NUNCA será uma mulher qualquer!!

  18. Silvio Gomes disse:

    Matheus Bonfim 5°"Foi a Igreja quem montou a Bíblia, selecionou os livros inspirados e rejeitou os apócrifos. Sem a Igreja não haveria a Bíblia que nós católicos e os protestantes leem. A “Sola Scriptura” transformou o cristianismo protestante num mosaico de seitas cristãs, cada uma seguindo um chefe. Jesus confiou aos Apóstolos – hoje nossos bispos – a condução da Igreja e da fé (cf. Lc 10,16) e prometeu que o Espírito Santo ensinaria a Igreja TODA A VERDADE (João 14,15.25; 16,12-13). Veja o perigo que é a interpretação da Biblia sem a Igreja, em 2Pe 3,16."
    Vc é muito primario cara, o antigo testamento é praticamente uma copia de parte da torá judaica, e o novo foi montado pela igreja primitiva, que nada tem a haver com a igreja católica, http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Igreja_Cat%C3%B3lica.

  19. Jesus é Deus Salvador e, debaixo do céu, não há outro nome pelo qual possamos ser salvos (Actos 4:12). O carcereiro de Filipos perguntou a Paulo e a Silas: – "Que hei de fazer para me salvar? Eles responderam: – Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo" (Actos 16:30-31).

  20. Dilma Gomes Lembrando que o Pedro, nomeado por Cristo foi o primeiro PAPA, só você puxar a lista dos Papas da Igreja Católica, rs

    Também temos o Mateus 16:18, e realmente, Operando a Igreja de Deus, quem impedirá? ;)

  21. Roselaine Florencio, o que o Padre falou tem que ser entendido no contexto. Ele não negou a Fé Católica de forma alguma, ele não negou a Fé católica ou as devoções católicas nem um tiquinho !!! Ele apenas está corrigindo algum possível desvio e isso a Igreja sempre fez e sempre fará.

  22. Paloma Lemos ela intercedeu ali porque estava viva. simples, era uma situação aqui na terra, hoje ela está no céu aguardando a ressureição como todos os santos que morreram em Cristo. Só Cristo está ao lado do Pai intercedendo por nós. :)

  23. Cada Santo deve uma historia Linda, tipo, eles foram aqueles exemplos de pessoas, aqueles Bons Exemplos que devemos seguir entende? Então por serem ótimas pessoas e mártires, será lembrada pela Igreja Católica!

  24. Rozaina, mas esse "Eu sou o Caminho" exclui, por exemplo, a Bíblia ? Você segue o Caminho Jesus ou você segue a Bíblia ? Não é um absurdo uma pergunta dessas ? Por acaso a Bíblia seria outro caminho concorrente de Jesus ? Não !!!!! Da mesma forma Maria não é outro caminho concorrente de Jesus e por isso a citação que você fez não tem sentido no contexto da notícia. Alias, os evangélicos em geral vivem citando a Bíblia fora do contexto…. quem escuta pensa que são conhecedores e seguidores da Palavra, mas depois que conhecemos como são…. vemos que é só citações decoradas e motivadas pelo espirito do proselitismo….

  25. Eu ainda não consegui dizer amém a uma pregação de pastor pois sempre há idéias e doutrinas contrárias a Palavra de Deus !

  26. Matheus Cordeiro Maria não tem poder nenhum, não salva , não cura nem liberta. e sabe, ela nunca quis ter, nem ser adorada por ninguém! essa Maria que vcs adoram, não é a Maria mãe de Jesus. e a mulher vestida do sol não é Maria, não se trata de pessoas. estude a Bíblia.

  27. Maria e você rezar com ela? como pode orar com uma pessoa que está morta? 1 timóteo 2.5 = Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

  28. Silvio Gomes disse:

    Mauricio Ragazzo quem pode afirmar se sou cristão ou não é só Deus, vc não me deu nehuma explicação biblica para sua teoria, vc tem o direito de acreditar no que quiser, mas nao pode negar o que está escrito.

  29. Matheus Cordeiro vc precsa ler mais a biblia vc não esta sabendo a diferencia de gelo ou pedra esta e a tua interpretação ler sem meditar e mesmo que comer sem mastigar

  30. Dionizio disse:

    Que esse padre siga o exemplo de Martinho Lutero e promova nova reforma na igreja católica.

  31. Silvio Gomes disse:

    Matheus Cordeiro, Alguns versiculos que vc me apresentou eu expliquei em outros comentarios, quanto a sua arrogancia em afirmar que a igreja catolica é mais antiga, e por isso esta certa, devo lembrar-lhe que, historicamente, os sumerios tem uma religião muito mais antiga que o cristianismo e nem por isso eles estão certos. Vc afirma que Pedro é o fundador da igreja catolica, porem, na biblia nao existe nehuma menção de Pedro indo a Roma, Ralph Woodrow,em seu excelente livro "Babilônia, a religião dos mistérios",afirma: "Não existe qualquer prova,biblicamente falando,de que Pedro até mesmo se aproximou de Roma! o Novo Testamento nos diz que ele foi para Antioquia,Samaria,Jope,Cesaréia e outros lugares".E,acrescentaria: menos Roma!

  32. Alessandro Santos, em primeiro lugar não adoramos Maria. Para se adorar alguém, é necessário reconhecer que o(a) adorado(a) é Deus. E sabemos perfeitamente que Maria não é Deus. Ela é mãe de Alguém que é Deus, e isso faz dela a pessoa mais santa e mais próxima de Deus, mas ela não é Deus e por isso nossa devoção a ela não é adoração. Então não minta mais.

  33. E Também o costume de levar a imagem que dizem ser de Maria ou qualquer servo de DEUS,de uma igreja a outra sobre os ombros.Veja o que nos fala a palavra de DEUS no livro de ISAÍAS=46-05-09. A QUEM ME COMPARAREIS PARA QUE EU LHE SEJA IGUAL? E QUE COUSA SEMELHANTE CONFRONTAREIS COMIGO? OS GASTAM O OURO DA BOLSA E PESAM A PRATA NAS BALANÇAS ASSALARIAM O OURIVES PARA QUE FAÇAM UM deus E DIANTE DESTE SE PROSTRAM E SE INCLINAM.SOBRE OS OMBROS O TOMAM,LEVAM-NO E O PÕEM NO SEU LUGAR, E AÍ ELE FICA: DO SEU LUGAR NÃO SE MOVE;RECORREM A ELE,MAS NENHUMA RESPOSTA ELE DÁ E A NINGUÉM LIVRA DA SUA TRIBULAÇÃO. LEMBRAI-VOS DISTO E TENDE ÂNIMO;TOMAI-O A SÉRIO Ó PREVARICADORES.LEMBRAI-VOS DAS COUSAS PASSADAS DA ANTIGUIDADE: QUE EU SOU DEUS,E NÃO HÁ OUTRO,EU SOU DEUSÉ NÃO HÁ OUTRO SEMELHANTE A MIM. Enfim queridos que quero mostrar aqui é que não amo Maria,amo sim! mas como uma serva de nosso DEUS bem-aventurada.Ela Mesma no seu cântico em LUCAS =01-46-47 Ela louva o SENHOR NOSSO DEUS RECONHECENDO ELE COMO SALVADOR DE SUA VIDA. LEIA TAMBÉM OS CAPÍTULOS 43,44,45 E 46.QUE NOSSO DEUS ABENÇOE A TODOS.

  34. Paloma Lemos disse:

    Como é bom termos oportunidade de expor nossas opiniões e crenças *-*

  35. Dilma Gomes Giusti disse:

    Como Maria continua virgem até hoje. Que mito é esse, contrario às escrituras?
    De acordo com a Bíblia, Jesus teve quatro irmãos (Tiago, José, Simão e Judas) e também algumas irmãs (Mateus 12:46-50; 13:55-56; João 2:12; 7:3-10; Atos 1:14; 1 Coríntios 9:5; Gálatas 1:19). Por causa do mito de que Maria foi uma virgem perpétua, foi inventada a teoria que estes “irmãos” de Jesus são, de fato, apenas primos. Esta explicação é conveniente, mas contrária à evidência.

  36. Matheus Cordeiro, vou tentar te responder com os pouco conhecimento que tenho da escrituras sagradas. Sim o filho sempre atende a mãe, no caso de Jesus prevaleceu sua vontade, João-cap.2-v.3 a 5– no versículo 04 Ele desvinculou a maternidade, porque Maria não foi mãe biológica Dele pois foi concebido espiritualmente. Quanto ela ser rainha do céu, não e verdade apocalipse.12 e uma profecia sobre a perseguição da igreja de Jesus porque no céu não tem rainha (Le Jeremia, capitulo.44–verciculos,15 a 25 você vai saber sobre a rainha dos céus, cuidado com esse catecismo do padre Marcelo porque são doutrinas de demônio– Gálatas. cap.01, ver. 6 a 9)

  37. maria é minha irmã em cristo jesus.

  38. Ivete Silva disse:

    Matheus Cordeiro Estude um pouquinho de escatologia , vc vai entender quem é esta mulher de apocalipse !

  39. Ivete Silva disse:

    Quando vc pede intercessão de um "santo " pessoas que morreram , logo vc esta invocando espiritos , isto é mortos , então fazem exatamente como no centro espirita !

  40. Jorge Luis disse:

    Matheus Bonfim esse padre é herege so começando por ai e se lembra do que ele disse no programa do sbt que jesus nao queria fundar igreja como uma pessoa principalmente um sacerdote pode dizer isso? ai dps ele pediu desculpas por isso

  41. Alex disse:

    NÃO É QUE A IGREJA CATÓLICA ADORA A MARIA…É Q ELA ADORA A MARIA E A UMA CACETADA DE “SANTOS” E TAVEZ, SE DER, FALAM ALGO DE JESUS..

  42. Matheus Cordeiro Agora vc está dizendo que Deus todo poderoso, criador do céus e da terra, criador do próprio ser humano, está subordinado a sua criatura, ou seja, há uma mulher (sua mãe) ? pois quando você diz que o Filho sempre atenderá a mãe é isso que significa! Querido, Deus não fica subordinado a ninguém, somente ao Filho (O Cristo) que é o próprio Deus, na figura humana, dai o principio do intercessor que dado somente a Cristo, somente Ele pode interceder por nós! Eu te respeito, mas essa sua frase é completamente antibíblica e infundada, cheia de achismos, você cismou que Maria tem um poder que não tem, que inclusive o próprio padre ressaltou, mas fazer o quê? Você está cego, mas graças a Deus o numero de protestantes tem crescido assustadoramente, o verdadeiro cristianismo tem sido difundido, e de acordo com o IBGE nós seremos mais da metade da população brasileira em 2020! Graças a Deus… E conhecereis a verdade e a verdade vós libertará.

  43. Pâmela Gisely Gondim, ele não cismou nada, que cisma são os evangélicos que se acham mais do que são e acham que o que entendem da Palavra é verdadeiro e o que os outros entendem é falso…. O que o Matheus postou é uma verdade bíblica: Jesus é filho de Maria e ele, como bom filho, atende os pedidos de sua mãe. Aliás, ele atende até os nossos pedidos: "Pedi e recebereis" diz a Palavra. Você parece que esqueceu ?

  44. Pâmela Gisely Gondim, o nro dos protestantes tem crescido assustadoramente mas as coisas continuam iguais ou piores. Os protestantes e evangélicos crescem mas não são sal na terra e luz no mundo. São antes sal com sabor do mundo e luz que não ilumina nada. Que adianta tal crescimento ? Para enganar os bobos e só. Veja lá no congresso nacional, os políticos evangélicos são tão corruptos como os outros, não há diferença. São iguais ou piores !!!!!

  45. Rozania Sousa disse:

    Mauricio, Jesus deixou bem claro, não sou eu quem o diz,a Biblia afirma e eu creio, se você lê a Bíblia, com certeza não encontra nenhuma citação que a Mãe levará ao Pai.Não generalize, é perigoso, sua verdade, minha verdade…?Eu creio na Bíblia como instrução de Deus para o homem, e creio em Jesus Cristo o Filho de Deus como meu único Senhor e Salvador.Quantos aos"evangélicos", não sou, eu sou uma cristã, seguidora dos ensinos do Senhor Jesus.
    Leia a Bíblia e saberás que eu não sai do contexto .Abraço.

  46. Mauricio Ragazzo Eu acho tão interessante esse preconceito que vcs tem com os protestantes, nem todos os protestantes são iguais, pois se um cristão é verdadeiramente cristão, e eu buscou ser, não me acho mais que ninguém! Agora com relação Deus ouvir seus filhos, Ele os ouve mesmo, mais como filhos, e não como mãe, e Ele ouvi ela (Maria) mas como serva de Deus , como filha, quando ela ainda está viva, agora essa relação de hierarquia que vcs estabelecem, que Deus está subordinado a sua mãe, e diferente da posição de filho!! E com relação ao numero de protestante, aumentar e nada mudar, isso quer dizer que o povo tão deixando de crer num cristianismo sem Cristo, onde a figura de Maria e ressaltada! Afinal, as coisas não vão melhorar, se o povo soube a verdade e não a praticar! Ademais o céu não é aqui, e as coisas são vão piorar mesmo! Interessante que eu estudo profundamente o Apóstolo Paulo, inclusive tenho estudos de minha própria autoria sobre ele, e eu nunca vi ele falar nada sobre Maria, tantas cartas escritas, tantos ensinamentos, tantas admoestações, e haver se esquecido de Maria??? Como se ela é tão importante como vcs acham! A honra e glória a Maria quem dão são vcs, nem ela própria se deu, mas vcs erroneamente a dão! Me mostre na Bíblia um só ensinamento, de um dos maiores percursor do cristianismo o Apóstolo Paulo me ensinando e exortando a orar, interceder, me mostrando o poder de Maria, pois afinal se ela realmente tem todo esse valor que vcs dizem que ela tem, como Paulo poderia esquecer disso?? Não falar nada dela? Agora ficar se apoiando e achismos, conjeturas, achismos, ai não dar. Se Maria fosse tudo isso, não seria ignorada nas cartas do Apóstolo Paulo, jamais! Ele falou de tantas coisas, como poderia esquecer aquela que sempre o filho atende? Me mostre esse ensinamento de Paulo de forma clara e incontroversa, assim como ele fala de Cristo, que me converto ao catolicismo hoje! Sim, e vc é um preconceituoso!!! pois em todo lugar há maus e bons, não é porque existem maus católicos que todos o serão, e acredite conheço muitos, mas isso não me da o direto de achar que por isso vc é mau católico, conheço muito católicos que tenho muito mais coisas em comum do que divergentes! Não generalize a coisa, isso pode ser um erro!

  47. Jean Koch disse:

    eu sou devoto de nossa senhora aparecida e pronto ela mim leva ao seu filho Jesus cristo .

  48. Rozania Sousa, na Fé Católica não é Maria que leva ao Pai. É Jesus. Quem disse a você que é Maria, enganou você e você acreditou. Quando você conhecer a verdade, a verdade libertará você dessas idéias super comum no meio evangélico. Você pode se dizer cristã e não evangélica, mas segue as idéias/doutrinas comuns ao meio evangélico. Dá na mesma. Você cré na Bíblia, faz bem, mas o que você pensaria se eu dissesse que você tem que optar entre crer na Bíblia ou crer em Jesus, como se um fosse contrário ao outro ? Pois é isso que vocês fazem entre Jesus e Maria, como se um fosse contrário ao outro. Isso é falsa doutrina dos evangélicos,,,, Com relação a verdade, eu não generalizo não. Apenas alerto você que o que você entende da Palavra é entendimento seu, plenamente falível pois você é plenamente falível, Então não pense que você é seguidora da Palavra e que os outros (católicos) que acreditam diferente de você não são. Seria só pretensão sem valor….

  49. A igreja precisa de homem como este padre..,enfelismente ele não vai té o apoio que ele merecer tér, longo este vai ser um padre afastado,mas ele realmente está lendo á bíblia conforme devem ser,afinal acho que ele está estudando á bíblia e o professor dele é o espirito santo conforme está escrito em (1 corintios capítulo 2 verso 13,disto tambem falamos ,não em palavras ensinada pela sabedoria humana,mas ensinadas pelo espirito ,conferindo cousas espirituais com espirituais. Padre Fábio de Mello com certeza o senhor está ouvindo á voz do Deus vivo, e do seu santo anjo do livro do apocalips capítulo 18 verso 4, que está escrito retirai-vos dela povo meu,para não serdes cúmplices em seus pecados e não participardes dos seus flagelos :pois á vitoria pode ser sua em cristo Jesus se você fica firme na verdade da bíblia.

  50. Que Deus nos perdoe por tanta ignorancia…

  51. Pâmela Gisely Gondim , como você pode falar em preconceito se diz " o povo tão deixando de crer num cristianismo sem Cristo onde a figura de Maria e ressaltada" ??? Isso é puro preconceito seu, 100% ignorância aguda.

  52. Pâmela Gisely Gondim , Paulo esqueceu de Maria ? Pois Lucas não !!!! Por que você não dá valor para Lucas ? Se Paulo tivesse escrito, você também não daria valor pois você submete a Palavra aos seus interesses….. e acredita somente naquilo que quer, conforme você, e não conforme a Palavra.

  53. Foi roubado um relicário contendo uma ampola com sangue do papa João Paulo 2 Quem garante que ele não será clonado. O oitavo apocalipse.17-11, quem sabe entende o que eu quero dizer e escatologia .

  54. Pamela diz: "Como se ela é tão importante como vcs acham! A honra e glória a Maria quem dão são vcs, nem ela própria se deu, mas vcs erroneamente a dão! Me mostre na Bíblia um só ensinamento,…"
    Veja Lucas 1,39-43. Isabel, cheia do Espírito Santo e em alta voz (para salientar a importância) honrou Maria e Jesus. Não havia nenhum evangélico ali para dizer que ela deveria honrar apenas Jesus. O Espírito Santo que inspirou Isabel é o mesmo que inspira os Católicos e não é o mesmo que inspira os evangélicos. O "espirito" que inspira os evangélicos não teria inspirado Isabel a honrar Maria e Jesus…. E Isabel se declara honrada pela visita de Maria pois ela é a mãe do Senhor ! Quem conhece a importância do Senhor, quem conhecem Quem é o Senhor, a grandeza, a Santidade do Senhor, Deus Altíssimo, reconhece igualmente a importância da mãe do Senhor ! O espirito que inspira dos evangélicos não ! Esse tentará a todo custo não reconhecer a importância da mãe pois isso é uma forma de não reconhecer a importância do Filho. Eu creio na Palavra que está em Lucas 1, 39 – 43 e creio no Espírito Santo que inspirou Isabel e que inspira e guia a Igreja Católica.

  55. Eu tenho um vídeo onde esse padre diz que os católicos não idolatram a Maria, apenas venera Maria!! Mas se olhar no dicionário o significado da palavra venerar, é adorar, idolatrar, rs…

  56. Eu tenho um vídeo onde esse padre diz que os católicos não idolatram a Maria, apenas venera Maria!! Mas se olhar no dicionário o significado da palavra venerar, é adorar, idolatrar, rs…

  57. Eu tenho um vídeo onde esse padre diz que os católicos não idolatram a Maria, apenas venera Maria!! Mas se olhar no dicionário o significado da palavra venerar, é adorar, idolatrar, rs…

  58. Mauricio Ragazzo Lucas não falou sobre Maria como autoridade e tendo poder de intercessão, ele apenas registrou fatos, ou seja, realmente Maria foi a mãe de Jesus, isso é lógico. Não vejo em momento algum Maria se diferenciada dos discípulos de cristo, ela foi sim bem aventurada pois geraria o filho de Deus, mas é só!! Agora me ensinar que devo, pedir a ela, que ela intercede, onde tem isso? Jesus ouvi a Maria e atendeu, como ouviu a muitos e atendeu! Agora, é muito melhor crer no que está na bíblia, e não nos meus interesses, do que vc que parece que só acredita no que a Igreja Católica disse que era certo, nos seus dogmas antibíblicos, pois quem conferiu esse poder a Maria foram eles, e não a Bíblia, nem em Lucas, nem Mateus, e Marcus e muito menos nas cartas de Paulo vai ter, afinal esse poder ela não tem mesmo! Depois sou eu que não creio na bíblia, eu não creio é em invencionice humana, completamente sem base bíblica, isso sim.

  59. Mauricio Ragazzo Sim, e se essa frase lhe parece preconceituosa, eu não percebi, e ignorante muito menos, no entanto, se vc assim entendeu, decupe-me não tive intenção, pois uma coisa que não sou é preconceituosa e intolerante!

  60. Mauricio Ragazzo Só a inspirou, pois ela ainda estava com o Cristo em seu ventre, O Cristo, o motivo era o Cristo, agora mostre-me ela sendo honrada sem o Cristo? Muito pelo contrário veja:E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.
    Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?
    E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;
    Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.
    cadê a honra dela aqui??? Mostre-me! Porque Cristo não corre e prontamente atendeu, pois era sua mãe! Querido Deus não se suborna a ninguém, mas ama todos os seus filhos, e atende as orações e pedidos de seus filhos, daqueles que fazem a vontade do pai, Deus! E isso é pronto. Agora deixe de falar de versículos controversos, e me mostre um claro, tipo assim "Maria pode interceder, Maria fez isso" coisas incontroversas, a respeito dessa honra, pois afinal, Deus não seria injusto e não mencionaria a Maria se tal fosse tão importante assim! Agora o que eu vejo, é que vcs que adicionar os dogmas da Igreja, a Palavra, e dogmas sem base bíblica é pura heresia.

