“Ir à igreja não vai te transformar em uma boa pessoa”, disse o papa Francisco em sermão

78

O papa Francisco afirmou que nem todos os frequentadores das igrejas são boas pessoas, e alertou para os perigos do “pecado sutil”.

A afirmação do pontífice católico foi feita durante uma homilia na capela da residência de Santa Marta, no Vaticano, e foi inspirada na parábola do homem rico e Lázaro, do evangelho de Lucas.

Em resumo, o homem rico se gabava de suas roupas finas e refeições cheias de requinte, enquanto Lázaro era um mendigo que morava perto de sua casa, lutando contra a fome e doenças. Francisco usou a parábola para explicar que o homem rico não estava realmente mal, mas “os olhos de sua alma foram certamente condicionados de modo que não visse [o mendigo]”

“Talvez ele fosse um homem religioso, à sua maneira. Talvez ele orou e algumas vezes por ano, ele certamente subiu ao templo para oferecer sacrifícios e fez grandes doações para os sacerdotes, que em sua covardia clerical, o agradeciam e davam-lhe um lugar de honra”, disse o papa Francisco.


No entanto, o líder católico destacou que não importava quantas “boas obras” o homem rico havia feito à igreja, pois ele não se compadeceu da situação do mendigo que vivia próximo à sua casa.

Aplicando a parábola aos tempos atuais, o papa Francisco advertiu que “um monte de pessoas são religiosas, mas seus corações são ofuscados pelas coisas mundanas, e assim eles não conseguem se sensibilizar com o sofrimento das pessoas ao seu redor”, e acrescentou: “Com um coração mundano você pode ir à igreja, você pode orar, você pode fazer muitas coisas. Mas, se o seu coração é mundano você não consegue entender as necessidades e dificuldades dos outros”, ensinou.

Segundo o Christian Today, Francisco classificou essa forma de viver como “cega”, Francisco disse que agir dessa forma não é apenas um “pecado sutil” como pode parecer, mas sim, “um estado pecaminoso da alma”.

“Há uma maldição sobre a pessoa que confia no mundo e uma bênção sobre o homem que confia no Senhor. A alma do homem rico é um deserto e um deserto inabitável”, disse, frisando que as pessoas do mundo “estão solitários com o seu egoísmo”.

Porém, há esperança, segundo o papa: “Nós temos um Pai que espera por nós. No meio de nosso mundanismo, Ele nos chama os seus filhos. Nós não somos órfãos”, concluiu.

78 COMENTÁRIOS

    • A maioria dos evangélicos acham que basta ir no culto e pagar o dizimo que tá tudo certo.
      Na cabeça deles, já pagaram a prestação do puxadinho no céu . . .
      Ai eles já podem xingar a todos, rifar direitos das minorias, chamar todos de endemoniados , criticar a religião alheia, etc etc etc . . . .

      • Dennis
        Deve estar comentado com a boca cheia de esperma.
        Para falar tanta asneiras.
        Só podia vir de um gay .
        Esta voz anazalada.
        “BASTA DAR O DÍZIMO E GARANTIR UM PUXADINHO NÃO CÉU.

