Pastor evangélico mata pastora a pedradas por vingança; Vítima havia fundado uma nova igreja

172

Por vingança, um pastor teria planejado a morte de dois colegas de ministério, com quem tinha se desentendido anteriormente. Agora, o líder religioso é procurado pela Polícia.

Segundo as investigações, o pastor identificado apenas como Edmar teria planejado a morte do casal de pastores Carlos Eduardo de Souza e Marcilene Oliveira Sampaio, que era também professora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

No entanto, no dia do crime, Souza conseguiu fugir dos criminosos contratados por Edmar, que os haviam sequestrado. Sua esposa e uma prima dela, chamada Ana Cristina, não tiveram a mesma sorte e seus corpos foram encontrados na última quarta-feira, 20 de janeiro.

Para a Polícia, o pastor Edmar foi o idealizador e um dos executores da morte da pastora e sua prima. “O crime foi motivado por vingança, após as vítimas terem fundado outra igreja. O pastor foi o mandante e também executor”, afirmou o delegado Marcus Vinícius, titular da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Vitória da Conquista, de acordo com informações do JM Notícias.

O motivo para o casal de pastores fundarem uma nova denominação teria sido um desentendimento sobre questões relativas à igreja onde Edmar era pastor. Quando a nova denominação foi aberta, boa parte dos fiéis passaram a frequentá-la, o que incomodou Edmar.

O casal foi abordado pelos criminosos logo após saírem da igreja na noite da terça-feira, 19 de janeiro, quando o carro em que estavam apresentou defeito em uma estrada que liga Vitória da Conquista a Barra do Choça.

Segundo o depoimento de Souza, três homens que chegaram em outro carro enquanto ele tentava descobrir o defeito, e entre eles estava o pastor Edmar. Para a Polícia, quando os criminosos perceberam que as vítimas estavam paradas na estrada, os suspeitos decidiram agir.

O pastor Carlos Eduardo de Souza foi colocado no carro dos criminosos e levado para outro local, enquanto Edmar e o outro comparsa mataram a pastora e sua prima a pedradas.

Souza foi mantido sob a mira de um revólver e agredido várias vezes. Quando se deu conta de que seria morto, o pastor causou uma colisão com outro carro que trafegava pela rodovia, o que abriu oportunidade para que ele escapasse pelo mato e chamasse a Polícia, que conseguiu prender um dos criminosos, Fabio de Jesus Santos, de 34 anos, minutos após ser acionada.

Fábio confessou participação na ação, mas disse apenas ter dirigido o carro, e ainda identificou os demais comparsas, que seriam Adriano Silva dos Santos, de 36 anos, e o pastor Edmar. No dia seguinte, Adriano foi preso e também confessou participação no crime, apontando o líder religioso como mandante.

172 COMENTÁRIOS

      • É… vc deve postar tb as notícias ruim dos padres. O fim do catolicismo tá chegando ao fim, um povo que adora aquela boneca feiosa maria-aparecida, achada no fundo do rio Paraíba do sul, em 1.718, o que esperar desta gente? Senão a ruína!

        • O fim do protestantismo será vergonhoso e terrível, acabarão pior do que as milhares de seitas gnósticas que se diziam as guardiãs da verdade no tempo da igreja primitiva, levando seus seguidores pouco a pouco ao ateísmo e a loucura.

        • POR QUE OS PROTESTANTES EXIGEM DOS OUTROS, MAS NÃO SEGUEM TUDO QUE ESTÁ NA BÍBLIA ?

          1)- Mulheres não poderiam ser pastoras ou bispas (1Coríntios 14:34)

          2)- não comer picanha (Levítico 19:26),

          3)- Não comer carne de porco (Levítico 11:07).

          4)- Não fazer hortazinha no fundo de casa e não usar uma camisetinha básica, de algodão e poliéster. (Levítico 19:19)
          5)- Apedrejar adúlteros e moças que não são virgens quando se casam, (Levítico 20:10),
          6)- Queimar prostitutas (Levítico 21:09),
          7)- Proibir deficientes físicos de entrarem nos templos( Levítico 21:09 a 21),

          Por que ESCOLHEM SEGUIR CERTAS PARTES E “ESQUECEM” DE OUTRAS?

          • Emanuelle por favor me diga;qual e a diferenca do nt para o at?Outra coisa;quem e que disse que nao existe erros em qualquer igreja, pois ela e formada de homens pecadores,e que precisam de um Salvador que eCristo e de serem aperfeicoados pelo seu Espirito Santo, se estes permitirem.A sua igreja, e que diz ser absoluta e infalivel e a toda hora muda doutrinas,e se envergonha com incoerencias,a toda momento,pois o sacerdocio catolico e mais de 50%gay e me diga se isto lhes da credencial para servir a Cristo.E muita religiosidade para o nosso gosto.

        • Até o tempo da “Deforma Protestante” (deforma com “D” mesmo), a santíssima Virgem Maria era honrada pelos cristãos desde o primeiro século. Incluindo os reformadores originais, que a amaram e a honraram: Lutero, Calvino, Zwínglio e outros. Mas o que se passou com o Protestantismo então?
          Os protestantes de hoje não deixam ensinar o que seus fundadores de muitas formas ensinaram com relação à Mãe de Jesus Cristo. Agora a caluniam e degradam afirmando que:
          1. Ela não pode ser perpetuamente virgem, visto que teve outros filhos.
          2. Ela não pode ter sido imaculadamente concebida.
          3. Ela não pode ter sido assumpta ao céu de corpo e alma.
          4. Ela não pode ter sido Mãe de Deus.
          5. Ela é uma pecadora igual a todos nós, porque a Bíblia diz que todos pecaram.
          Infelizmente, os protestantes consistentemente tratam de rebaixar Deus ao nosso nível humano, na débil intenção de explicar estas acusações com termos meramente humanos, como mencionamos anteriormente.
          Fracassam em contemplar que as leis que os ligaria a Deus NÃO os ligam a Ele.
          Tenho uma resposta circunscrita para os protestantes, para cada uma destas falsas acusações anteriormente mencionadas contra a Mãe de Deus.
          Dizem que Deus, que do nada criou tudo e sustenta por virtude de Sua Vontade, não pode fazer tais coisas?
          Quando todos nós nos encontrarmos diante de nosso Criador após a morte, prefiro que me diga:
          – “Bem vindo, pois minha Mãe tem me falado de ti frequentemente”
          Em lugar do que possa falar aqueles que a caluniaram e degradaram:
          – “Porque disseste isso da Minha Mãe?”
          O que diria um bom filho e uma boa filha àqueles que se atreveram a degradar sua mãe?
          Jesus honra Sua Mãe. Até porque foi Ele mesmo que escreveu os Dez Mandamentos, incluindo este:
          “Honrarás teu pai e tua mãe”.
          Você acredita que Ele não obedeceu seus próprios mandamentos? Ou honrou a sua própria Mãe, deixando-nos um exemplo a seguir? Por acaso não obedeceu as ordens maternas por pelo menos por 30 anos (Lucas 2,51)?
          Me diga o nome de outra mulher com a habilidade de dizer ao Criador do Universo o que Ele deveria fazer e que Ele a obedecesse… Por que, então, os protestantes, que dizem seguir as Escrituras ao pé da letra, falam tão miseravelmente quando o assunto é honrar a Santíssima Virgem Maria?
          Podem fazer menos do que o Filho, Jesus Cristo, por sua Mãe?
          Não estão sujeitos a seguir Seus passos da mesma maneira que fazem os Católicos (Mateus 16,24)?
          O que acham que ganharão degradando e caluniando a Mãe de Jesus Cristo?

          • Emanuelle prove-me que Maria nao foi concebida em pecado,pois ela teve pai e mae carnais,Joaquim e Ana, e a biblia nos diz;que por um so homem entrou o pecado no mundo ,Adao e assim todos pecaram e destituidos foram da graca de Deus.Como e que alguem, que foi gerado pela semente do pecado, como toda a humanidade,apos o pecado de Adao,pode ser pura diante de Deus.Ela foi salva apos a comunicacao de que seria mae do redentor e aceitou este encargo.A concepcao foi pelo Espirito e nao por ela mesma.Leia lucas 1/46a55,romanos3/21a23,5/12,1corintios15/22,6/23.Vc e corajosa por entrar aqui com tao pouco conhecimento biblico.Mas eu sei o que e isto,isto e ser catolica,nao saber nem a biblia para questionar a nossa fe.

          • Vv fala tanto q nois não estão certo porq não adoramos Maria, mas me diz pra q o espirito santo foi enviado ? Ele foi enviado para ouvir nossas orações e porq vcs não intercede por ele precisa pedir pra cada santo uma situação?
            Se estão tao certos porque inventa q Maria ta no céu na bíblia não ta escrito nada disso, entao sendo assim vcs não estão d acordo com a bíblia. E a blibli mesmo diz q não deve ser sentado nem excluído nada da bíblia.

            NA LATA!!!

          • Emanuelle,

            Só uma pergunta. O que motivou Cristo a declarar quando procurado por sua mãe e irmãos que parentes dele eram os que ali estavam na reunião, por fazer a vontade do Pai?

            Respondo, é que Ele viu essa idolatria da igreja católica para com sua mãe, quando em verdade, todos devemos invocar e fazer culto apenas a Deus e a Ele.

            Vocês fazem culto a tudo, imagens, santa igreja católica, santo padre, é santo disso e daquilo outro… ou seja, tudo idolatria.

          • EMANUELLE

            Tenho umas idéias sobre esse caso da mãe de Jesus.
            A igreja católica, séculos após a partida de Jesus, resolveu determinar o celibato para o clero, inclusive o Papa.
            Confundem até hoje virgindade com santidade, daí a história da Virgem Maria.

            Existem as leis naturais que controlam tudo no universo, leis perfeitas, eternas e imutáveis como Aquele que as fez.
            É contrário às leis naturais uma mãe virgem.

            Além disso, ela teve outros filhos depois de Jesus.
            “NÃO É ESTE O FILHO DE JOSÉ, O CARPINTEIRO?
            NÃO VIVEM ENTRE NÓS SEUS IRMÃOS E IRMÃS”

            E agora o caso da imaculada conceição.
            A palavra “imaculada” significa “sem mácula”, e a palavra “mácula” vem do latim MACULA e significa “mancha”, “impureza”, “nódoa”.
            A palavra “conceição” é sinônima de “concepção”, que é o ato de conceber, que significa “engravidar”.

            Então a imaculada concepção seria engravidar sem mancha (pecado), porém desde quando o sexo é pecado, ainda mais entre marido e mulher?
            José e Maria eram casados, então por que não poderiam fazer sexo?

            Além do que é contrário à leis naturais uma concepção sem o encontro das células sexuais do homem (espermatozóide) e mulher (óvulo).
            O primeiro vem do grego SPERMA(TO), “semente” e ZOE, “vida”, seria então “semente da vida”.
            O segundo vem do latim OVULUS, “pequeno ovo”.

            Desde séculos o clero católico fala mal do sexo e difama as mulheres, basta se informar sobre Maria Madalena, alçada à condição de pr0stituta, coisa que ela nunca foi…
            Ou a romana Messalina, que nunca foi “messalina”, ou seja, maníaca sexual, como foi chamada pela igreja romana?

            O ser humano, no caso os padres/bispos/cardeais/papas, fala mal do que não pode ter.
            Como não podem “possuir” a mulher, falam mal dela.

            E teve aqui no G+ um gay que teimou comigo sobre o sexo feito por Maria.
            Segundo ele, um homem (José) penetrar uma mulher (Maria) é heresia.
            Mas um homem penetrar outro homem, aí é natural (pra ele, claro…)

          • Emanuele abençoada, vc não quer acreditar e aceitar as verdades das Escrituras Sagradas ,,, que dz que ,Maria a mãe de Jesus, não é SANTA,,,e todos os demais Dogmas equivocados e heréticos da,,,Ig. Católica Apostólica Romana e enaltece a Maria..quando na Bíblia Sagrada ela é citada como tal e tão somente ,,como a escolhida para ser Mãe de Jesus,e não SANTA MARIA, MÂE de DEUS,etç que alguns de vcs tanto proclamam,,um erro não justifica o outro!

        • Realmente é uma vergonha diante de nosso senhor Jesus, deixar de adorar a quem pagou, por amor, o nosso pecado na cruz, para venerarem os bonecos de barro, feitos por mãos humanas. Óleo de peroba é pouca para ungir a cara desta gente ingrata.

          • Voces são patéticos.
            Vendem vassouras ungidas, mini tijolinhos de plastico e todo tipo de coisa inútil . . .

            Quer falar o que dos outros Manuel ??
            Deixa de ser preconceituoso.
            Depois se faz de vítima e se diz perseguido . . . . vc é uma vergonha . . .

        • MANOEL

          Você está satisfeito sendo evangélico.
          Mas não ofenda a crença dos outros.
          Agindo assim, você parece os muçulmanos, os únicos salvos serão eles e Deus/Allah manda matar os “infiéis”.
          Neste caso, os católicos.
          E não, eu não sou católica.
          E nem evangélica.
          Saiba que os maldizentes não terão o reino de Deus…

  1. A mais pura verdade é que ser pastor dá dinheiro. Hoje no Brasil, o protestantismo sangra dividido em numerosas seitas de proprietários rivais, a desafiar o próprio Jesus Cristo que ensinava: “Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído e seus edifícios cairão uns sobre os outros.” (Lc 11,17)

  2. O fim do protestantismo será vergonhoso e terrível, acabarão pior do que as milhares de seitas gnósticas que se diziam as guardiãs da verdade no tempo da igreja primitiva, levando seus seguidores pouco a pouco ao ateísmo e a loucura.