  61. Mauricio Ragazzo E quem disse que Maria não é bem aventurada? Lógico que é afinal ela conceberia o filho de Deus, mas bem aventurado nós somos também, ou não somos? E gerar o filho de Deus é um honra, claro, mas isso não a faz poderosa, a ponta de interceder diante de Deus por nós. O que eu falo, e tento explicar, e que Maria tinha uma missão e a cumpriu prontamente, ela gerou o filho de Deus, foi isso, mas após o nascimento do Cristo, Maria vira discípula e serva, e passa seguir a Cristo como senhor e salvador.

  62. Maesley Silva disse:

    coloca a tampa logo padre abre o verbo e se rende a jesus

  63. Assim, Deus escolheu Maria. Evidente que pelo mérito dela. Deus não escolheria qualquer uma para trazer o Seu filho ao mundo. Mas optou uma mulher também de carne e osso como todos nós. A partir do momento em que Jesus começou o seu ministério, era ele e o Pai. Só ele e o Pai. Uma decisão de Deus, e que quem tem fé Nele não discute. Prestem atenção a estas palavras de Jesus: “E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora (João 2:3-4).

    Percebam que, para quem não vive a fé na palavra de Deus, não entende que Jesus é, de fato, o único caminho para se chegar a Deus, as palavras soam ríspidas – sobretudo dirigidas à própria mãe. Todavia uma reflexão com o auxílio de outras passagens bíblicas joga luz no fato de Jesus ter uma missão dada por Deus, e somente Deus poderia colocar no seu coração o que fazer, como fazer e quando fazer. Aliás, a própria Maria, que nunca disse a ninguém que seria um caminho para Deus, ao menos não existe isso na Bíblia, testemunhou esta aliança Deus x Jesus. “Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser” (João 2:5).

    Portanto, está evidente que tanto Jesus quanto Maria, assim como todos nós, temos missões dadas por Deus. Missões distintas. A partir do momento em que se pauta a vida na obediência à palavra de Deus, na fé na Bíblia, deixando ensinamentos religiosos à parte (Bíblia é bíblia. Religião é religião), entende-se isso e a frase que serve de título para este texto claramente. Mas, como diz Jesus, quem tem ouvidos que ouça.

  64. Dilma Gomes Giusti quanto sua colocação quero te dizer o seguinte :Jesus tinha se afastado de sua família para seguir o chamado divino e mostra que internamente renunciou a eles; ñ por frialdade de sentimento ou por menosprezo dos vínculos familiares, senão porque pertence completamente a DEUS Pai. Jesus Cristo fez ele mesmo,pessoalmente, aquilo que justamente pede aos seu discípulos. Em vez da sua família da terra, Jesus escolheu uma família espiritual Passando um olhar sobre os que estavam ao seu redor disse-lhes:" Eis minha mãe e meus irmãos, quem faz a vontade de DEUS esse é meu irmão ,minha irmã e minha mãe"(Mc 3,34-35)

  65. Maria era uma serva de DEUS, que no seu cântico de louvor no livro de LC.=01-46-47. Engrandece ao SENHOR COMO SEU SALVADOR.De Maria JESUS foi seu filho PRIMOGÊNITO COMO NOS DIZ A SUA PALAVRA EM LC.=02-22-23 E DE NOSSO DEUS ELE É UNIGÊNITO.COMO ESTÁ ESCRITO EM JO=03-16. E 01-14.O Nome de seus irmãos está no livro de MC.06=01-04. Que São :TIAGO,JOSÉ,JUDAS E SIMÃO.E TINHA ATÉ IRMÃS QUE NÃO É CITADO OS NOMES DAS MESMAS. O JUDAS É O QUE ESCREVEU O LIVRO DE JUDAS. Logo no inicio do primeiro versículo ele nos fala logo de ser servo do SENHOR E IRMÃO DE TIAGO.

  66. Esse padre Fabio conhece a biblia melhores que muitos, pois estudou para ser padre, Tudo que estar escrito na biblia catolica estar na biblia Sagrada Cristã dos crentes tambem!
    Principalmente essas palavras que citarei abaixo:
    “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

    Poucas palavras na Bíblia são tão claras, mas ao mesmo desobedecidas justamente por pessoas que afirmam ser cristãs, como a que ensina que a única possibilidade de chegarmos a Deus é por meio do Seu filho Jesus Cristo. Única. E olha que a Bíblia traz isso na boca do próprio Jesus. Lembremos o que está em João 14:6: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, se não por mim.”

    Há quem leia a passagem, a ache correta, concorde, proclame que faz justamente isso na sua vida por ser cristão, mas quando indagado por sua fé em outros personagens bíblicos afirmam que pedem para que estes “intercedam” por ele para chegar a Deus. Sem noção do que diz a palavra de Deus, acham que não estão desobedecendo e, portanto, não estão fazendo nada errado. Ledo engano.

    Salientando que não se quer aqui atacar ou diminuir a missão dada por Deus a Maria, a mãe de Jesus, ou a nenhum personagem bíblico, a frase citada entre aspas deve ser de longe o maior exemplo de quando uma pessoa diz ser fiel à palavra de Deus, mas a distorce completamente. Percebam que, ao usar a expressão “o caminho”, Jesus não deixou o ensinamento de que devemos ter quem interceda por nós. Ele diz claramente que está nos dando um presente maravilhoso: pela nossa fé chegarmos ao Pai pelo único caminho que é ele, Jesus. Ponto final.

    A gramática nos ajuda a entender a frase. Se Jesus tivesse dito “um caminho” e não “o caminho”, aí, sim, poderíamos ter opções. Perceba, internauta, que há mais de um caminho para se chegar à praia, ao centro…

    Mas imagine, por exemplo, um apartamento no 10º andar com apenas uma porta. Será que esta porta é o caminho para o elevador ou um caminho? Alguém arriscaria pular a janela para chegar ao elevador ou só restaria uma única possibilidade: a porta?

    Para chegarmos a Deus, Jesus é essa única porta. Qualquer outro caminho representa o perigo da janela. E note-se que a Bíblica é didática. Não há passagem nenhuma falando em usar outro caminho para se chegar a Deus, exceto Jesus. Os que usam Maria, por exemplo, o fazem por conta própria. Não tem respaldo bíblico.

    Percebam que isso não sonega, como por ignorância teológica alguns acreditam, o importante papel que Deus reservou a Maria.

    A Bíblia, em João 1:1, diz que “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” Mais adiante um pouquinho, no mesmo livro, lê-se: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (João 1:14). Ou seja, está cristalino que Jesus veio à terra para cumprir a missão de salvar a humanidade das garras de satanás. E no plano de Deus para o verbo se fazer carne era preciso nascer igual a todos nós – inclusive para nos deixar a lição que qualquer pessoa de carne e osso que tenha fé em Deus é capaz de superar as adversidades impostas pelo inimigo e conseguir a salvação.

    Estar claro. nao desrespeitando a missao dada a maria assim como dada a cristaos e outros homens de Deus mais feito de carne e osso como ela..

    O unico caminho que nos leva a salvação até a Deus é somente Jesus Cristo..
    falado pelo proprio Senhor Jesus Cristo em João 14:6:

    Adorar um santo morto de barro,madeira,gesso,metal , e etc é idolatria!!
    se torna como eles,aqueles que o adoram, morto e vazio..

    Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 1 Coríntios 10:14

  67. Matheus Cordeiro, para quem é casado sabe bem o que quer dizer esse versículo…" E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus." Mateus 1:25 – Não preciso dizer o que José e Maria fez depois que Maria saiu do resguardo né!?

  68. Raquel disse:

    STARDUST As referencias estão aqui: ”E não a conheceu até que deu a luz seu filho primogenito, e pos-lhe o nome de Jesus Mateus 1;25 para um filho ser primogenito tem quer outros filhos depois, tambem é dito que não a conheceu até que deu a Luz, aí ja responde a pergunta, mas tem outras referencias Marcos 3;31: E chegaram, então, seus irmão e sua mãe, os versiculos de 31 a 35 tem como titulo a familia de Jesus. Marcos 6:3 ”Não é esse o carpinteiro filho de Maria e irmão de Tiago, e de José e de Judas, e de Simão. E não estão conosco suas irmãs?.

    1. STARDUST disse:

      Raquel

      Eu já sei disso tudo, é que eu que estou desafiando os católicos a responderem… mas até agora tá difícil…

      1. JEANN disse:

        Tanto historicamente como biblicamente não há como argumentar de que Maria fosse virgem após o parto, para isso não há fundamentos.

        Se vale usar argumentos históricos tem vários, segue um deles:

        “Ainda viviam da FAMÍLIA de nosso Senhor os netos de Judas, chamado IRMÃO DE NOSSO SENHOR DE ACORDO COM A CARNE” (Eusébio de Cesaréia (263-340 d.C), História Eclesiástica, CPAD, 4ª Edição 2003, p. 97)

      2. Raquel disse:

        é p facilitar o trabalho de procurar, quando eu tinha 10 anos minha mãe comprou uma biblia inteira(é que só tinhamos acesso ao novo testamento) eu li e mesmo com os livros a mais eu comecei a questionar o porque nos ensinavam de um jeito e na biblia falava de outro jeito, foi por questionar tantos ensinamentos e rituais antibiblicos, que acabei conhecendo Cristo a verdade que liberta, infelismente o povo tem preguiça de ler conheço pregadores q só leem a biblia qdo vão pregar, por isso vemos hoje muitos servos de Deus sendo levado por qualquer vento de doutrina.

    2. ta e me diga uma coisa aonde jesus chamou Maria de mãe ????

    3. Marcelo disse:

      O estudo de exegese é algo muito árduo. Não basta ler superficialmente, mas com olhos de lince, de gavião que enxergam além das entrelinhas.. então pra não encher muita chouriça vamos ao que interessa: Vamos Estudar!!!

      Jesus, o primogênito
      No Evangelho de São Lucas lemos: “Maria deu à Luz o seu filho primogênito” (Lc 2,7). Aqui os protestantes enxergam indícios de que o Senhor foi somente o primeiro filho de Maria. Ora, a palavra “primogênito” só significa primeiro filho, podendo ele ser filho único ou não.
      A própria Escritura Sagrada dá testemunho disto, vejamos:
      “O Senhor disse a Moisés: “Faze o recenseamento de todos os primogênitos varões entre os israelitas, da idade de um mês para cima, e faze o levantamento dos seus nomes.” (Num 3,40) (grifos meus).
      Se para que seja primogênito é preciso que haja outros irmãos, como pode haver primogênitos “da idade de um mês para cima”?
      Um outro exemplo está no livro do Êxodo: “e morrerá todo primogênito na terra do Egito, desde o primogênito do faraó, (que deveria assentar-se no seu trono), até o primogênito do escravo que faz girar a mó, assim como todo primogênito dos animais.” (Ex. 11,5). “grifo meu”
      E a promessa de Deus se cumpre, onde lemos: “Pelo meio da noite, o Senhor feriu todos os primogênitos no Egito, desde o primogênito do faraó, que devia assentar-se no trono, até o primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. O faraó levantou-se durante a noite, assim como todos os seus servos e todos os egípcios e fez-se um grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto” (Ex. 12,29-30).
      A própria tradição ensina que o Faraó só tinha um único filho. Tanto que é o mais velho que se assenta no trono. Desta forma, a palavra “primogênito” em Lc 2,7 não prova que o Senhor teve outros irmãos.
      José “conheceu” Maria?
      No Evangelho de São Mateus lemos: “José não conheceu Maria [não teve relações com ela] até que ela desse à luz um filho.” (Mt 1,25).
      Neste trecho os protestantes entendem que depois do parto, José “conheceu” Maria.
      Quem entende o mínimo de exegese bíblia e cultura judaica, saberá que o Evangelho de Mateus é coberto de “aramaísmos”, isto é, expressões típicas da língua aramaica e hebraica, que quando traduzidas para outra língua não possuem o mesmo significado.
      A expressão “até que”, “até” ou “enquanto” na linguagem bíblica, diz respeito somente ao passado. Para que isso fique mais claro vejamos outros exemplos na própria Escritura:
      Ainda em Mateus, encontramos a promessa do Senhor à Igreja: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mt 28,20) (grifo meu). Será que o versículo quer dizer que após a consumação dos séculos, Jesus não estará mais com a Sua Igreja?
      “Micol, filha de Saul, não teve filhos até ao dia de sua morte” (2 Sam 6,23) (grifo meu). O escritor sagrado quer dizer que depois de sua morte, Micol teve filhos?

      Falando Deus a Jacó do alto da escada que este vira em sonhos, disse-lhe: “Não te abandonarei,enquanto não se cumprir tudo o que disse” (Gn 28,15) (grifo meu). Depois que se cumprir o que o Senhor disse, Ele então deveria abandonar Jacó?
      Em Gênesis lemos: “[Noé] Soltou o corvo que foi e não voltou até que as águas secassem sobre a terra” (Gn 8,7) (grifos meus). Aqui não significa que o corvo voltou após as águas secarem, o que se quer é dar ênfase ao fato de que ele não voltou, mostrando que as águas finalmente secaram.
      Desta forma, em Mt 1,15, não significa que depois do parto José deveria “conhecer” Maria. O Evangelista quer mostrar aqui o milagre da encarnação do Verbo, que aconteceu por obra do Espírito Santo, sem a intervenção do homem (cf. Is 7,14).

      Agora vejamos os irmão de jesus….

      A quem o Evangelhos chamam de “irmãos” do Senhor?

      Os Evangelhos qualificam algumas pessoas como “irmãos” do Senhor. A primeira referência que encontramos está em São Mateus, onde lemos:
      “Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?” (Mt 13,55).
      Uma passagem correspondente encontramos em São Marcos:
      “Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito” (Mc 6,3).

      1. A importância da expressão “uiós Marias”.

      Interessante notar que São Marcos usa a expressão grega “uiós Marias”, em português “o filho de Maria”. Considerando Mateus e Lucas, observe o leitor que apenas o “o filho do carpinteiro” é chamado de “o filho de Maria” e não “um dos filhos de Maria”. Isso pode não fazer muita diferença em português, mas em grego é muito significativo.
      Primeiramente pelo fato da mulher ser a última das criaturas no mundo antigo, normalmente a filiação de alguém sempre referenciava o pai. Por exemplo: “o filho de Jonas”, “o filho de Alfeu”, etc. Mas São Marcos ao falar da filiação de Cristo, não aponta para José, mas para Santa Maria, utilizando uma expressão que normalmente só era usada para designar filhos únicos.
      É claro que esta ocorrência incomum no Evangelho de Marcos não é sem propósito. O Evangelista que mostrar que Cristo era o único filho de Santa Maria.

      2. A Carta de São Paulo aos Gálatas

      Segundo nossos irmãos protestantes, os supostos irmãos de sangue de Jesus seriam: Tiago, José, Simão e Judas. É o que o eles afirmam lendo Mt 13,55 e Mc 6,3, confiando que estão sendo guiados pelo Espírito Santo. Dizem ainda que São Paulo confirma isto, pois na carta aos Gálatas ele escreve: “Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas [Pedro], e fiquei com ele quinze dias. E dos outros apóstolos [que estão em Jerusalém] não vi a nenhum, senão a Tiago, irmão do Senhor? (Gl 1,18-19).
      Segundo a referência paulina acima, este Tiago, “irmão do Senhor”, é de fato um Apóstolo.
      Segundo as listas de Mateus, Marcos e Lucas, existiram dois apóstolos de nome Tiago. Vejamos:
      “Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão.Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor” (Mt 10, 2-4) (grifos meus).
      “Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer Filhos do Trovão. Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador; e Judas Iscariotes, que o entregou” (Mc 3,16-19) (grifos meus).
      “Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor” (Lc 6,13-16) (grifos meus).
      Conforme podemos observar, um Tiago era filho de Zebedeu e o outro filho de Alfeu. Agora eu pergunto aos meus irmãos protestantes: o que tem Zebedeu e Alfeu com Santa Maria, Mãe de Jesus”
      Ora, é ponto pacífico entre todos os cristãos que Santa Maria só foi casada com São José, e que não se casou depois. Portanto, este Tiago, o qual São Paulo se refere em sua carta aos Gálatas não era irmão de sangue do Senhor Jesus; logo, as palavras do Apóstolo não dão suporte à tese protestante.

      3. Distinguindo os Tiagos

      Primeiro é preciso fazer uma distinção entre os dois “Tiagos” que foram apóstolos. O Tiago, filho de Alfeu (cf. Mt 10,3; Mc 3,18; Lc 6,15) era também chamado de “o menor”, veja:
      “E também estavam ali algumas mulheres, olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago o menor e de José, e Salomé” (Mc 15,40) (grifos meus).
      Este Tiago que era irmão de José, não é filho de Zebedeu conforme vemos em São Mateus:
      “Havia ali também algumas mulheres que de longe olhavam; tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o servir. Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu” (Mt 27,55-56) (grifos meus).
      Como vemos acima, a Mãe de Tiago e José não é a mãe dos filhos de Zebedeu. Desta forma, o Tiago chamado “o menor” em Mc 15,40 era o filho de Alfeu. Com efeito, tanto São Marcos quanto São Lucas identificam este Tiago como irmão de José.
      Podemos então distinguir os dois “Tiagos” assim: Tiago, o Maior, é filho de Zebedeu e Tiago, o Menor, é filho de Alfeu.

      4. Os irmãos dos Tiagos

      Na lista dos apóstolos de São Lucas, Judas era irmão do Tiago filho de Alfeu (cf. Lc 6,16), o que corrobora com o livro de Ato, onde encontramos:
      “Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador,e Judas, irmão de Tiago” (At 1,13) (grifos meus).
      Segundo São Mateus e São Marcos este Judas era também chamado Tadeu (cf. Mt 10,3; Mc 3,18).
      Até aqui os filhos de Zebedeu são Tiago (o Maior) e João (cf. Mc 3,16; Mt 10,2). Os filhos de Alfeu são Tiago (o Menor), Judas Tadeu e José (cf. Mt 10,3; Mc 3,18; Lc 6,15; At 1,13).

      5. Quem é o Tiago referido na carta aos Gálatas?

      São Paulo chama um dos “Tiagos” de “irmão do Senhor” (cf. Gl 1,19). Vimos ele ou é um dos filhos de Zebedeu ou Alfeu, e não de José, portanto, não é irmão de sangue do Senhor Jesus.
      Quem é este Tiago a quem o Santo Apóstolo se refere? O Maior (filho de Zebedeu e irmão de João) ou o Menor (filho de Alfeu e irmão de Judas)?

      Em Atos lemos que o Tiago, irmão de João foi morto após perseguição de Herodes:
      “Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para os maltratar. Assim foi que matou à espada Tiago, irmão de João” (At 12,1-2) (grifos meus).
      Isto aconteceu depois que São Paulo esteve em Jerusalém para ver os Apóstolos, pois o seu relato em Gl 1,18-19 é o mesmo evento narrado por São Lucas em Atos 9:
      “Chegando a Jerusalém, [Paulo] tentava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não querendo crer que se tivesse tornado discípulo. Então Barnabé, levando-o consigo, apresentou-o aos apóstolos e contou-lhes como Saulo vira o Senhor no caminho, e que lhe havia falado, e como em Damasco pregara, com desassombro, o nome de Jesus. Daí por diante permaneceu com eles, saindo e entrando em Jerusalém, e pregando, destemidamente, o nome do Senhor” (At 9, 26-28).
      Assim, quando São Paulo esteve em Jerusalém para conhecer os apóstolos, os dois “Tiagos” estavam vivos, mas se prestarmos atenção na seqüência entre os capítulos 1 e 2 da carta aos Gálatas, veremos que o Tiago referido em Gl 2,9 parece ser o mesmo de Gl 1,19. O capítulo 2 da carta aos Gálatas se refere ao Concílio de Jerusalém, narrado em At 15, quando o Tiago, filho de Zebedeu já havia sido morto (cf. At 12,1-2).
      Com efeito, Rufino (“Comentário ao Credo dos Apóstolos”, 37) e Eusébio de Cesaréia (“História Eclesiástica”, II,23), ambos historiadores da Igreja Antiga, registraram a Tradição Apostólica que identifica Tiago, autor da Epístola de Tiago, como irmão do Senhor. É sabido que o autor da Epístola a Tiago, é o Tiago filho de Alfeu, irmão de Judas Tadeu (cf. Jd 1,1), o autor da Epístola de Judas.

      6. Identificando os “irmãos” de Jesus

      Vimos que São Paulo dá testemunho da Tradição Apostólica de identificar Tiago, filho de Alfeu, como irmão do Senhor Jesus. Lembremos que este Tiago tem com irmãos Judas Tadeu e José.
      Ora, exatamente os nomes Tiago, Judas e José que encabeçam a lista dos “irmãos” de Jesus na lista dos Evangelistas, lembremos:
      “Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito” (Mc 6,3) (grifos meus).
      “Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?” (Mt 13,55) (grifos meus).