      • Dennis, amigo eu gostaria de que vc observasse, se a presenca de evangélicos em locais estranhos a manifestacao de Deus, e maior do que católicos,e se o números de pessoas que possuem vícios,praticas mundanas e outras fora do contexto são catolicos ou evangélicos?.Eu gostaria que vc observasse se o nível de conhecimento bíblico dos evangélicos, não e maior do que os católicos.Eu gostaria que vc observasse se os evangélicos ,não se preocupam em falar mais de Jesus, do que os católicos de igreja ou religiao.Eu gostaria que vc observasse se a frequência dos evangélicos a igreja não e bem maior do que a frequência de católicos.Eu gostaria que vc observasse se o nível de exigência para ser um cristão de verdade dentro de igrejas evangélicas serias não e bem maior do que a exigência católica.Eu gostaria que vc observasse se e normal uma pessoa se dizer católica, crista, apenas porque foi batizada, aparece na missa,em batizado e em casamento, de vez em quando, e vive em outras igrejas fazendo campanhas e deixando a sua vazia.E finalmente eu gostaria que vc observasse qual e o critério, para se dizer fiel católico pois a maioria apenas professa sem qualquer compromisso, ou sera que a realidade das ruas negam os fatos?Sera que o papa não esta chamando a atenção dos catolicos, para o evangelho, enquanto eles apenas estão pensando,que estão salvos pela igreja e nao através do evangelho e pelo unico Salvador,batendo no peito e dizendo;Eu pertenço a igreja verdadeira e a própria igreja dizendo eu nunca te vi,nao vejo vc ter um proceder segundo o nosso livro de fe, e portanto não te conheço.Pense,parece que o papa quis dizer algo parecido.

          • DENNIS. 1 Aconselho-te a se tornar parte do corpo de Cristo e consequentemente nova criatura,atraves do arrependimento de seus pecados e entrega de sua vida ao Salvador,coisa que todos os humanos precisam fazer,pois todos pecamos e nascemos separados espiritualmente de Deus.Ele e santo e não comunga com pecadores,Romanos 3/23,pois todos pecaram e carecem da gloria de Deus.2 Existe um salario para o pecado, que e a morte espiritual e que gera afastamento eterno de Deus, conforme Romanos 6/23,estando escrito que, o salario do pecado e a morte,mas o dom gratuito de Deus e a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor 3 vc so poderá saber se alguém e realmente fanático, ou seja extremado, o que a bíblia condena, se tiver conhecimento bíblico para poder julgar tais atitudes.4 Defina sua identidade para se mostrar como alguém, que e capaz de censurar a outros quando a sua próprias definicoes não estao estabelecidas.Procure ser uma nova criatura em Cristo 2 coríntios 5/17.Se alguém esta em Cristo e nova criatura ,as coisa velhas se passaram e tudo se fez novo.

  1. De fato, a benevolência, a bondade muitas vezes vem do caráter de uma pessoa.
    Infelizmente, muitos dentro das igrejas ainda não “nasceram de Deus”, ainda não buscaram os frutos do Espírito, que é: “bondade, benignidade…”, mas isso ainda não é o tudo para herdar a vida eterna, se o fosse, o jovem rico teria sido aprovado por Jesus, pois fazia todas essas obras. Mas Cristo disse que AINDA LHE FALTAVA UMA COISA.
    E Paulo disse ainda em Efésios que a “nossa salvação não é por obra para que ninguém se glorie, mas pela graça de Deus”. Ou seja, é dom gratuito de Deus.

  2. Com esse tipo de declaração a Igreja Católica vai perder um monte de membros, no entanto, o Reino de Deus pode ganhar muitas almas.
    “Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna. ” (I Timóteo 6 : 17-19)

  3. Finalmente o papa fala alguma coisa correta, se é que ele se refere ao fato de que somente ir a um local que se fala de Deus, não implica necessariamente que a pessoa esteja querendo se arrepender de seus pecados, etc. Gente, até o diabo vai a igreja… é ou não é? Até o papa vai a igreja! reza a missa, dá a hostia, etc, mas todos sabem que ele não é de Deus, né? Por isso concordo com a afirmação dele mesmo.

  4. Adoro, esse Papa, a diferença dos fariseus católicos e evangélicos é uma.
    Os católicos não se auto proclamam homens e mulheres de Deus e donos da verdade, muito poucos usam máscaras.
    Já fariseus evangélicos se sentem as melhores pessoas do mundo, home e muie de DEUS, mas seu coração é cheio de ódio e veneno.

