Padre é preso acusado de molestar sexualmente uma criança de 11 anos durante ritual da primeira eucaristia

54

Nessa sexta-feira (19) a justiça do São Paulo decretou a prisão do padre Osvaldo Donizete Silva, da cidade de Sales, no interior do estado, acusado de abuso sexual. O sacerdote católico é acusado de molestar sexualmente uma menina de apenas 11 anos de idade, quando a criança, que também auxiliava o padre como coroinha, participava do ritual de confissão da primeira eucaristia O crime teria ocorreido na Paróquia São Benedito, da qual ele era o responsável.

O caso aconteceu em maio, quando a mãe da menina denunciou o padre à polícia. Porém, somente na última semana a situação veio à tona com a divulgação da prisão preventiva do padre, decretada pela Justiça.

O padre está preso na Penitenciária de Andradina (SP) desde o dia 15, mas a Igreja defende o sacerdote, afirmando que a prisão é “injusta”.

– Justiça alegou que a prisão preventiva seria justamente para impedir que ele pudesse ter contato com a família ou a menor, mas isso não poderia ocorrer. O padre já estava afastado da paróquia, dos trabalhos e inclusive, estava morando em outra cidade, apenas esperando a sentença da Justiça. Por isso a prisão é injusta – afirmou o bispo da Diocese de Catanduva, d. Otacílio Luziano da Silva.


O bispo informou ainda, segundo o Estadão, que os advogados da diocese ajuizaram, ainda na sexta-feira, o pedido de habeas corpus de Osvaldo Donizete Silva no Tribunal de Justiça.

O delegado de Sales, Saint Clair Silva Duarte, afirma que o inquérito concluído por ele em 24 de junho não apresentou provas materiais ou testemunhais, e que por isso ele não pediu a prisão do padre. Segundo o delegado, “o que restou foi a palavra da menina contra a do padre”.

Porém, o Ministério Público afirma que o inquérito revela a prática de estupro de vulnerável e por isso o padre deveria ser preso. O juiz Renato Soares de Melo Filho, da Comarca de Urupês, onde tramita o caso, explica que o pedido de prisão chegou atrasado, mas a gravidade dos depoimentos da criança dão base para a prisão.

– As narrativas das testemunhas são firmes e coesas, havendo elementos da materialidade e indícios de autoria (…) – afirmou o juiz, que ressalta ainda como motivo agravante para a prisão preventiva, concedida por ele, o fato de o padre trabalhar com outras crianças.

Por Dan Martins, para o Gospel+

54 COMENTÁRIOS

  1. Seguidor Do Caminho, sabias palavras no seu comentário concordo plenamente com o Senhor, vamos seguirmos sempre firmes nas promessas de nosso Deus, pois Deus e conosco Aleluias, que Deus o Abençoe a te e tua família, em o nome de Jesus

  2. A proibição dos Padres não poderem casar, acaba dando nisso.
    Tentação ainda mais distorcida provavelmente causada por abusos entre eles, ate chegarem a se tornarem padres. Acabam se tornando um circulo vicioso.(homossexualismo e pedofilia)

    Conheço um cliente que vinha aqui na minha Lan, tinha 16 anos.
    Um católico praticando,sempre via ele participando dos trabalhos na paroquia perto aqui de casa.(com aquelas camisetas, coisa tal).
    Mas pra minha surpresa, peguei ele acessando sites de gays(videos abomináveis)

    Imaginei uma rapaz desse com uma mente destorcida,junto dos trabalhos na paroquia ao lado de um padre.(99% de chance de um padre cair)

    Triste situação.

    • ser casado ou não,não influi em nada na safadeza!se fosse assim não teria pastor pedofilo e nem padrasto ou pai que estupram as crianças!!!a safadeza ja vem do proprio ser humano!!

      • Sim Anny, entendo suas colocações.
        Mas entenda que o celibato obrigatório pode trazer problemas entre eles.
        Tem uma passagem bíblica que alerta sobre os impulsos sexuais e o Apostolo Paulo aconselha, que se não pode se controlar, que se case. “Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se” (1 Co 7.9).