  3. “Naquele tempo não havia rei em Israel, e cada um fazia o que lhe parecia melhor” (Juízes 17,6; 21,25).
    Este versículo é uma fotografia dos protestantes.

    • Emanuelle vc relatou bem,porem se esqueceu de falar sobre o mesmo texto de juizes 17/1 a 5 onde le-se a idolatria da mae de Mica ao propor a feitura de uma estatua que viria a ser objeto de adoracao e derrota para o povo judeu.Querida texto sem contexto, e pretexto para quem nada conhece da biblia,vc neste caso.O versiculo que vc citou faz exata referencia a idolatria e a idolos do lar.Preste atencao apar nao passar vergonha.Crente le biblia,nao e como eu era quando catolico por 24 anos,nao sabia nada a nao ser algumas coisa de catecismo parcial e antibiblico.Se vc quiser eu te aponto as incoerencia dele para com a biblia.Aproveite e leia baruc 6, que so tem na sua biblia e veja a descricao ate das cores das vestes dos seus idolos

    • EMANUELLE

      Falou pouco, mas disse tudo.
      As igrejas evangélicas ficam brigando entre si.

      Aqui na minha cidade, SP, a paróquia do Bom Jesus não fica brigando com a paróquia de Santo Antonio e nem esta com a paróquia de São Benedito e nem nenhuma delas com a paróquia de Santa Rita, que vive em harmonia com a paróquia de São José.
      E são todas igrejas católicas.

      Porém a evangélica Igreja Mundial tem ódio de morte contra a IURD – Inganação Unifernal dos Rios de Dinheiro, que vive às turras com a Assembléia de Deus, que briga com as Testemunhas de Jeová, que não se entende com a Congregação Cristã, que critica a Igreja do Evangelho Quadrangular…
      E todas xingam todas e todas dizem que só ela é a verdadeira e as outras vão pro inferno.
      Se o Lutero soubesse o que fariam com sua obra, teria desistido…
      E pensar que ele rompeu com a Igreja Romana por causa dos abusos e safadezas do clero.
      Como diz o Otário: “OOhhhh, que legaaaaaaal !!”

      • Olha acontece sim, já ví padres pregando contra a organizacão Canção Nova por não aceitar a renovação carismatica, já ví padres pregando contra o celibato, existe a igreja católica Brasileira que é separada de Roma, e a igreja Catótica Apostólica Ortodoxa rompeu com o Papa em 1119 D.C. por questões doutrinárias, ninguém pensa igual a ninguém, no caso acima esse pastor é um assassino e que apodreça na cadeia!

        • Os católicos ortodoxos adoram o papa, os gregos são unidos aos catóiocos de Roma. Um dia desses a tv mostrou uma briga dentro de uma igreja em israel/palestina, onde gente com batina brigava com outros de batina, isso com cabo de vassoura na mão.

          A seita católica saiu do cristianismo e foi morar nos braços do império romano, sendo que depois disso, foi ela a que mais teve dissenções dentro dela.

          Teve uma dissenção, a de mil e quinhentos, conduzida por um padre dela, que matou muitos católicos de um lado e do outro.

          Eta povo bregadorzinho por poder é esse povo de Roma, os que formam a Romana, a continuação do império. Imagina que em sala de aula diziam que o império romano acabou em data x, do contrário vivo e no mundo todo, inclusive com mafiosos operando seus recursos no banco do vaticano, ainda bem que tem a imprensa pra falar, ainda bem que esse papa novo não é de mentir e não tem medo das ameaças dos que mamam nas tetas do império romano/cristianizado.

          • LEVI

            Há algo que é pouco conhecido, mesmo entre os católicos.
            Um grande poder dentro do Vaticano, maior que o do papa.
            Não lembro quem disse, mas era assim:
            “O DIABO SE INSTALOU NO VATICANO”

            Quem sabe fica quieto, ninguém quer acabar como o papa João Paulo I, que morreu logo depois de assumir o cargo (menos de 2 meses), ele tinha dito que ia mandar investigar as falcatruas no Banco do Vaticano, o qual dizem que tem dinheiro da Máfia.

            O cara tava perfeitamente bem quando saiu do conclave.
            Uns dias depois “adoeceu” e morreu de maneira pra lá de misteriosa.
            Tá na cara o que foi: ENVENENAMENTO!
            E ficou por isso mesmo, pois a lei proíbe autópsia em papas.
            Mesmo que fosse possível, todo mundo tem medo de dizer o que sabe ou desconfia.

            E tem o caso de João Paulo II, nome papal adotado pelo primeiro papa não-italiano em 450 anos, em homenagem ao anterior.
            O cara foi baleado, supostamente por um muçulmano fanático, só que ele nunca mexeu com os muçulmanos.

            Ele só falava de paz entre todos, não havia motivo para tanto ódio dos muçulmanos, que inclusive negaram qualquer relação com o fato.
            E o papa nunca se recuperou direito dos ferimentos.
            A explicação oficial é essa…

            Claro, e foi Lee Oswald que matou sozinho o presidente JFK, com a bala mágica que acerta a vítima de dois lados ao mesmo tempo, depois vira à esquerda, depois à direita, depois volta, atinge outro, faz uma curva…

            O cara nem sabia atirar direito, ele errou o primeiro tiro, o segundo atingiu JFK pela frente E por trás ao mesmo tempo.
            Ou seja, havia mais de um atirador…
            O “assassino” foi morto ao vivo diante das câmeras, antes que pudesse ser interrogado, típica “queima de arquivo”.
            O mesmo ocorre no Vaticano.

            Tem uma força do Mal lá dentro do Vaticano.
            Vários figurões da Igreja são adoradores das Trevas.
            O papa hoje é uma figura decorativa, só existe por tradição, pois a igreja não pode ficar sem “chefe”.

            Mas o eleito papa Francisco que pise fora da linha pra ver o que acontece…
            Duvido que logo depois de eleito, ele não tenha sido levado para uma “conversa” com o verdadeiro poder de lá e avisado: governa quietinho e não mexe com o que foi avisado para esquecer.
            Senão…
            Eu acredito que o Diabo, ou seja lá o nome que for, vive ali…

          • Quem é de Deus faz as coisas de Deus, as do alto.

            Essa igreja fez muitas coisas erradas, portanto apocalipse prevê no capitulo 11 os dois papas mortos na grande praça, na que é destinada aos estrangeiros, e que essa igreja está a pagar o que fez, tanto que Deus aconselha, sai dela, povo meu, pra seus pecados não chegar a ti.

  4. Frase do Pastor Juan Carlos Ortiz em seu livro diz:
    “Não obstante o que a Bíblia ensina, também nós os protestantes temos as nossas tradições: as denominações. Jesus tem somente uma esposa,a Igreja. Ele não é polígamo. No entanto chegamos até a dizer que as denominações fazem parte da vontade de Deus. Assim nós culpamos a Deus pelas nossas divisões e falta de amor. E depois criticamos os Católicos pelas suas tradições. Pelo menos suas tradições são mais antigas que as nossas. Não devemos tentar remover o argueiro(cisco) dos olhos dos católicos, enquanto não tiramos a trave que encontra-se diante dos nossos” (O discípulo, p.132,Editora Betânia)

  5. NÃO VEJO MOTIVO para tanta RAIVA e CALÚNIA entres esses “pastores”. Em Gálatas 5, 22 diz que a PAZ é fruto do Espírito. Peçam ao Espírito Santo para que lhes deem a PAZ… Essa agitação toda pode ser PESO de consciência; o mentiroso nunca fica tranquilo: “Se alguém ensinar uma outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina conforme a piedade, é porque é cego, nada entende, é um doente à procura de controvérsias e discussões de palavras. Daí nascem inveja, brigas, blasfêmias, más suposições, altercações intermináveis entre homens de espírito corrupto e desprovidos de verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro” (1 Tm 6, 3-5). Haja LUCRO!!!

    • Para criminosos a lei.E uma pena que alguns lideres de igrejas nao respeitem o evangelho de Cristo apresentando-se como lobos e envergonhando este mesmo evangelho.A proliferacao do pastorado despreparado, traz consequencias ruins para a igreja evangelica,fazendo com quepessoas sinceras na fe biblica sofram com seus atos.No entanto,a propria biblia relata maus e falsos obreiros,que nao possuem sequer aprovacao de seus liderados,bem como sua reprovacao por igrejas serias, e dirigidas por verdadeiros servos de Deus.Por outro lado a transparencia evangelica e infinitamente maior,pois ate mesmo seus sites e membros denunciam as obras dos tais fraudulentos,o que nao acontece na maior parte da igreja catolica onde os pecados sao escondidos,omitidos da opiniao publica, com a igreja endossando atos terriveis de seus lideres,sendo esta cumplice destes, por ser uma igreja com governo centralizado,assumindo assim todos os erros que nela estao.No meio evangelico,e verdade,e preciso mais criterio na escolha de lideres,porem a biblia nos relata de varios ministerios,e da multiforme graca de Deus, porem o importante e que o Espirito seja o mesmo.As pessoas deveriam entender o que a biblia diz com respeito a cada um dar conta de si a Deus,antes de dar palpites infelizes e julgadores a toda uma comunidade.Agora catolicos falarem de cobica, ganancia, tendo favores governamentais,riquezas estatais,possuirem um Estado,e sequer visitarem ou darem assistencia,e nem ensinarem biblicamente aos seus fieis, que para serem consideradas assim, bastam ser batizados,nao merece nem maiores comentarios.E minha opiniao, e os fatos comprovam, pois o nivel de comunhao e expressao de Cristo em fieis catolicos e minimo, e apesar de serem muitos, nao fazem a menor diferenca a sociedade como Jesus,os discipulos,e verdadeiros seguidores dele fizeram.Se a igreja catolica, assumisse seu lado politico,deixando de ser uma instituicao puramente religiosa,o que alias,e o que se prega, acima da comunhao com Deus,ou seja;Filho seja religioso, e nao, seja uma pessoa que realmente busque a ele, se pareca com ele, e frutifique para ele.Se fosse desta forma esta pseudo igreja, com um monte de gente religiosa, e sem transformacao seria diferente passaria menos vergonha.
      ,

  6. Há uma explicação na Bíblia para todo esse questionamento e o protestantismo se encaixa nela:
    “Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas.” (2Tm 4, 3-4)
    Eles tentarão de todas as formas, arrebatando ovelhas queridas por Jesus à ilusão das falsas religiões e falsos profetas que continuam a seduzir os “ignorantes na fé” sendo que todos os meios para nossa salvação esta contidos na Igreja Católica em seus sacramentos.
    Lembre se: “Católico ignorante é o primeiro protestante!”
    Uma outra explicação:
    “No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. 3 Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.” 2 Pedro 2,1-3

    • Fábulas?
      E quem acredita que Maria subiu ao céu e em purgatório, isso não é fabula?
      E os meninos que eram castrados pela “santa”igreja caótica(ops…, católica) para ficar com a voz fina e cantar nos corais?
      E o celibato?
      E as pessoas que foram torturadas e mortas em nome da”fé”católica com todos os requintes e tortura e crueldade?
      Católico ignorante poe até ser um protestante, mas se ele não tiver conhecimento da bíblia, como os católicos também não tem, ficará sendo um protestante ignorante.

      Não se preocupe com a questão de ser católico ou protestante, tanto um como o outro não tem valor nenhum, e sim o conhecimento da bíblia.

  7. Franca aparece em lista veiculada em filme sobre pedofilia na igreja

     05/01/2016

     Franca / Últimas Notícias

     Priscilla Sales / Repórter

    Franca é uma das quatro cidades brasileiras que são citadas na lista da vergonha, veiculada ao final do filmeSpotlight – Segredos Revelados. O longa metragem narra a história de um grupo de jornalistas do Boston Globe, responsáveis pela denúncia do maior escândalo envolvendo pedofilia da Igreja Católica no mundo.

    Filmado no ano passado, Spotlight narra como a igreja encobriu de maneira sistemática os abusos sexuais cometidos por 70 padres na região de Boston, nos Estados Unidos. A série de reportagens publicadas ao longo de 2002 pelo Boston Globe rendeu aos jornalistas o Prêmio Pulitzer de 2003, um dos mais importantes do jornalismo mundial, e provocou uma revolução dentro da igreja católica em todo o mundo.

    Ao final do filme, que deve ser lançado no Brasil amanhã, é veiculada uma lista com os nomes de diversas cidades do mundo que registraram escândalos sexuais envolvendo padres. Franca é uma das citadas.

    Em março de 2010, o Comércio da Franca, com exclusividade, deu início a uma série de reportagens sobre as acusações de abuso sexual contra o padre José Afonso Dé, o Padre Dé, de 76 anos à época. Quatro meninos, entre 13 e 16 anos, tinham denunciado o padre à polícia, acusando-o de passar a mão em suas partes íntimas.

    O caso ganhou repercussão mundial. Padre Dé foi condenado pela Justiça e hoje recorre de sua sentença em liberdade. Além de Franca, ainda constam da lista do filme as cidades do Rio de Janeiro (RJ), Arapiraca (AL) e Mariana (MG).

    Spotlight – Segredos Revelados ainda não tem data de estreia em Franca.