  5. As vezes se transforma em uma pessoa RUIM. Se o pastor ou padre for um fundamentalista, vai encher sua cabeça com todo o tipo de obscurantismo proselitista dogmático. E em vez de vc fazer parte da sociedade, vc vai se tornar INIMIGO DELA. Como muitos(não todos) evangélicos infelizmente são.

    Parabéns ao Papa. Parabéns por se empenhar em fazer com que a ICAR progrida. O Papa pode esta carimbando um lugar para sua igreja, no novo mundo racional que está surgindo. A humanidade clama pelo pensamento racional e o Papa já percebeu isso.

  6. É verdade porquer oque tem de catolico nos presídios do Brasil não é brincadeira.
    Vocês acha que aqueles fanaticos corintiano vai para igreja e saúda são jorge e ta tudo bem?

  7. Até que enfim disse algo coerente…não pera…ele disse que não somos órfãos, pois, Deus nos chama de filhos, ora, mas não faz muito tempo que ele disse que quem não ama Maria eram órfãos…eita, agora fiquei confuso com o que ele de fato acredita.

    Prefiro ficar com este ultimo comentário.

      • pode ter certeza mais toda certeza mesmo ., nossa senhora., a mae piura de nosso senhor jesus cristo ja esta no ceu., enquanto vc , fanfarrao herege esta aqui neste mundo , defecando e espalhando suas imundicies .,. e tem mais prefiro ir ao ceu com maria., do que ficar ao seu lado ..,. afasta se imundo…

      • Nossa senhora me de a mão ., cuida do meu coração., da minha vida ,, ah., do meu caminho.oo., do meu destino .,oo cuide de mim., mmm., oh virgem santa de Nazaré.,mão de nosso senhor e salvador jesus Cristo., quero te amar mais e mais., rezemos pela conversão dos hereges.. Perto de ti mãe santissima., posso adorar mais e mais seu santíssimo e salvador filho amado., e quero escutar seus conselhos santa mãe da igreja., fazei tudo que meu filho vos dizer.. Santa mãe de Cristo., rogai por nós., ave cheia de graça o senhor é contigo., quero o mãe santa ., primeiro sacrário vivo., receber seu filho na vossa humildade., ensina nós a ser fiel . Como tu fostes ., ensina-nos a obediência seguindo seu exemplo., santa virgem de Nazaré., obrigado pelo seu sim., obrigado santa mãe de Cristo ., por ter acolhido o salvador em seu ventre ., obrigado por te lo amamentado., obrigado por ter protegido na travessia do deserto das garras do herege herodes., rogai por nós santa mãe do menino Deus., para que sejamos dignos das promessas de Cristo., oh., mãe do redentor ., faça me ser puro como outrora que juntava minhas pequenas mão e no pé da vamo antes de dormir., pedia sua intercessão por tão pequenos pecados., hoje a humanidade te persegue oh santa mãe de Jesus., blasfemam contra ti o puríssima virgen., o pecado inunda os corações dos hereges., mas vos oh virgen das virgens ., ama a todos com o mesmo amor de mãe., que bom a sua presença na história da salvação divina., Deus quis assim., e hoje lá nos céus o salvador reina glorioso., com seu corpo humano e divino., com o dna., de maria de Nazaré., fazemos coro a São gabriel , que diz salve cheia de graça o senhor é contigo., e é sempre será santa mãe pelos séculos dos séculos., pois sua obra é perfeita., seja exemplo as mulheres., seja a coluna da igreja.. Mãe do divino amor., mãe da simplicidade.. Ensinanos a obediência., e nunca . Nunca deixe de interceder pelos seus filhos e filhas., a santa una igreja de Cristo , jamais esquecerá., do seu sim., e nos homens de boa vontade.. Te veneramos como a mãe do salvador., amém.,