      7. Identificando a mãe dos “irmãos” de Jesus

      Para ficar ainda mais claro que Tiago, José e Judas são primos de Jesus, vamos identificar mãe deles.
      Os evangelistas relataram que além da Mãe de Jesus, outras mulheres estavam próximas ao calvário. Vejamos:
      “Havia ali [no Calvário] também algumas mulheres que de longe olhavam; tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o servir. Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu” (Mt 27,55-56) (grifos meus).
      Segundo São Mateus eram elas: Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e José e a mãe dos filhos de Zebedeu. Com efeito, Tiago e José que também são irmãos de Judas Tadeu tem por mãe uma Maria que não é a mãe do Senhor. Os filhos de Zebedeu são Tiago Maior e São João, cuja mãe também estava na cena da crucificação.
      “E também estavam ali algumas mulheres, olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago o menor e de José, e Salomé” (Mc 15,40).
      São Marcos eram elas: Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e José que também são irmãos de Judas e Salomé. Em concordância com São Mateus, Salomé só pode ser a mãe dos filhos de Zebedeu, isto é, a mãe de Tiago Maior e São João. Novamente a Maria mãe de Tiago, Judas e José não é a Maria mãe de Jesus. Esta Maria tinha por marido Alfeu.
      “Estavam junto à cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria [esposa] de Cleofas, e Maria de Mágdala” (Jo 19,25).
      São João identifica Maria esposa de Cleofas como tia de Jesus, isto é, irmã de Santa Maria. Ora, sabemos que Tiago Maior e São João não são primos de Jesus, caso contrário seriam chamados “irmãos do Senhor”; assim, Salomé não é a Maria esposa de Cleofas.
      Esta Maria, esposa de Cleofas, é a mãe de Tiago, José e Judas. Portanto, estes “irmãos” de Jesus, são na verdade seus primos, filhos de Maria, tia de Jesus.
      Como na antiguidade os homens normalmente eram conhecidos por dois nomes, alguns acreditam que Cleofas é o outro nome de Alfeu. Outros sustentam a tese de que Cleofas é o marido de um segundo casamento de Maria, tia de Jesus. Com efeito, somente Tiago é referido como filho de Alfeu (ver item 2 deste artigo), enquanto se diz apenas que Judas e José são seus irmãos.
      Sendo Alfeu e Cleofas, a mesma pessoa ou não, isso não oferece qualquer problema, pois de fato Tiago, Judas e José, são filhos de Maria, tia de Jesus; não importando se Tiago Menor é filho de Alfeu e Judas e José filhos de Cleofas.

      8. Quem é Simão?

      Em Mt 13,55 e Mc 6,3 encontramos o nome de Simão junto com os de Tiago, José e Judas.
      Quando São Mateus e São Marcos elencam os apóstolos, sempre colocam o nome dos irmãos em seqüência. Ex: Pedro e André, Tiago Maior e João, etc.
      Nestas mesmas listas, próximo aos nomes dos irmãos Tiago Menor e Judas Tadeu, os evangelistas citam um Simão: “Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu […]” (Mt 10,3-4) e “[…] Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador” (Mc 3,18).
      Com efeito, Eusébio de Cesaréia em sua “História Eclesiástica” registra que este Simão era primo do Senhor e filho de Cleofas:
      “Após o martírio de Tiago [menor] e a destruição de Jerusalém, ocorrida logo depois, conta-se que os sobreviventes dos Apóstolos e discípulos do Senhor vindos de todas as partes se congregaram e com os consangüíneos do Senhor ‘havia um grande número deles ainda vivos’ reuniram-se em conselho para verificar quem julgariam digno de suceder a Tiago. Todos unanimemente consideraram idôneo para ocupar a sede desta Igreja Simeão, filho de Cléofas, de quem se faz memória no livro do Evangelho (Lc 24,18; Jô 19,25). Diz-se que era primo do Salvador. Efetivamente, Hegesipo [historiador antigo] declara que Cléofas era irmão de José” (HE III,11).

      Conclusão dos Estudo Bíblico?

      Os “irmãos” de Jesus são seus primos, filhos da irmã da Mãe do Senhor, cujo nome é também Maria; são eles Tiago, José, Judas Tadeu e Simão. Este é o testemunho da Sagrada Escritura e da Memória dos primeiros cristãos.

  69. Mauricio Ragazzo Você é tão santa, imita tanto Jesus, que esta ofendendo a doutrina, que engraçado não?

  70. levi varela disse:

    Não é atoa que a palavra de Deus não consegue se expandir como devia.

    A igreja que mais possui instrumentos de evangelização fica a discutir a virgindade eterna de um ser humano(Maria) como se isto fosse a coisa mais importante da face da terra.

    Sim, para um bando que aceita tudo, estes aceitam. Depois gente desse bando que aceita tudo se irresigna com essas tolices a abandona. Pessoas outras que não acreditam nessas coisas e nem as tem como importantes, passam a criticar, passam a busca novos alimentos, alimentos consistentes.

    E o pior disto tudo, é que o novo testamento tem inúmeras passagens dizendo dos irmãos carnais de Cristo, aí fica difícil se crê numa igreja que traz pra si a responsabilidade de ter participado em reunir os mil livros do novo testamento, depois denegar aquilo que ajudaram legitimar.

    Igreja católica se ajeite, olhe que DEUS está pedindo, cobrando, exigindo satisfações de suas ações, o fim dos tempos. O último papa como previsto a mais de novecentos anos, porquanto peçam perdão a Deus.

    Outra coisa, se expulsarem o padre fábio, todas as igrejas evangélicas haverão de aceitá-lo, como pode ele criar uma igreja também, aliás como Cristo fez, modo do evangelho expandir, chegar ao povo. Mas o importante mesmo é que ele fique aí falando, pois tem doenças que exigem terapia medicamentosa externa e interna também. Nós externamente daqui, ele de dentro, único meio de vocês voltarem para o genuíno evangelho de Cristo.

  71. marcos disse:

    Uma pena… um bando de homens e mulheres que se dizem “cristaos” ofendendo-se só por simplesmente achar que a “sua Igreja” é mais santa, mais imaculada, a que salva… ainda bem que o Cristo é o unico “Senhor” da sua Igreja e por mais que uns ou outros queiram manchá-la ninguém terá poder para fazer. Deixem de ser repetidores de “ensinamentos” que tem um objetivos maiores oculto, como por exemplo: financeiro! aprenda ser feliz do jeito que voce é, com a Igreja que voce participa, fazendo o que voce faz e esqueça essa mania tola de ficar repetindo sempre a mesma coisa, vai ser feliz na Paz de Cristo! e para quem crer, no Amor de Maria!!!

  72. Parabéns ao site,… já está quase no nível do R7.com.

  73. Estão manchando o nome e a imagem de Maria, pois ela é mãe e como todas as mães cuidou do seu filho sem se importar se ele era especial ou não, devemos respeitos sim a ela devemos honra-la sim, pois qual de voz deixaria que falassem mau de suas mães? Maria é simbolo de amor, de obediência incondicional a Deus, passar por sofrimentos nós passamos sem aviso prévio, e não gostamos reclamamos, murmuramos, imagina se algum de nós iria dizer um SIM a Deus sabendo que ele estaria mandando chumbo dos grossos pra nós, hipocrisia, somos hipócritas quando falamos que amamos a Deus acima de tudo, mentiras , é só olhar pra dentro de nós, para vermos que não temos esse amor todo por Jesus, amamos mais o que ele pode nos oferecer, as igrejas hoje estão cheias de gente que espera de Jesus o carro novo, aumento de salario, boas vendas do seu comercio , não no comercio do vizinho, do seu comercio, eu já vivenciei tantas vezes brados a Cristo, em tantas igrejas de tantas religiões com o mesmo proposito usura, ambição, falta de amor ao próximo, já vim pessoas negar um pão, e ir a igreja e chorar quando se canta amor aos irmão, e ter acara de pau de falar que é uma pessoa generosa. Por isso quem fez de Maria a pop star mais famosa que Jesus foi o próprio homem com sua ganancia, Maria foi ,é e será sempre a mãe da divina graça, pois presentou ao mundo a graça mais preciosa dos céus Jesus o Cristo. Quem não sabe respeitar a mãe não respeitará o filho. Não é mesmo.

  74. Matheus Cordeiro quantas passagens vc quer que eu coloque, que Deus condena a idolatria? Na epoca de Moises eles não entrarão na terra prometida por causa da idolatria, Deus condena qual quer tipo de idolatria que não seja para Ele. Maria foi como qual quer outro ser humano, porem ela recebeu a honra de dar a luz ao Messias. Santo só existiu um que Foi Jesus santos significa perfeito sem pecado, maria pecou como nós e como os dicipulos. Jesus morreu por nós ele merece nosso amor, maria apenas nossa admiração por ter sico mãe do Messias.

  75. Esses versículos não estão falando de maria, o primeiro não tem nada haver, e o de apocalipse está relatando as perseguições que terão após o arrebatamento , quer dizer o sofrimento vão passar os que não forem arrebatados com o Senhor, dores de parto significa vão ter que passar por coisa muito ruins.

  76. Rozania Sousa disse:

    Mauricio Ragazzo João 5:39
    39 – Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; ( Jesus é a testemunha, só ele salva, liberta e cura).

  77. Flavio Samaro disse:

    Matheus Cordeiro …ela não morreu por vc …só cristo merece a nossa adoração …um dia entenderá isto!!!

  78. A Biblia diz em Jo3:16 porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu filho unigénito, para todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna. e em Jo3: 36 diz: Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida , mas a ira de Deus sobre ele permanence. É somente Jesus quem nos salva ninguem mais.

  79. Flavio Samaro disse:

    Adoração somente aquele que foi pregado na cruza ..maria foi !!!NÃO!! maria pode fazer milagres ??? NÃO!!!maria faz parte da santa trindade ???? Simplismente NÃO…A nossa honra ..gloria ..devoação somente a Jesus Cristo o filho de Deus !!!

  80. Silvio Gomes disse:

    Mauricio Ragazzo olha o que vc escreveu " Não há partes mortas no corpo de Cristo. Imagine Jesus com seu Corpo Vivo -> é o Jesus dos Católicos. Imagine um Jesus com seus braços e pernas mortos, em decomposição, fedendo…. é o Jesus dos evangélicos…" Vc é tao ridiculo, desinformado e ignorante que esta é a ultima vez que me dirijo a vc. O corpo que deve está em decomposição deve ser daquele homem branco de olhos azuis que vcs tem na sua igreja, já que, ele está pregado naquela cruz por mais de dois mil anos. Isso só prova a sua alienação, vcs ficam inventando teorias baratas para justificar um erro que nem os lideres da sua igreja aceitam mais. A unica coisa que posso dizer a vc é que a sua opinião é como o lixo do vizinho, fede, mas se eu não posso limpar, eu ignoro.

  81. Maria Alves disse:

    Realmente Padre Fabio é muito corajoso, lembro numa entrevista no Faustão quando um senhora comentou q em vez dele querer ser um pop star, deveria cuidar mais do seu rebanho. A resposta foi : Faustão o q tenho a dizer é ” os cães ladram e a caravana passa ” bela resposta de um padre, não acham ? quanto a vocês q discutem tanto sobre Maria, façam 1% do que ela fez, ajudem os necessitados de alimentos, água, roupa, uma palavra etc, e Deus olhará por vcs. É melhor agir em vez de só falar, pois Jesus disse q nem todo aquele que gritar SENHOR ;SENHOR, SENHOR será salvo. se cuidem. Façam mais e falem menos. Maria Alves

  82. O padre diz: “rezar com Maria para que o Cristo prevaleça”. essa pregação foi feita em jerusalém e eu assisti toda não só uma parte. A Igreja católica nunca quis colocar Maria no lugar do Cristo. Quem nos salva é Cristo. Devemos apresentar mais o Cristo e menos as Igrejas. Não é a igreja que salva.

  83. Ronaldo Leite disse:

    IMACULADA ? ESSE É DOGMA MAIS MENTIROSO DA IGREJA ROMANA. VEJA O APÓSTOLO PAULO DIZ:"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Romanos 3 : 23), MARIA PECOU ? PECOU. VEJA DE NOVO APÓSTOLO: "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer." (Romanos 3 : 10) MARIA É JUSTA ? NÃO ELA NÃO JUSTA. "Depois disto desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias." (João 2 : 12) MARIA TEVE FILHOS ? SIM TEVE. SE VC FALA QUE ESSES "IRMÃOS" ESTÃO EM SENTIDO DE IRMÃO DE FÉ TÁ ERRADO, ESTÃO ATOR DO LIVRO É UM IDIOTA COLOCOU IRMÃOS EM VEM DE PRIMOS COMO VC DIZEM QUE ESSES IRMÃOS DIZ SER PRIMOS KKKKK AINDA CRER NA IMACULADA ? KKK

  84. Geraldo Silva disse:

    Matheus Cordeiro , meu jovem amado, nao é nada disso , procure orientaçao biblica prá vc nao continuar se enganando . DEUS te abençoe. abçs

  85. Ribamar Cunha disse:

    não entendo sabi da palavra e adora idolos

  86. Matheus Cordeiro Vai lê mais a Bíblia e deixa de tá falando asneira (Mt 22.29).

  87. Lu Mi Correa disse:

    Matheus Cordeiro , cara essa interpretação que você tem é pura invenção da sua cabeça, a mulher que está falando é Eva e não Maria, vá ler em Genesis, a historia da Eva e a serpente… Cara e o apocalipse nem aconteceu ainda…Apocalipse = fim dos tempos, abraços Lucas

  88. Mauricio Ragazzo Quem disse amigo foi esse padre ai do vídeo…e eu não cai não pões não acredito em palavras humanas e sim nas Escrituras Sagradas… Maria esta Morta e enterrada como qualquer outro que tenha morrido, aguardando seu Juízo…Pões único que morreu e ressuscitou e não mais morreu foi Jesus e o resto e mentira do Diabo.

  89. Mauricio Ragazzo, você parece que é casado e como eu você não deve ter conhecido a sua esposa até o a data do seu casamento ou pelo menos deveria ter sido assim… depois disto, você assim como eu, fizemos como José que conheceu Maria como esposa, que após se conhecerem como Marido e Mulher vieram outros irmãos como Judas, só para citar um

  90. mauro disse:

    Esclarecendo..nós, católicos, cremos que a Bíblia é Palavra de Deus porque sabemos, pela História, que Jesus fundou uma Igreja visível e que esta Igreja determinou quais livros deveriam ser considerados como Palavra de Deus e quais não deveriam; nisto, corroboramos com o que ela (a Igreja) diz e não como fazem alguns que porque a Bíblia diz então eles crêem. O importante é que ela aponta a autoria da Bíblia para Deus; não diz nada que esta Palavra seja a única regra de fé e contenha tudo.

    Sabemos que Paulo foi o primeiro a escrever e sabemos que em sua Carta aos Coríntios fala da Última Ceia. Como aprendeu isto se ele não estava lá [na Ceia]? Certamente, não leu em parte alguma, pois até então não existia nenhum livro do Novo Testamento. De alguma pregação dos apóstolos é que aprendeu este mistério. Isto quer dizer que o ensino oral era o que berçava as primeiras comunidades cristãs.

    São João, em sua segunda Carta, expressa:

    “Tenho muitas outras coisas para escrever-vos, porém, não quero fazê-lo por tinta e papel, pois espero ir até vós e falar-lhes face a face, para que nosso gozo seja completo” (2João 1,12).

    João não está dizendo que quer ir explicar-lhes a carta; para ele, é mais importante o ensino que lhes possa dar oralmente ao invés daquele lido em suas cartas. João sabe que ao ir pregar-lhes oralmente, o gozo dos fiéis será completo. Ademais, Jesus mandou que pregasse e não que escrevesse (Mateus 28,20); tão somente cinco apóstolos decidiram escrever: Pedro, João, Tiago Menor, Judas e Mateus; mas TODOS os Doze pregavam sem papel.

    A razão pela qual se passou a escrever Cartas foi a impossibilidade dos Apóstolos alcançarem todos os povos. Perante esta situação, as cartas eram usadas para fazer-lhes algumas recomendações e exortações, PORÉM, NUNCA SUBSTITUÍRAM o ensino oral. Se lermos as Cartas, veremos que há muitas coisas que as comunidades deviam saber para que os autores apenas fizessem recomendações sobre elas. Eles não estendem suas cartas para ensinar-lhes coisas novas.

    Na Carta aos Coríntios, Paulo não os ensina como fazer a fração do pão, mas bem os repreende pela forma com que celebravam (1Coríntios 11).

    Na Carta aos Hebreus, não lhes repete os primeiros ensinamentos sobre Cristo; lhes dá por conhecidos (Hebreus 6,1-3).

    Se lermos a Carta aos Gálatas, diz:
    “Quisera estar convosco agora mesmo e mudar de tom, pois estou perplexo quanto a vós” (Gálata 4,20).

    Paulo está consciente de que um povo deve estar escutando a pregação adequada para cada circunstância. Por isso fala em “mudar de tom”. Com a simples Escritura, isso não era possível e, por essa razão, Paulo desejava ir à Galácia para fazer-lhes ver as coisas mediante um tom de voz apropriado. Se, por exemplo, alguém deixasse um recado a outra pessoa sobre algo, esta, quando chegasse, não saberia em que tom foi dito se a pessoa que tomou o recado não disser-lhe pessoalmente. Imagine-se, então, quando se tratar de levar o Evangelho de Cristo!

    Fica-nos claro, assim, como a própria Escritura não busca ser autosuficiente, mas uma ferramenta a mais de Deus para comunicar-Se ao homem. Não que esteja abaixo da pregação apostólica, mas sujeita a esta.

    1. levi varela disse:

      Caramba!!!!

      Um povo que escrevia tudo, duma ora pra outra Cristo esculhambou tudo?

      Concordo com você, ora pra que Dez Mandamentos escritos?

      Era um Deus zeloso ao extremo ao escrever em pedaços de pedra.

      Depois começou a usar pele de carneiro, mas antes papiro do Egito.

      Parabéns católica, Cristo fazendo o inverso que o Pai Dele fez.

      Cristo nunca gostou de uma testemunha, tanto que tinha 12.

      Cristo juntou esses doze justo para um lembrar aos outros se esqueceçem de detalhes das palavras Dele.

      Meu caro, os discípulos não eram apenas ouvintes, Cristo os chamou para servir de testemunhas aos que fossem escrever sobre eles, impedindo assim as distorções.

      Prova do que eu estou falando, meu caro, é que Ele não tentou explicar ao povo, por exemplo, a parábola do semeador, sim aos seus discípulos pra fins de registros de que eles haveriam de escrever, aí vocês vêm com essa historiazinha de conversinhas paralelas para servir de base teológica sobre Cristo e sua vontade.

      Brincadeira, né?

      Rapaz, católico acredita nisso?

    2. Ana Claudia Nepomuceno disse:

      MAURO, você já parou para pensar por que fazemos documentos? Por que temos de registrar coisas importantes? Se a humanidade avançou nas mais diversas ciências ou áreas de conhecimento, transmitindo saberes, os mais plurais, de geração à geração, não se deve sobretudo, ao que foi escrito ou mesmo, desenhado??? Só necromantes indagam os mortos. O que é abominação ao SENHOR(Deut 18,9-12). Recontar os passos de uma odisseia baseados em achados arqueológicos, onde a especulação dá lugar aos fatos e as meras suposições são suplantadas por fontes históricas confiáveis, é um desafio instigante. Contudo, o coração humano é corrupto e as fraudes, existem. Deus sumamente sábio e onisciente, inspirou homens santos(Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. IIPd1,21); Ele ordenou expressamente que se escrevesse( Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
      Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
      E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
      E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
      Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
      E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.Deuteronômio 6:4-9 “Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.
      Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.”Habacuque 2:2-3); Ele escreveu a sua Lei( Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.
      Êxodo 24:12). Deus, com certeza, não fala só pelas Escrituras. Porém, o “ESTÁ ESCRITO” FOI BASE, VARA DE MEDIR, AUTORIDADE GARANTIDORA USADA PELO PRÓPRIO JESUS(“Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
      Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
      E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
      Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”.Mateus 19:3-6 “Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será a mulher, visto que todos a possuíram?
      Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
      Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.
      E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo:
      Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.”Mateus 22:28-32 “E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
      E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
      E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
      E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás”.Lucas 10:25-28 Se a Doutrina de Cristo fundamenta-se nas Escrituras por que lançaremos o alicerce da nossa fé em tradições orais??? Ele combateu tradições orais judaicas porque induziram ao erro(Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
      Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
      Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
      Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
      Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.”Mateus 5:21-26 As tradições orais têm sido reiteradas vezes fermento de engano e soberba. A invenção da impressa nos libertou de papiros e pergaminhos inacessíveis. No entanto, para os apologistas da tradição oral, parece ser debalde que Deus tenha mandado documentar sua palavra em linguagem humana e “derramado seu Espírito sobre toda carne”. Atos 2,14-39

  91. mauro disse:

    Como de costume !

  92. Matheus Cordeiro Leias as Escrituras e entenderá, Deus escolheu maria por ser pura para ser a mãe do salvador que tinha que vim como homem para cumprir a lei que minguem conseguia e como homem ele cumpriu. Maria nada mais é do que bendita entre as mulheres. Mas ate ela precisa de um salvador. Existe apenas – PAI – FILHO E ESPIRITO SANTO…. e resto e mentira do Diabo.

  93. Mauricio Ragazzo, Nenhuma criança peca? logo Maria passou do Status de criança para mulher capaz de dar a Luz sem sem pecar…? A concepção de Jesus foi sem pecado, pois foi fruto do Divino Espirito Santo, sendo assim, Cristo nos alerta que só de pensar em pecar já pecou… Logo somente um não Pecou Cristo Jesus, o Messias, A Ovelha muda, que sem pecado algum, deu a sua Vida para salvar a mim, a você a minha e a sua familia e a todas familias da terra, destes incluimos também Maria, né!!

  94. Pela minha percepção você tem pouca informação, a respeito da fé cristã, essa tua fé "amiga", está ao nível do paganismo. Fui católico até um dia não vir a tona a verdade. A verdade sempre vai prevalecer. Eles intercedem a Jesus? Eles não estão mortos? me explique melhor seja mais clara e coerente.Você parece confusa.

  95. Tiago Mota disse:

    Matheus Cordeiro essa Mulher em Apocalipse não é Maria, representa a Igreja, a Noiva de Cristo!

  96. Mulher, que tenho eu contigo?
    Cada um no seu quadrado.

  97. Matheus Cordeiro
    Que a graça de Deus seja sobre ti.
    Caro amigo, a verdade escatológica desses versículos não aponta para Maria e sim para Israel. Simples, Todos sabemos que Jesus foi gerado pelo Espírito Santo e que o ventre de Maria " A bem aventurada" foi apenas uma maneira de Jesus vir como descendente do trono de Davi, para que se cumprisse o que disse o profeta Isaías e os demais profetas do AT que ele sairia do tronco de Jessé, pai de Daví (Is.cap11:1 e cap. 9:6, ). Atentar também para os textos de Isaías cap.26:17, Miq.4:10e Is.cap.66:8. Quanto as doze estrelas, se refere as doze tribos de Israel (Gen.Cap.37:9-11).