  8. É assim mesmo, De vez em quando um dos ex-filhos da católica agem como a igreja que um dia pertenceram.

    Esperar o que?

    A Católica matou milhões e milhões pra não perder a boquinha do evangelho, perder a hegemonia, perder o poder.

    Cristão que é cristão não mata ninguém,

    • Infelizmente Levi, na inquisição castraram até crianças, e alguns continuam com as mesmas atitudes da grande prostituta a qual pertenceram um dia, padre Cícero por exemplo mandou matar muita gente e até é”santo” não é…

      • Lélison,

        A bem da verdade pode=se dizer que esse pastor tem o perfil exato de um católico, tudo que inerente à seita católica.

        Pelas muitas coisas que estão ocorrendo nas evangélicas não é exagero falar, aliás já disse antes, que mais parece que a igreja católica está plantando dentro das evangélicas gente da primeira linha dela para implodir o movimento dos evangélicos, tudo pra confundir.

        Essa seita católica colocou gente delas nas evangélicas que aprenderam os cânticos evangélicos, o modo de orar, a condução de bíblia e até línguas estranhas(batismo no Espírito Santo), alias a católica sempre agiu assim, bastando vê que ela é uma miscelânea dos atos e formalidades das crenças do Império Romano,,,eta danadinha pra se modificar, hoje uma coisa amanhã outra. Parece a serpente que tentou Eva; Muda em tudo,

        • Mas é mesmo Levi, aqui na minha cidade acontece isso, sou de uma igreja que tem 43 anos na cidade e já teve algumas divisões, mas tudo ficou bem, sempre mantivemos a amizade com pastores que saíram e teve pastor que eu até ajudei quando ele iniciou outra obra, embora eu tenha permanecido na igreja esses anos, isso cabe a Deus aprovar ou não, o que importa são as almas que chegarão ao conhecimento da verdade através desses pregadores(ou não…), mas a igrejas que tinham saído de nós em rebelião acabaram se dividindo entre eles depois, e tem pastores com raiva mortal um do outro, membros provocando uns aos outros em redes sociais, pastor caluniando outro pastor até acusando e bebedeiras, felizmente não temos ligação com esse pessoal mais, mas é triste ver isso, aqui é uma cidade pequena e tem um número exagerado de igrejas evangélicas, algumas mal tem meia dúzia de membros.

          • Tem que ser com a linha de expansão.

            Por exemplo, as batistas ou as presbiterianas, não sei se uma ou as duas, fazem assim.

            Como seja, depois de algum tempo, a igreja que foi criada por eles se torna independente.

          • Janete,

            É, todo mundo das evangélicas estão se tornando pastores, só pra ficar com o dinheiro.

            Pelo andar da carruagem, não vai ter mais índios, só chefes;

        • que teoria ridicula . . .

          Não é mais facil assumir que existem sim evanjegues banbidos ?
          Tem que ficar inventando que implantarqam catolicos no meio de evanjegues . . .

          patético !!

  9. Até quando a igreja católica não é a bola da vez, ela vira assunto na boca de vocês. O ódio de vocês é tão grande que tudo vocês colocam a culpa na igreja católicos ou nós católicos, ignorando os milhões de católicos de boa fé que existem no mundo. Vocês são juízes, julgadores, defensores da Santa Fé que vocês praticam, mas cegos diante da podridão que existe dentro de suas igrejas, vocês são hipocrotas! É fácil colocar a culpa na igreja católica, assim vocês camuflam os instintos perversos que exitem dentro de vocês, colocando a culpa no outro. Além do mais vocês não perdem essa síndrome, essa inveja que vocês sentem da igreja católica. Vocês falam mal dos católicos, toda base teológica de vocês, com pouca diferenciação, veio da igreja católica. Vocês são os filhos chatos e arrogantes da igreja católica. A diferença é que a igreja católica é e continuará sendo a igreja de Cristo, já vocês… Apenas um genérico de chatos e preconceituosos.

    • Renan
      Sem acusações a igreja “a” ou “b”, esse tipo de coisa é do próprio ser humano independente da religião.
      Esse sujeito nunca teve um arrependimento genuíno e as “pastoras” assassinadas e o “pastor” dissidente tambem não demonstram serem realmente evangelistas.
      Parece que o financeiro falou mais alto, pois adoravam mais a mamom que a Deus.

    • Renan

      Evangélicos adorando imagens, com estátuas dentro da igreja, orações repetidas, reza pagas para tirar alma ruim do inferno…, quais igrejas que seguem esses pontos teológicos da tua igreja?

      Tua igreja foi a primeira a colocar placa, a se dividir dos cristãos, tudo via constantino, tendo mudado pouco a pouco a teologia de Cristo, praticamente em tudo.

      Você é bom da cabeça, meu caro?

      A teologia que os evangélicos seguem não é da católica, sim da igreja judaica agregado aos ensinamentos de Cristo.

      Vocês são os desviados do cristianismo, vocês é que abandonaram o verdadeiro caminho, indo à busca do poder que Roma, leia-se império Romano, ofereceu a alguns todos cristãos, e depois tiveram que fazer o que o império quis e ainda quer, pois ele vive como sempre o fez desde antes de Cristo.

      • Outra coisa, Renan, este site é católico até o dna, feito com o fito de ridicularizar os evangélicos, um modo encontrado pelos espertalhões católicos., isso visando relativar os pecados, dizendo que os pecados dela é igual aos dos evangélicos, quando a coisa não é essa, sim o fato de que todos somos pecadores, mas tua igreja esconde, compra sentenças, sem confessar os pecados, sem se arrepender, sem arranjar meios de resolver seus erros, sem encontrar sistemáticas, do contrário, impondo o poder, impondo o silêncio, impondo o terror, pecado sobre pecado.

        • çabiçhão tagarella

          “Os demais evangélicos odeiam quando dizem que a universal também é evangélica?”kkkkkkkkkk kkkkk

          CALE a boca desses pastores MENTIROSOS kkk çabio vá DIZER isso para :

          – PASTOR Renato VARGENS
          para o Pastor Ricardo Gondim “Não aguento mais cultos de amarrar demônios ou de desfazer as maldições que pairam sobre o Brasil e o mundo – afirma o pastor.”

          -para o PASTOR CAIO FÁBIO

          – para o Pastor Ed René Kivitz critica “pastores feiticeiros” da Igreja Universal que prometem ungir canetas ( notícias G+)

          -Pastor BRUNO DOS SANTOS lista 8 razões porque não irá ao “Templo de Salomão” da iurd(blogs.odiario.com-)´

          para o pastor americano David Allen Bledsoe, 44 anos e há 14 no Brasil, estuda a Igreja Universal e conclui que a denominação presta um “desserviço a fé cristã” (blogs.odiario.com)

          e aí vai a lista É MUITO GRANDE NÃO DÁ PARA ESCREVER TUDO AQUI !!!!kkkkkkkkkkkk

      • A IGREJA EVANJEGUE SEGUE HOJE A TIOLOGIA DA ROUBALHEIRA, DO PILANTRISMO, DA BANDIDAGEM. SÍMBOLO NÚERO UM DA IGREJA EVANJEGUE: O PA$TOR ESTUPRADOR DO RIO DE JANEIRO.

        • Janete
          sem falar que em “ALGUMAS” favelas aqui do Rio de Janeiro
          são abertas “igrejas/evang” para esconder o(comércio de drogas) (e lavar o $$$ da venda de drogas “camuflada com0 dízimos)

          o truque é o seguinte
          DEMARCAR o território/igreja
          em cada poste onde está localizada essa”igreja/fachada” o traficante coloca um salmo
          Além dos muros e outdoors, os traficantes passaram a expressar suas crenças em orações por eles mesmos elaboradas( pedem a Deus proteção para a “sua comunidade” e para os seus “parceiros”. )

          “oração de traficante”
          “Senhor:
          Fazei com que a vida torta que eu vivo sirva pra ajudar as pessoas a viver uma vida melhor e direita.”

          • Janete
            ” traficante buscam nas igrejas ou na rede evangélica NA REDE EVANGÉLICA
            formada por “irmãos na fé” uma proteção forte, espécie de “fechamento de corpo” que,
            em tempos passados, relatavam encontrar nas religiões de matriz africana.”
            caso do traficante cacau frequentador da iurd

          • Denuncie ao MP, meu caro, o que está esperando? Omissão é crime, Se sabe de um crime em andamento, deve oferecer à polícia os elementos do crime.

          • çabio tagarella

            “Denuncie ao MP, meu caro, o que está esperando?” kkkkk

            você ESCREVER isso é piada – um ferrenho DEFENSOR de pa$$torE e /envangéguas ESTUPRADORES e outros crimes – é para RIR MUIIIITO KKKKK
            – isso é de conhecimento de todos.
            não vou nem te dar trela!!!
            velhote caduco esclerosadio(esquecido) kkkk

            Pérolas!!!!!!! do çabio tagarella kkkkk
            “coisa que as evangélicas, queira você ou não, jamais os escondeu;”
            “OS EVANGÉLICOS DENUNCIAM e a igreja não tenta calar o silêncio.”
            “Os evangélicos levam a juízo, levam à polícia, levam aos conselhos de igrejas.”(çabio tagarella)
            ====
            A DENÚNCIA deixo para você que é MUIIIITO importante no méio evangélico e É (membro da iurd- (observação:que outros evangélicos ODEIAM quando alguém menciona que a iurd é evangélica)

            se és tão “importante” no ‘meio” evangélico”Kkkk
            “CONSERTE” sua “casa”
            kkkkkk

          • Rui,

            Os demais evangélicos odeiam quando dizem que a universal também é evangélica?

            Aprenderam com tua igreja católica, que não quer que ninguém seja cristão, apenas ela, dizendo que as outras são seitas, são seguidoras de homens, que abominam a mãe de Cristo…

            Viu o que tua igreja fez? Ensinou os evangélicos a se odiarem também;

          • çabiçhão tagarella

            “Os demais evangélicos odeiam quando dizem que a universal também é evangélica?”kkkkkkkkkk kkkkk

            CALE a boca desses pastores MENTIROSOS kkk çabio vá DIZER isso para :

            – PASTOR Renato VARGENS
            para o Pastor Ricardo Gondim “Não aguento mais cultos de amarrar demônios ou de desfazer as maldições que pairam sobre o Brasil e o mundo – afirma o pastor.”

            -para o PASTOR CAIO FÁBIO

            – para o Pastor Ed René Kivitz critica “pastores feiticeiros” da Igreja Universal que prometem ungir canetas ( notícias G+)

            -Pastor BRUNO DOS SANTOS lista 8 razões porque não irá ao “Templo de Salomão” da iurd(blogs.odiario.com-)´

            para o pastor americano David Allen Bledsoe, 44 anos e há 14 no Brasil, estuda a Igreja Universal e conclui que a denominação presta um “desserviço a fé cristã” (blogs.odiario.com)

            e aí vai a lista ufa!!!!! ufa!!!! cansei!!!kkk]
            É MUITO GRANDE NÃO DÁ PARA ESCREVER TUDO AQUI !!!!kkkkkkkkkkkk

          • Rui,

            Todo mundo critica todo mundo;

            Uns escrevem, outros se limitam às igrejas, enquanto outros, à conversas privadas;

            Mas todos se criticam, pois todos se acham os mais próximos do evangelho de Cristo, de Deus.

            Uns são mais ríspidos, ou mesmo desbocados, já outros mais discretos. O importante é que criticam para fins de um aperfeiçoamento, pois geralmente usando da comparação;

            Calma, meu caro, faz parte da índole humana se achar, botar o nariz onde não é chamado, julgar, fazer juízo até mesmo temerário mas sem perder a oportunidade, costumas se precipitados. Se não criticassem, aí sim, já era hora de Deus descer e formar em definiitivo o seu reino na terra. O homem é assim mesmo. Aí de nós se não fosse o ato redentorial de Cristo, tudo queimado, tudo ardendo no céu, a sorte é ter Cristo.

          • 000h!!!! @hhh!!!!!
            kkkkkkkkkkkkkkkkk

            “”faz parte da índole humana se achar, botar o nariz onde não é chamado, julgar, fazer juízo até mesmo temerário mas sem perder a oportunidade, costumas se precipitados””

            kkkkkkkkkkkk
            lhe caiu tã0 bem!!!
            emocionante !!!!! kkkkk

    • Sr. Renan, a igreja católica só tem o número de adeptos um pouco significativo aqui no Brasil e olhe lá, em vários países do mundo a igreja católica foi extinta completamente. Fato é, que recentemente num encontro mundial dos católicos aqui no Brasil, dados fornecidos por vcs mesmos à imprensa brasileira, que apenas não mais que 3 milhões de adeptos ao catolicismo compareceram, sendo que fontes de vcs mesmos já havia informado, que vcs são 12 milhões de católicos no Brasil e um pouco mais de gatos pingados espalhados em alguns países no mundo. Entretanto eu me prendo ao fato, como pode um encontro importantíssimo que foi para receber o PAPA de vcs, comparecem pouco menos de 3 por cento de adeptos dessa religião tão desacreditada e cheias de equívocos e vcs ainda falam que nós com mais de 50 milhões de adeptos só no Brasil, somos genéricos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Carlos, você está muito preocupado com quantidade. Realmente as igrejas evangélicas estão cheias, mas com que qualidade de gente, de cristão? Um monte de denominações, cada uma com uma teologia diferente. Um monte de gente fanática, adoradores de pastores e cantores gospels. Pessoas que dão seu dinheiro em trocas de fragas e milagres, pessoas sem discernimento do seu papel político e social na sociedade, um bando de barganhadores, que vêem Jesus como uma mercadoria. Prezado Carlos, a igreja de vocês estão realmente cheias, atraídas pelos teatros de péssimo gosto que são feitos nos púlpitos, atraídos pelo terror imposto pelos pastores, atraídos pelos popstars gospel, atraídos pelas promessas de graças e prosperidade, mas a qualidade desses ditos cristãs é pior possível. Fanáticos, imbecis, autoritários, egoístas, preconceituosos, intolerantes… Que pena, vocês me parecem aquela sopa que encheram de água ora render muito mas ficou rala, sem conteúdo.