        Os Padres lutam constantemente com os impulsos sexuais(algo natural) e não podem se casarem, trás um peso para eles, trazendo tentações, alguns acabam caindo e por isso os abusos sexuais entre eles.
        Por isso veio a tona a grande quantidade de casos de pedofilias e homossexualismo que abalou a igreja católica.

        Sei que todos os seres humanos foi contaminados pelo mal.O desejo sexual não é pecado, foi dada por Deus para nós seres humanos.
        Infelizmente as tentações da carne trás para homem, sentimentos animalescos que deturpa a obra pura de Deus.

    • caramba vc tem uma lan, e fica aqui se humilhando para pedir emprestado 3 mil reais para investir na telexfree….

      COMO PODE UMA LAN NÃO RENDER 3 MIL POR MÊS?

      SO HA UMA EXPLICAÇÃO;
      Com maldição sois amaldiçoados. porque a mim me roubais……….

    • Boa noite Edson …realmente e isso que acontece em relaçao aos padres mesmo…sao proibidos de se casarem e acabam abusando das criancas que sao completamente vulneraveis…a maioria em si nao sao doentes como esses pedofilos que sentem desjo por crianças …independente se menino ou menina… o que deixa a situaçao deles pior ainda…e maioria dessas crianças acaba indo pra homossexulidade

      • lorena isto se chama depravação e não tem nada a ver em ser casado ou não..é de gente que não presta mesmo…tem é que matar mesmo quem tem coragem de aviltar um inocente….isto ficara marcado para sempre na vida desta menina destruiu sua infancia e quem sabe nunca mais vai querer saber de DEUS

        • vç é fariseu Edson Souza. Fala paz de Jesus,mas odeia sua obra e sua igreja. C deve ser mais um crente derrotado e ladrão como muitos por aí. Se converta!

      • Bom dia. E com o papa chegando agora, será que essa notícia vai dar no Jornal Nacional? O fato é notório. Vamos ver se vai sair. Ou tra coisa, todo homem, ou mulher, ou criança tem a danada da comcupiciência da carne. Os homens normalmente inclinados para o lado sexual. Para aqueles que vivem solteiros por opção própria, e vivem sem abrasar, não tem esta comcupiciencia como grande problema, mas isto não é o normal. Para a maioria, inclusive os padre, o desejo é forte. Daí, é estar a um passo para o pecado. Agora pense em alguém, que não só tem os desejos sexuais normais a um homem, potencializado por alguma perversão, como homossexualismo ou pedofilia, por exemplo. Seria uma represa tipo Itaipú, contida por um murinho de dijolos. Vai estourar todo santo dia. Deus abençoe a todos.

      • Afonso a maioria dos abusados pelos padres sao meninos nao por escolhas mas por que sao eles que estao mais perto dos padres …nos somos seres humanos e tds temos desejos sexuais …mais eles sao ensinados a reprimir esses desjos…mais uma hora esse desejo aflora e acontece isso sempre com vulneraveis…pq acham que por serem crianças nao terao coragem de contar a ninguem …sao contra a homossexulidade mas levaram milhares a esse vicio…simplesmente por acharem que nunca seriam descobertos…em relaçao aos pastores e aos outros pedofilios sao doentes se atraem pela inocencia da criança …pela pureza…claro como o Clamando disse eu concordo que eles tem que ser castrasdos quimicamente pq sao um verdadeiro perigo para sociedade …e claro que muitos defendem a ideia de sao os demonios que fazem isso de que eles sao apenas vitimas…mas o demonio nao tem poder de usar o corpo de ninguem sem que a pessoa permita…ele apenas sugestiona…e temos sempre o livre arbitrio …entao em todos os casos sao culpados …porque e muito facil jogar a culpa no diabo …se tudo for culpa do diabo o inferno ficaria vazio ne…

  3. Nós cristãos católicos lamentamos esse tipo de crime, pedimos as todos os fiéis que denunciem e que a justiça seja precisa e forte na sentença.