        • Lopes meu caro sábio explique-me Mateus 11/11.Jesus disse;Em verdade em verdade vos digo:entre os nascidos de mulher,ninguem apareceu maior do que Joao Batista;mas o menor no reino dos céus e maior que ele.Obs nascimento na lei,nascimento natural de pai e de mae,concepcao humana,como Maria teve, pois seus pais foram Joaquim e Ana.Entao baseado em romanos 5/12,portanto assim como por um so homem,Adao pai da raca humana entrou o pecado no mundo, e pelo pecado ,a morte passou a todos os homens,porque todos pecaram.1corintios15/22,porque ,assim como em Adao todos morrem ,assim todos serão vivificados em Cristo.S uma pergunto ao sábio?De acordo com a bíblia e vindo da semente de Adao o pai da raca Maria tinha o pecado original ou não?Aguardo resposta para melhorar meus conhecimentos.Obrigado.

    • A Bíblia nos diz que santo é aquele que faz a vontade de Deus, coisa que o teu papa, que vocês veneram não o faz…Ele representa a apostasia descrita em II Tessaalonicenses 2:3-4.

    • Lopes,para sua informação,Roberto Carlos e espirita, e como vcs são ecumênicos ele e muito bem aceito.Alias não so ele como vários cantores da ave Maria,que são ligados ao espiritismo, mas dao uma palhinha na ave Maria.E o profano + o santo= Igreja católica,a santa igreja segundo vcs.abraco.

  8. Tenho que admitir que na contra-mão do marketing negativo, que muitos “pastores” o fazem, esse papa não é nada bobo!

    Não engana, mas também não é bobo!

  9. Isso que foi dito pelo papa, Jesus falou em Mt7, onde disse que “muitos religiosos” iriam se surpreender no dia do Juízo: “MUITOS, NAQUELE DIA, HÃO DE DIZER-ME: SENHOR, SENHOR! PORVENTURA NÃO TEMOS PROFETIZADO EM TEU NOME, E EM TEU NOME NÃO EXPELIDOS DEMÔNIOS, E EM TEU NOME NÃO FIZEMOS MUITOS MILAGRES?
    ENTÃO, LHES DIREI EXPLICITAMENTE: NUNCA VOS CONHECI. APARTAI-VOS DE MIM, OS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE.”(VS22,23).

  10. Nossa se um simples fato de um rico não lembrar e ajudar o mendigo pode perder a salvação;imagino então sobre os gays que são amantes de si mesmo oque é abominavel.cruz credo!

  11. A declaração do papa, e de acordo com o que ouvimos há anos, em púlpitos,reunioes de igrejas evangélicas SERIAS.Sim, eu disse serias, e não algumas,que são bem polemicas e são apedrejadas como se respondessem pela totalidade dos evangélicos.Aos críticos,fica a minha recomendação, em que ate para se apontar falhas, e preciso ter conhecimento.E de que?Da bíblia em se tratando de questões referentes ao cristianismo e suas praticas, pois ela e o seu livro de fe. Se vivo a opinar sem ter condição para analisar, apenas faco uma critica grosseira e sem fundamentos.Em qualquer área da vida humana,as pessoas devem pensar se tem condições para afirmar algo, afim de que contribuam verdadeiramente com a opinião publica e seus anseios.Sera que não e por isto que temos um pais dito cristão porem sua sociedade não tem os valores de Jesus? E preciso que saibamos, como católicos,evangelicos e pertencentes a uma igreja;que a nosso conhecimento,comunhão,obediência a Deus e algo totalmente diferente de religiosidade,aparente virtude, que quase 80% das pessoas tem ,ate mesmo ateus, e como o próprio papa relatou apenas nos dao um caráter de religiosinhos muitas vezes sem a menor intimidade para com aquilo que professamos, e total desconhecimento para Deus, que conhece nossos coracoes, assim como nossa obediência a ele.Efesios 2/8e9 Porque pela graça sois salvos mediante a fe ;e isto não vem de vos;e dom de Deus;nao de obras para que ninguém se glorie.tg1/22 Tornai-vos pois praticantes da palavra e não somente ouvintes,enganando-vos a vos mesmos.Porque se alguém e ouvinte da palavra e não praticante,assemelha-se ao homem que comtempla num espelho seu rosto natural,pois a si mesmo se comtempla, e se retira,e para logo se esquece de como era sua aparência.Por leiam ate o vs 27.Por favor defendam o evangelho que realmente abalou as estruturas de todo o império romano e tem poder para transformar nossas vidas e não defender igreja ou religião em que muitas vezes,nem a ela obedecemos.Isto que digo e como o papa falou, e para banir a hipocrisia e o medo de dizermos que não somos de Deus afirmando que temos religião.Sera que dizermos que temos uma igreja ou religião significa que somos de Deus.Creio que o alfabeto e o O B D C e fora disto, apenas recebemos herança de papai ou mamãe para irmos a igreja e realizarmos ritos.Muitos de nos inclusive eu apesar do amor de nossos pais so recebemos religiosidade e medo de dizer que não cremos quando na verdade precisamos conhecer sua palavra e a Jesus.Quem assim faz esta procurando ser capacitado e levado a ser uma nova criatura 2co/5/17.E se alguém esta em Cristo e nova criatura ,as coisa velhas se passaram e tudo se fez novo.