        • Renan
          Não entro nessa discussão porque não diz respeito a mim
          Neste caso você deveria referir às igrejas pentecostais e neopentecostais. Estas sim que buscam números e numerários.
          As igrejas ditas históricas e que não tem donos são menos frequentadas por não oferecerem vantagens, somente o evangelho é pregado.
          Infelizmente o povo é ganancioso e só buscam bênçãos, mas não buscam uma vida piedosa.

        • Renan o problema catolico e que seus fieis sao tao convertidos que a maioria tem duas religioes.Catolico espirita,catolico quase crente ,vive la dentro,catolico simpatizante de budismo e leitor assiduo,rosa cruz,seicho-noie enfim qual e a identidade do catolico.Talvez Francisco a explique bem em seu projeto ecumenico de varios atalhos ao inves de um unico caminho que e Jesus ,Joao 14/6 1 tm 2/5.Quando nao se consegue deter o avanco do oponente tenta-se aliancar com ele enfraquecendo-o.Foi esta a proposta de Balaao aos inimigos de Israel misturando-se ao povio de Deus.Nao meu caro os verdadeiros cristaos estao preocupados como Jesus esta va com a salvacao das pessoas e nao com a relgiosida e aparencia de uma religiao vazia.

    • Renan,vc sabe porque ela cai sempre como bola da vez caro?E porque so prega religiosidade e nao demonstra o verdadeiro evangelho que seus fieis precisam ouvir ,iludindo-os.Assim muitos se tornam amigos da religiao, sem o conhecimento do Salvador que e Cristo.Como o ser humano adora desobedecer, e depois receber uma hostiazinha, e esta tudo bem,podendo se sentir com a consciencia leve, sem ter consciencia do que e pecado.Isto agrada a todo pagao,e assim todo mundo se diz catolico,ainda que nem passe pela porta da igreja.

  10. Levi, o que Lutero e Calvino fez foi uma reforma, não criaram uma religião nova. Numa reforma, você troca algumas coisas mas a base, as estruturas, continuam lá. Ou seja, vocês criticam mas estão alicerçados sobre os pilares da igreja católica. E meu querido, nem católico eu sou mais. O problema de vocês é que vocês se acham o povo de Deus, os escolhidos. Todos que pensam diferentes de vocês não comungam dessa graça. Vejam que ironia, um pensamento tão atual que muito se parece com o pensamento primitivo da igreja católica. Prezado, vocês são tudo farinha do mesmo saco.

    • Renan
      Vc está equivocado, os crentes em Jesus (evangélicos), não têm absolutamente nada contra a igreja católica, nem seus seguidores. Acontece que o evangelho, nos deixa bem claro e em muitas passagens bíblicas, que imagem de esculturas para venerar ou adorar, é uma abominação que provoca a grande ira de Deus. Por exemplo: Quando rezam o terço, dizem: “santa maria mãe de Deus” por acaso, Deus, tem mãe? Ora, mas Jesus não é Deus, e de quem é filho o Jesus?
      Vou te explicar: Jesus, tem duas naturezas, Divina e humana, Maria, é mãe de Jesus homem (humano), mas não é mãe de Jesus Divino. Maria, existiu a partir um pouco mais de 2 mil anos atrás. “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente” Hebreus 13:8.
      No dia em que Deus, criou o homem do barro. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem” Gênesis 1:26.
      Veja que a palavra (Façamos) está no plural, lá estava Jesus divino. Toda humanidade inclusive a Maria foi Deus, que a criou. Portanto, em vão é a frase, “santa maria mãe de Deus”
      Quando eu era católico, não conhecia a bíblia, pensava assim também, depois que li a bíblia toda e me converti a Jesus, saí da ignorância, mas aprendi. “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” Atos 4:12. Então, salvação é só e unicamente em Jesus…
      A princípio o Moisés, foi o primeiro homem que protestou contra as imagens criadas pelos homens. “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra” Êxodo 20:4.
      Depois dizem que o primeiro protestante foi Lutero, quando na verdade foi Moisés.

      • O próprio Jesus também deixa bem claro, em pelo menos 3 passagens bíblicas, para não acumular tesouros na Terra, mas essas passagens vocês simplesmente ignoram. Portanto, prevalece o pensamento do Renan – vocês não passam de patifes fariseus.

        • Cláudio,

          Jesus não pregou contra a riqueza, sim daquilo de mal que ela pode trazer.

          Tua língua, Cristo fala contra ela, inclusive sugere que extraiam de si o órgão que fizer mal, Tua língua, de tanto ser faladora, fosse você a arrancaria.

          • LEVI VARELA

            Na bíblia fala “se teu olho é causa de escândalo, arranca-o e lança-o para longe de ti”.
            E como eles vão fazer com o símbolo do cobre?
            Não dá para arrancar e jogar longe.

          • Princesinha,

            Igual ao coração perverso, não pode ser extraído.

            Cristo falou pra o que for possível subtrair.

            Mas mesmo assim, acho que é possível, castrando.

  11. Vocês não adoram estátuas, mas adoram o dinheiro, adoram o pastor, adoram o cantor gospel. Além do mais eu não disse que que vocês seguem toda a teologia católica, mas a base fundamental é da igreja católica. Vocês são uns genéricos chatos e preconceituosos simmmmmmmmm!

    • è isso ai Renan.
      Esses evanjegues discriminam outras religiões por questões tão idiotas, e ao mesmo tempo sustentam esses pastores bandidos . . .

      Sem falar que eles adoram uma vassoura e/ou tijolinho ungido . . . qual a diferença pra um santo de barro ??

    • Dennis
      Os problemas que aparecem no meio dos evangélicos e em toda a saciedade, são coisas dos homens, mas o evangelho de Jesus, é 100% salvação. A paz e harmonia em sua plenitude, só será possível no pós juízo final, onde o joio será queimado e as ovelhas nas lindas moradas que Jesus, preparou! João 14:2.

  12. “A PASTORA Marcilene Oliveira Sampaio e seu marido o PASTOR Carlos Eduardo de Souza eram membro da igreja do PASTOR Edimar dos Santos Brito, mas teriam descoberto atos ilícitos e imorais do PASTOR Edimar. Então o casal decidiu deixar de congregar naquela igreja e seguiram para um templo próprio.
    Como Marcilene era querida por todos e muitos descobriram o mau comportamento do pastor, parte da igreja optou em segui-la.

    REVOLTADO COM A PERDA DE UMA DAS MAIORES DIZIMISTA da igreja e dos vários membros para igreja do casal, o pastor Edimar, APÓS CERCA DE 5 ANOS, resolveu vingar-se da família da Pastora matando-os. Para isso, ele chamou Fabio de Jesus, seu fiel amigo e TAMBÉM PASTOR, o qual guardava mágoas do esposo de Marilene, pois haviam discutido ferozmente pelos mesmos motivos.”

    Eles vivem difamando a imagem de outros grupos da sociedade, uma vez que eles se consideram melhores, mas na verdade, a “IGREJA EVANGÉLICA” é uma grande “FÁBRICA DE HIPÓCRITAS” !

      • Janete e Rui,

        Antes ficava o dinheiro só com a católica, a igreja de vocês, que enviava o dinheiro pros italianos, depositando onde a máfia deposita, ou seja, confusão pura.

        Coitados dos católicos, as suas ofertas, dízimos, as taxas pelos serviços que a igreja cobra, as matriculas e mensalidades das escolas e universidades católicos, tudo junto e misturado.

        Agora estão os cristãos vendo o dinheiro deles com igrejas climatizadas, ou seja, evangélicas deixa o dinheiro pra uso regional, nada de internacional, nada de itália, país de primeiro mundo recebendo nosso rico/pobre real.

        • Levi, crie vergonha na cara. Deixe de ser ridículo fazendo este tipo de comentário. Eu não sou cristão, portanto posso declarar que nenhuma das duas presta, nem a igreja católica e muito menos as várias seitas evangélicas fundadas a partir da igreja mãe que vocês chamam de “a grande meretriz”. Vocês, evangélicos, deveriam ter mais respeito para com a mãe de vocês.

          • Cláudio
            bravo te admiro.
            esse papo do (çabio levi tagarella) é para boi dormir
            o tagarella sabe que o dízimo$$$ é IMPOSTO no peito e na marra, pelos pa$$tores gulosos
            isso é repetitivo, mas lá vai – a revista Forbes mostrou aonde está o $$$ dos dízimos

            doar para uma casa de apoio a doentes e velhos abandonados,
            o tagarella “defensor” de pa$$tor espertalhão, não quer!!!!

          • Cráudio,

            A católica pode muito mal ser a irmã mais velha, pois foi a primeira que fugiu do cristianismo, As outras ficaram lá, e ninguém precisa de mãe, sim do Pai, o eterno. Aliás, onde na bíblia fala que igreja é mãe de alguém?

          • Leviânus, quantos concorrentes o pa$tor da tua ”igreja” já apedrejou? Você tenta de todas as maneiras desviar o foco da notícia falando da católica, mas aqui a conversa é outra: PA$TOR EVANJEGUE MATA A PEDRADAS PASTORA POR VINGANÇA.
            Todos : raça de víboras.

          • Janete,

            Desculpe, mas não temos conhecimento e nem experiência em matar, muito menos por conta de poder em em igreja, hegemonia sobre as demais.

            Deixo na palavra de quem é useira e vezeira nessa arte, a tua igreja católica.

  13. Eu tenho notado estes pastore evangélicos metendo o pau nas Testemunhas de Jeová as chamando as de ” falsos profetas, e de Seita”
    Eu pergunto diante de tantas atrocidades praticadas por estes lideres evangélicos, quem é realmente os falsos profetas? e qual é melhor, pertencer a uma ” Seita” como eles chamam, ou pertencer a uma Religião dessas que vitupera o nome de Deus, e denigre o próprio Jesus Cristo?

  14. Quem dera que o problema de vocês fossem idolatrias a imagens e Maria. Vocês estariam bem na fita. O problema de vocês é muito maior, é uma hipocrisia reinante. Todo dia surge uma denominação diferente de vocês. Vocês não tem unidade, não se entendem, possuem diferenças teológicas gritantes, cada uma vê a bíblia de uma maneira. Mas há algo que vocês tem em comum, a ignorância, o preconceito com as outras religiões, o fundamentalismo, e claro, a hipocrisia. Vocês brigam entre vocês, a igreja católica nem é mais o alvo de vocês. O alvo de vocês é aquel outra que tem mais espaço na mídia. Que enche mais os cofrinhos de dinheiro, que vende mais CD e livro gospel.

    • RENAN

      Falam que os católicos adoram Maria e imagens de santos.
      Mas evangélicos tem sua idolatria: poções mágicas tipo banho de descarrego, com direito a alecrim e outras ervas, tijolinhos da prosperidade, água do rio Jordão.
      Isso se chama misticismo, atribuir poder a um objeto que não tem poder algum.

      A Fogueira Santa-nás de Israel é ritual da umbanda.

      Na IURD o fiel escreve seu pedido num papel e entrega ao pa$tor/bi$po, com uma altíssima oferta, e o mesmo o levará a Israel.
      Na umbanda o fiel escreve seu pedido num papel e entrega ao pai de santo, com oferendas aos orixás, e o mesmo o levará a uma praia, mata, cachoeira, pedreira, encruzilhada…
      Dá na mesma, só muda o local do despacho.

      E Deus não nos ouve aqui?
      Tem de levar o pedido a Israel por que?

      • Arendale

        Então o sal grosso do velho testamento é macumba? O cuspe de Cristo é macumba? Os pulinhos no Rio Jordão do general sírio é macumba? A imagem da cobra de bronze no deserto é macumba?

        • LEVI VAROLA

          Escreveu meu nome errado de novo.
          Vai ser anarfabeto assim na IURD.
          Você está confundindo as coisas, a tal fogueira “santa”, além de anti-bíblica, não passa de ritual da umbanda adaptado pelo Ma$$edo, sendo que ele já foi dessa religião (só que na umbanda não entrava $$$$$).
          A pessoa quer pedir algo a Deus, então leva sua oferta ao líder, o qual vai apresentar os pedidos onde ele diz que “Deus” está.
          A unifernal vai a Israel, os pais de santo vão à praia, encruzilhada, mata, cachoeira, cemitério…
          E tome água do rio Jordão (hoje poluída), sal do mar morto, azeite do monte das oliveiras, suco de uva representando o sangue de Jesus…
          E por que ir a Israel?
          Deus tem consultório lá?
          Jesus disse: o Pai está dentro de nós.
          Desnecessário, pois, viajar até lá para louvar a Deus.

          • Princesinha,

            Você é afortunada, portanto não precisa de esforço algum.