  98. Matheus Cordeiro parabens meu caro, graças, apareceu alguem inteligente aqui…e mais é bom mencionar o ultimo versiculo, ouseja, 17. este,então, se irritou contra a mulher e foi fazer guerra ao resto de sua descendencia, aos que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesua. …agora, infelizmente tem muita gente que ignora , ou não querem fazer parte desta descendencia, não é? abraços

  99. "O Senhor fez em mim maravilhas" – Lucas 1,49
    Eu creio nessas maravilhas feitas em Maria e não somente através dela. Algum evangélico poderia explicar quais maravilhas Deus fez em Maria ?

  100. 13-Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

    14-E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.
    Estas palvras esta na Sagrada Escritura Mateus Cap. 24

  101. Ronaldo Leite disse:

    QUEM É MARIA PERTO DE JESUS, DEUS E ESPÍRITO SANTO ? ELA NÃO É NADA NÃO PASSADA DE NADA , TODA HONRAS LOUVORES SÓ A DEUS SOLA FIDE DEO, SOLA FIDE CRISTO.

  102. Matheus Cordeiro Não leu a bíblia direito, a MULHER que o livro de apocalípse está representando a igreja a noiva de CRISTO, todo estudo teológico explica isso.

  103. O filho do Deus vivo, permaneceu 9 meses no ventre de Maria, o magnifico tabernaculo vivo, escolhido pelo nosso Deus, ou seja, dispensa qualque comentario, não é…engraçado, a propria isabel, foi humilde em se alegrar com a presença de maria ao dizer que não era digna de receber a mãe do seu salvador,..bendita és tu entre as mulheres, ou seja, palavras proferidas por isabel…agora meus caros amiigos protestantes, preferem morrer, que assumir, jamais estas palavras de isabel…abraços

  104. meu caro, vc nãoimagina o que Deus pode fazer…ou acha isso impossivel a Deus????

  105. Matheus Cordeiro leia a bíblia e se você é cristão acredita que ela é a palavra de DEUS. Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém. Romanos 16:27. E Maria falou… Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. João 2:5
    E Jesus falou: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

  106. Aprenda a respeitar, você não esta mostrando sua fé para os descrentes , pelo contrário, esta afastando-os, não é chamando uma crença de falsa que você vai conseguir algum seguidor de cristo, esta sendo ignorante, entenda o outo lado da moeda antes de julgar.

  107. Mauricio Ragazzo você precisa ler a bíblia, não ler. Se você crer que a bíblia é a palavra de Deus e lá está toda verdade como vem com argumentos seus ou ''religiosos'' que estão fora de nexo. Lá explica a verdade, leila lá, lá tem, lá diz. Confusões entre vocês mesmos, não seguem a palavra de Deus como mandamento, não buscam a verdade por isso são cegos.

  108. Paloma Lemos disse:

    O inimigo quer dividir as pessoas que estão em Deus. Não podemos permitir! Estejamos unidos e rezando uns pelos outros.

  109. Toda essa polêmica com a virgindade de maria que sabemos que deixou de ser virgem quando teve mais 4 filhos e tantas filhas, com certeza , isso tudo é pra invalidar o sacrificio de Jesus. Mas Deus não se deixa escarnecer e nem divide a sua gloria com ninguem. Ai de quem , na vinda de Jesus ainda estiver com essa idolatria no se coração!!

  110. O que os católico precisam entender é que precisam aprender a ler a bíblia, la tem a única verdade. E você que está lendo esses comentários, leia a bíblia, busque conhecer a palavra.

  111. Oliveira Humilde, as pessoas mudam, chega um tempo q agente passa ver as coisa de um ângulo diferente, a bíblia diz q o deus desse século segou o entendimento dos incrédulo para q ñ veja a luz do evangelho, mais a msm bíblia diz, se verdadeiramente o filho vos libertar, verdadeiramente seres livres. Deus tem esse poder de transforma vidas, mudar histórias..

  112. Quem derramou o seu precioso sangue foi Jesus, Maria somente deu a Luz a Jesus…Ele nos sslvará

  113. Deus é Deus, cedo ou mais tarde as pessoas tem que reconhecer que só há salvação em Jesus Cristo o primeiro passo o senhor já deu padre reconheceu o senhor Jesus Cristo como o nosso resgatador, nada contra seus dogma aceite Jesus como seu salvador. amém.

  114. Muito antes, e por isso foi excomungado do meio evangélico, o Pr. Ricardo Gondim já havia feito essa defesa(da união civil dos homossexuais).

  115. CRITICA O EXCESSO DE IDOLATRIA, MAS NÃO A TIRA COMO INTECESSORA. O QUE ELA NÃO O É. SÓ EXISTE UM MEDIADOR/INTERCESSOR, QUE É CRISTO.
    EXALTA CRISTO, MAS COLOCA MARIA COMO NOSSA INTERCESSORA. QUANDO NA BIBLIA DIZ QUE HÁ UM SÓ INTERCESSOR, UM SÓ MEDIADOR ( CRISTO ). QUANTOS CATÓLICOS ROGAM A MARIA AS 18HS, EM BRASILIA, RIO DE JANEIRO, SAO PAULO, GAMA, GUARA, FORMOSA, ETC, ETC. SE ELA OUVIR OS ROGOS, ELA É ONIPRESENTE, LOGO É DEUS. COMO NÃO É NAO PODE OUVIR. E TODOS CATÓLICOS, INCLUSIVE O PADRE FABIO MELO, ENGANAM SEUS DEVOTOS. MARIA ESTÁ MORTA, NO DIA FINAL RESSUCITARA, E TERA SUA GLORIA RECONHECIDA. HOJE NAO PODE FAZER NA POR NINGUEM… O PAPA DE 1854 QUE DISSE QUE MARIA TERIA IDO PARA O CEU. PERGUNTO: SÓ EM 1854???? OS OUTROS PAPAS TERIAM ESQUECIDO DE DIZER ISTO. CRISTO TERIA ESQUECIDO DE DIZER QUE SUA MAE RESSUCITARIA, PEDRO, TIAGO, JOAO, ANDRE, FILIPE, BARTOLOMEU, ETC, TODOS TERIAM ESQUECIDO… QUANDO QUE ATÉ DO LADRÁO FOI DITO. HOJE MESMO ESTARAS COMIGO NO PARAISO… SÓ BOBO GOSTA DE SER ENGANDO, EU NÃO.

  116. SANSÃO DE SOUSA ROCHA disse:

    MARIA,MARIA,MARIA E MARIA…é só o que fala o povo em épocas de prociçôes a maria.
    em Belém são mas de 2 mihôes atrás de maria.se não me engano,no mesmo dia é a aparecida atraindo gente de todo o Brasil.
    se formos fazer uma pesquisa de quantas prociçôes a maria existe no Brasil iremos nós surpreender.e Jesus Cristo ? Só é lembrado em semana santa e natal.
    …………………haja passiência……………

    1. ivonetti disse:

      Meu querido irmão, Sansão da Souza Rocha, por favor aprenda a escrever!!!!! primeiro é procissões e não “procições” e depois tem que ter muita paciência e não “passiência” e ainda iremos nos surpreender e não “nós” surpreender, me desculpe na boa, mas não podia deixar passar. O que penso é que: A palavra fala que somos irmãos em Cristo e devemos nos respeitar e que o julgamento só pertence a Deus nosso Pai.
      Se as pessoas se unissem, em nome do Amor e pela Paz no mundo, manifestando gestos concretos como Jesus Cristo fez, e veio exatamente pra isso como verbo vivo, os seres humanos talvez conseguissem levar a Paz ao mundo, com o Nosso Pai assim quer de cada um de nós. Fique com Deus e que a Paz de Cristo esteja sempre contigo

      1. Henriique disse:

        Eu, nasci em um lar evangélico “protestante” e herdeiro de uma doutrina bíblica verdadeira, e por isto estou livre de qualquer condenação sobre estes temas a respeito de Maria, mãe carnal de Jesus Cristo filho de Deus. Eu creio, que Ele tinha que vir ao mundo de uma forma natural e humana, ou seja: nascido de uma mulher(como todos). E esta mulher foi Maria. Eu creio que Ele veio para nos SALVAR, devemos nos arrepender de nossos pecados e aceitá-lo como único SALVADOR. Se somos CATÓLICOS, PROTESTANTES, OU OUTRA RELIGIÃO, isto não interessa. O importante é ter Cristo no coração.
        Agora, vamos ser sensatos. Já pensaram na situação de José, recém casado(e naquela época a “coisa” era muito mais séria), alguém ainda acha que ele continuou VIRGEM? E Maria também? (com todo o respeito, aliás, isto não é: falta de respeito). Onde está escrito que eles Maria e José foram proibidos de ter filhos? Se isto é mais do que natural, É SANTO. A família foi instituída por Deus, os filhos são bênçãos de Deus. Vamos respeitar a lei do LIVRE ARBÍTRIO, Deus é sabedoria e a inteligência dele excede o conhecimento humano e um dia Ele separará o trigo do joio e muitos ouvirão: APARTAI-VOS DE MIM malditos para o fogo eterno, não vos conheço. Que não seja nem eu e nem você.
        Não pense que é fácil seguir JESUS, perseverar até o fim, é preciso dar-mos as mãos para seguir-mos juntos na caminhada. JUNTOS NA FÉ! COM ÚNICO PROPÓSITO EM AMOR. Não preguem desunião. NEM CATÓLICOS, NEM PROTESTANTES, MAS UM POVO LAVADO E REMIDO NO SANGUE DE JESUS, se for católico, bem! se for protestante, também! Que Deus nos abençoe e nos perdoe. Oremos todos, por todos em nome de Jesus. Amém.

  117. Amigo de Deus disse:

    Meu amigo vai comer Biblia Deus não tem mãe,se Deus permitiu maria nascer do sexo de seu pai e sua mãe obtenha conhecimento da Palavra de Deus a verdadeira não a falsificada por homens corruptos do passado matadores de Cristãos.

  118. levi varela disse:

    Caramba!!!!

    Um povo que escrevia tudo, duma ora pra outra Cristo esculhambou tudo?

    Concordo com você, ora pra que Dez Mandamentos escritos?

    Era um Deus zeloso ao extremo ao escrever em pedaços de pedra.

    Depois começou a usar pele de carneiro, mas antes papiro do Egito.

    Parabéns católica, Cristo fazendo o inverso que o Pai Dele fez.

    Cristo nunca gostou de uma testemunha, tanto que tinha 12.

    Cristo juntou esses doze justo para um lembrar aos outros se esqueceçem de detalhes das palavras Dele.

    Meu caro, os discípulos não eram apenas ouvintes, Cristo os chamou para servir de testemunhas aos que fossem escrever sobre eles, impedindo assim as distorções.

    Prova do que eu estou falando, meu caro, é que Ele não tentou explicar ao povo, por exemplo, a parábola do semeador, sim aos seus discípulos pra fins de registros de que eles haveriam de escrever, aí vocês vêm com essa historiazinha de conversinhas paralelas para servir de base teológica sobre Cristo e sua vontade.

    Brincadeira, né?

    Rapaz, católico acredita nisso?

  119. Celeste disse:

    “Se pudesse enganaria até os ecolhidos”. Nesse discurso do Padre tem sutis enganos, até parece que ele tá defendendo a verdade.

  120. JEANN disse:

    IRMÃOS DE JESUS

    A bíblia passa o nome de cada filho (homem), como vemos em Mt. 13: 55-56: “Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama a sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs?”. Interpretar irmãos e irmãs, aqui, como “primos” ou “parentes”, depois de mencionar o pai e a mãe de Jesus, é torcer o significado do texto.

    O mesmo versículo se acha em Marcos 6:3. Além de dizer que Jesus tinha irmãos, ainda cita o nome deles. Contudo, alguns padres visando enganar o seus fiéis ou por puro desconhecimento teológico, dizem aos seus fiéis que a palavra “irmão” em hebraico e aramaico, poderia significar “primo”, já que não existia uma palavra para designar primo. Além disso, citam uma passagem do Velho Testamento (que foi escrito em hebraico) para provar tal coisa.

    Entretanto, praticamente todo o novo testamento, incluindo os quatro evangelhos, foram escritos em GREGO !!! Os originais do Novo Testamento que temos em mãos estão em língua grega Koiné. Em língua grega a palavra que se traduz como irmão é “adelfos”, donde temos por exemplo a palavra Filadélfia, que quer dizer amor fraternal, e é essa palavra que aparece no original quando a Bíblia menciona irmãos e irmãs de Jesus.

    A palavra para primo é “anepsios” e é essa a palavra utilizada quando a Bíblia afirma que Barnabé era primo de Marcos e, posteriormente, a língua grega passou a utilizar essa palavra também para sobrinho. Maria foi visitar sua PRIMA ISABEL! Por que não IRMÃ Izabel, então? “Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, o PRIMO de Barnabé” (Cl 4:10) E ainda: “Saudai a Herodião, meu PARENTE” (Rm 16,11).

    Esses são alguns dos exemplos da palavra “primos” empregada no Novo Testamento. No caso de Jesus, o original é realmente IRMÃOS!!! Então, essas afirmações de que irmãos e primos venham de uma só palavra na língua original são falazes. Ora, o mesmo Paulo que escreveu: “Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, o PRIMO de Barnabé” escreveu, em Gálatas 1:19 : “e não vi outros dos apóstolos, senão Tiago, o IRMÃO do Senhor”. Logo, essa coisa de “priminho” e “priminha” é puro papo furado e enganação.
    .
    O NT foi escrito em GREGO na língua Koiné. E, nessa língua, existe palavra específica para primos e para irmãos. O que os católicos alegam inutilmente é que NOS QUATRO EVANGELHOS essa palavra teve um acréscimo no aramaico (que não possui a definição para primos e irmãos). Contudo, a citação dos IRMAOS de Jesus NÃO SE LIMITA apenas aos quatro evangelhos, mas também ao restante do NT. Veja mais estas passagens:
    .
    1 Co.9:5 – “Não temos nós o direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, OS IRMÃOS DO SENHOR, e Cefas?
    .
    Gálatas 1:19 – “E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, IRMÃO do Senhor.”
    .
    E, nestas passagens, NÃO está incluído o acréscimo aramaico, isto é, TEM A DEFINIÇÃO PARA PRIMOS E PARA IRMÃO, e nestas passagens a definição vem como IRMÃO!!!
    .
    É por isso que aquela passagem que eu citei acima diz “PRIMOS”, pois nas epístolas já é possível fazer a diferenciação entre PRIMOS e IRMÃOS. É por isso que está escrito:
    .
    COLOSSENSES 4
    10 Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, PRIMO de Barnabé, a respeito do qual já recebestes instruções. (Se este for ter convosco, acolhei-o bem.)
    .
    Porque não está escrito de novo “IRMÃO”, já que não existe palavra para definir irmão e primo?
    .
    Como vemos, essa definição já existia dentro das epístolas há uma claríssima distinção entre o que são PRIMOS e o que são IRMÃOS. Paulo poderia perfeitamente ter escrito a palavra para “primo”, mas tendo a opção de escolher entre a palavra para primo e a de irmão ele escolheu colocar, em todas as ocasiões, a de irmão.
    .
    Além disso, existem mais versículos em que a palavra irmãos não pode ser substituída por primos, como, por exemplo, em Lucas 8:19-21: ” Vieram ter com ele sua mãe e seus irmãos e não podiam aproximar-se por causa da concorrência de povo. E lhe comunicaram: TUA MÃE E TEUS IRMÃOS estão lá fora e querem ver-te. Ele, porém, lhes respondeu: Minha MÃE E E MEUS IRMÃOS são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam.”
    .
    OBS: Nesse texto a colocação de Jesus é clara e não admite outras interpretações, ele está falando da sua família natural e da verdadeira família espiritual (Cristo coloca sua família espiritual – i.e, mãe, pai, irmão ou irmã – acima da sua família natural), aqui não tem priminho ou priminha, quanto ao resto é conversa pra boi dormir.

    FONTE: apologiacrista

    1. JEANN disse:

      O SIGNIFICADO DE IRMÃOS NA BÍBLIA

      Em Mateus 12.47, na Bíblia católica, versão dos “Monges Maredsous”, o tradutor teceu o seguinte comentário sobre os “irmãos” de Jesus no rodapé da página: “Irmãos: na língua hebraica esta palavra pode significar também ‘parentes próximos’ ou ‘primos’, como neste caso. Exemplo: Abraão, tio de Lot, chama-o com a designação de irmão (Gn 11.27; 13.8)”.

      Outro estudioso católico afirma: “Assim sendo, é possível que por detrás dos ‘irmãos’ e ‘irmãs’ de Jesus estejam seus ‘primos’ ou ‘parentes’1.

      Refutação bíblica: Não existe um só caso na Bíblia, e principalmente no Novo Testamento, em que a palavra grega adelphós (irmão) é traduzida por primo ou parente. Das 343 vezes em que o N.T usa o termo adelphós, ele apresenta dois sentidos para a palavra “irmão”: a de irmão legítimo (carnal) e o metafórico.

      Sentido metafórico: Neste sentido, enquadram-se todos os textos sobre os seguidores de Jesus (Mc 3.35), os cristãos da igreja (1Co 1.1), os judeus (Rm 9.3) e os seres humanos em geral (Hb 2.11,17). É obvio que as referências nos evangelhos e nas epístolas aos “irmãos” (filhos de Maria) de Jesus não se enquadram nesta categoria.

      Sentido literal: É justamente neste sentido que a palavra irmãos (no plural) é usada, em sua grande maioria, na Bíblia. Nenhum estudioso católico jamais traduziu esta palavra como primos ou irmãos espirituais. As Escrituras não deixam nenhuma dúvida quanto a esse assunto. Duvido que alguém leia os textos que seguem e consiga empregar o sentido de primo ou irmão espiritual onde aparece a palavra irmãos.

      “E, passando mais adiante, viu outros dois (irmãos) Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou” (Mt 4.21).

      “E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna” (Mt 19.29).

      A Bíblia deixa patente que quando a palavra “irmãos” aparece junto aos termos “pai” e “mãe” ela denota filiação legítima de sangue, e isto ninguém consegue eclipsar. Compare: “Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas?” (Mt 13.55).

      Nas quinze ocorrências em que é empregado o termo adelphós em relação a Jesus o sentido básico é de irmãos legítimos. Mas alguns podem objetar dizendo que a palavra hebraica ah (irmão) aparece várias vezes significando irmãos não de sangue, mas primos ou sobrinhos. É verdade que a língua hebraica tinha um vocabulário um pouco pobre e, por isso, não possuía uma palavra específica para primos ou parentes. Então utilizava a expressão “irmão” de modo lato (Gn 29.12, 24.48)

      Esse artifício, no entanto, não é suficiente para que os católicos se esquivem da derrocada teológica! A palavra “irmão”, no hebraico, pode significar primo, mas, mesmo neste caso, temos de tomar cuidado. Geralmente, quando a palavra “irmão” é empregada no sentido de parente próximo o contexto esclarece a questão (1Cr 23.21-22). Além disso, o Novo Testamento foi escrito em grego, e não em hebraico. Será que no grego Coiné, língua na qual foi escrito o Novo Testamento, existia esta distinção praticamente ausente no hebraico? Vejamos.

      Termos do Novo Testamento para irmãos e primos

      Não devemos nos esquecer de que quando o Novo Testamento faz referências aos irmãos de Jesus o contexto não traz nenhum tipo de esclarecimento adicional, como acontece no Antigo Testamento. Além disso, os escritores sabiam a diferença entre os termos irmão (adelphós), primo (anepsiós) e parentes (sungenes). Mesmo Paulo, que usava bastante metáfora, sabia usar com distinção essas palavras. Tanto é que escreveu sobre os “irmãos” de Jesus sem deixar nenhuma dúvida ao laço carnal entre o Senhor e seus irmãos. Vejamos: “Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?” (1Co 9.5). “Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor” (Gl 1.19).

      Como já falamos, e isso é interessante, o apóstolo Paulo sabia perfeitamente usar a palavra correta para primo (anepsiós) e parente (sungenes) em suas epístolas. Não havia motivo de confusão! “Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, o primo de Barnabé…” (Cl 4.10). “Saudai a Herodião, meu parente” (Rm 16.11).

      Caso a tese católica estivesse correta, o apóstolo poderia muito bem ter usado a expressão hoi anepsiós Kyriou (primos do Senhor), e não adelphói tou Kyriou (irmãos do Senhor), até porque os irmãos de Jesus estavam vivos quando o apóstolo escreveu as duas epístolas.

      Argumentos contraproducentes

      Diante do exposto, a única consideração plausível a que podemos chegar é que os “irmãos” de Jesus eram realmente seus irmãos legítimos. É justamente esse o sentido do termo adelphós no Novo Testamento. Apesar de todo o esforço empregado pelos católicos para defender a virgindade perpétua de Maria, seus argumentos são totalmente contraproducentes.

      O Salmo 69 é um texto profético com força suficiente para desmantelar o arcabouço erigido pelas artimanhas teológicas católicas. Qualquer exegeta que ler esse salmo terá de admitir que se trata de um salmo messiânico, ou seja, um salmo que fala sobre o ministério e a vida de Jesus, o Messias. No verso 8, o autor descreve perfeitamente a família de Jesus sem deixar dúvidas quanto à legitimidade carnal de parentesco entre eles. Vejamos: “Tornei-me como um estranho para os meus irmãos, e um desconhecido para os filhos de minha mãe”.