    A diocese o afastou corretamente e ofereceu o auxílio jurídico como de direito.

    • não da nada mauro leve ele a cruzada mundial da juventude pois la o papa vai perdoar todos os pecados….complicado é o que digo sempre pessoas que recebem um ministério como padre olu pastor deveria sofrer todo o rigor da lei e 100% mais pois estão a serviço do senhor cadeia e castração quimica ou pena de morte…aos politicos deveria ser pena de morte direto

      • Calma ‘maninho’ Clamando… Pena de morte não… E se este padre, daqui uns anos, se arrependa e aceite a Jesus como seu único, suficiente e absoluto salvador! Entendeu? A morte precoce poderá reter essa chance dele viver nos seios de Abraão!
        ‘Non è vero’ ?

        • Clamando

          mais uma pérola sua: “pena de morte”

          Cristão que é a favor da pena de morte precisa reavaliar em quem tem crido….

          Clamando… não adianta nada ser contra aborto, e ser a favor da pena de morte!

          • Roque os católicos são escravos da doutrina católica romana, quanto os evangélicos são libertos em Cristo para opinar seus pensamentos, sejam ele correto ou errado! Ao exortarmos mutuamente, crescemos…

        • sera porque é bíblico, porque primeiro era olho por olho dente por dente, sera porque esta escrito que todo pecador morrera por seus crimes, e nenhum sera tomado por inocente….perola é ter de aguentar uma pessoa a serviço de satanas aqui no site não só tentando desviar os que estão firmes , bem com fechar as portas do céu para aqueles que ainda não conhecem.
          ou voce acha que teus comentarios chamando os pastores de ladrões vai fazer que ateus que aqui postam se convertam…ou será que voce está fechando a porta para eles….pena de morte sim para todos aqueles que recebem de DEUS um cargo para servir o povo e fazem este tipo de coisa…sim eles não tem desculpas…da mesma forema os politicos que recebem o aval para nos representar e impedir sejamos roubados e enganados retirado nossos direitos e la se vendem; morte sim pois vais defender feliciano e outros que não viram ser aprovada a lei da união estavel de gays com direito a adoção, lei do assassinato assistido eutanasia. assassinato de indefesos anencefalos e agora normais…lei que colocou os gays na mesma lei do racismo que hoje da o direito de entrarem dentro de uma igreja e fazerem o que querem sem direito a reclame…..se depender de voce defensor também da rede esgoto de cxomunicação deveria se dar medalha de honra e mérito sim vejo que teu negócio mesmo é atacar a igreja….os que não prestam são teus amigos…é estrela caída cada dia fica mais firme tua posição contra CRISTO E SUA NOIVA

          • vc confunde pena de morte nesta vida, com a condenação eterna, morte eterna…

            Nem mesmo os cães gulosos, que se intitulam pastores, e tomam dizimos, ou tudo mesmo da pessoa, merecem ser condenados a pena de morte.

            Sou a favor sim, de prisão perpétua, mas pena de morte não. A vida quem dá é Deus, cabe a Ele mesmo tirar.

            E alguém que errou, durante o cumprimento da prisão perpétua pode se converter e ter sua alma salva.

            Pastor que prega pena de morte, seja para pessoas que cometeram crimes hediondos realmente não conhece o evangelho.