            Mas algumas pessoas Deus, não sei o motivo, não opera rápido, aliás alguns até sequer recebem, morrem.

            O general sírio teve que viajar pra ir receber a cura em Israel, até ai tudo bem. O que ele não esperava, igual a você, que teria que fazer a macumba do Rio Jordão.

            Princesa, viu que seu general não é bem nascido como você, coitado, teve que mergulhar no rio, e o que é pior, sete pulinhos. Sete pulinhos, justo o número sete?

            É muita macumba mesmo, não é?

    • Ô Renan, tenho uma enorme dificuldade em identificar como cristãos os que comentam as notícias publicadas por aqui. As pessoas se nivelam pela ignorância religiosa e, algumas, por não saberem o mínimo necessário para escrever em portugues correto. Mas o pior é que a maioria se dedica a ofensas a pessoas e a determinados grupos religiosos.Utilizam um vocabulário ofensivo, de baixo calão, termos pejorativos, impróprios para pessoas de bem consigo mesmas e com o outro. Sou evangélico e amo a Bíblia, para mim um texto sagrado, que me ensina, entre outras coisas, a ser educado e respeitoso com o meu próximo. Escrevi apenas para sugerir a você e aos demais: LEIAM OS EVANGELHOS. NINGUEM SE DECEPCIONARÀ COM OS CAMINHOS E OS ENSINOS DE JESUS.

  15. Manoel, quando interessam para vocês, vocês se firmam no antigo testamento não é mesmo. Mas quando não interessa vocês simplesmente pulam as partes que não são convenientes. Não esqueça então de arrastar a mulher pelos cabelos e apedreja-la em praça pública se pega-la em adultério hein. A teologia católica se firma no novo testamento, as suas raízes judaico-cristã levam vocês a uma teologia muito primitiva. Outra coisa, olhe bem para dentro da igreja de vocês e você vai enxergar coisas terríveis. Entenda também que o antigo testamento é cheio de metáforas, a própria narração de Adão e Eva não passa de uma grande metáfora. O problema de vocês é uma interpretação literal da bíblica, sem aprofundamento histórico, dai esses erros que vocês cometem e ainda acham que estão certos. É por isso que a cada dia surge uma nova denominação, com um jeito próprio de interpretar a bíblia. E não esqueça de comprar o spray anti-capeta, o Tijolinho sagrado, a toalinha do suor do pastor valdomiro, o vidrinho de água do rio Jordão, e não esqueça de fornecer a senha quando der o seu cartão de crédito, se não a graça não vem. E tudo isso deve ser muito bíblico né.

    • Renan, esse povo é louco. Uma hora dizem que Jesus aboliu as leis do Antigo Testamento; noutras invocam o Levítico para atacar os gays. Já no Novo Testamento, após a morte de Jesus, Paulo escreve que as mulheres devem se calar nas igrejas e se manter submissas ao homem, e deixa bem claro – CONFORME ORDENA A LEI. Mas Jesus não tinha abolido essa tal lei? Já a lei que condena a prática da homossexualidade prevalece, inclusive mencionada por Paulo em Romanos, apesar de Jesus nunca ter se manifestado a respeito do assunto. É tanta contradição que esse povo não fala coisa com coisa.

    • Caro Renan,concordo com vc em relacao aos absurdos evangelicos.Porem,nao se pode tratar a igreja evangelica a partir de pseudo igrejas, e isto que vcs fazem.Agora,preste atencao no que a sua teologia faz pelas pessoas,o que a sua igreja representa para a sociedade,o nivel de transformacao e semelhanca com Jesus,seus apostolos e discipulos.Desculpe e uma igreja muito mais politica,sem a forca espiritual do evangelho genuino,sem credenciais,sinais e evidencias de que prega a verdade.O apostolo Paulo disse em 1 ts 1/5 que o evangelho deve chegar em poder nao somente em palavras,leia.Imagine uma igreja, onde nem a maioria dos viciados em alcool,ou cigarro sao libertos,que vivem e bares e carnavais,da vida,que se assemelham mais a pagaos do que a cristaos, sem padrao biblico de santidade;que fraqueza,onde os chamados fieis sequer sabem citar ou viver alguns versiculos biblicos.Onde um papa, e um sacerdote da politica, e nem de longe se assemelha a Pedro em poder,graca,e palavras que trouxeram arrependimento as pessoas.Que igreja filosofica ,uma sociedade religiosa, e nao eficiente biblicamente,fazendo com que seu chamados fieis vivam em campanhas nas igrejas verdadeiras, e ate nas falsas por falta de alimento espiritual dentro dela .Evangelico nao vai pedir nada na sua fraca igreja ,mas vcs vivem esmolando dentro das nossas,fato.

      • Cláudio e Lima,

        Quer dizer que as leis do velho testamento foram revogadas?

        Bom, se acabou, então pode matar, adorar outros deuses e fazer uso de imagens, roubar….

        Palhaçada é essa, meu caro?

        • LEVI VARELA

          Poderia tudo isso, se a Velha Lei tivesse sido revogada e anulada.
          Mas ela foi revogada e substituída por outra, conforme Jesus ensinou.

          “OUTRORA FOI DITO ´OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE´…
          POIS EU VOS DOU OUTRA LEI, PAGAI O MAL COM O BEM E ORAI POR VOSSOS INIMIGOS”

          “MOISÉS DISSE ´NÃO ADULTERARÁS´, MAS EU VOS DIGO: TODO AQUELE QUE OLHAR PARA UMA MULHER COM COBIÇA, JÁ ADULTEROU COM ELA”

        • Concordo que é uma palhaçada, mas é uma palhaçada promovida por vocês mesmos. Será que nunca leu nenhum comentário de crente declarando que o sacrifício de Jesus na cruz aboliu as leis do Antigo Testamento? Cara, vocês são loucos.

          • Cláudio,

            As leis de Moisés eram difíceis de cumprir.

            Com o evangelho, ou seja, o amor, elas deixarem de existir pelo fato de que em Cristo nós nos sentimos acima dela, a praticamos na íntegra, mas com a dosagem de amor, compreensão, com mansidão, com tolerância, com o entendimento que somos iguais, falhos e fracos, nada de super máquinas de Deus.

            É assim, meu caro. Se sou pobre, a pobreza não me abate por ter eu Cristo no meu coração, mais a mais, Ele viveu como pobre também aqui na terra. Então a pobreza não é mais vergonha, não implica em sinônimo de mal sucedido, de preguiçoso, e que em verdade é uma opção de vida, aliás a vida que Cristo teve na terra, pois não nasceu em berço de ouro, não frequentou os castelos, não teve formação acadêmica.

            Tais coisas possuem importância,mas para aqueles que queiram, que se sujeitem a ter os problemas inerentes aos de família real, pois sempre alguém da família ou de fora atanazando para surrupiar o poder, matando pais e irmãos e filhos.

            Tais coisas perderam o valor.

        • Levi calma nao foi isto que eu quis dizer.A lei so pode ser cumprida em Jesus,sendo que foi dada como aio,ou seja apenas ate,que Jesus viesse e nos capacitasse atraves do derramamento do Espirito para que fossemos capacitados a cumprir os mandamentos e obedecer a Senhor.A lei de Deus foi estabelcida em nossos coracoes pelo Espirito Santo.Abraco.

  16. Bom, na minha cidade acontece ao contrário, já saem independentes e até pregando contra a igreja que saíram, já tradicionais como batistas e presbiterianos são mais organizados, aliás até temos visto no meio evangélico atual a procura por essas igrejas novamente.

  17. Mas pensando bem, não defendendo esse criminoso, mas por que o outro lá tinha que xeretar e abrir outra igreja, ele era tão sujo quanto o assassino e se morreu, foi por que queria tirar proveito também.

  18. Esse reino protestante é mesmo cheio de divisão e contendas. Ainda dizem que é o reino de Deus. Ainda bem que me livrei disso, pois cada um se acha detentor da verdade.

    • Cristo também se achou o dono da verdade, ficou por isso com raiva Dele?

      Melhor se achar dono da verdade, que impor a sua verdade aos outros, como tua igreja o fez, determinando que todos fossem católicos, perseguindo todos os cultos. Se dizendo a única de Cristo, que as outras são seitas. Ela foi a primeira que se dividiu do cristianismo, foi a que primeiro colocou placa, ROMANA, tendo se tornada a mais rica do mundo.

    • Autêntico burro semianalfabeto. Vá escrever mal assim lá no inferno. E em cima de pessoas do seu nível intelectual que os mercadejadores da fé fazem a festa. Com pessoas inteligentes a realidade é totalmente diferente.

      • tipo?
        Um homem s achando inteligente tentando enganar os outros fingindo ser mulher e confiante que não vive uma vida falsa vive enganado numa utopia alucinógena com um amor falso cujo mesmo é comprado e fingindo ser só seu!
        Intelijeg…inteligente pra caranba!
        PENSE NA MINHA INVEJA!
        OOOOOOHHHH…AAAAAAHHHH

  19. Lima, a igreja católica não vive de milagres, e nem desses teatrinhos que vocês fazem nos púlpitos para ganharem fiéis. A fé verdadeira deve ser livre disso. Você diz que a igreja católica não vive da graça porque ela não fica vendendo a graça como vocês fazem. Eu nem sou católico, não,sou nada, me livrei de tudo isso. Mas sinceramente quando vejo um crente falando dos católicos eu me lembro da Luciana Genro quando ela diz: é um sujo falando do mal lavado.

    • Renan,

      Concordo, a igreja católica não fica com teatrinho, estabelece via decretos: ou se converte ou morre. Foi essa a base dela, pois ao se desviar do cristianismo, foi na onda do Império Romano, especialmente a figura de constatino, mas um dia vocês podem voltar para Cristo em espirito e em verdade, abandonando as teologias que vão de encontro aos ensinos de Cristo.

      Ou muda de igreja ou morre, eis o tema central dela.

  20. Lima

    A grande ironia do que você escreve sobre os evangélicos serem transformados pela graça, é que esse comentário seu vem justamente embaixo de uma reportagem onde um pastor mata dois outros pastores só porque estes abriram outra igreja. Isso é risível!!!
    Além do mais, vocês se preocupam muito com aparências, com o exterior. Como se o fato de alguém fumar ou beber uma cerveja fizesse dessa pessoa um ser humano desmerecidos da graça de Deus, um ser humano sem moral. A igreja católica, e olha que não sou católico, está preocupada com o coração dessas pessoas, em desenvolver neles valores morais, éticos e cristãos, que vão além das aparências. Vocês acham que uma pessoa é mais fiel a deus e a bíblia porque usam roupas e cabelos cumpridos, não fumam, não bebem uma cerveja de vez enquanto, mas o coração dessa pessoa está verdadeiramente transformado? Essa é a questão que você deveria refletir. E não venha me dizer que o exterior reflete o interior, pois os pilantras e o mau caráter são capazes até de simular um bom comportamento. Eu prefiro lidar com uma pessoa que fume e beba do que com um crente hipócrita, e sem querer ter a audácia de entender o sentimento de deus, eu acho que Ele também pensa assim.

    • RENAN

      Falou e disse.
      Em um dos evangelhos aparece Jesus numa festa de casamento.
      E há uma coisa importante lá: o vinho.
      Ele e os discípulos bebiam vinho.
      Mas quase todas as igrejas evangélicas proíbem bebidas, assim como controlam o cabelo da mulher (não pode cortar), unhas (não pode pintar), casamento (tem de se batizar antes, bem como os dois devem fazer parte daquela igreja), música (só canções gospel)…
      Ora, como você bem disse, não é a ausência de bebida que vai te fazer um crente melhor.
      E não é a bebida que vai te fazer pior.
      Eu acho isso da igreja um exagero.
      O que deve ser proibido é o excesso, a pessoa tomar cerveja e se embriagar, arrumar briga ou causar um acidente.

      • Padres no divãSacerdotes recorrem à terapia ou a clínicas especializadas para tratar de males como depressão, alcoolismo e estresseRodrigo Cardoso

        RESSURREIÇÃO
        O padre Teope ficou um ano internado em uma clínica
        paratratar o alcoolismo. “Cheguei a ponto de celebrar bêbado”

        Sentado na ponta do banco da igreja praticamente vazia, o pároco passa a tarde com a “Bíblia” aberta sobre o colo, prestando atendimento aos fiéis. Cada palavra sussurrada ecoa pelo templo desocupado. São histórias de aflição, angústia, medo e dor de pessoas que enxergam, na figura do sacerdote, o lenitivo para seus males. Dele se espera a palavra certa, o conforto imediato, a esperança revigorante. O ofício de se ocupar dos outros é feito de graça, mas tem um custo alto. E tanta responsabilidade às vezes cobra seu preço. Muitos padres vão além dos seus limites, na ânsia de se doar, o que os faz mergulhar num mar de angústias que não há consulta com bispo ou oração que surta efeito. Por isso, a Igreja Católica tem pedido socorro à ciência e encaminhado muitos de seus servos para a terapia. 