      Quando, então, comparado com alguns textos do Novo Testamento, João 7.3-8 por exemplo, o Salmo 69 torna-se um argumento esmagador contra a teoria católica. “Disseram-lhe, então, seus irmãos: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque ninguém faz coisa alguma em oculto, quando procura ser conhecido. Já que fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Pois nem seus irmãos criam nele. Disse-lhes, então, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo; mas o vosso tempo sempre está presente. O mundo não vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más. Subi vós à festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda não é chegado o meu tempo”.

      Compreendemos agora, por meio desse texto, o porquê de Jesus ter deixado sua mãe aos cuidados de João, e não de seus irmãos!

      FONTE: ICP

      1. Edy Mancebo disse:

        jeann, vc é um sábio, mas além de tudo é humilde, parabéns. bem q vc podia colocar um texto aí sobre humildade, para a jussara bereana ler.

        1. JEANN disse:

          Edy Mancebo,

          Obrigado pelo elogio mas não me considero sábio, o fato é que tenho várias dúvidas a respeito de interpretação das escrituras referente a alguns temas. Este era um deles, a respeito dos irmãos de Jesus.

          Quando tenho alguma dúvida assim, procuro colocar isto diante de Deus, Ele nos dá sabedoria e nos guia dando-nos as respestas.

          “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento” Tiago 1:5-6

          Abração,
          Que Deus te abençoe

  121. Ver a defesa dos católicos aqui me dá saudade dos ateus do meu Facebook! quanta desinformação!
    O 1º é o rapaz que afirma que o texto de Ap.12 se refere a Maria, daí ignora todos os versículos apontados que contrapõe essa ideia. A mulher do texto é Israel e as 12 estrelas sobre sua cabeça são as 12 tribos de Israel dentre as quais saiu Jesus. O restante do texto se refere ao tempo da tribulação, não vou entrar nesse ponto agora, mas pesquisem.

    O outro usa o texto apócrifo de Tobias para afirmar a intercessão pelos mortos através do “santos”, sendo que Jesus afirma “Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Eliminando assim qualquer alegação de intercessão por santos.

    Acho que vou parar por aqui porque não vou continuar lendo os outros posts.

  122. Flavia disse:

    Até as pedras clamarão….

    Não há nada de surpreendente nisso…

  123. Mauro Zé disse:

    MAURO,ESQUEÇA AS TRADIÇÕES CATÓLICAS QUE MUITOS QUEREM COLOCAR EM PARALELO OU ATÉ ACIMA DA PALAVRA DE DEUS.A BÍBLIA DIZ QUE TODOS PECARAM E TODOS ESTÃO DESTITUÍDOS DA GLÓRIA DE DEUS.ATÉ MARIA.ATÉ UM BEBEZINHO QUE NASCE E ENTÃO É INOCENTE CARREGA O PECADO ADÂMICO QUE SÓ PELO PREÇO DA MORTE DE JESUS SERÁ RESGATADO.MARIA FOI CASADA COM JOSÉ,GEROU JESUS POR INTERMÉDIO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS MAS CONTINUOU CASADA COM JOSÉ.E A PRÓPRIA PALAVRA DIZ QUE QUANDO UM HOMEM E UMA MULHER SE CASAM TORNA-SE UMA SÓ CARNE.QUANDO FORAM À PROCURA DE JESUS,QUE ENTÃO PREGAVA PARA OS DOUTORES,ESTE JÁ CONTAVA DOZE ANOS DE IDADE…E MARIA E JOSÉ SEGUIAM CASADOS.E O QUÊ OU COMO PROCEDE MARITALMENTE UM CASAL EM QUALQUER CANTO DESSE MUNDO DE DEUS,MEU QUERIDO IRMÃO????VIVEM COMO IRMÃOS?????SE VC LER ATENTAMENTE A PALAVRA CONSTATARÁ QUE MARIA TEVE FILHOS COM JOSÉ.E POR QUE EM APOCALIPSE QUANDO O ANJO DO SENHOR PROCUROU ALGUÉM QUE ABRISSE OS 7 SELOS DAS PROFECIAS E NÃO ENCONTROU NINGUÉM ? NINGUÉM DIGNO,NO CÉU,NEM NA TERRA NEM DEBAIXO DA TERRA,PODIA ABRIR O LIVRO NEM OLHAR PARA ELE.SÓ O LEÃO DA TRIBO D JUDÁ,A RAIZ DE DAVI,QUE VENCEU,PARA ABRIR O LIVRO E DESATAR SEUS SETE SELOS. SE MARIA NÃO PECOU NÃO PODERIAM CHAMÁ-LA? ELA NÃO INTERCEDE JUNTO A JESUS? AMIGO,SÓ JESUS É A RESPOSTA.E JÁ QUE ESTAMOS EM APOCALIPSE,LÁ TBM ADVERTE PARA QUE “SAIAM DELA,POVO MEU,PARA QUE NÃO INCORRAM NAS SUAS PRAGAS E PARA QUE NÃO SEJAM PARTICIPES DOS SEU MUITOS PECADO”.QUAL É BABILÔNIA ESTÁ SE FALANDO EM APOCALIPSE,QUE ENGANA,QUE MENTE,QUE MATA AS TESTEMUNHAS DE CRISTO? MEDITE NA PALAVRA DE DEUS,ESQUEÇA O RESTO.

  124. Antonio disse:

    Independente do que todo mundo vem dizendo a respeito do Padre, ou da Igreja católica.Uma coisa temos que admitir, Deus sabe o que faz sempre, e esse padre dessa vez foi usado, talvez não para atacar a fé dos católicos, mas para fazer pensar a Igreja de Roma, que há séculos vem enganando o Povo ( e pagará caro por isso), por não permitir que a verdade seja propagada, mesmo conhecendo-a.A Igreja católica não é e nunca foi a Besta do Apocalipse como alguns ignorantes já disseram, mas que precisa de uma grande libertação, isso sim precisa, porquê ninguém em sã consciência que estuda a pala
    vra de Deus, pode crêr que Santos podem mediar, que orar aos mortos tocará o coração de Deus, pois inútil tornaria a morte de Jesus para nos salvar.Que Deus seja louvado sempre, não discutamos religião, mas nos apoiemos cada vez mais na verdade, Jesus é o centro, o Senhor, Salvador, e único mediador entre Deus e os Homens.

  125. Arlinton disse:

    Maria foi uma benção…. ainda não está no Céu e sim no leito de Abraão, esperando o dia da vinda de Jesus Cristo que é o único intercessor a humanidade, muitos colocam Maria com intecessora ao Pai Celestial e Jesus como em segundo plano… Maria foi escolhida para gerar a mãe do Salvador o Messias… ´Porém, poderia ter sido a Francisca, a Joana, a Matilde ou qualquer outra… independente da escolha de Deus esse “povo” que recebeu essa doutrina para venerar ou idolatrar Maria, recebeu errôneamente, como também muitas outras tradições do catolicismo, outra questão é que Maria é titulada com a vírgem santíssima… como ela ainda é vírgem, se a mesma deu a luz a outros filhos irmãos de Jesus… CATÓLICOS façam um favor de ler a bíblia e aí, entenderam o que é ser um Cristão verdadeiro, não entendo porquer somente o padre manuseia a bíblia na missa…e passam para vcs somente as cartas do novo testamento em seu sermão… Talvez seria por causa da promessa de Deuteronômio 28 que diz: E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
    E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus:
    Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.
    Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
    Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.
    Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.
    O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.

    Deuteronômio 28:1-7, tipo assim, como falam agora, êi vamos fazer de tudo para esse povo não ter acesso a Bíblia, pois se descobrirem essa palavra, nós ficaremos pobres, pois, toda herança que é para eles estão em nossa “posse”, leiam a Palavra de Deus (BÍBLIA) e compreenderão que não devemos idolatrar imagens de maneira alguma… Mais entedem Maria está em um lugar sem contato algum, não podendo ouvir, falar, ver, movimentar-se ou até mesmo interceder por alguém…no dia em que o Filho do Homem vier com todos seus santos anjos, aí sim, ela vai acordar de seu sono profundo para ser julgada para entar pelos portões celestiais…por ter sido agraciada por gerar o Salvador… dá para entender agora dá, dá ou que que desenhe…é só ler a BÍBLIA.

  126. Pe. Mendonça disse:

    O que padre Fabio Mello disse é apenas o que ensina a Igreja católica. Basta ler o capitulo 8o. da Lumen Gentium, Conclio Vaticano II, para saber de tudo isto. Jesus Cristo é o salvador e não há outro. Maria é mãe, discipula do Senhor que soube também ela ouvir e praticar a Palavra. A importancia de Maria na historia da Salvaçao é imensa, porem nao é ela que nos salva, mas nos leva ao Cristo: FAÇAM TUDO O QUE ELE VOS DISSER, afirmou no Maria no relato das bodas de Caná. E assim é. O que é triste em tudo isto é que alguns irmaos protestantes aproveitam para fazer criticas descabidas e fora de contexto.Aproveitam para manifestar seus preconceitos e desconhecimentos da doutrina da Igreja e se acham dono da verdade. Nao olham para o proprio reflexo e nao conseguem ver o mercado nojento religioso que se enfiaram vendendo e comprando objetivos materializados como se fosse fé. Pastores ricos e cheios de bens materiais que exibem suas fortunas e reinados no meio de um povo sedento em busca de milagrese curas que chega

  127. Pe. Mendonça disse:

    muitos pastores usam a fé do povo simples para charlatanice, com curas e taticas de pregaçoes que muito nos lembra a idade média…. é triste isto e causa. No lugar de deturpar o que a Igreja ensina e acredita deveriam estudar mais, ler mais e deixar de produzir uma literatura demioniaca e mitica permeada de demonios que apenas escraviza e deixa o povo à mercê de pregadores manipuladores e falsos profetas…é isto ai…

    1. iêda dos anjos barbosa disse:

      Não foi a Igreja Católica que deu a Bíblia,você está mal informado,pelo contrário a Igreja Católica condenou e matou milhares de pessoas por causa da Bíblia,proibia e perseguia a todos que queriam viver de acordo com a Bíblia.A Igreja Católica praticou milhares de crimes contra a Humanidade quando queimou milhares de Bíblia em praça pública o clero fazia fogueiras de Bíblias ,milhares de pessoas morreram para hoje termos a Bíblia,foi o Próprio Deus que preservou a Bíblia! O catolicismo conta com a ignorância das pessoas principalmente no brasil,o povo não gosta da verdade ,prefere dá credito a mentira.Mas o Dia dessa herdeira do paganismo que apostatou da fé se corrompendo com a Roma pagã vai chegar,porque será que ela se chama ROMANA?

      A Bíblia a descreve em Apocalipse 17. Que Deus ilumine as vossas mentes.

    2. Henriique disse:

      Eu, nasci em um lar evangélico “protestante” e herdeiro de uma doutrina bíblica verdadeira, e por isto estou livre de qualquer condenação sobre estes temas a respeito de Maria, mãe carnal de Jesus Cristo filho de Deus. Eu creio, que Ele tinha que vir ao mundo de uma forma natural e humana, ou seja: nascido de uma mulher(como todos). E esta mulher foi Maria. Eu creio que Ele veio para nos SALVAR, devemos nos arrepender de nossos pecados e aceitá-lo como único SALVADOR. Se somos CATÓLICOS, PROTESTANTES, OU OUTRA RELIGIÃO, isto não interessa. O importante é ter Cristo no coração.
      Agora, vamos ser sensatos. Já pensaram na situação de José, recém casado(e naquela época a “coisa” era muito mais séria), alguém ainda acha que ele continuou VIRGEM? E Maria também? (com todo o respeito, aliás, isto não é: falta de respeito). Onde está escrito que eles Maria e José foram proibidos de ter filhos? Se isto é mais do que natural, É SANTO. A família foi instituída por Deus, os filhos são bênçãos de Deus. Vamos respeitar a lei do LIVRE ARBÍTRIO, Deus é sabedoria e a inteligência dele excede o conhecimento humano e um dia Ele separará o trigo do joio e muitos ouvirão: APARTAI-VOS DE MIM malditos para o fogo eterno, não vos conheço. Que não seja nem eu e nem você.
      Não pense que é fácil seguir JESUS, perseverar até o fim, é preciso dar-mos as mãos para seguir-mos juntos na caminhada. JUNTOS NA FÉ! COM ÚNICO PROPÓSITO EM AMOR. Não preguem desunião. NEM CATÓLICOS, NEM PROTESTANTES, MAS UM POVO LAVADO E REMIDO NO SANGUE DE JESUS, se for católico, bem! se for protestante, também! Que Deus nos abençoe e nos perdoe. Oremos todos, por todos em nome de Jesus. Amém.

  128. Marcelo disse:

    O estudo de exegese é algo muito árduo. Não basta ler superficialmente, mas com olhos de lince, de gaviãoch que enxergam além das entrelinhas..eu que já passei pelo protestantismo, o que quase me levou ao ateismo, resolvi dar atenção as diversas doutrinas e cheguei a essa conclusão, Assim como o Grande Rui Barbosa, Religião ou Católica ou nenhuma. Então pra não encher muita chouriça vamos ao que interessa: Estudar sobre os irmãos de Jesus de forma bem pontual.

    A quem o Evangelhos chamam de “irmãos” do Senhor?

    Os Evangelhos qualificam algumas pessoas como “irmãos” do Senhor. A primeira referência que encontramos está em São Mateus, onde lemos:
    “Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?” (Mt 13,55).
    Uma passagem correspondente encontramos em São Marcos:
    “Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito” (Mc 6,3).

    1. A importância da expressão “uiós Marias”.

    Interessante notar que São Marcos usa a expressão grega “uiós Marias”, em português “o filho de Maria”. Considerando Mateus e Lucas, observe o leitor que apenas o “o filho do carpinteiro” é chamado de “o filho de Maria” e não “um dos filhos de Maria”. Isso pode não fazer muita diferença em português, mas em grego é muito significativo.
    Primeiramente pelo fato da mulher ser a última das criaturas no mundo antigo, normalmente a filiação de alguém sempre referenciava o pai. Por exemplo: “o filho de Jonas”, “o filho de Alfeu”, etc. Mas São Marcos ao falar da filiação de Cristo, não aponta para José, mas para Santa Maria, utilizando uma expressão que normalmente só era usada para designar filhos únicos.
    É claro que esta ocorrência incomum no Evangelho de Marcos não é sem propósito. O Evangelista que mostrar que Cristo era o único filho de Santa Maria.

    2. A Carta de São Paulo aos Gálatas

    Segundo nossos irmãos protestantes, os supostos irmãos de sangue de Jesus seriam: Tiago, José, Simão e Judas. É o que o eles afirmam lendo Mt 13,55 e Mc 6,3, confiando que estão sendo guiados pelo Espírito Santo. Dizem ainda que São Paulo confirma isto, pois na carta aos Gálatas ele escreve: “Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas [Pedro], e fiquei com ele quinze dias. E dos outros apóstolos [que estão em Jerusalém] não vi a nenhum, senão a Tiago, irmão do Senhor? (Gl 1,18-19).
    Segundo a referência paulina acima, este Tiago, “irmão do Senhor”, é de fato um Apóstolo.
    Segundo as listas de Mateus, Marcos e Lucas, existiram dois apóstolos de nome Tiago. Vejamos:
    “Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão.Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor” (Mt 10, 2-4) (grifos meus).
    “Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer Filhos do Trovão. Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador; e Judas Iscariotes, que o entregou” (Mc 3,16-19) (grifos meus).
    “Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor” (Lc 6,13-16) (grifos meus).
    Conforme podemos observar, um Tiago era filho de Zebedeu e o outro filho de Alfeu. Agora eu pergunto aos meus irmãos protestantes: o que tem Zebedeu e Alfeu com Santa Maria, Mãe de Jesus”
    Ora, é ponto pacífico entre todos os cristãos que Santa Maria só foi casada com São José, e que não se casou depois. Portanto, este Tiago, o qual São Paulo se refere em sua carta aos Gálatas não era irmão de sangue do Senhor Jesus; logo, as palavras do Apóstolo não dão suporte à tese protestante.

    3. Distinguindo os Tiagos

    Primeiro é preciso fazer uma distinção entre os dois “Tiagos” que foram apóstolos. O Tiago, filho de Alfeu (cf. Mt 10,3; Mc 3,18; Lc 6,15) era também chamado de “o menor”, veja:
    “E também estavam ali algumas mulheres, olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago o menor e de José, e Salomé” (Mc 15,40) (grifos meus).
    Este Tiago que era irmão de José, não é filho de Zebedeu conforme vemos em São Mateus:
    “Havia ali também algumas mulheres que de longe olhavam; tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o servir. Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu” (Mt 27,55-56) (grifos meus).
    Como vemos acima, a Mãe de Tiago e José não é a mãe dos filhos de Zebedeu. Desta forma, o Tiago chamado “o menor” em Mc 15,40 era o filho de Alfeu. Com efeito, tanto São Marcos quanto São Lucas identificam este Tiago como irmão de José.
    Podemos então distinguir os dois “Tiagos” assim: Tiago, o Maior, é filho de Zebedeu e Tiago, o Menor, é filho de Alfeu.

    4. Os irmãos dos Tiagos

    Na lista dos apóstolos de São Lucas, Judas era irmão do Tiago filho de Alfeu (cf. Lc 6,16), o que corrobora com o livro de Ato, onde encontramos:
    “Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador,e Judas, irmão de Tiago” (At 1,13) (grifos meus).
    Segundo São Mateus e São Marcos este Judas era também chamado Tadeu (cf. Mt 10,3; Mc 3,18).
    Até aqui os filhos de Zebedeu são Tiago (o Maior) e João (cf. Mc 3,16; Mt 10,2). Os filhos de Alfeu são Tiago (o Menor), Judas Tadeu e José (cf. Mt 10,3; Mc 3,18; Lc 6,15; At 1,13).
    5. Quem é o Tiago referido na carta aos Gálatas?
    São Paulo chama um dos “Tiagos” de “irmão do Senhor” (cf. Gl 1,19). Vimos ele ou é um dos filhos de Zebedeu ou Alfeu, e não de José, portanto, não é irmão de sangue do Senhor Jesus.
    Quem é este Tiago a quem o Santo Apóstolo se refere? O Maior (filho de Zebedeu e irmão de João) ou o Menor (filho de Alfeu e irmão de Judas)?

    Em Atos lemos que o Tiago, irmão de João foi morto após perseguição de Herodes:
    “Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para os maltratar. Assim foi que matou à espada Tiago, irmão de João” (At 12,1-2) (grifos meus).
    Isto aconteceu depois que São Paulo esteve em Jerusalém para ver os Apóstolos, pois o seu relato em Gl 1,18-19 é o mesmo evento narrado por São Lucas em Atos 9:
    “Chegando a Jerusalém, [Paulo] tentava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não querendo crer que se tivesse tornado discípulo. Então Barnabé, levando-o consigo, apresentou-o aos apóstolos e contou-lhes como Saulo vira o Senhor no caminho, e que lhe havia falado, e como em Damasco pregara, com desassombro, o nome de Jesus. Daí por diante permaneceu com eles, saindo e entrando em Jerusalém, e pregando, destemidamente, o nome do Senhor” (At 9, 26-28).
    Assim, quando São Paulo esteve em Jerusalém para conhecer os apóstolos, os dois “Tiagos” estavam vivos, mas se prestarmos atenção na seqüência entre os capítulos 1 e 2 da carta aos Gálatas, veremos que o Tiago referido em Gl 2,9 parece ser o mesmo de Gl 1,19. O capítulo 2 da carta aos Gálatas se refere ao Concílio de Jerusalém, narrado em At 15, quando o Tiago, filho de Zebedeu já havia sido morto (cf. At 12,1-2).
    Com efeito, Rufino (“Comentário ao Credo dos Apóstolos”, 37) e Eusébio de Cesaréia (“História Eclesiástica”, II,23), ambos historiadores da Igreja Antiga, registraram a Tradição Apostólica que identifica Tiago, autor da Epístola de Tiago, como irmão do Senhor. É sabido que o autor da Epístola a Tiago, é o Tiago filho de Alfeu, irmão de Judas Tadeu (cf. Jd 1,1), o autor da Epístola de Judas.

    6. Identificando os “irmãos” de Jesus

    Vimos que São Paulo dá testemunho da Tradição Apostólica de identificar Tiago, filho de Alfeu, como irmão do Senhor Jesus. Lembremos que este Tiago tem com irmãos Judas Tadeu e José.
    Ora, exatamente os nomes Tiago, Judas e José que encabeçam a lista dos “irmãos” de Jesus na lista dos Evangelistas, lembremos:
    “Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito” (Mc 6,3) (grifos meus).
    “Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?” (Mt 13,55) (grifos meus).
    7. Identificando a mãe dos “irmãos” de Jesus
    Para ficar ainda mais claro que Tiago, José e Judas são primos de Jesus, vamos identificar mãe deles.
    Os evangelistas relataram que além da Mãe de Jesus, outras mulheres estavam próximas ao calvário. Vejamos:
    “Havia ali [no Calvário] também algumas mulheres que de longe olhavam; tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o servir. Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu” (Mt 27,55-56) (grifos meus).
    Segundo São Mateus eram elas: Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e José e a mãe dos filhos de Zebedeu. Com efeito, Tiago e José que também são irmãos de Judas Tadeu tem por mãe uma Maria que não é a mãe do Senhor. Os filhos de Zebedeu são Tiago Maior e São João, cuja mãe também estava na cena da crucificação.
    “E também estavam ali algumas mulheres, olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago o menor e de José, e Salomé” (Mc 15,40).
    São Marcos eram elas: Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e José que também são irmãos de Judas e Salomé. Em concordância com São Mateus, Salomé só pode ser a mãe dos filhos de Zebedeu, isto é, a mãe de Tiago Maior e São João. Novamente a Maria mãe de Tiago, Judas e José não é a Maria mãe de Jesus. Esta Maria tinha por marido Alfeu.
    “Estavam junto à cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria [esposa] de Cleofas, e Maria de Mágdala” (Jo 19,25).
    São João identifica Maria esposa de Cleofas como tia de Jesus, isto é, irmã de Santa Maria. Ora, sabemos que Tiago Maior e São João não são primos de Jesus, caso contrário seriam chamados “irmãos do Senhor”; assim, Salomé não é a Maria esposa de Cleofas.
    Esta Maria, esposa de Cleofas, é a mãe de Tiago, José e Judas. Portanto, estes “irmãos” de Jesus, são na verdade seus primos, filhos de Maria, tia de Jesus.
    Como na antiguidade os homens normalmente eram conhecidos por dois nomes, alguns acreditam que Cleofas é o outro nome de Alfeu. Outros sustentam a tese de que Cleofas é o marido de um segundo casamento de Maria, tia de Jesus. Com efeito, somente Tiago é referido como filho de Alfeu (ver item 2 deste artigo), enquanto se diz apenas que Judas e José são seus irmãos.