  12. kkkkk siim The Sun = O Sol
    Sou feminina, ok ? Apesar do Sol ter um termo masculino, rsrs
    Antes que vocês fiquem com a pulga atrás da orelha e pense que sou gay…nãooo, eu sou mulher mesmo, rsrs

  13. “O resumo é: Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do
    Seu Filho. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no Seu Filho. Aquele que tem o Filho(Jesus Cristo – único salvador) tem a vida; aquele que não têm o Filho de Deus não têm a vida.” I João 5:10-12

  14. A resposta é simples: O que é uma religião hipócrita? Resposta: É aquela que não pratica o que prega. Fala uma coisa mas faz outra.
    Eu atribuo tudo de ruim que vem acontencendo no mundo ao egoísmo. Para resolvermos essa situação, todos deveriam ser na prática generosos, benevolentes e/ou solidários com o próximo, primeiro com os nossos irmãos necessitados em Cristo, a exemplo daqueles irmãos da igreja do primeiro século em Atos 4.42-47, segundo com as minorias e terceiro com as classes menos favorecidas e injustiçadas, onde existem as desigualdades e injustiças sociais. Obrigado a todos pela atenção.

  15. O QUE? quinha ta falando de mundanos, era so o que faltava se os catulicos são os campeões não so na terra mas ate mesmos se tiver catulico em marte jupter saturno plutão são os mais mundanos de todo o universo, ora aponte um catulico que não gosta do frevo do furdunço, do forro das tais das baladas e nos quebras nos cabares um milhão de porcento dos frequentadores são catulicos,nos forros idem nos bares copo sujo nem fala,nas boates nos carnavais de rua de salão, no carnaval de salvador a capital do espiritismo eles são folgadamente 99,999,999,999,99 por cento, no carnaval da cidadela dos condenados a mesma coisa, no festival de parintins idem, nos forros em todos os forros do brasil seja a onde for la estão 99,999,99,99 por cento dos seguidores do chuiquitito ou papaito quinha, na idolatria são campeões interestelar, no mariolatrismo são campeões ultra super e=interestelar,no macunbolismo esse nem se fala e um trilhão de por cento, o proprio papalegua chiquirito e o atual imperador da capital mundial da idolatria moderna, e vem o tal papito chiquinho tirar uma casquinha dando uma de joãzinho sem braço? e não adianta esse mariolatrico idolatra macunbolico mequetrefe boca de sulapa garganta podre desse sujeito sem lado ai achar ruim não, voce tem que ouvir a verdade e enguli-la pra largar mão de querer ser o ponto frio bonzão, um mariolatrico e idolatra desse querer tirar farinha com Crentes, vai adorar sua maria que Crente algum ta intressado no seu mariolatrismo não, entendeu boca de sulapa