          • pois então não vi voce em nenhum blog ou site expressando opinião contraria a pena de morte dada aos anencefalos e natos …quer dizer tua guerra é contra o clamando…voce não esta nem ai com os politicos que não viram ouviram ou não falaram nada…onde esta a tua lógica….sou contra pena de morte para indefesos não para bandidos…voce nunca esteve na pele de ninguém que sofreu abuso e nunca fez nada por ninguém assim..por isto tua opinião inconsequente e depravada

        • FALA MANINHO WAGNER
          rapaz até entendo teu ponto de vista; Mas sabe muitos que me criticam, são como o jgmix sem noção, pessoa que não tem experiência alguma na obra do SENHOR pessoa que nem um dia da sua vida foi a campo,sem noção a atendimento ex. mulheres estrupadas meninas jovens e até mulheres…do impacto intelectual moral e espiritual destas pessoas, nunca teve encontro por exemplo com prostitutas doentes com dsts e muitas com a aids se terminando em um leito de morte hospitalar, abatidos como se abate um animal, sem fé totalmente sem vontade de lutar para viver ao contrário desejando a morte….e com filhos na mesma situação…e voce descobrir por exemplo que isto que acontece com elas acontece com a maioria dos gays também…..foram abusados sexualmente e na maioria das vezes pelo próprio pai padrastro e parentes mais próximos e até sacerdotes, voce ja travou uma luta com um drogado um viciado e tentou lhe ajudar….voce vai dizer quem sabe sim…então voce sabe que a pessoa que esta na fisura não conhece pai mãe sociedade enfim ..nada se preciso roubar ou matar ele faz é a fisura …sem perspectiva alguma morrem nas praças sem se alimentar sem se tratar…assim é que fica uma menina ou menina que sofreu abuso….não quer saber de mais nada…alguns talvez voce pensa que passaram pela barreira e venceram…..mas quem trabalha com isto como nós…sabemos que esta marca esta para sempre cravada na pessoa…então respeito tua opinião mas saiba que pessoas que como eu que estiveram em missão principalmente na africa e india e china sabem que mulheres e crianças são moeda de barganha..para o apetite sexual de depravados como este padre…por isto eu digo cadeia é pouco deveria ser castrado…ou vamos la novamente ou mortos

          • Pois é, Clamando. Como reportei ao Roque, A liberdade que temos de trocarmos ideia sobre as Escrituras nos faz crescer. Quem não aceitam a Cristo, ‘maninho’, já estão mortos em seus delitos e pecados. A morte física… então não se faz mais sentido! – Não podemos esquecer que a chave que abre o coração para a fé é o perdão! – Fé sem o amor de Cristo é otimismo!

          • Wagner,
            Vc, em poucas palavras, resumiu muito bem o AMPLO significado dessa palavra (FÉ), por muitos exaltada e proclamada, mas pouco compreendida! FÉ, sem o AMOR de CRISTO – é OTIMISMO!
            Que Jesus te ilumine sempre.

          • wagner como disse castração ou pena de morte, e sim é necessaria num país como o nosso onde crimes como este são tratados como penas leves..e como disse só quem passou por isto ou trata estas pessoas tem a verdadeira dimensão do estrago irreversível , sim no pais onde vivemos tem pena maior para quem só ofende um gay,,, de quem estrupa uma criança o gay é inafiançavel do da criança tendo endereço fixo e emprego sai pela porta da frente,

    • Clamando, a JMJ é para aquecer a fé dos jovens de bem. A Igreja já deu a devida resposta ao religioso afastado-o e tornando-o inapto para o convívio em comunidade com os jovens, perdoá-lo é parte do nosso dever de cristão, mas isso não o livrará da justiça frágil dos homens. Acho que a pena de morte é discutível, passou da hora de aprofundarmos no assunto mesmo sendo incompatível com o pensamento cristão.

  4. Quem esta no mundo esta sujeito as coisas do mudo, tais como roubo prostituição lascívia corrupção homossexualismo e tantas outras mais, Mas Deus nos deu a escapatória de tudo isso nos dando o seu Filho unigênito Jesus Cristo para nos resgatar nos libertar de tudo isso, e nos alerta orai e vigiai para não cair em tentação, portanto cabe ao ser humano vigiar, os Pastores e Padres e justamente por não obedecer ao Senhor Jesus em suas ordenanças e que cai, pois se vigiassem com certeza não iria praticar tais atos, os quais são abominação ao Senhor, e aos homens, orai e vigiai diz o Senhor, para que, para que você não venha a cair em tentação como estas, sempre digo isto não e motivo de escarnio, e sim um motivo de grande tristeza, seja Padres ou seja Pastores ou seja pai de família ou o homem comum, para todos sem distinção do que o mesmo seja