    Sendo Alfeu e Cleofas, a mesma pessoa ou não, isso não oferece qualquer problema, pois de fato Tiago, Judas e José, são filhos de Maria, tia de Jesus; não importando se Tiago Menor é filho de Alfeu e Judas e José filhos de Cleofas.

    8. Quem é Simão?

    Em Mt 13,55 e Mc 6,3 encontramos o nome de Simão junto com os de Tiago, José e Judas.
    Quando São Mateus e São Marcos elencam os apóstolos, sempre colocam o nome dos irmãos em seqüência. Ex: Pedro e André, Tiago Maior e João, etc.
    Nestas mesmas listas, próximo aos nomes dos irmãos Tiago Menor e Judas Tadeu, os evangelistas citam um Simão: “Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu […]” (Mt 10,3-4) e “[…] Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador” (Mc 3,18).
    Com efeito, Eusébio de Cesaréia em sua “História Eclesiástica” registra que este Simão era primo do Senhor e filho de Cleofas:
    “Após o martírio de Tiago [menor] e a destruição de Jerusalém, ocorrida logo depois, conta-se que os sobreviventes dos Apóstolos e discípulos do Senhor vindos de todas as partes se congregaram e com os consangüíneos do Senhor ‘havia um grande número deles ainda vivos’ reuniram-se em conselho para verificar quem julgariam digno de suceder a Tiago. Todos unanimemente consideraram idôneo para ocupar a sede desta Igreja Simeão, filho de Cléofas, de quem se faz memória no livro do Evangelho (Lc 24,18; Jô 19,25). Diz-se que era primo do Salvador. Efetivamente, Hegesipo [historiador antigo] declara que Cléofas era irmão de José” (HE III,11).
    Conclusão
    Os “irmãos” de Jesus são seus primos, filhos da irmã da Mãe do Senhor, cujo nome é também Maria; são eles Tiago, José, Judas Tadeu e Simão. Este é o testemunho da Sagrada Escritura e da Memória dos primeiros cristãos.

    1. Ivan disse:

      Sua explicação esbarra em um dado arqueológico, do ossuário que está escrito Tiago filho de José Irmão de Jesus. Então se existia um ” ..Tiago, filho de Alfeu, como irmão do Senhor Jesus. Lembremos que este Tiago tem com irmãos Judas Tadeu e José…..”, também existia um Tiago filho de José e irmão de Jesus. Outro fato que sua explicação deixou passar onde está escrito que Maria continuou virgem ? Ele era uma mulher casada, onde afirma que ele continuou virgem ? Porque os evangelhos chamam os primos de Jesus que andavam com maria de Irmãos de Jesus ? Outro fato importante, porque maria sempre andava com os primos de Jesus ?

  129. Valdevan disse:

    Meu querido, DEUS, não precisava de Maria para se fazer humano, ele é o dono do poder, ele poderia ter mandado seu filho de tantos outros modos sei lá vários, assim como uma fruta cai do pé ou como a chuva cai dos céus e etc… Mas ele quis precisar, ele não a obrigou, mas através do livre arbitrio ele a propôs e ela não pensou duas vezes e disse sim. Palavras não minhas mas do anjo Gabriel. Ave cheia de graças Bendita és tu entre todas as mulheres, sabendo nós q lemos a palavra o anjo falou aquilo q Deus lhe mandou, ou não? eu não sei te dizer mas acho q naquela época existia oq, +ou- 300 milhões de mulheres no mundo e ela foi escolhida, vç acha essa bendita mulher uma mulher qualquer? pense comigo vç é meu grande, melhor amigo e eu te convido pra uma festa na minha casa, e lembrando dentre todos os convidados vç é o + esperado o + importante, pois eu creio q JESUS é o seu melhor amigo o mais especial, sim voltando eu estou muito ansioso pela sua chegada e dirrepente vç aparece e meu coração se alegra, quando olho direitinho vejo q vç trouxe alguem e esse alguem é a sua mãe e eu digo pra vç rapaz na minha festa, na minha casa, na minha vida vç entra mas a sua mãe não como vç reagiria?????????????? meu querido assim é com jesus ele nos deu a sua mãe, quando estava na cruz…. filho eis aí a tua mãe, ou vç acha q ele só se referia a João? eu Valdevan amo MARIA, mas a minha adoração é somente a JESUS e a mais ninguem!!!!!!!!!!!!!!

    1. Ivan disse:

      Lhe falta conhecimento das escrituras, e falta muito por sinal, o messias, o salvador, não poderia vir de qualquer uma das + ou – 300 milhões de mulheres que viviam no mundo, ele teria que ser Judeu, da família sacerdotal, e descendente de Davi. Porque senão as profecias não se cumpririam, quantas mulheres cumpriam todos esses requisitos naquele tempo ?

  130. JOELMA disse:

    VEJO ASSIM BEM DESSA FORMA: PORQUE EM VEZ DE COMENTÁRIO DESNECESSÁRIO VCS TODOS NÃO VÃO REZAR? (OS QUE FALAM MAL DE MARIA). É TAO SIMPLES LEMBREMOS: “EIS AQUI A SERVA DO SENHOR”. ELA SABIA QUAL ERA SEU LUGAR, MAS PODEM FALAR O QUE QUISEREM FOI EXEMPLO DE MÃE SERVA E SEGUIDORA DE DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO. UMA HUMILDADE QUE DESCONHEÇO ALGUÉM IGUAL. O PRÓPRIO DEUS DIZ NA PALAVRA: SEDE SANTOS COM SOU, AINDA MAIS QUANDO ELE FALA: SE TIVER-DÊS FÉ FARÁ MUITO MAIS DO QUE EU QUANDO ESTIVE NA TERRA. VC QUE COMENTA SE ACHA NO DIREITO DE CRITICAR UMA MULHER QUE FOI ESCOLHIDA A DEDO POR DEUS, POIS ELE SABIA DO SEU INTERIOR, NÃO IGUAL CERTOS IGNORANTES QUE SE ACHAM DE ROTULAR POR TER OUVIDO OUTRA PESSOA COMENTAR OU POR NÃO CONHECER A BÍBLIA

    1. kelen disse:

      A Bíblia não manda rezar não, manda orar…Orar é coneversar com Deus.

  131. Boa tarde…

    Sou católico apostolico romano, creio em Deus e creio na igreja. Creio também na bíblia pois foi a igreja que nos deu a bíblia através de Deus.

    O que o Padre Fábio falou é pura verdade, todos os padres se não falam isso deveriam dizer, quem é catolico estudado que conhece as doutrinas da santa Igreja juntamente com a bíblia, sabe o que é uma idolatria e sabe tambem admirar, venerar tambem, pois Deus nunca nos proibiu isso, agora o momento que comecamos a colocar Maria Santíssima no lugar de Deus, aí sim estamos errados, quem disse que Maria leva a nossa mensagem diretamente pra Deus, porque não vão perguntar para alguém que estuda realmente a verdade e não a verdade que certos protestantes querem.

    Nos intercedemos uns pelos outros, nos fazemos parte do corpo de Cristo, mas temos que ter em mente que devemos levar a nossa mensagem diretamente pra Jesus, pois ele é o nosso unico mediador entre Deus e os homens!!!!

    A única pessoa que interpretou a biblia como quis, foi o proprio Diabo….

    Então ficarmos atentos, pois as escrituras nao são de interpretação livre.

    1. Lucélia disse:

      Que bom que a Santa Igreja ainda pode contar com pessoas como você! Com tanto absurdo que se lê por aí tanta sensatez é de se admirar! Parabéns imão, tudo por Jesus, nada sem Maria!

    2. iêda dos anjos barbosa disse:

      Não foi a Igreja Católica que deu a Bíblia,você está mal informado,pelo contrário a Igreja Católica condenou e matou milhares de pessoas por causa da Bíblia,proibia e perseguia a todos que queriam viver de acordo com a Bíblia.A Igreja Católica praticou milhares de crimes contra a Humanidade quando queimou milhares de Bíblia em praça pública o clero fazia fogueiras de Bíblias ,milhares de pessoas morreram para hoje termos a Bíblia,foi o Próprio Deus que preservou a Bíblia! O catolicismo conta com a ignorância das pessoas principalmente no brasil,o povo não gosta da verdade ,prefere dá credito a mentira.Mas o Dia dessa herdeira do paganismo que apostatou da fé se corrompendo com a Roma pagã vai chegar,porque será que ela se chama ROMANA?

      A Bíblia a descreve em Apocalipse 17. Que Deus ilumine as vossas mentes.

      1. Renata disse:

        Já posso imaginar irmã Ieda a senhora lá no meio das fogueiras e vendo os padres queimando as pessoas..
        como é fácil enganar as almas inocentes, só peço a Deus que antes da sua partida para a outra vida, se arrependa de espalhar o que te contaram, sem nem mesmo você saber..
        Só quero lembrar a irmã que quando você ataca a Igreja você ataca o próprio Cristo, pois Ele é o cabeça da Igreja e quis a Sua Igreja aqui na Terra.. e as portas do inferno nunca prevalecerão contra Ela. Mateus, 16, 18. Agora se quiser acreditar no que o seu pastor diz que a Igreja são as pessoas, ou a que você serve criada a não mais de 500 anos.. tudo bem..peço que a Virgem Maria interceda por você, para que o Filho Dela possa te iluminar e fazer você enxergar o que agora não enxerga.
        Paz e graça da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
        E A Virgem Maria me ensina que Jesus é o único Senhor! e Eu o adoro, o amo, Ele é meu tudo.

      2. iraci santos disse:

        você precisa estudar ieda dos santos barbosa! Vá estudar! Foi um Padre sim o primeiro a traduzir a Bíblia. A Igreja católica foi fundada na Rocha que é Jesus! Você queira que não queira é assim. A Igreja católica não vai acabar porque as portas do inferno não prevalecerão sobre Ela. Está escrito. Há não ser que você não acredite nas Sagradas Escrituras. O que aconteceu naquela época era um costume daquele tempo. A Igreja já pediu perdão por tudo isso. Mas com certeza, você não sabe. Precisa se informar. Outros credos também praticaram violências que não me cabe julgar. Deixo isso para você, que acha que pode tomar esse lugar, que é de Deus.
        Você já ouviu falar em faculdade? Em hospitais? Em Direito? Já? Pois bem, tudo providenciado pela Igreja. Com licença.

      3. Marcia Moreira Alves disse:

        Concordo com tudo que vc disse assino em baixo

  132. Mário disse:

    O Grande problema é porque ninguém sabe a diferença entre ADORAÇÃO(LATRIA) e VENERAÇÃO(DULIA).Devemos adorar só a Santíssima Trindade.Veneração é a que os católicos prostam as imagens!!Interpretem a palavra antes de se acharem donos da Razão.SOU CATÓLICO COM MUITO ORGULHO E SOU FELIZ POR ISSO.SE NÃO GOSTE PROBLEMA É SEU

    1. kelen disse:

      Mas fazer o que a Bíblia não manda fazer, também é desobediência… Jesus não é suficiente??

  133. Marcos disse:

    Assim como os evangélicos falam do diabo e de dinheiro… E quando
    Sobra tempo os pastores relacionam Jesus com o dízimo e a falta de oferta com o diabo, ou fazem um falso exorcismo ridículo e encenado, ou falam mal da igreja católica!

    1. Marli disse:

      baseado no que que vc diz isso… primeiro estude e depois descreva o que vc entendeu… tudo isso que esta dizendo ha controvérsias… Cristianismo não é isso… Cristianismo é Cristo vivo em sua vida… Dízimos e ofertas são bíblicos todas as igrejas pregam não são só as Evangélicas… e tem mais o diabo também esta na bíblia como um anjo sem luz ao qual foi destituído como anjo por ser infiel a Deus… Não somos contra a igreja católica e sim contra os seus mandamentos que não condiz com o que a bíblia diz em êxodo 20….Por isso estude … estude e depois diga o que entendeu….””Jesus diz que seu povo sofre por falta de conhecimento…””

    2. Ana disse:

      Marcos, por gentileza, dá para você se explicar melhor e usar alguma referência sobre isso que você disse? Se você está aqui é porque é cristão, então eu gostaria de saber se existe alguma referência bíblica (que é a palavra de Deus e todos os cristãos creem nela) que não defenda os dízimos e ofertas?!

    3. Jomar disse:

      Marcos, o dízimo é bíblico e necessário a qualquer igreja, sem isso nenhuma sobreviveria. E é de se estranhar muito seu comentário já que nenhuma igreja no Brasil tem uma “receita” maior que a “Basílica de Aparecida”, uma Igreja católica. Também nunca vi igreja evangélica séria falar mal dos católicos. O que o protestantismo questiona é a mudança de Êxodo 20 feita pela igreja católica e neste ponto sou obrigado a reconhecer que estão certos.

  134. iêda dos anjos barbosa disse:

    Escrevo para os religiosos,porque ao invés de ficarem defendendo uma religião ,não vão se preocupar com a salvação das vossas almas? por exemplo se o Senhor Jesus voltar hoje o que vai acontecer com vocês? ou se vocês morrerem agora para onde irão? segundo a Bíblia que é a verdade Absoluta ,não existe purgatório.Então no juízo vocês vão ser condenados pelos mortos que viveram para Deus,eles morreram com a certeza de ressuscitar no ultimo dia.E vocês vão ficar perdendo tempo?Sendo que já foi pago um alto preço pela sua Salvação. Está escrito:….Sabendo que não foi com com coisas corruptíveis ,como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que,por tradição,recebestes dos vossos pais,MAS COM O PRECIOSO SANGUE DE CRISTO,COMO DE UM CORDEIRO IMACULADO E INCONTAMINADO…….(I Pedro 1.17-25)

  135. iêda dos anjos barbosa disse:

    Rrsrsr, o pior cego é o que não que ver.

  136. Bruno disse:

    Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
    João 14:6

  137. QUE PENA , A SANTA MAE IGREJA CHORA PELOS ABUSOS DOS PADRES , TENDO COMO RAMA O MACHISMO INCORPORADO , MARIA A FACE FEMENINA DE DEUS, MARIA NOSSA RAINHA E SIM ELA FEZ E FAZ MILAGRES …

    1. evaldo disse:

      Paula Teixeira, você precisa estudar melhor a biblia. isso não é machismo, e sim a verdade que estar na biblia e nada mais.

    2. jose disse:

      Minha querida Paula, Deus nao tem face feminina, nao sei de onde voce tirou essa ideia. Ela pode ser aquilo que voce quiser, mas nao ignore o tamanho da ofensa que voce esta fazendo a Deus, que jamais se referiu a essa tal afirmacao sua, pelo contrario Deus condena qualquer atribuicao de divindade a um ser humano. Posso citar muitos textos da Biblia onde condena essa blasfemia. O nosso cristianismo tem que estar fundamentado nas Escrituras, nao em dogmas criados conforme a conveniencia de religiosos pelos anos e seculos passados, sendo alguns ate mesmo ridiculos. Por favor nao se ofenda, comece a ler a Biblia. Um texto apenas: “So ha um intermediario entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem”. Se quiser te passo mais alguns. Tenho pena do sacerdotes catolicos, claro, foi opcao deles, mas o celibato, ou seja, serem proibidos de casarem, e um absurdo, todos os sacerdotes eram casados, ate o apostolo Pedro no Novo Testamento, Jesus curou a sogra de Pedro. Maria teve outros filhos depois de Jesus, isso nao desmerece sua bem-aventuranca, mas ela morreu e a Biblia nao fala de ascencao de Maria, isso foi criado muito tempo depois. Por favor fundamente sua fe nas Escrituras e nao nas estorias do clero, inclusive a historia da Igreja e vergonhosa. Assim como fui um catolico roxo, gostaria de abrir os olhos dos que continuam nessa estoria, e lessem a Biblia e vivessem a verdade. Abraco.

    3. aldemir de abreu pereira disse:

      nem o menor milagre que Jesus fez; transformar agua em vinho nas bodas de canaã, maria pode fazer.Que milagre a biblia diz que maria fez??? NENHUM. o último versículo do evangelho de João diz que Jesus fez tantos milagres que nem toda a terra poderia comportar todos os livros que narrassem os milagres de jesus. Responda pela bíblie: quantos anos viveu maria? Onde ela morreu e, de quê? Onde foi sepultada? Onde está escrito que ela ressuscitou? Onde diz que ela intercede por nós? A mulher que a bíblia fala em apocalípse 20 é a igreja (o corpo de cristo) Venerar e adorar são sinónimos.

  138. Pazni disse:

    Bla bla bla,,,para os comentaristas de plantao que pensam ser santinhos demais e conhecedores demais da palavra,, cada um quer mostrar que sabe e ninguem sabe de nada!

  139. Daniel Oliveira disse:

    Padre Fábio de Mello, com todo respeito está falando por ele, por uma minoria simples de Católicos e pelos evangélicos que não respeitam Nossa Senhora, como aquele pastor que chutou a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Sou Católico, devoto de Nossa Senhora, mas tenho a plena convicção de que quem nos salva é Jesus Cristo, só Ele é o poder e a glória, só Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo tem o poder de nos salvar, mas Maria, a escolhida de Deus, a filha predileta de Deus, na terra ninguém mais do que ela, tem em seu filho Jesus Cristo uma mãe serva que intercede pela humanidade a todo momento, e Aquele atende a sua mãe. Prestem atenção, padre e todos os Cristãos, Nossa Senhora é mãe de Deus.

    1. kaka disse:

      Mas em que lugar na Biblia fala que Maria é mãe de Deus, meu irmão vai ler Biblia, pois Maria jamais poderia ser mãe de Deus pois Ele já existia muito antes de existir o mundo e muito menos Maria nem sonhava ewm nascer . Comece por gênese por favos.

      1. Marileia disse:

        Maria é mãe de Deus porque Jesus é Deus, e isso não é bíblico? Na Santíssima Trindade, Jesus é Deus. E Sem Ele nada foi feito.

        1. Alberan disse:

          Jesus está ao lado direito de quem? (Mc 16:19)
          Jesus disse: ” Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai se não por MIM” (João 14:6). Em nenhum lugar da bíblia, Jesus disse (quando Pedro, Maria ou qualquer outro morrer peça a ele/eles), apenas disse: “tudo que pedirdes ao meu Pai EM MEU NOME, Ele vo-lo há de dar” João (16:23). Todos os apóstolos foram pessoas normais e obedientes, inclusive no dia em que Jesus foi preso negaram a Jesus (Mateus 26:31-34), foram sim homens de fé, mas, algumas vezes a fé era pouca (Mateus 8:26). A questão é acreditar na bíblia ou não. A bíblia é de tamanha importância que o próprio cristo a usou como referência (Lucas 4:4)

    2. claudenor disse:

      ta maluco ,DEUS NAO TEM MÃE

  140. Bianca disse:

    Padre vc disse tudo e a vdd!

  141. LEONARDO disse:

    Quem crer na Palavra de Deus (Bíblia), sabe que o único mediador entre o homem e Deus é Jesus Cristo. Nenhum momento a Bíblia menciona Maria como Salvadora, Intercessora, Mediadora, Consoladora. Está mais do que claro que Maria foi usada por Deus para gerar o nosso Salvador Jesus Cristo. É Bíblico. Ou você Crer na Palavra de Deus, ou Não Crer!
    Amém?

    1. Suzzi disse:

      Crer é Deus não significa necessariamente crer na bíblia.

  142. bere disse:

    Que lindooo, q todos tem opinião sobre MARIA, embasamento bíblico e tudo mais, Parabéns pe Fábio por confundir mais do q explicar, DEUS irá confundir os inteligentes e exultar os ignorantes é bíblico tb, só se esqueceram de um detalhe, Maria foi só um exemplo do SIM a Deus, quem HOJE faria isso. Então mais vale suas ações do q suas palavras. Maria fez a vontade do Pai e vc está fazendo. Fica a dica.

  143. Regiane disse:

    Kkkk homens de pouca fe….machistas…então assim só existe Deus…Ele e o maior o Altíssimo…eu creio em Maria, nos santos,em Jesus Cristo e Deus! Na minha familia tenho vários milagres que ocorreram com a intercessão de Maria! Acho que o padre esta se perdendo…uma pena!

    1. Sandry disse:

      Me diga uma coisa quem permitiu que Maria viesse ao mundo, foi Deus então Deus é o maior Altíssimo, Maria concebeu Jesus porque estava escrito a profecia ela foi privilegiada, e Maria não vive está no pó da terra esperando o salvador voltar, e ela mesmo adorava Deus que é o único que deve ser adorado o próprio Jesus disse: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” – Mateus 4:8-10.