    • Studebaker, você fala de idolatria mas seu username é uma referência a um antigo carro dos anos 1930/1950, fabricado nos EUA. Bom, só por isso não posso confiar muito em suas palavras, já que está claro que idolatra uma marca de automóvel. Continuando, alguns católicos podem até adorar imagens devido à sua ignorância, porém, a Santa Mãe Igreja nos ensina que aos santos e à Virgem Maria deve ser prestada uma veneração respeitosa por causa do exemplo de vida terrena que nos deram, para o qual devemos observar como um possível caminho rumo ao único e adorado Deus. Procure estudar sobre dulia, hiperdulia e latria para a diferença. Amamos e adoramos a Deus. Não somos idólatras. Agora, sobre a acusação de que católicos frequentam “balada, festas, etc”, eu lhe digo que sim. Muitos vão e eu vou. Sabe porquê? Pois sou livre e possuo Deus em meu coração e sei discernir entre o certo e o errado. Me diga, adorador de carros, onde Jesus realizou seu primeiro milagre e a pedido de quem? Foi numa FESTA, atendendo ao pedido de sua MÃE! Ah, e transformou água em vinho! Então se você não gosta de Maria, como pode gostar de Jesus, pois foi por meio dele que Ele veio ao mundo? Foi ela quem o amamentou, ensinou a dar os primeiros passos, a falar, cuidou de seus machucados, ficou com Ele até o fim na Cruz e recebeu o Paráclito juntamente com os apostólos no cenáculo. Studebaker, estude mais e pare de vociferar asneiras. Que Deus tenha piedade de sua alma. Amém.

    • Studebaker, você fala de idolatria mas seu username é uma referência a um antigo carro dos anos 1930/1950, fabricado nos EUA. Bom, só por isso não posso confiar muito em suas palavras, já que está claro que idolatra uma marca de automóvel. Continuando, alguns católicos podem até adorar imagens devido à sua ignorância, porém, a Santa Mãe Igreja nos ensina que aos santos e à Virgem Maria deve ser prestada uma veneração respeitosa por causa do exemplo de vida terrena que nos deram, para o qual devemos observar como um possível caminho rumo ao único e adorado Deus. Procure estudar sobre dulia, hiperdulia e latria para a diferença. Amamos e adoramos a Deus. Não somos idólatras. Agora, sobre a acusação de que católicos frequentam “balada, festas, etc”, eu lhe digo que sim. Muitos vão e eu vou. Sabe porquê? Pois sou livre e possuo Deus em meu coração e sei discernir entre o certo e o errado. Me diga, adorador de carros, onde Jesus realizou seu primeiro milagre e a pedido de quem? Foi numa FESTA, atendendo ao pedido de sua MÃE! Ah, e transformou água em vinho! Então se você não gosta de Maria, como pode gostar de Jesus, pois foi por meio dele que Ele veio ao mundo? Foi ela quem o amamentou, ensinou a dar os primeiros passos, a falar, cuidou de seus machucados, ficou com Ele até o fim na Cruz e recebeu o Paráclito juntamente com os apostólos no cenáculo. Studebaker, estude mais e pare de vociferar asneiras. Que Deus tenha piedade de sua alma. Amém.

  16. “O papado é exatamente o que a profecia declarou que havia de ser: a apostasia dos últimos tempos (II Tessalonicenses 2:3-4). Faz parte de sua política assumir o caráter que melhor cumpra o seu propósito; mas sob a aparência de um camaleão, oculta o invariável veneno da serpente.

  17. mesmo o simples ato de visitar a Santa igreja, ou usar um crucifixo, ou medalha de nossa senhora.dever ser por pura devoção, ou seja porque se tem fé, a fé é tudo.

DEIXE UMA RESPOSTA