  5. Bom dia. E com o papa chegando agora, será que essa notícia vai dar no Jornal Nacional? O fato é notório. Vamos ver se vai sair. Ou tra coisa, todo homem, ou mulher, ou criança tem a danada da comcupiciência da carne. Os homens normalmente inclinados para o lado sexual. Para aqueles que vivem solteiros por opção própria, e vivem sem abrasar, não tem esta comcupiciencia como grande problema, mas isto não é o normal. Para a maioria, inclusive os padre, o desejo é forte. Daí, é estar a um passo para o pecado. Agora pense em alguém, que não só tem os desejos sexuais normais a um homem, potencializado por alguma perversão, como homossexualismo ou pedofilia, por exemplo. Seria uma represa tipo Itaipú, contida por um murinho de dijolos. Vai estourar todo santo dia. Deus abençoe a todos.

  6. No noticiário, casos de pastores pedófilos superam os de padres

    No Brasil, país tido como o mais católico do mundo, a Igreja Católica não foi atingida pelo tsunami de denuncias de pedofilia que abalou a tradicional hierarquia religiosa de países como Alemanha, Bélgica, Holanda e Irlanda.

    Aqui, tem havido no noticiário da internet muito mais casos de pastores pedófilos ou suspeitos dessa prática do que os seus colegas padres, sem que a grande imprensa dê conta disso.

    Três exemplos recentes. No dia 20 de junho, a Polícia Civil de Duque de Caxias (RJ) prendeu o pastor Juarez Ferreira da Silva, 52, que estava foragido por ter sido condenado a 12 anos de prisão por ter estuprado quatro meninas. No dia 1º de julho, o pastor Dionísio da Silva Mattos, 55, de um templo da Assembleia de Deus em Magé, na Baixada Fluminense, foi preso sob a suspeita de ter abusado de uma menina de 12 anos. Dias depois, a imprensa portuguesa informou que o pastor Celso Miranda, 43, da mesma denominação, fugiu para o Brasil porque teria violentado um menino de 13 anos.

    A imprensa dá muito mais visibilidade aos casos de padres pedófilos, como se as vítimas deles fossem mais importantes. Os padres de Arapiraca (AL), por exemplo, têm sido contemplados pela cobertura dos grandes jornais, portais e TVs. A prisão do pastor protestante Edimário Gama de Freitas, 65, sob a acusação de abusar de filhos de fiéis, só foi noticiada pela imprensa regional, na Bahia.

    Se não fosse o noticiário da internet, principalmente de sites de pequenas cidades, não se saberia da existência de tantos pastores evangélicos suspeitos de abusar de crianças. Geralmente, as vítimas são de famílias pobres e ingênuas. Acreditam, pelo menos inicialmente, que massagens de pastor podem expulsar o Satanás do corpo e em sessões de oração de “cura interior”.

    Com base apenas nesse noticiário, não é possível dizer que existem proporcionalmente mais pastores pedófilos do que padres. Para isso, haveria a necessidade de um estudo aprofundado, que levasse em conta, por exemplo, a quantidade de pastores e de padres.

    O evidente é que os líderes evangélicos, provavelmente por causa de grande pulverização das denominações, não têm manifestado preocupação com a pedofilia de seus sacerdotes, diferentemente do que ocorre em relação à Igreja Católica.

    Ninguém da Assembleia de Deus, que é a maior denominação evangélica do Brasil, tocou no assunto até agora, embora, entre os suspeitos de pedofilia, muitos sejam seus sacerdotes. Lideranças nacionais, como o pastor Silas Malafaia, estão preocupadas mesmo em tolher os direitos de outros, como os homossexuais.

    Talvez os evangélicos passem a enxergar os seus pedófilos, e não só os da Igreja Católica, quando a imprensa os descobrir.