    2. Sandry disse:

      Me diga uma coisa quem permitiu que Maria viesse ao mundo? Foi Deus então Deus é o maior Altíssimo, Maria concebeu Jesus porque estava escrito a profecia ela foi privilegiada, e Maria não vive está no pó da terra esperando o salvador voltar, e ela mesmo adorava Deus que é o único que deve ser adorado o próprio Jesus disse: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” – Mateus 4:8-10.

  144. miria disse:

    Concordo com fabio.a salvaçao vem por um unico intercesso jesus cristo.maria e so um ex de mulher pura a qual nunca aceitava a idolatria e so falava com Deus e nao com imagens esculpida ..graças ao Espirito Santo esta abrindo os olhos dele

  145. jose luiz disse:

    Essa guerra de evangelicos e cotolicos não acaba nunca , vamos parar com isso gente,Cristo deve ta triste com isso, vamos seguir a humildade que papa passa para toda a nação, isso ta parecenso uma feira é um querendo saber mas do que o outro, o mundo já tem guerra de mais, vamos nos unir, qual foi o último mandamento que Jesus antes de ser crusificado nós deixou ? Amarais uns aos outros ASSIM COMO EU VÓS AMEI. todos nós vamos ser julgado pelos nossos atos TODOS S, orar, rezar como queiram, o importante e sermos unidos na verdadeira palavra de Deus, vamos pra ksa abraçar nossa família agradecer a jesus por nossas saúde e rezar muito pois o fim não é agora pois tem que se cumprir tudo que estar escrito na bíblia nós fins dos tempos doenças sem cura guerras, catástrofe naturais e vc ai perdendo tempo discutindo quem ta certo quem ta errado.

  146. mel disse:

    Mentira moscas evangelho

  147. mel disse:

    Mentir. Essa raça inútil evagegue.
    Inveja dos catolicos

  148. arlete disse:

    MEU DEUS! POR QUE ALGUMAS PESSOAS TÊM TANTA RAIVA DA MÃE DE JESUS,”NOSSA SENHORA”? E AINDA DIZEM QUE AMAM JESUS CRISTO! NÃO ENTENDO COMO VOCÊS AMAM O ”FILHO ” E ODEIAM A MÃE?

    1. Rafael disse:

      Meu Deus.. Os Cristãos não odeiam a Maria. Onde na Biblia diz que devemos ser devotos a Maria?? aonde?? se encontrar avise por favor!!! Maria é agraciada, a Mãe de Jesus. E vai receber a recompensa de Deus por isso.
      No Evangelho de Mateus a Biblia se dirige a Maria assim: Mateus 2.11: E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram.. Eles (os magos) viram a Maria e adoraram a Jesus!!!…………Quando Jesus realiza o primeiro milagre em João 2, Jesus repreende Maria colocando ela no devido lugar. João 2.4: Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Neste versiculo, Maria quer que Jesus realize o milagre antes da hora. Jesus a repreende, mostrando que Ele é a autoridade sobre todos e sobre ela……………Em outra ocasião, Jesus está em um dos seus sermões..Mateus 12.43-50. Neste texto, maria e os irmãos de Jesus aparecem e pedem para alguém chamar Jesus a parte. E olha a resposta de Jesus: verso 48-50 “Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos?
      49 E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
      50 Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.”
      A JESUS A BIBLIA SE REFERE ASSIM:
      ** “E Ele será chamado Emanuel que quer dizer Deus Conosco” Mateus 1.23
      ** ” Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”. Apocalipse 1.8
      ** ” E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Hebreus 1.6
      ** Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”. Isaias 53.5.
      ** Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,
      6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,
      7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”.
      ** “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”. 1timoteo 2.5
      … para finalizar…
      ** ” E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos”. Atos 4.12.
      ###Queridos amigos; Evangélicos, Católicos e demais. A quem Devemos Devoção, obediência e Adoração???

  149. ROBERTO disse:

    REFLEXÃO PARA OS PADRES MODERNISTAS.
    É isso que a Igreja prega à 2000 anos. E não este ou aquele padre que vai ensinar algo como se novo fosse. Adorar Maria como mãe de Deus é dever de todos.
    Pois ninguém no mundo recebeu tanta honraria, a de ser a Mãe de Cristo. Que ela intercede é evidente que sim, se não o que seriam nossas orações, pedindo a Deus isso ou aquilo. Mais que nós pecadores Maria é que pode, melhor que nos, interceder junto a Seu filho. Dizer hoje… Que é Cristo que nos salva não surpreende ninguém, está nos evangelho. Chega a ser pueril tal afirmativa, levando-se em conta que isso nos foi dito desde os primórdios do cristianismo.
    Pregar como alguns padres pregam, onde deturparam a santa missa, transformando-as em bailes, com cantos sacros substituídos por cantos profanos é o que está errado.
    E que tanto mal fez a Igreja nestes últimos 60 anos e logo após o CVII. Mas não por culpa do CVII, e sim por culpa desses padre mal formados que introduziram na igreja mudanças sem saber o que é a verdadeira liturgia.
    .
    Onde os Papas, a partir de João XXIII, que disse: “Após o CVII além de todas as inspirações do Espírito Santo de Deus, entrou também a fumaça de Satanás.” Onde também Cardeais e bispos, conscientes da sacralidade de uma missa, condenaram tais leviandades nas missas, dos países de terceiro mundo, conhecidas como missas heréticas.
    Chegando ao ponto de padres rezarem missas pintados com cara de palhaço. Alguns colocando facão e foice encima do altar, sem contar com a cuia de chimarrão e a garrafa térmica. Ou vidros de remédio. etc.. Pode? Quem pode conviver com isso?
    Na consagração, meninas levantando a hóstia sobre a patena enquanto o padre levantava o cálice de vinho. Pode? Fotos a disposição.
    Profanando inclusive a hóstia, sendo levada por uma pinça de madeira de mais de metro pelo meio e entre os bancos das Igrejas. Onde a hóstia era do tamanho de uma pizza, pinçada por este instrumento, no mínimo, ridículo e pouco solene. Além de bandas com baterias estridentes e pouco litúrgicas. Foto a disposição.
    Esses padre heréticos, e muitos deles comunistas declarados, infiltrados dentro da Igreja e apoiadores dos regimes totalitários marxista. Agora temos os padres que querem dizer ou ensinar quem é Maria e quem é o Cristo. Colocando Maria como uma mulher comum, como fazem os protestantes. Como disse o Papa e Santo PIO X, que as leituras de livros de “pastores” protestantes tornariam quem os lesse protestante. Infelizmente, hoje, muitos de nossos sacerdotes estão buscando informações nestes livros sabidamente nocivos por conterem todos eles a mesma doutrina protestante, Jesus Tinha irmãos, Maria é uma mulher comum, confissão é desnecessária, eucaristia não precisa para nos santificar. E muitos padres devido a sua má formação engolem tais heresias, tornando a Igreja mais dividida, portanto, menos UMA. E fizeram um bom trabalho para que a essas pseudas “verdades” tornasse o povo cada vez mais afastados da Igreja, desconhecendo Maria, e a IGREJA DE CRISTO ficou parecendo apenas mais uma igreja e não mais a barca de Pedro.
    Estas atitudes fez com que os Papas interviessem e determinassem que as missas devessem ser mais respeitosas, e é o que temos hoje.
    Esta voltando à normalidade às missas, graças a Deus e aos Papas.
    Pois se dependêssemos desses padres, muito até com amantes e vidas desregradas, outros participando de programas do Jô Soares, sendo ridicularizados desestruturando ainda mais o bom nome da Igreja de Sempre. Outros dizendo que estavam de porre quando decidiram serem sacerdotes, etc… (Fita de vídeo a disposição) Servindo de piadas para o bom humorista que é o referido titular desse programa.
    E agora querem dizer para a sociedade como se fosse novidade que é Cristo que Salva e não Maria. Isso seria o óbvio. Mas, o que na realidade aconteceu foi que tais padres, e, graças a Deus é uma minoria, que por lerem esses livros de pastores protestantes e recomendarem para seminaristas tais leituras, tornaram-se protestantes. Deveriam se envergonhar por terem deixado de ensinar aos leigos, e por 60 anos, tais “verdades”, para que não chegássemos nessa situação que nos encontramos hoje. Onde, nestes livros, o principal argumento destes cristãos apartados, é exatamente fazer acreditar que Nossa Senhora é uma mulher comum, e tem os que dizem que Ela está morta e não pode fazer nada, é apenas Cristo que Salva. Dizem que Nossa Senhora Não intercede mais; como acreditar então nestes “pastores” que estabelecem até horário para que Deus haja e cure as pessoas… ? ACORDEM.
    Esse modernismo, “aggiornamento” foi o que afastou mais de 45% de nossos bancos, devido as interpretações de certos padres que preferiram liturgias e métodos secularizados, sabidamente contestado por quem entende de Liturgia e está comprometido com as verdades de sempre dos evangelhos.
    A culpa de o povo pensar dessa forma, ainda hoje, é a falta de catequese, e as homilias curtas, que não podem passar de 8 minutos, como tem sido recomendada aos catequistas. Pois, se passar de 8 minutos, os ouvintes não assimilam o conteúdo da mensagem. Mas estes padres, modernos, fazem pregações de mais de uma hora.
    É a estratégia dos políticos, dos partidos comunistas, as verdades devem ser pregadas em não mais de 8 minutos, mas as mentira, as heresias, as ideias socialistas, o falar em língua, o batismo no Espirito Santos, deles evidentemente, as pregações passam de uma (1) hora. Será que está faltando coerência por parte de muitos sacerdotes?
    Será que deu para entender?
    Vejam dois comentários no próprio artigo a confusão na cabeça das pessoas.
    Se for isso que eles queriam, confundir os cristãos? Conseguiram.
    1.
    2. miria disse:
    2 de agosto de 2014 ás 1:41 pm
    Concordo com fabio.a salvaçao vem por um unico intercesso jesus cristo.maria e so um ex de mulher pura a qual nunca aceitava a idolatria e so falava com Deus e nao com imagens esculpida ..graças ao Espirito Santo esta abrindo os olhos dele
    Responder Comentar
    3. Regiane disse:
    26 de julho de 2014 ás 8:38 am
    Kkkk homens de pouca fe….machistas…então assim só existe Deus…Ele e o maior o Altíssimo…eu creio em Maria, nos santos,em Jesus Cristo e Deus! Na minha familia tenho vários milagres que ocorreram com a intercessão de Maria! Acho que o padre esta se perdendo…uma pena!

  150. Raimundo Francisco das Chagas disse:

    Não critico ninguem,mais o único que morreu e ressuscitou ao terceiro dia foi Jesus,a biblia fala claramente que só há um mediador entre Deus e o homem,Jesus,devemos respeitar a mãe do salvador sim,mais que ela e outra qualquer pessoa não tem poder para nada pois todos estão mortos esperando a vinda do salvador,isso é muito claro,agora ficam adorando muitos deuses e se esquecendo que o único que cura,que liberta e que salva e o nosso Sr Jesus cristo.

  151. Raimundo Francisco das Chagas disse:

    Não critico ninguem,mais o único que morreu e ressuscitou ao terceiro dia foi Jesus,a biblia fala claramente que só há um mediador entre Deus e o homem,Jesus,devemos respeitar a mãe do salvador sim,mais que ela e outra qualquer pessoa não tem poder para nada pois todos estão mortos esperando a vinda do salvador,isso é muito claro,agora ficam adorando muitos deuses e se esquecendo que o único que cura,que liberta e que salva e o nosso Sr Jesus cristo.

  152. kelen disse:

    Religião não se discute mesmo. Porem Jesus disse que ninguém vai ao Pai senão por Ele. Então continue acreditando na Maria e sem ir ao Pai. Se só vai ao Pai através de Jesus, coitados dos que acham que suas palavras são chegadas ao Pai e sua vida um dia chegará ao Pai através da Maria. Mas Deus diz que o ser humano tem o livre arbítrio. Então vamos sim cada um adorar a quem quer adorar, pois sua escolha vai te levar a algum lugar. Eu sei que vou continuar só com Jesus porque a Bíblia diz que Deus está assentado em seu trono na cidade santa e Jesus a sua direita. As ruas daquela cidade são de ouro os muros de jaspe, não sera necessário sol pois a luz de Jesus brilhará no meio dela, não havera mais choro nem pranto e toda a lagrima dos olhos Deus enxugará. Então eu quero ir ao Pai pois eu sei onde Ele está e eu quero ir pra lá e pra chegar lá só dando honra e gloria somente a Jesus, o caminho que leva ao Pai. Neste caminho a Maria não pode levar ninguém ao Pai. Só Jesus. Entao não me preocupo com a religião apenas com a salvação então eu determino que na minha vida eu vou ficar no caminho que leva ao Pai. A Bíblia diz em Gálatas que qualquer outro evangelho que for pregado alem desse é anátema. E diz que Jesus é o verbo que se fez carne, ou seja, a Palavra é Ele, a Palavra de Deus é a Bíblia, e Jesus diz que Ele é a verdade, ou seja, se Jesus é a palavra e Ele é a verdade, então essa palavra é a verdade, então se a Bíblia é a verdade vou obedecê-la, e se diz que qualquer outro evangelho é anátema entao esses outros livros não são a verdade. Sem seguir a verdade, eu não sigo Jesus, sem seguir Jesus eu não chego ao Pai. Então reflita sobre sua salvação e veja se pela fé a qual você tem seguido você vai continuar chegar lá. Eu não tenho religião. Todas são mentirosas. Mas eu tenho Jesus, o único e suficiente, veja bem, su-fi-ci-en-te, Salvador. A bíblia, ou seja a palavra, ou seja, a verdade, ou seja Jesus,só fala de Salvador, intercessor, consolador, e nunca em feminino, sempre referindo-se ao Único digno de louvor e adoração e veneraçao e honra e glória. Amém.

  153. Joâo Batista disse:

    O padre está certo em afirmar isso, porque só em Cristo Jesus encontramos o perdão de nossos pecados e a salvação pela fé em seu sacrifício na cruz para todos aqueles que nele cressem, que arrependidos de coração levassem uma vida correta diante de Deus e cumprissem com os seus mandamentos, pois Ele disse: `os que me amam guardam os meus mandamentos`. Exodo: 20.
    A Igreja Católica Romana declara que sua origem é a morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo em aproximadamente 30 d.C. A Igreja Católica proclama a si própria como a Igreja pela qual Jesus Cristo morreu, a Igreja que foi estabelecida e construída pelos Apóstolos. É esta a verdadeira origem da Igreja Católica? Pelo contrário. Mesmo uma leitura superficial no Novo Testamento irá revelar que a Igreja Católica não tem sua origem nos ensinamentos de Jesus, ou de Seus apóstolos. No Novo Testamento, não há menção a respeito do papado, adoração a Maria (ou a imaculada concepção de Maria, a virgindade perpétua de Maria, a ascensão de Maria ou Maria como co-redentora e mediadora), petição por parte dos santos no Céu pelas orações, sucessão apostólica, as ordenanças da igreja funcionando como sacramentos, o batismo de bebês, a confissão de pecados a um sacerdote, o purgatório, as indulgências ou a autoridade igual da tradição da igreja e da Escritura. Portanto, se a origem da Igreja Católica não está nos ensinamentos de Jesus e Seus apóstolos, como registrado no Novo Testamento, qual a verdadeira origem da Igreja Católica?

    Pelos primeiros 280 anos da história cristã, o Cristianismo foi banido pelo Império Romano, e os cristãos foram terrivelmente perseguidos. Isto mudou depois da “conversão” do Imperador Romano Constantino. Constantino “legalizou” o Cristianismo pelo Edito de Milão, em 313 d.C. Mais tarde, em 325 d.C., Constantino conclamou o Concílio de Nicéia, em uma tentativa de unificar o Cristianismo. Constantino imaginou o Cristianismo como uma religião que poderia unir o Império Romano, que naquela altura começava a se fragmentar e a se dividir. Mesmo que isto aparente ser um desenvolvimento positivo para a igreja cristã, os resultados foram tudo, menos positivos. Logo Constantino se recusou a abraçar de forma completa a fé cristã, mas continuou com muitos de seus credos pagãos e práticas. Então, a igreja cristã que Constantino promoveu foi uma mistura de verdadeiro Cristianismo e paganismo romano.

    Constantino achou que, com o Império Romano sendo tão grande, vasto e diverso, nem todos concordariam em abandonar seus credos religiosos e abraçar o Cristianismo. Então, Constantino permitiu, e mesmo promoveu a “cristianização” de crenças pagãs. Crenças completamente pagãs e totalmente não-bíblicas ganharam nova identidade “cristã”. Seguem-se alguns claros exemplos disso:

    1- O Culto a Ísis, deusa-mãe do Egito e esta religião, foram absorvidas no Cristianismo, substituindo-se Ísis por Maria. Muitos dos títulos que eram usados para Ísis, como “Rainha dos céus”, “Mãe de Deus” e “theotokos” (a que carregou a Deus) foram ligados a Maria. A Maria foi dado um papel exaltado na fé cristã, muito além do que a Bíblia a ela atribui, com o fim de atrair os adoradores de Ísis para uma fé que, de outra forma, não abraçariam. Na verdade, muitos templos a Ísis foram convertidos em templos dedicados a Maria. A primeira indicação clara da Mariologia Católica ocorre nos escritos de Origen, que viveu em Alexandria, Egito, que por acaso era o lugar principal da adoração a Ísis.

    2- O Mitraísmo foi uma religião no Império Romano do 1º ao 5º século d.C. Foi muito popular entre os romanos, em particular entre os soldados romanos, e foi possivelmente a religião de vários imperadores romanos. Mesmo que jamais tenha sido dado ao Mitraísmo um status “oficial” no Império Romano, foi de fato religião oficial até que Constantino e imperadores romanos que o sucederam substituíram o Mitraísmo pelo Cristianismo. Uma das principais características do Mitraísmo era a refeição sacrificial, que envolvia comer a carne e beber o sangue de um touro. Mitras, o deus do Mitraismo, estava “presente” na carne e no sangue do touro, e quando consumido, concedia salvação àqueles que tomavam parte da refeição sacrificial (teofagia, comer o próprio deus). O Mitraísmo também possuía sete “sacramentos”, o que faz com que as semelhanças entre o Mitraísmo e o Catolicismo Romano sejam tão numerosas que não as podemos ignorar. Constantino e seus sucessores encontraram um substituto fácil para a refeição sacrificial do Mitraísmo no conceito da Ceia do Senhor/Comunhão Cristã. Infelizmente, alguns cristãos primitivos já haviam ligado o misticismo à Ceia do Senhor, rejeitando o conceito bíblico de uma simples e adorativa rememoração da morte e sangue derramado de Cristo. A romanização da Ceia do Senhor completou a transição para a consumação sacrificial de Jesus Cristo, agora conhecida como a Missa Católica/Eucaristia. E o que dizer sobre a mitra papal?

    3- A maioria dos imperadores romanos (e cidadãos) era henoteísta.
    Um henoteísta é alguém que crê na existência de muitos deuses, mas dá atenção especial a um deus em particular, ou considera um deus em particular como supremo e acima dos outros deuses. Por exemplo, o deus romano Júpiter era supremo acima do panteão romano de deuses. Os marinheiros romanos eram freqüentemente adoradores de Netuno, o deus dos oceanos. Quando a Igreja Católica absorveu o paganismo romano, ela simplesmente substituiu o panteão de deuses pelos santos. Assim como no panteão romano de deuses havia um deus do amor, um deus da paz, um deus da guerra, um deus da força, um deus da sabedoria, etc, da mesma forma, na Igreja Católica havia um santo “responsável” por cada uma destas coisas, e muitas outras categorias. Assim como muitas cidades romanas tinham um deus específico para ela, também a Igreja Católica providenciou “santos padroeiros” para as cidades.

    4- A supremacia do bispo romano (o papado) foi criada com o apoio de imperadores romanos. Com a cidade de Roma sendo o centro do governo para o Império Romano, e com os imperadores romanos vivendo em Roma, a cidade de Roma alcançou proeminência em todos os aspectos da vida. Constantino e seus sucessores deram apoio ao bispo de Roma como governante supremo da Igreja. Logicamente é o melhor para a unidade do Império Romano que o governo e estado religioso sejam centralizados no mesmo lugar. Mesmo a maioria de outros bispos (e cristãos) resistindo à idéia da supremacia do bispo romano, o bispo romano ascendeu à supremacia, por causa do poder e influência dos imperadores romanos. Quando houve a queda do Império Romano, os papas tomaram para si o título que anteriormente pertencia aos imperadores romanos – Máximo Pontífice.

    Muitos outros exemplos poderiam ser dados. Estes quatro devem ser suficientes para demonstrar a verdadeira origem da Igreja Católica. Logicamente a Igreja Católica Romana nega a origem pagã de seus credos e práticas. A Igreja Católica disfarça suas crenças pagãs sob camadas de teologia complicada. A Igreja Católica desculpa e nega sua origem pagã sob a máscara de “tradição da igreja”. Reconhecendo que muitas de suas crenças e práticas são em essência estranhas à Escritura, a Igreja Católica é forçada a negar a autoridade e suficiência da Escritura.

    A origem da Igreja Católica é a trágica mistura de Cristianismo com religiões pagãs que o cercavam. Ao invés de proclamar o Evangelho e converter os pagãos, a Igreja Católica “cristianizou” as religiões pagãs e “paganizou” o Cristianismo. Embaçando as diferenças e apagando as distinções, sim, a Igreja Católica se fez atraente às pessoas do Império Romano. O resultado foi que a Igreja Católica se tornou a religião suprema no “mundo romano” por séculos. Contudo, um outro resultado foi a mais dominante forma de apostasia cristã do verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo e da verdadeira proclamação da Palavra de Deus.

    II Timóteo 4:3-4 declara: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.”