        A questão dos padres e suas aflições de alma têm preocupado tanto a Igreja Católica que a delicada questão foi tema de um congresso, batizado Padre no Divã: Conforto e Desconforto no Trabalho Pastoral, no Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma, na Itália, no mês passado. “Levar a sério o sofrimento psíquico de quem trabalha na pastoral deve fazer parte de uma responsabilidade comum, que também envolve leigos”, disse o padre italiano Giuseppe Crea, que participou do evento. No Brasil, há centros especializados em tratar esses religiosos. Um deles é o Instituto Acolher, de São Paulo, que tem como um dos professores o psicoterapeuta Ênio Brito Pinto, autor de “Os Padres em Psicoterapia – Esclarecendo Singularidades” (Ideias & Letras). “O padre suporta o sofrimento até um limite de muita dor e só então mostra que necessita de ajuda”, afirma. “Ele é educado para não reconhecer limites, o que é uma das falhas da sua educação.” Com 30 anos de experiência em consultório e atendimento prestado a cerca de 100 padres, o autor descreve 12 temas que permeiam o tratamento dos homens de batina. As queixas (leia quadro), só para citar uma peculiaridade, nunca são expressas apenas por eles – o superior hierárquico também se manifesta, quer dar informações e receber orientações do psicoterapeuta. Procedimento que torna o processo semelhante à terapia de crianças e adolescentes, na qual os pais fazem parte do trabalho. 

        Responsável pela paróquia Santo Antônio, em Brejões, na Bahia, o padre Antônio Tourinho Neto, 48 anos, recebeu o apoio do bispo ao decidir se afastar de suas funções, depois de viver uma situação traumática em 2000 e passar um mês na unidade de Sergipe da Fazenda da Esperança, uma comunidade terapêutica alternativa que presta assistência espiritual sem abrir mão do auxílio de profissionais de saúde como psicanalistas e psicólogos. Então responsável por outra paróquia, padre Neto prestava atendimento espiritual a um jovem na porta da igreja. Depois de cerca de uma hora e meia de desabafo, ele viu seu interlocutor sacar uma arma e anunciar que iria se matar. 

        O sacerdote ainda trocou algumas palavras com o rapaz antes de ele apertar o gatilho e se suicidar. “O choque me pôs em angústia profunda, passei a questionar o porquê de Deus permitir aquilo e fiquei decepcionado com o sacerdócio”, diz Neto. O estresse e o transtorno psicológico do pároco foram tratados por meio de conferências com um psicanalista e terapia em grupo, entre outras atividades. “Entrei lá fraco e abatido e saí forte e gordo”, afirma.

        A Fazenda da Esperança, presente também em outros dez países, tem nos dependentes de drogas o seu público-alvo, mas cerca de 3% de seus pacientes são religiosos. Hoje, um de seus missionários, o padre tailandês Dekson Teope, 34, passou um ano em tratamento por conta do alcoolismo. “Cheguei a ponto de celebrar bêbado”, diz ele, que foi proibido de rezar missas. O padre Teope, porém, encarou o tratamento, livrou-se do vício e, hoje, celebra em uma comunidade brasileira da Fazenda. “Por trabalhar muito, os sacerdotes têm suas relações interpessoais prejudicadas, ao mesmo tempo que lidam mal consigo mesmos. Muitos sucumbem ao alcoolismo ou vivem crises de mau humor”, afirma o psicoterapeuta Pinto.

        Temas relacionados à sexualidade também são recorrentes – e espinhosos – durante as sessões. “Em terapia, é bastante comum o padre contar sobre experiências sexuais que já teve, desde namoricos até propriamente relações sexuais”, diz Pinto. Por outro lado, há ainda em grande escala tentativas moralistas de se lidar com o celibato. Isso ocorre quando pacientes apontam a sublimação da sexualidade como uma das saídas para a obrigatoriedade da castidade. “Afetos reprimidos ou supostamente sublimados não são afetos integrados”, escreve Pinto em “Os Padres em Psicoterapia…”. “Por causa disso, tendem a provocar sofrimento e crises de saúde física ou emocional, ou uma vida de aparências, com práticas sexuais escusas, culposas, dissociadas.” Representantes de Deus na Terra para os católicos, mas humanos e, portanto, falíveis e imperfeitos, os sacerdotes tornam-se pessoas melhores quando não esperam a ajuda vir do céu e encaram o diálogo entre a psicoterapia e a religião. 

    • Caro Renan igreja que nao tem evangelho que liberta e falsa,pois Deus nos convida a santidade sem a qual ninguem vera a Deus.Outra coisa pilantras estao em toda a sociedade,e tambem em qualquer igreja pois ninguem e capaz de transformar o coracao de ninguem e nem responder pelo mesmo.A biblia nos relata que estes lobos irao aumentar no final dos tempos,e talvez vc nao saba disto,fazendo criticas desenformadas,pois vejo que vc nem sabe cdistinguir uma igreja biblica de outra apenas religiosa.Co mo quer argumentar sem argumentos?Como ir contra fatos com denuncias,tao amplas sem conhecr os verdadeiros cristaos e conviver com eles.Quem disse que estas igrejas midiaticas e absurdas respondem pelos verdadeiros.Alias se vc fosse mais informado veria que muitas igrejas historicas postaram na net cartas de repudio e nao aceitacao das mesmas como evangelicas.De uma olhada na citacao de 1 corintios 6/9a11.Ou nao sabeis que os injustos nao herdarao o reino de Deus?Nao vos enganeis;nem impuros,nem idolatras,nem adulteros,nem efeminados,nem sodomitas,,nem ladroes,nem avarentos,nem bebados,nem maldizentes,nem roubadores,herdarao o reino.OBSERVE AGORA,tais fostes alguns de vos;mas vos vos lavastes,mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espirito do nosso Deus.Paute suas opinioes com embasamento e nao com achismos bobos.

    • Renan eu posso responder pela fe e comportamento de uma pessoa?Mas vc pode julgar aos cristaos de forma generalizada.Deixe a incoerencia para os menos favorecidos, ou vc esta perdido em si mesmo?

      • Cristão é uma coisa; evangélicos hipócritas e insuportáveis é outra totalmente diferente. Não confunda as coisas por favor. Quanto maior o número de evangélicos, menor o índice de cristãos.

  21. Os 7 pecados da Igreja CatólicaQuais são os motivos que explicam a galopante queda de fiéis, principalmente jovens e mulheres, no maior país católicoRodrigo Cardoso

    Faz cerca de 140 anos que o número de católicos no Brasil segue ladeira abaixo. No século XIX, precisamente em 1872, o conglomerado de brasileiros que se assumia fiel à Igreja Católica beirava a totalidade da população, 99,7%. Durante os 100 anos seguintes, a cada década que se encerrava, aproximadamente 1% abandonava a religião. O índice dessa queda, atualmente, continua o mesmo. Mudou, porém, o fato de ele ocorrer a cada ano. Essa aceleração do declínio foi constatada pela pesquisa “Novo Mapa das Religiões”, realizada pelo Centro de Políticas Sociais da Faculdade Getulio Vargas. Ao processar microdados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2003 e 2009, os estudiosos, capitaneados pelo economista Marcelo Neri, constataram que nesse intervalo de seis anos cerca de 6% da população deixou a religião romana – decresceu de 73,7% para 68,4%. O montante de fiéis que segue atualmente a doutrina preconizada pelo Vaticano é o mais baixo verificado no País. E, pela primeira vez na história, em alguns Estados e capitais da maior nação católica do planeta, o número de adeptos da religião não chega nem à metade dos habitantes (leia quadro). Quais seriam, então, os deslizes patrocinadores da queda do status do catolicismo entre os brasileiros, como as estatísticas não se cansam de mostrar? ISTOÉ recorreu a um colegiado de profissionais da religião, gente que pensa a Igreja, para discorrer sobre os possíveis pecados da Santa Madre. Eis os sete principais confessados.

    1 Romanização da Igreja

    É cantada em prosa e verso, já há algum tempo, a rejeição dos fiéis contemporâneos a autoridades religiosas que impõem doutrinas e ritos. Imposição, obrigação e restrição são palavras proscritas em um cenário no qual cada vez mais as pessoas se habilitam a estar no comando do próprio destino. A Igreja Católica, no entanto, caminha na direção oposta. Vive um momento de reinstitucionalização de seus fiéis, de os disciplinar para que aprofundem a sua fé. Os bispos defendem um contato maior com os bens religiosos, como missas e novenas. Esse processo preconizado pelo Vaticano é conhecido como romanização do catolicismo. “Bento XVI prefere uma Igreja menor e mais atuante em vez de uma maior sem atuação coerente e consistente”, afirma o cientista da religião Jung Mo Sung, da Universidade Metodista do Estado de São Paulo (Umesp). “A estratégia fortalece o fervor de uma minoria praticante, mas traz uma consequência não intencional da perda de adesão de católicos difusos.” 

    Esse efeito-rebote, somado à procura cada vez maior da população por curas e milagres que resolvam rapidamente seus problemas, tem levado esses católicos a migrar para outras denominações ou encorpar o grupo dos que fazem contato com o divino sem o intermédio de uma instituição. “A Igreja prefere que as pessoas que buscam soluções imediatas por meio de milagres não permaneçam nela”, diz o teólogo jesuíta João Batista Libanio. Diminui-se o número de católicos, mas, por outro lado, aumenta-se o dos praticantes conscientes. 

    2 Supermercado católico

    Párocos têm relatado que seus templos estão existindo à imagem e semelhança de supermercados. Percebem que é cada vez maior o número de fiéis que procuram a igreja ocasionalmente, em busca de serviços religiosos como casamentos, missas de sétimo dia, batizados e bênçãos de lugares e objetos. Tratado como produto, o casamento, só para citar um dos “bens” católicos, se torna um evento alheio à doutrina. “Há casais que trazem o CD da novela que faz sucesso para tocar na cerimônia. Se você se nega, alguns inconformados batem boca com você, viram as costas e procuram quem o faça”, conta o padre José João da Silva, da paróquia São José Operário, em Itaquera, na zona leste da cidade de São Paulo. “Vivemos uma igreja fast-food.”

    Nessa lógica de mercado, missa de sétimo dia tem se transformado em uma grande assembleia de gente que só foi ao templo por conta da ocasião e não está preocupada com o significado do ritual. Quanto aos batizados, explica o cônego Celso Pedro da Silva, da paróquia Santa Rita de Cássia, do Pari, zona norte de São Paulo, a Igreja supõe que quem quer que o filho se insira nela antes do uso da razão o faz porque dela faz parte e aceita suas regras. “O mesmo vale para a primeira comunhão, mas muitos pais não têm vínculos efetivos, nem foram casados na Igreja”, diz ele. “Acredito que uma dificuldade do catolicismo seja saber que o povo católico não é evangelizado e, mesmo assim, se comportar na prática como se ele fosse”, diz o cônego. O padre João Carlos Almeida, teólogo e diretor da Faculdade Dehoniana (SP), foi vigário paroquial no Santuário São Judas Tadeu, na capital paulista, por três anos. E conta que passava quase o dia todo atendendo a confissões e abençoando automóveis. “Muita gente trazia seu carro recém-comprado para ser benzido e ia embora. Poucos rezavam ou participavam de uma missa”, lembra. Com a oferta religiosa na vitrine, católicos assistem a seus fiéis se afastando dos vínculos espirituais.

    LINHA DURA
    Bento XVI recrudesceu a disciplina, para manter a coerência da doutrina

    3 Fuga de mulheres

    Está lá no “Novo Mapa das Religiões”. Entre as 25 denominações pesquisadas, apenas no catolicismo a mulher não constitui a maioria dos adeptos (leia quadro à pág. 70). Entre evangélicos, espíritas, religiões de matriz africana, oriental e asiática, elas superam os fiéis do sexo masculino. As católicas, porém, são cerca de 67,9%, enquanto os homens são 68,9%. Neri, o organizador do estudo da FGV, atribui o resultado, entre outras interpretações, ao fato de as alterações no estilo de vida feminino ocorridas nos últimos 30 anos não terem encontrado eco na doutrina católica, menos afeita a mudanças. De fato, seguem engessadas na Igreja, só para citar três tabus, as questões sobre os métodos contraceptivos, o divórcio e o aborto. 

    De acordo com o teólogo Jorge Cláudio Ribeiro, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), o catolicismo não gosta da mulher. “Ao que parece, elas, mal-amadas que são pela Igreja, estão se autorizando a não gostar da religião, a reagir”, diz ele. Seu colega de PUC, o padre e psicólogo João Edénio dos Reis Valle, afirma não ter dúvida de que a questão de gênero pesa na constante diminuição do número de católicos no País. “Ela pesa em especial nas mulheres de classes mais instruídas e em melhor posição socioeconômica”, afirma. “Essas não só percebem como discutem e não aceitam as posições da Igreja em relação a uma série de questões que as afetam.” E conclui discorrendo sobre a não participação clerical feminina. “Elas reivindicam um papel novo e ativo na vida da instituição.”

    4 Escândalo de pedofilia

    Em 2002, um grupo de mais de 500 pessoas levou à Justiça americana denúncias de abusos sexuais cometidos por sacerdotes e membros da arquidiocese de Boston, nos Estados Unidos. Esse escândalo foi a chama que fez arder uma fogueira de denúncias mundo afora, inclusive no Brasil. Na Irlanda, só para dar a dimensão do problema, a pedofilia acobertada por seis décadas pela hierarquia católica local foi tachada pela Anistia Internacional como o maior crime contra os direitos humanos já registrado na história daquele país. Para uma instituição que tem como bandeira a verdade sobre o mundo, ser atingida por problemas éticos que constituem crime representou um duro golpe. E a mazela dos escândalos de abuso sexual envolvendo crianças afastou muitos simpatizantes do catolicismo. É o que defende o cientista da religião Sung. “O militante não terá sua fé abalada. Mas os que se sentiam católicos por uma afinidade de infância ou inspirados em alguma figura pública podem ter deixado de ser por causa desses fatos.” 