  7. Uns são escravos e outros são libertos, sendo que o livro sagrado é o mesmo. Dá para alguém fazer um desenho? Confesso que minha burrice religiosa não me permite entender.

  8. Lorena e damais críticos do celibato

    há alguns meses, Carlos Alberto Di Franco, prof de direito. publicou no “Estado de São Paulo” um excepcional artigo intitulado “Igreja, uma megacobertura”. Do seu texto, extraem-se essas valiosas informações:

    “O conhecido sociólogo italiano Massimo Introvigne mostrou que, num período de várias décadas, apenas 100 sacerdotes foram denunciados e condenados na Itália, enquanto 6 mil professores de educação física sofriam condenação pelo mesmo delito.

    Na Alemanha, desde 1995, existiram 210 mil denúncias de abusos. Dessas 210 mil, 300 estavam ligadas ao clero, menos de 0,2%. Por que só nos ocupamos das 300 denúncias contra a Igreja? E as outras 209 mil denúncias? Trata-se, como já afirmei, de um escândalo seletivo.”

    Linhas acima do seu trabalho, Di Franco havia afirmado:

    “O exame sereno, tecnicamente responsável, mostraria, acima de qualquer possibilidade de dúvida, que o número de delitos ocorridos é muitíssimo menor entre padres católicos do que em qualquer outra comunidade.”

    O celibato mete medo, causa pavor. A castidade e a pureza dos padres e das freiras humilham-nos, desconcertam-nos. Não nos sentimos capazes de imitá-los. Estas acusam a nossa sociedade encharcada de sexo. A mesma TV que promove a impureza, hipocritamente, condena a pedofilia. O celibato é um incômodo feixe de luz atirado aos olhos de quem está no breu, cambaleando, trôpego, embriagado pelo prazer dos sentidos.

    Paz e Bem

    • Mauro,

      O celibato segrega! Conheço alguns católicos, de caráter irrepreensível, dedicados à sua paróquia, conhecedores do caminho e que poderiam ser excelentes padres.

      Porém, tiveram que optar: “Ou viro padre ou constituo família”. Qual vc acha que foi a escolha deles?

      Segundo estimativas recentes, a Igreja Católica tem um déficit de aproximadamente 20 mil padres no Brasil.

      Agora pergunto: Se um padre pudesse ter família, vc acha que existiria tal déficit?

  9. Mauro eu sempre leio os seus escritos aqui neste site, são bem específicos bem elaborados e sensatos, você e um homem equilibrado e vejo a sua defesa sempre limpa e honesta, eu sinceramente gosto de ler seus comentários, mas quero te dizer que te falta a coisa mais importante em sua vida, eu te digo com toda clareza da certeza, o homem somente pode se chegar verdadeiramente ate Deus se ele enquanto homem vivo aqui na terra dobrar os seus joelhos e reconhecer a Jesus Cristo como Único e suficiente Salvador de sua vida, eu te digo isto porque não existe outro meio somente por Jesus poderemos ser verdadeiramente Salvos, eu tenho certeza absoluta que você sera uma grande bençao nas mãos de Jesus, porque você não da uma chance a Jesus experimenta, se você depois achar que não e o caminho o que eu duvido e claro você volta para a igreja romana, ou pelo menos va a uma igreja Assembleia de Deus MM no dia da Santa Ceia, se você não gostar de ver a verdadeira Santa Ceia depois você me diz aqui, você tem um valor incalculável para Jesus de a ele uma chance que ele vai provar para você que vale a pena ter ele como Senhor e Salvador e Amigo, Deus te Abençoe

  10. Mais que padre gay!!! Pow o pior de tudo é que pelo menos os pastores toram mulheres… Agora só se ouve notícias de padres com garotinhos e além de pedófilos ainda são gays encubados!

    Mais cade a mídia essa hora? Engraçado será que é porque papa ta no Brasil que abafaram?
    Poque não colocam no jornal sanacal da blobo?

DEIXE UMA RESPOSTA