    1. Lucia Mendes disse:

      SEMELHANÇA ENTRE EVANGÉLICOS E INRI CRISTO

      A fala comum que aproveita a todos pode ser observada no seguinte exemplo:

      Texto: “Maria, genitora de Cristo há dois mil anos, foi uma mulher pecadora igual às demais, sujeita às fraquezas e falhas inerentes aos seres humanos. Se ela fosse verdadeiramente mãe de DEUS como ensina a proscrita igreja romana em suas espúrias orações (Ave Maria – “santa Maria mãe de DEUS”), ela teria intimidade com o ALTÍSSIMO…”

      Nosso comentário:

      O texto afirma que Maria foi pecadora;
      O texto afirma que Maria não é mãe de Deus;
      O texto afirma que Maria não tem intimidade(prerrogativas) junto a Deus.

      A FALA DE INRI CRISTO PARECE A FALA DE UM PASTOR EVANGÉLICO..

      E quem concorda com as palavras do INRI CRISTO ?

      Além do INRI CRISTO, estão contra Maria:

      Malafaia da Bíblia da prosperidade. Macedo que prega a favor do aborto. Santiago que prega a heresia de Ário. RR Soares que prega a confissão positiva. Terra Nova que prega o perdão do homem a DEUS e a regressão ao útero materno.

      Estão ainda contra Maria, o pastor Marcos Pereira e o casal Hernandes cujas doutrinas dispensam comentários.

      Estão também contra Maria o Reverendo Moon que nega que a obra de Cristo tenha sido perfeita e que foi recebido com pompas na Assembleia de Deus.

      Também advogam contra Maria o pastor Pororoca, Neusa Itioka, Sarah Sheeva, Valadão com grito de leão, Valnice que previa a volta de Jesus em 2007 e a denominação que disse que João Paulo II era a besta do Apocalipse.

      A todos eles juntam-se Renato Vargens, Ciro Zibordi, Solano Portella e Abner Ferreira.

      E contra Maria também temos as denominações Bola de Neve, Florzinha de Jesus, a Igreja Jesus é Lindo e Cheiroso e tantas outras com nomes estranhos.

      Não há como errar.

      Se todos estão contra Maria, incluindo o INRI CRISTO, duas coisas podemos afirmar com total lucidez:

      É errado pensar e dizer que eles estão certos
      É certo pensar e dizer que eles estão errados

    2. Anderson disse:

      O padre precisa estudar.

      A devoção mariana só existe exatamente porque nos leva a Jesus Cristo.

      O padre precisa consultar a doutrina da igreja ao invés de consultar o pastor do aborto ou o pastor da prosperidade.

      Onde tem unção do chulé, unção do leão, unção da vassoura, unção da vaca, unção do chifre, benção do aeroporto, camisinha ungida, regressão ao útero materno e adoração aos dízimos não é na Igreja Católica.

      Tratado da verdadeira devoção a Santíssima Virgem

      Item 61 Jesus Cristo é o Fim Último da Devoção à Virgem Maria
      Primeira Verdade. Jesus Cristo, nosso Salvador, verdadeiro
      Deus e verdadeiro homem, deve ser o fim último de
      todas as devoções, de outro modo seriam falsas e enganadoras.
      Jesus é o alfa e o ômega, o princípio e o fim de todas as
      coisas.

      Item 14 -Com toda a Igreja confesso que Maria, não sendo mais
      que uma simples criatura saída das mãos do Altíssimo, é menor
      que um átomo, ou antes, não é nada em comparação com
      a sua majestade infinita, visto que só Deus é “Aquele que é”
      (Ex 3,14). Por conseguinte, este grande Senhor, sempre independente
      e bastando-se a si mesmo, não teve nem tem absoluta
      necessidade da Santíssima Virgem para o cumprimento
      dos Seus desígnios e para a manifestação da sua glória. Basta-lhe
      querer para tudo fazer.

      Catecismo da Igreja Católica 432(ensinado às crianças a partir dos 07 anos e ocultado pelos pastores evangélicos)

      432. O nome de Jesus significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa do seu Filho feito homem para a redenção universal e definitiva dos pecados. Ele é o único nome divino que traz a salvação e pode desde agora ser invocado por todos, pois a todos os homens Se uniu pela Encarnação, de tal modo que «não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos» (Act 4, l2) (17).

      480. Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, na unidade da sua Pessoa divina; por essa razão, Ele é o único mediador entre Deus e os homens.

      O Padre ainda não conhece a doutrina católica ???

      Volta para o seminário.

      Ou melhor. Abraça uma das 50.000 seitas evangélicas.

      Melhor ainda.
      “Maria, genitora de Cristo há dois mil anos, foi uma mulher pecadora igual às demais, sujeita às fraquezas e falhas inerentes aos seres humanos. Se ela fosse verdadeiramente mãe de DEUS como ensina a proscrita igreja romana em suas espúrias orações (Ave Maria – “santa Maria mãe de DEUS”), ela teria intimidade com o ALTÍSSIMO…”

      As doutrinas de Fábio de Melo, INRI CRISTO e pastores evangélicos parecem convergir.

  154. Ronaldo disse:

    O propio fundador da igreja protestante LUTERO por volta de 1500 atesta a vingidade de Maria,Nao adianta fica discultindo o que cada um entreperta da biblia,cada um de nos enxegamos aquilo que queremos ver,a igreja catolica tem 2015 anos de conheciento historico,nao agreta no que a igreja falar,mas acreditam no que o vensedores de guerra e o que erram contram jesus,acreditam nos que os romanos falaram os propios que mataram jesus e milhoes de pessoas em beneficio proprio ?
    Pense nisso,estude e tire sua propias conclusoes.

  155. Daya disse:

    O que mais me deixa indignada é o tamanho poder de manipulação que a igreja católica exerce sobre a humanidade.
    Quando visitei o Vaticano fiquei perplexa com o resultado dessa manipulação, lá só se vê ouro e mármore por todos os lados, enquanto isso, 70% da população da terra passa fome e vive em condições de miséria extrema.
    Sinceramente pra mim, Jesus, Buda ou Deus, seja lá como queiram chamar, só existe dentro de mim e se reflete no bem que eu pratico ao meu próximo. O resto é conversa pra boi dormir e deixar um bando de mediocres ricos enquanto outro bando de cegos permanece na total escuridão, sem ter noção do poder que tem.

  156. Belzira Shockness Simôa disse:

    Meus irmãos, a palavra de Deus é clara, quando disse que enviaria seu filho para salvar o mundo do pecado e da morte eterna. Maria deve sim ser respeitada, mas não tratada como acima do Verbo que se fez carne e habitou entre nós, ela mesma reconheceu que foi escolhida por Deus, para ser sua serva mais fiel, trazer em seu ventre o Deus Emanuel, que estaria entre nós para resgatar-nos das garras do pecado.
    Jesus mesmo testifica de si mesmo ao dizer, que ele é o caminho, a verdade e a vida, e ninguém irá para o Pai Celestial se não for pelo sangue remidor do próprio Jesus, é preciso sim, reconhecer o sacrifício de Cristo na cruz e se arrepender profundamente da nossa ignorância.
    A bíblia diz que em nenhum outro foi dado tamanho poder no céu e na terra de resgatar o ser humano das garras do pecado.
    Maria foi uma serva fiel e merece nosso respeito, mas infelizmente Maria não tem poder de resgatar ninguém das garras do pecado. Ela apenas foi uma mulher bem aventurada por Deus, para cumprir a missão de trazer o filho de Deus ao mundo, o cordeiro de Deus que veio para tirar o pecado do mundo.
    E ela cumpriu sua missão e por isso foi abençoada, assim como todos nós servos do senhor Jesus, temos uma missão a cumprir, mas será que somos obedientes como Maria foi, e os apóstolos também?
    Não pelo contrário, pregamos uma religião cheia de dogmas, regras, e nos achamos acima do bem e do mal. Não somos tão obedientes como foram os primeiros servos de Cristo aqui na terra.
    É por isso que eles receberam tantas graças e nós não, porque nós deixamos tanto a desejar na nossa missão como servos de Deus.
    Deus disse, sede santos como eu sou santo, e santo quer dizer separado para Deus, milagre pertence a Deus que é o Santo dos santos, ele apenas transfere a pessoas todas desse dom, mas não para que a pessoa se glorie ou seja considerada melhor do que as outras, ou seja venerada, porque só Deus é merecedor de toda honra e glória.
    Os protestantes não detestam Maria, pelo contrário, ela é lembrada sim, como exemplo de devoção, assim como todos os apóstolos, mas não adorada, e se faz prece para ela, apenas se faz prece a Deus em nome de Jesus, porque Jesus disse que tudo que pedir a Deus em seu nome seria nos dado.

  157. Oque o padre fala sobre nossa senhora , não é nada que saia da doutrina católica, muitas ai sai invertendo as coisas , os nossos irmãos protestantes tem que conhecer mais a doutrina católica antes de querer apontar algo ao ponto de giesta deles, o padre quis dizer para nos não deixar Jesus de lado , e msm com o nosso amor mariano sempre conte com ele (Jesus Cristo e que nos salva sim, mais Maria nos ajuda a ser pessoas do bem para nos alcançar a nossa salvação)

  158. JOSI disse:

    Queridos amigos, católicos e evangélicos.

    Sou evangélica, não presto nenum tipo de adoração a nenhum deus, santo, imagem ou qualquer coisa como preferirem falar.
    Sou fiel a Cristo, meu unico, suficiente, salvador e redentor da minha vida.
    Quero deixar claro á todos primeiramente meu respeito a qualquer que seja a religião, porque nosso Deus Pai Poderoso, nos deu livre arbitrio para fazermos nossas escolhas, ou acreditarmos interpretarmos o que quisermos. Depois quero expressar aqui meu respeito por Maria, Marcos, Lucas, Paulo, João, Estevão e todo participante e contribuinte na história do nosso salvador Jesus Cristo. Amo e me sinto intrigada com a história de Maria, meu Deus que coisa linda, o que será que o Senhor viu nessa mulher para atribuir a ela a graça de trazer ao mundo o Seu filho divino? Bom só Deus para nos dizer um dia porque Maria, mas quando o anjo diz salve agraciada, ele esta dizendo Maria Deus te fará um favor não porque você merece, mas porque Ele te ama, de trazer ao mundo o salvador da humanidade, porque gente graça, é favor não merecido, logo, se Maria assim como nós recebeu a graça por intermédio do sangue de Cristo, então ela também era carente do perdão e misiricórdia de Deus em sua vida, ou seja, assim como nós ela também pecava, Jesus morreu por ela também, então, nem a ela, nem a Paulo, nem a João ou qualquer outro que seja, devemos a nossa adoração, ´somente a nosso Pai, por intermédio da pessoa de Jesus, porque meus amados, nosso Deus não divide sua glória com ninguém, com ninguém.

    Irmãos cristãos protestantes, católicos, espiritas, ou seja qual for sua religião, não se contentem em comer o que te dão, busque você mesmo suas respostas, que somente na biblia você encontrará, o padre é sujeito as mesmas paixões de nós, o pastor também, o pai de santo também, então se quiser conhecer a verdade leia a biblia, ela te dará as respostas que precisa, não se contente em acreditar no que alguém falar, ou em livrinhos de estudos seculares, use esse livro que contem histórias que podem mudar sua vida, tranformar o seu caráter, a biblia sagrada, porque toda a verdade sobre Cristo, sobre Maria esta lá, peça para o Espirito Santo de Deus te instruir sobre essa verdade que liberta o homem do pecado, que faz do ladrão um homem digno, do viciado um ganhador de almas, da prostituta uma mãe de familia, se quando você realmente fazer uma busca sincera da verdade através da Palavra de Deus, nada na sua vida acontecer, eu rasgo a minha biblia e deixo de ser crente, porque eu confio piamente em cada palavra desse livro, porque foi essa Palavra que transformou minha vida!!

    Fiquem na paz do Senhor um abraço a todos!!

  159. Izabella Monique disse:

    1 — “É uma doce e piedosa crença esta que diz que a alma de Maria não possuía pecado original; esta de que, quando ela recebeu sua alma, ela também foi purificada do pecado original e adornada com os dons de Deus, recebendo de Deus uma alma pura. Assim, desde o primeiro momento de sua vida, ela estava livre de todo pecado.” (Lutero, Sermão sobre o Dia da Conceição da Mãe de Deus de 1527)

    2 — “Esta é a consolação e a transbordante bondade de Deus, que Maria seja sua verdadeira mãe, Cristo seu irmão, Deus seu Pai. Se acreditares assim, então estás de verdade no seio da Virgem Maria e és seu querido filho.” (Lutero, Kirchenpostille, ed. Weimar, 10.1, p. 546.) Lutero considerava Maria como Mãe de Deus.

    3 — “Por isso em uma palavra compendia-se toda a sua honra: quando se a chama mãe de Deus, ninguém pode dizer dela maior louvor. E é preciso meditar em nosso coração o que significa ser mãe de Deus.” (Lutero, Comentário ao Magnificat, de 1521, [FiM95], pg.1121. Sermão, 1522:WA 7,572)

    4 — “Virgem antes, no, e depois do parto, que está grávida e dá à luz. Este artigo (da fé) é milagre divino.” (Lutero, já no fim de sua vida: [FiM95], pg.1122 Sermão Natal 1540: WA 49,182)

    5 — “Ele, Cristo, nosso Salvador, era o fruto real e natural do ventre virginal de Maria. Isto aconteceu sem a participação de qualquer homem e ela permaneceu virgem mesmo depois disso.” (Lutero, “Sermões sobre João”, cap. 1 a 4, 1537-39 dC)

    6 — “Creio firmemente que Maria, conforme as palavras do Evangelho que afirmam que de uma Virgem nos nasceria o Filho de Deus, permaneceu sempre pura e intacta. Virgem durante e depois do nascimento de seu Filho.” (Ulrich Zwinglio, citado em “Corpus Reformatorum” v.1, p.424)

    7 — “Ninguém nunca se esqueça de invocar a Virgem e os santos pois eles podem interceder por nós.” (Lutero, Prep. ad mortem)

    8 — “Quem são todas as mulheres, servos, senhores, príncipes, reis, monarcas da Terra comparados com a Virgem Maria que, nascida de descendência real (descendente do rei Davi) é, além disso, Mãe de Deus, a mulher mais sublime da Terra? Ela é, na cristandade inteira, o mais nobre tesouro depois de Cristo, a quem nunca poderemos exaltar bastante (nunca poderemos exaltar o suficiente), a mais nobre imperatriz e rainha, exaltada e bendita acima de toda a nobreza, com sabedoria e santidade.” (Lutero, Comentário ao Magnificat)

    9 — “Não há honra, nem beatitude, que se aproxime sequer, por sua elevação, da incomparável prerrogativa, superior a todas as outras, de ser a única pessoa humana que teve um Filho em comum com o Pai Celeste.” (Lutero, Deutsche Schriften, 14, 250)

    10 — “Maria é a maior e a mais nobre jóia da Cristandade logo após Cristo. Ela é nobre, sábia e santamente personificada. Jamais conseguiremos honrá-la suficientemente.” (Lutero, Sermão do Natal de 1531)

    11 — “Não podemos reconhecer as bênçãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para Mãe de Deus.” (Calvino, Comm. Sur l’Harm. Evang., 20)

    12 — “Maria é digna de suprema honra na maior medida.” (art. IX da Apologia da Confissão de fé de Augsburg, documento muito importante do Luteranismo)

    13 — “Somente Deus pode permitir que Maria se dirija ao mundo, através de aparições. Cristãos Evangélicos da Alemanha, deveremos talvez continuar a opor-lhes recusa e indiferença? Temos o direito de examinar tais fatos. Seria o cúmulo da tolice ignorarmos a voz de Deus que fala ao mundo, pela mediação de Maria, e dar-lhe as costas, unicamente, porque Ele faz ouvir sua voz através da Igreja Católica. No seu Magnificat, Maria declara que todas as gerações a proclamarão bem-aventurada até o fim dos tempos. Todos nós verificamos que esta profecia se cumpre na Igreja Católica e, nestes tempos dolorosos, com intensidade sem precedentes. Na Igreja Evangélica, tal profecia caiu em tão grande esquecimento que dificilmente se encontra algum vestígio da mesma.” (excerto do “Manifesto de Dresden” (Maio/1982) Teólogos Luteranos Alemães)

    14 — “O Filho de Deus fez-se homem, de modo a ser concebido do Espírito Santo sem o auxílio de varão e a nascer de Maria pura, santa e sempre virgem.” (Martinho Lutero, “Artigos da Doutrina Cristã”)

    15 — “Creio que [Jesus] foi feito homem, unindo a natureza humana à divina em uma só pessoa; sendo concebido pela obra singular do Espírito Santo, nascido da abençoada Virgem Maria que, tanto antes como depois de dá-lo à luz, continuou virgem pura e imaculada.” (John Wesley, fundador da Igreja Metodista, em carta dirigida a um católico em 18.07.1749)

    16 — “Cremos que o corpo puríssimo da Virgem Maria, Mãe de Deus é templo do Espírito Santo… foi levado pelos anjos ao céu”. (Heinrich Bullinger)

    17 — “Quanto mais crescem a honra e o amor de Cristo entre os homens, tanto mais crescem também a estima e a honra de Maria, que gerou para nós um tão grande e propício Senhor e Redentor.” (Ulrich Zwinglio)

    18 — “Maria faz parte do Evangelho… É apresentada como aquela que ouviu de maneira exemplar a palavra de Deus, como a serva do Senhor que diz Sim à palavra de Deus, como a cheia de graça que por si mesma nada é, mas que é tudo por bondade de Deus. É, com efeito, o modelo original dos homens que se abrem a Deus e se deixam enriquecer por Ele, o modelo original da comunidade dos fiéis, da Igreja… ‘Concebido por obra do Espírito Santo, nascido da Virgem Maria’: é uma verdade que confessamos de Jesus; conseqüentemente, confessamos também que Maria é a Mãe de Nosso Senhor.” (Evangelischer Erwachsenenkatechismus, sob a direção de W. Jehtsh, Gütersloh).

    19 — “Nós não acreditamos simplesmente que Deus favoreceu a santa e abençoada Virgem mais do que todos os Patriarcas e os Profetas, mas também que Ele a exaltou acima de todos os Serafins. Os anjos só podem qualificar-se como servos do Filho de Deus, criaturas e mão de obra de suas mãos, mas a Virgem santa não é apenas a serva e criatura, mas também a mãe deste grande e vivo Deus.” (CHARLES DRELINCOURT (1595-1669), citado por Thurian, página 89)

    20 — “Eu estimo imensamente a Mãe de Deus, a sempre casta, imaculada Virgem Maria.” (Ulrich Zwinglio)

    21 — ”Era justo que tal Filho santo tivesse uma Mãe santa.” (Ulrich Zwinglio)

    22 — “Proclamava uma tão grande dádiva de Deus, que não era lícito silenciá-la…Reconhecemos que este dom foi altamente honroso para Maria. De boa vontade, seguimo-la como mestra, e, obedecemos aos ensinamentos e preceitos da Virgem.” (Calvini Opera 45,38)(Obra de Calvino 45,38)

    23 — “Por justiça teria sido necessário encomendar-lhe [para Maria] um carro de ouro e conduzi-la com quatro mil cavalos, tocando a trombeta diante da carruagem, anunciando: ‘Aqui viaja a mulher bendita entre todas as mulheres, a soberana de todo o gênero humano’. Mas tudo isso foi silenciado; a pobre jovenzinha segue a pé, por um caminho tão longo e, apesar disso, é de fato a Mãe de Deus. Por isso não nos deveríamos admirar, se todos os montes tivessem pulado e dançado de alegria.” (Martinho Lutero – Comentário do Magníficat).

  160. Ronaldo disse:

    Só nao entendo como muitos evangelicos tem tanta raiva de MARIA, A MAE de JESUS,quem o criou durante sua vida na terra so por isso ela deveria ter o minimo de respeito de voces que a agridem aquela que DEUS esclheu para ser a mae de seu filho.e acreditam naqueles que fudam uma (igreja) que muitos disem que nao e igreja,etao e o que? cada um acredita no que lhe covem.brigam porque nos somos CATOLICOS APOSTOLICOS ROMANO,devem primeiro procurar o que esta de errado nas suas “igreja” ou o que vc acha melhor chama…

  161. João Paulo disse:

    A mensagem do padre é para alertar “alguns” católicos, que por ignorância ou por não conhecerem a doutrina católica, colocam Maria acima de Jesus!!!

    A Igreja católica, mesmo com seus dogmas, nunca colocou Maria acima de Jesus, ela coloca Maria e os Santos como exemplos a serem seguidos e em uma posição de ADMIRAÇÃO, e não adoração, como os evangélicos dizem!

    Maria tem um papel fundamental na história da Salvação através do seu SIM à Deus, ou vocês acham que se recebesse um não, Deus iria ficar tentando…

    Outra coisa: O antigo testamento fala que Deus é um Deus CIUMENTO, VINGATIVO e que CASTIGA… pois bem, Jesus veio e mostrou que muita coisa que estava no antigo testamento não era bem assim! Na verdade Deus é amor!!!

    Alguém acha que Deus, sendo amor, vai mandar ao inferno alguém por amar Maria?

    Não é porque alguém ama Maria, que não ama Jesus!

    Jesus nos disse para nos amarmos uns aos outros como ele nos amou!!!

    Ele não disse: AMEM APENAS A MIM, PORQUE EU SOU O SEU DEUS E SOU UM DEUS CIUMENTO!!!! Ele próprio amor Maria!

    Então, vamos parar com mimimi e fazer o principal: Amar uns aos outros!!!!

    Bom todos vocês, católicos e evangélicos conhecem a passagem do Bom Samaritano!!!! Estudem mais o evangelho….. pois nos ensina a essência do que devemos ser!

    A PAZ DE CRISTO!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.

ANÚNCIO
ANÚNCIO
ANÚNCIO