    Para piorar, a Igreja não foi hábil na cicatrização da ferida. “Ela trabalhou a questão na base do segredo e do corporativismo. A lógica interna de uma instituição que se protege e não ventila o problema levou a ampliar o fenômeno, tornando-o uma sensação nos meios de comunicação”, afirma a socióloga da religião Brenda Carranza, da PUC de Campinas. Só há pouco tempo Bento XVI decidiu ordenar que os bispos abrissem normativas internas contra padres suspeitos de ser pedófilos e informassem as autoridades civis. Em setembro, ao visitar sua terra natal, a Alemanha, que perdeu 180 mil adeptos no ano passado por conta dos abusos sexuais praticados por sacerdotes, disse: “Posso compreender que, em vista de tais informações, alguém diga: ‘Esta já não é a minha Igreja.’”

    ÓRFÃOS 
    Os católicos sentem falta de líderes inspiradores, como dom Paulo Evaristo Arns

    5 Ausência de lideranças

    Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, falecido em 1999 aos 90 anos, foi quatro vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Grande defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar brasileira, homem de vida simples que morava no quartinho de uma sacristia no Recife, ele foi um expoente internacional da Igreja Católica. Multidões se mobilizaram ao seu redor, no Brasil e na Europa, para ouvi-lo. Atualmente, porém, não há entre o colegiado católico nacional símbolos como dom Hélder, capaz de cooptar fiéis por meio do exemplo. “Numa sociedade moderna, em que a adesão à religião acontece por opção pessoal, é preciso que haja nomes admirados publicamente”, diz Sung, da Umesp. As grandes figuras católicas da atualidade são os padres cantores. Eles, porém, fazem eco entre os católicos militantes, explica Sung, mas não são referência para setores não atuantes do catolicismo. A Igreja deixou de ser representativa entre os brasileiros como algo a ser admirado há quase duas décadas. Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal emérito de São Paulo que lutou contra a tortura e os maus-tratos a presos políticos durante a ditadura, e uma dessas figuras que inspiraram muitos católicos, se aposentou em 1998. “Dom Paulo é uma personalidade que enfrentou um regime militar, criava afinidade entre o povo e a instituição”, afirma o padre Libanio. Aos 90 anos, Arns vive recluso em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, enquanto sacerdotes empunham microfones para cantar e fazer coreografias de suas músicas no altar.

    6 Comunicação centralizada

    Há comunidades dentro do catolicismo que lançam mão de tecnologias para se relacionar com os jovens. Elas têm escancarado à Igreja, segundo a socióloga da religião Brenda, que não é mais possível seguir com a ideia de que o fiel se encontra na paróquia. Estabelecida em sua maioria em grandes centros urbanos, essa turma mais nova sofre com o impacto da mobilidade, do crescimento acelerado, do consumo exacerbado, enfim, elementos que a fazem estabelecer relação com a crença muitas vezes a distância. Para a professora da PUC, a noção de participação das novas gerações urbanas é pautada pela afinidade. O jovem busca uma instituição quando se identifica com ela, independentemente da proximidade física. “Mas a noção da Igreja de paróquia é territorial”, diz Brenda. Para o padre Libanio, enxergar as demandas da população e repensar até onde a religião pode ir na direção delas é o caminho para o futuro do catolicismo. “Os fiéis querem aquilo que os satisfaz e têm buscado muito o mundo virtual”, diz ele. “A Igreja Católica tem de repensar a sua estrutura paroquial.”

    MANCHA
    Protesto contra os casos de pedofilia: a Igreja não soube assumir a crise

    7 Perda de identidade social

    Houve um tempo, em muitas cidades do interior do País principalmente, que frequentar uma igreja era condição obrigatória para quem quisesse engatar um relacionamento amoroso sério. Quantos garotos não foram riscados por potenciais sogras da lista de pretendentes pelo fato de não irem à missa? Assumir-se membro de uma entidade religiosa – católica, de preferência – conferia pertençer a um grupo social. Diante da pressão para uma definição religiosa, muita gente tendia a assumir a crença na qual havia sido batizado, mesmo que exercitasse também a sua fé em terreiros de umbanda ou centros espíritas. “Católico era o imenso guarda-chuva cultural e religioso que permitia o trânsito espiritual”, diz Brenda Carranza, da PUC. Com a disseminação do processo de secularização no campo religioso nacional, essa prática foi ficando obsoleta. A possibilidade de expressar a fé livre de preconceitos tem feito com que cada vez mais os brasileiros, quando submetidos a censos, assumam que não seguem os dogmas defendidos pela Santa Sé ou mesmo nenhum credo – daí o grupo dos sem-religião também estar em crescimento. O catolicismo, então, perdeu a status de produtor de identidade social.

    • Por outro lado, o aumento das chamadas “conversões evangélicas” se dá pela promessa de melhoria de vida – aqui e não no ceu.
      As seitas evangélicas adotam uma estratégia de propaganda agressiva, tanto que tem até pastor matando concorrente.
      Veja o caso da intriga que existe entre Macedo e seu ex-empregado Valdomiro Santiago. Pastores dessa estirpe odeiam a concorrência. Lógico, com menos fieis, menos dízimo pago para a obra (do pastor).
      Um dia desses eu parei para escutar o testemunho das ovelhas da IURD. Os relatos se restringem a não ter nada, e hoje tem casas, mansões, iates, carrões importados, dinheiro na conta. Enquanto isso, a igreja católica continua naquele lenga-lenga do tempo em que eu era criança. Não mudou nada. Ninguém mais está preocupado com o ceu. Os fieis querem vida boa aqui mesmo, e isso as seitas neopentelhas oferecem a olhos vistos.
      Eu acho uma concorrência desleal, mas é o que os crentes querem.

      • Acho que a Lucianta odeia mais a igreja católica do que os gays.
        Ele sempre da um jeito de detonar os cartólicos . .

        Que criatura mais cheia de ódio essa Lucianta, depois ele se diz perseguido, se faz de coitadinho . . . .

        • Apareceu uma louca aqui – acho que Cristina- dizendo que os ateus jogam católicos contra evangélicos. Era piada, eu acho. Outros dizem que a Globo ridiculariza os evangélicos, quando os evangélicos se ridicularizam a eles próprios pelas atitudes que tomam e quando admitem líderes da estirpe de Silas Malafaia e Marco Feliciano, Marcos Pereira e outros.
          .

          • Concordo, evanjegue quer acreditar em cada absurdo e depois a culpa de serem ridicularizados é da Globo . . . .
            tá bom . . . .

  22. Princesa
    Vc diz que jesus, e seus discípulos beberam vinho na festa de casamento (bodas de Caná, João 2), pode ter acontecido, não sei, isso a bíblia não nos relata se Jesus, e seus discípulos provaram do vinho.
    Naquele tempo, nos parece que a única bebida era vinho mesmo. Nos dias de hoje, alguém dá uma festa e falta o refrigerante, onde há crianças, elas não ficam caladas e pedem mesmo e caso este não apareça, deixa o dono da festa envergonhado.
    Imaginemos, numa festa, lá estava Jesus, e deixar o dono passar vergonha perante os convidados, jamais Jesus, deixaria que isso acontecesse, Ele, pelo seu poder, transformou a água em vinho, não igual a homem pecador, que precisa de uvas, meios artificiais e tempo para produzir.
    Jesus, pediu apenas água aos serventes, e de imediato, pronto estava o vinho.
    O mais engraçado de tudo isso, foi a pergunta do Mestre-Sala. “E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho” João 2:10
    Aí, temos que saber, Jesus só faz o que é bom…penso eu que o vinho feito pelo Mestre, era só o sabor, não continha o álcool.
    Por falar em álcool, as vezes os pastores, pedem para que as pessoas não bebam, justamente por causa do vício, como toda droga que causa dependência, é bom q

    • Continua
      …é bom que evite a primeira dose. As disciplinas pregadas pelos pastores, são de proveitos para a igreja e todas as famílias. Em resumo: Até mesmo na nossa casa, temos que encurtar a corda para que a coisa não vire bagunça, na igreja não é diferente.
      As pessoas que saem por aí a dizer que há muitas proibições, pode procurar direitinho, são aqueles rebeldes que querem viver o mundão, entenda.

    • MANEL
      VAMOS DISCORDAR DESTA TUA VISÃO ERRONEA DA BÍBLIA, QUANDO O MESTRE SE REFERE AO MELHOR PRIMEIRO E DEPOIS UM OUTRO INFERIOR, CERTAMENTE FALA PORQUE DEPOIS DE UMAS TAÇAS E O BRILHO DO PRIMEIRO VINHO TRANSPARECER NO CALICE, CERTAMENTE JÁ NÃO DIFERENCIA UM BOM DE UM MAIS OU MENOS, SERIA COMO SERVIR UMA CERVEJA BOA E DEPOIS DAR UMAS KAISER KKKK NINGUÉM NOTARIA. E NÃO PORQUE NÃO TINHA ALCOOL.
      POIS PELA TUA ÓTICA DEVERIA SE APLICAR TAMBÉM AOS APÓSTOLOS QUE COM ELE ESTAVAM NESTE DIA, MAS NOTE O QUE DIZ PAULO, NÃO VOS LOUVO QUANDO VOS REUNIS..Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
      Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
      E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
      De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.
      Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.
      Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.
      1 Coríntios 11:17-22 NOTE FIM DO VERSÍCULO 21 A PALAVRA CLARA EMBRIAGA-SE, LOGO SE O VINHO DE JESUS O DA SANTA CEIA EMBRIAGA, DIZER QUE O VINHO SEM MISTURA QUE ELE DA É SEM ALCOOL, VC. COMETE UMA HERESIA

      • Clamando
        A tua explicação, pode ser, uma coisa sei: O que Jesus, fez e o que continua fazendo, sempre foi, é e será o melhor. Gostaria de ser judeu e ter vivido no tempo de Jesus, lá em Israel. A primeira vez que derramei lagrimas, numa igreja, foi pela pregação de um saudoso Pastor, na década de 80, o que Jesus fez, lavando os pés de homens pecadores.

  23. Levi,

    Se fosse isso mesmo vc está dizendo, vocês não estariam aqui. Além do mais o que a igreja primitiva fazia, vocês fazem hoje. E pare de chamar a igreja católica de meretriz, pois vocês devem respeito a mamãe de vocês, aquela que apesar de tantos erros gerou vocês no ventre, e não adianta pintar os cabelos, dar uma maqueadazinha, colocar uma roupa diferente, porque no fundo no fundo, vocês carregam o DNA dela. Então, respeito com a mamãe, seus filhos rebeldes.

    • Renan que dna e este da mamae que nao faz diferenca alguma?E vc falando em igreja primitiva esqueceu da igreja de Jerusalem que foi a primeira e a pioneira cujo lider foi Tiago.E mais,como e grande a diferenca entre a igreja primitiva e a sua,pois nela a presenca e os sinais de Deus entre os apostolos e discipulos era enoerme e por onde passavam milagres,arrependimento e salvacao ocorriam.Interessante e que os doentes se posicionavam para que ao menos a sonbra de Pedro se projetasse sobre eles curando-os.E o teu sacerdote,descendente de Pedro,nao e assim a traducao do grego koine original,pois ali Pedro e pedra sao palavras diferentes e nao como a sua igreja declara, pois a pedra angular e Jesus, e nao Pedro,ou o evangelho se baseia em homens e nao em Cristo.Do seu papa eu so vejo politico ,nada de biblia,nada de poder e nada de transformacao.Seria este o evangelho proposto por Cristo, onde ele disse que em nome dele fariamos obras maiores do que ele fez.Se necessitar de citacoes eu as passo.E se quiser e puder me refutar dentro da biblai estarei lhe esperando.Caso contrario retire-se para nao passar vergonha,pois acredito que vc sequer leu a biblia pelo menos duas vezes.Isto e ser catolico.

    • Lima, não li mesmo, mas o pouco que li percebo que é um livro primitivo, arcaico, criado por um povo com total isenção da ciência, escrita por homens pecadores que atribuem ela a deus para justificar as atrocidades ali contidas. Um livro cheio de metáforas, com muitas estórias que são cópias de outros mitos, nada original, e ainda por cima cheia de modificações feitas por erros de reprodução ou por mera conveniência dos monges católicos, e agora sofrendo ainda mais coma interpretação grotesca que vocês fazem dela. E olha que vergonha é vocês que passam citando a bíblia como a única verdade válida. Olha, ela é válida para você e para os cristãos, não é válida para um monte de outras religiões. Isso significa dizer que existem milhares de religiões no mundo, mas só a sua é a correta né, que sortudo hein meu camarada. Agora se eu estudasse a bíblia como vocês fazem eu daria um nocaute em vocês. Você é do tipo que deve acreditar em cobra falante, em jumento falante, um barco gigante que acolheu animais do mundo todo até os que não existiam naquela região, e deve acreditar também em demônios kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, os demônios que te fazem ter medo do inferno e almejar o paraíso, por isso você não está na igreja por vocação, mas por medo, e para barganhar seu pedacinho do céu. Se você precisa de sua religião para ser uma pessoa boa, de fato você não o é, apenas é adestrado,

  24. Lima, não li mesmo, mas o pouco que li percebo que é um livro primitivo, arcaico, criado por um povo com total isenção da ciência, escrita por homens pecadores que atribuem ela a deus para justificar as atrocidades ali contidas. Um livro cheio de metáforas, com muitas estórias que são cópias de outros mitos, nada original, e ainda por cima cheia de modificações feitas por erros de reprodução ou por mera conveniência dos monges católicos, e agora sofrendo ainda mais coma interpretação grotesca que vocês fazem dela. E olha que vergonha é vocês que passam citando a bíblia como a única verdade válida. Olha, ela é válida para você é para os cristãos, não é válida para um monte de outras religiões. Isso significa dizer que existem milhares de religiões no mundo, mas só a sua é a correta né, que sortido hein meu camarada. Agora se eu estudasse a bíblia como vocês fazem eu daria um nocaute em vocês. Você é do tipo que deve acreditar em cobra falante, em jumento falante, um barco gigante que acolheu animais do mundo todo até os que não existiam naquela região, e deve acreditar também em demônios kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, os demônios que te fazer ter medo do inferno e almejar o paraíso, por isso você não está na igreja por vocação, mas por medo, e para barganhar seu pedacinho do céu. Se você precisa de sua religião para ser uma pessoa boa, de fato você não o é, apenas é adestrado,

      • Lima,

        Do que eu não sei? Por acaso não há no êxodo uma narração onde uma cobra fala com uma mulher? Não existe ainda no AT um passagem que uma jumenta fala com seu dono? Não existe uma estória de um homem que construiu um barco gigante, uma arca, onde foi colocado um casal de cada animal? De cada animal eu entendo de todos eles, até as serpentes da América latina, usos polares, e cangurus, animais que não existiam naquela região. Isso para citar algumas coisas? Eu poderia descrever mais como ordem para apedrejar filho rebelde, ordem para obrigar a casar uma jovem estuprada com o próprio estuprador, entre outras arbitrariedades. Ahhhh ta, vocês pulam essas partes. E por acaso eu também estou errado quando digo que existem milhares de regiões no mundo e cada uma acha que a sua está certa? Estou errado quando digo que a bíblia foi modificada ao longo dos anos por várias razões? Estou errado quando digo que a bíblia foi escrita por homens e que muitas estórias se baseiam em mitos anteriores? Estou errado Lima??? Ou você não quer aceitar os fatos?

        • Outra coisa Lima,

          Se você quiser me explicar todos os meus questionamentos, eu aceito. Mas saiba que não vou concordar com tudo e espero que vc também esteja aberto para rever seus pontos de vista. Eu aceito uma boa aula mas se houver fundamento, se partir para o achismo, o proselitismo, ou a interpretação que não se baseia em fatos histórico e científico ou que eu perceba se tratar apenas de mais uma das muitas interpretações, e quando faltar argumento vc disser que é assim porque foi deus que quis assim e ele sabe de todas as coisa, aí eu caio fora.

          • Renan,

            Vá com calma.

            A bíblia faz referência a fatos e aspectos que todas as demais nações, religiões, grupos fazem.

            Vc não é obrigado a acreditar na bíblia, muito menos eu também não sou, meu caro.

            Se existem pessoas que entenderam de tê-la como guia, não vejo razão dessa sua desconstrução do que ela apregoa.

            A bíblia nunca disse que traria a verdade de tudo que existe no mundo, então não sei o motivo da raiva.

            Assim como os muçulmanos, os indígenas, os demais grupos, faz uso de assentos que os fazem guiar, então fiquemos em paz.

        • RENAN

          O episódio da cobra falante está no Genesis, não no Êxodo.
          Além disso, o que vemos na Bíblia hoje é uma série de erros de tradução.
          Vejamos: a primeira versão do relato sobre Adão e Eva não tinha serpente…
          Havia em hebraico duas palavras parecidas…NAHASHE e NAHÂSHE, uma significando “serpente” e a outra “astúcia”.
          Quem falou com Eva (do hebraico EWAH, “vida”) teria sido o diabo/Satanás (do grego DIABOLÓS e do hebraico SATANASH, ambos “adversário”, “oponente”, utilizando-se de astúcia e não serpente (em hebraico NAHASHE).
          Aí ela ofereceu a fruta (do latim POMUM, “fruta”) a Adão (do hebraico ADAMAH, “homem”), nome comum e não próprio.
          Fora a citação do “jardim do Éden”, o paraíso bíblico (paraíso vem do latim PARADISUM, que veio do grego PARADISÓS, “lugar de árvores”, apesar da palavra grega ter o sentido mais exato de “pomar” e não de jardim.
          Em português o adjetivo correspondente a “paraíso” é “paradisíaco”, com significado de um lugar lindo e maravilhoso.
          A Árvore da Vida é um antiquíssimo símbolo místico e a Bíblia não fala que a fruta da árvore da vida era uma maçã (que é uma redução do latim MALLUM MATIANA, uma variedade de maçã, que em português ficou só a segunda palavra, convertida em MAÇÃ.

    • Renan, seu comentário é irretocável. É por isso que eu digo que a crentalhada pira diante de pessoas intelugentes. Eles vivem em prol de pentelhar a vida dos outros, mas as pessoas inteligentes são um calo no sapato deles. Parabéns, Renan. Esse povo precisa aprender a se restringir à sua insignificância intelectual.

    • Caro Renan,vc e mesmo muito limitado.Nao gostaria de questionar suas teses, diante da biblia onde ela se revela anos a frente da ciencia, em varios acontecimentos que depois de serem relatados na biblia centenas e milhares de anos antes das descobertas cientificas -ver 100 fatos cientificos na biblia, creationism.org.E deixa de ser fraco,veja se consegue derrubar os apontamentos biblicos antes da ciencia,porque vc nao tem argumentos cientificos para derrubar a biblia mesmo.

      • Prezado Lima,

        A bíblia é um livro de fé, portanto não precisa de provas científicas para válida-la, você crê é pronto. A bíblia nem se quer pode ser considerada uma biografia confiável da vida de Jesus, esse pensamento é consenso entre muitos teólogos e biblistas. Do ponto de vista histórico há muita fragilidade em seus relatos. Os primeiros capítulos de gênesis não tem nada de científico, e não poderia ter mesmo pois não se tinha conhecimento de DNA, de células, nada disso. Há pouco tempo as pessoas morriam porque os médicos não lavavam as mãos, ou seja, não sabiam da existência de vírus e bactérias. Há pouco mais de 500 anos se achava que a terra era o centro do universo. Como poderia um povo desprovido de ciência tal como nos a conhecemos hoje, o que não significam que não tinham sabedoria, escrever sobre ciência? A bíblia, já disse certo escritos, não foi mandada de fax do céu, e nem caiu nas suas mãos de zíper e capa de couro. Foi escrita por homens. O relato do dilúvio é idêntico a relatos mais remotos de outros mitos, a própria vida de Jesus Cristo tem semelhanças com a vida de outros mitos como Mitra por exemplo. Mas isso não é problema, você escolheu esse livro para conduzir sua vida, assim como os judeus escolhem o torá e os muçulmanos, o alcorão. Mas use a bíblia para ser transformado como pessoa, tire delas as boas lições, os bons ensinamentos. Os seus comentários aqui revela uma pessoa extremamente intolerante com a fé do outro. Minha mãe é católica, tenho irmãs católicas e outras evangélicas, e vivemos bem. Minha mãe foi no batizado da minha irmã, mesmo ela já tendo sido batizada na igreja católica e minha não concordando com isso. Aí você pode dizer que o batismo católico não é válido, mas minha mãe acha que é e isso seria motivo se ela fosse intolerante de não ir ao segundo batismo da minha irmã. Você vê o ecumenismo como uma prostituição do evangelho de cristo, mas a sua arrogância e sua intolerância é mais perversa ainda. Você se preocupa com o trave do olho do outro. Se você acha que você está certo, saiba que bilhões de pessoas no mundo discordam de você, e nem por isso vai atirar pedras na sua cabeça. As pessoas tem tantos motivos para crer no que crêem quanto você tem para crer no que você crê. Não adianta toda essa defesa que você faz da bíblia e da sua concepção sobre ela, se de fato, isso não te faz uma pessoa melhor, ao contrário, alimenta esse instinto natural que você tem pela guerra, pelo desavença, pela segregação. Se deixe transformar pelo que há de lindo na bíblia, pelo belo pedido de Jesus que nos pede para amar ao próximo como a nos mesmo. Aí sim, de alguma maneira, você estará no caminho certo.

  25. Lima, você pede que eu defina minha identidade. Em qye sentido? Tua fé não te faz melhor do que eu, mas meu caráter e a minha honestidade me faz melhor do que certos crentes que eu conheço e com quem sou obrigado a interagir no meu ambiente de trabalho. Espero ter satisfeito teu questionamento.

  26. Prezado Lima,

    A bíblia é um livro de fé, portanto não precisa de provas científicas para válida-la, você crê é pronto. A bíblia nem se quer pode ser considerada uma biografia confiável da vida de Jesus, esse pensamento é consenso entre muitos teólogos e biblistas. Do ponto de vista histórico há muita fragilidade em seus relatos. Os primeiros capítulos de gênesis não tem nada de científico, e não poderia ter mesmo pois não se tinha conhecimento de DNA, de células, nada disso. Há pouco tempo as pessoas morriam porque os médicos não lavavam as mãos, ou seja, não sabiam da existência de vírus e bactérias. Há pouco mais de 500 anos se achava que a terra era o centro do universo. Como poderia um povo desprovido de ciência tal como nos a conhecemos hoje, o que não significam que não tinham sabedoria, escrever sobre ciência? A bíblia, já disse certo escritos, não foi mandada de fax do céu, e nem caiu nas suas mãos de zíper e capa de couro. Foi escrita por homens. O relato do dilúvio é idêntico a relatos mais remotos de outros mitos, a própria vida de Jesus Cristo tem semelhanças com a vida de outros mitos como Mitra por exemplo. Mas isso não é problema, você escolheu esse livro para conduzir sua vida, assim como os judeus escolhem o torá e os muçulmanos, o alcorão. Mas use a bíblia para ser transformado como pessoa, tire delas as boas lições, os bons ensinamentos. Os seus comentários aqui revela uma pessoa extremamente intolerante com a fé do outro. Minha mãe é católica, tenho irmãs católicas e outras evangélicas, e vivemos bem. Minha mãe foi no batizado da minha irmã, mesmo ela já tendo sido batizada na igreja católica e minha não concordando com isso. Aí você pode dizer que o batismo católico não é válido, mas minha mãe acha que é e isso seria motivo se ela fosse intolerante de não ir ao segundo batismo da minha irmã. Você vê o ecumenismo como uma prostituição do evangelho de cristo, mas a sua arrogância e sua intolerância é mais perversa ainda. Você se preocupa com o trave do olho do outro. Se você acha que você está certo, saiba que bilhões de pessoas no mundo discordam de você, e nem por isso vai atirar pedras na sua cabeça. As pessoas tem tantos motivos para crer no que crêem quanto você tem para crer no que você crê. Não adianta toda essa defesa que você faz da bíblia e da sua concepção sobre ela, se de fato, isso não te faz uma pessoa melhor, ao contrário, alimenta esse instinto natural que você tem pela guerra, pelo desavença, pela segregação. Se deixe transformar pelo que há de lindo na bíblia, pelo belo pedido de Jesus que nos pede para amar ao próximo como a nos mesmo. Aí sim, de alguma maneira, você estará no caminho certo.

    • Caro Renan, o problema e que o livro mitologico e inutil a que vc se refere,e imbativel,indestrutivel e relata centenas de profecias sobre a ciencia ante que ela se revelasse a humanidade centenas e ate milhares de anos antes de suas comprovacoes cientificas.Portanto quando eu lhe sugeri 100 fatos cientificos na biblia,queria apenas que vc ,me apresentasse algo melhor para se pensar em ser ateu,ou apenas um religioso sem intimidade.Logico que vc se baseia em achismo, e eu em profecias,que podem ser analizadas e sao incontestaveis,salvacao em Cristo, coisa que vc nao conhece,e por isto viaja pela terra como um cao ou um perdido,um poder transformador ,e uma vida que nao depende de circunstancias e adversidades para ser feliz e esperancoso.So isto.

  27. Lima,
    Realmente , você que acredita em cobra falante, em jumento falante e que a mulher foi feita de uma costela e eu que sou perdido no mundo. Você é tão imbecil que não consegue distinguir uma metáfora de um fato científico e histórico. Eu te dou uma aula de gênesis se você quiser. E não farei isso para refutar sua fé, mas para você entender que mensagem contida ali vai além da sua limitada compreensão. E sobre profecias, você também acredita que homens escolhidos recebiam mensagens diretas da boca de Deus, patético você, pois não entende o que era ser profeta naquela época. Sua compreensão da bíblia só da ela uma cara mística, cheia de magia e adivinhações, nada diferente dos charlatões que ganham dinheiro prevendo o futuro. Ahhhh, e eu adoro cachorro, então não é nenhuma ofensa ser comparado a um. Melhor ser um cão perdido a ser um crente imbecil e idiota que não consegue se quer distinguir o que é mitologia e o que é realidade dentro de um livro escrito a milhares de ano.

  28. Porque ofender-se uns aos outros ? Disse:Jesus amaras o teu proximo como a ti mesmo.Precisamos e orar por essa genteque nao conhecem Deus.Porque Jesus nos advertil que nos ultimos dias que viriam muitos em seu nome e se possivel enganariam até os escolhidos.Mas a ordem é termos paz com todos. Um abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA