Pastor e fiéis são presos após desacatarem policiais que averiguavam denúncia de som alto

38

Um pastor e duas fiéis foram presos na noite da última terça-feira, 26 de julho, por manterem o sistema de som do templo em um volume considerado excessivo.

O incidente começou quando o pastor Cosmo Thiago Ferreira, 36 anos, pregava no culto da Igreja Unidos da Fé, no bairro Vila Silvia Regina, em Campo Grande (MS). Os vizinhos se incomodaram com o som alto e acionaram a Polícia, alegando perturbação do sossego.

Uma equipe da Polícia Militar atendeu a ocorrência e foi ao templo, solicitar que o pastor abaixasse o volume do som, mas os policiais ouviram uma negativa. As fiéis Camila Coimbra Correa, 32 anos, e Taíse dos Santos Pereira, 28 anos, passaram a hostilizar os policiais, de acordo com informações do Campo Grande News.

Os vizinhos que fizeram a reclamação foram ao local para esclarecer sua queixa e pedir que os evangélicos abaixassem o volume do som, mas o pastor e as fiéis continuaram hostilizando-os.


A essa altura, os policiais teriam sugerido que os vizinhos e o pastor fossem à delegacia para a queixa ser formalizada em um Boletim de Ocorrência (B.O.), mas o líder religioso se recusou e passou a xingar e ofender os policiais, assim como as duas fiéis.

Os PMs deram voz de prisão ao pastor por desacato e às duas fiéis por obstrução de prisão, além de perturbação de sossego. Para que os três fossem contidos e levados à delegacia, foi necessário pedir reforço da Força Tática da PM. Após prestarem depoimento na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC) do centro de Campo Grande, os três foram liberados e responderão ao inquérito em liberdade.


38 COMENTÁRIOS

  1. Que decepção. Que vergonha. Ainda tem pastores que acreditam que o som na igreja é para EVANGELIZAR A VIZINHANÇA. Ninguém evangeliza perturbando os outros. Evangelização e ensino caminham juntas. O crente precisa conquistar as pessoas, ganhar a simpatia, a confiança e não convence-las à força ou empurrar Jesus goela abaixo. A igreja é uma escola onde a Palavra de Deus é aplicada dia após dia. Agora o pastor caiu no ridículo das pessoas, escandalizou, envergonhou os crentes que ali congregam, virou motivo de piada, criou uma situação constrangedora para a igreja. Poderia ao menos ter recebido os policiais com educação, ter obedecido a autoridade policial, ter sido ao menos simpático. Revelou que ele mesmo está precisando mais ser humilde juntamente com as duas irmãs. VALENTIA NÃO RESOLVE NADA.

  2. -Eu até concordo em partes que não precisa de um Volume de som muito alto,o que eu não consigo entender é que quando os Bares da minha região estão com o Som Alto,ou algum Imbécil com o Som do Carro na maior altura,dai a gente liga para a Policia,e eles não dão nenhum suporte,eles simplesmente dizem:Ligue na SEMA,dai a gente liga na SEMA e ninguém atende,dai somos obrigados a ficar a Noite quase que inteira,ouvindo Som na Maior Altura,e vai lá ver se tem Vizinho Corajoso pra ir lá Reclamar,ninguém aparece,eles só tem coragem quando se trata de Igreja,Lamentável isso…

  3. Uma das coisas mais nojentas e repulsivas da comunidade evangélica é a perturbação do sossego alheio. Não basta eles terem o direito de adorar tranquilamente o seu deus, mas precisam incomodar o bairro inteiro e todos os vizinhos com um som infernal da pregação. Ninguém aguenta mais isso e se alguém reclama eles são arrogantes e agressivos. Ao invés de terem educação e baixar o som e ccolocar isolamento acústico nas igrejas, eles simplesmente insistem em prejudicar as pessoas que não seguem essa seita e com isso criam muitos inimigos. Esse parece ser um padrão comum de desrespeito entre os religiosos. Católicos soltam fogos de artifício às 6h da manhã para nossa senhora, isso quando não tocam o sino igual uns doidos várias vezes por dia. Testemunhas de Jeová insistem em bater palma na casa das pessoas mesmo quando a gente pede para tirar o endereço da lista e nunca mais voltarem. Parece que o lema deles é: quanto mais a gente infernizar as pessoas de bem, melhor. Essa notícia de prisão do pastor apenas comprova que educação nunca foi o forte dos crentes.

  4. A questão aqui é outra ., a grande maioria dos pastorecos são ex presidiários., então é natural que são foras da lei., são arruaseiros por natureza e odeiam policiais .,

    Aí quando eles ver uma viatura ., se lembram das lapadas que levou nas costas e se revoltam
    Por isso que acontece isto., coitados dos policiais tanta coisa pra fazer tem que escoltar esses nós a delegacia ., lamentavel

    • Um amigo pastor (de igreja, decente, histórica e tradicional), em determinadas seitas, geralmente os pastores nunca fizeram curso de Teologia, muito menos mestrado em Ciências da Religião, sabem juntar letrinhas e são ex qq coisa…. lamentável.

  5. Por que os protestantes gritam ?

    Os Cristãos Católicos desde o início, nunca se utilizaram de artimanhas da oratória para converter o povo. Sobre isso, nos originais, alertava o apóstolo São Paulo: “Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; e isso sem recorrer à habilidade da arte da oratória, para que não se desvirtue a cruz de Cristo” (1Cor 1,17). Mas, de onde veio e quando apareceu a LAVAGEM CEREBRAL, esse jeito escandaloso com gritos, fala frenética e gestos bruscos de “pregar”, usado pelas seitas protestantes?
    Jonathan Edwards, presbiteriano, descobriu acidentalmente essa técnica durante uma cruzada religiosa protestante em 1735, em Massachusetts. Induzindo culpa e apreensão aguda e aumentando a tensão, os “pecadores” que compareceram aos seus encontros de “reavivamento” foram completamente dominados, tornando-se submissos. Tecnicamente, o que Edwards estava fazendo era criar condições que deixavam o cérebro em branco, permitindo a mente aceitar nova programação.
    O problema era que as novas informações eram negativas. Ele poderia então dizer-lhes, “vocês são pecadores! vocês estão destinados ao inferno!”. Como resultado, uma pessoa tentou e outra cometeu suicídio. E os vizinhos do suicida relataram que eles também foram tão profundamente afetados que, embora tivessem encontrado a “salvação eterna”, eram também obcecados com a ideia diabólica de dar fim às próprias vidas.
    Charles J. Finney, foi outro fundamentalista protestante que usou as mesmas técnicas quatro anos mais tarde, em “conversões” religiosas em massa, em Nova Iorque. As técnicas são ainda hoje muito utilizadas pelos protestantes em cultos, e nas forças armadas dos EUA. Estudiosos acreditam que muitos pregadores protestantes não percebam ou saibam que estão usando técnicas de LAVAGEM CEREBRAL quando falam alucinados, com veemência e fazendo gestos bruscos. Edwards simplesmente topou com uma técnica que realmente funcionou, e outros protestantes a copiaram e continuam a copiá-la pelos últimos duzentos anos no meio protestante. E hoje eles abusam desta incessantemente na mídia, em busca de “conversões” (que lhes encham os bolsos). Esta é uma das maiores razões para o crescimento das seitas, especialmente na variedade televisiva e radiodifusão. (…) Exatamente no momento, quando o estado mental alfa for atingido, passarão com a “cestinha de coleta”. Ao fundo da igreja, o pastor assistente com sua “Voz Cadenciada” provavelmente estará incitando os presentes dizendo – sempre cerca de 45 vezes por minuto – algo do tipo: “Dê a Deus… Dê a Deus… Dê a Deus… Dê a Deus…”, e a audiência obedece. Pode ser que Deus não receba o dinheiro, mas seus ricos “representantes” vão. – (Fonte: Psychologie und Landmark Education – Extraído do discurso feito no Congresso Mundial da Convenção de Hipnotizadores Profissionais em Las Vegas, Nevada).

    Daí notar-se que os “pastores” não são escolhidos pelo seu conhecimento teológico ou vocação, mas pelo seu malicioso malabarismo persuasivo da oratória (sabedoria da palavra) condenada por S. Paulo e que torna vã a cruz de Cristo (1Cor 1,17). Outro dia um desses quase matou de rir o povo da rua Estrada de cima – Goiana – PE, com sua voz ritmada e tremula. Já outro parecia que narrava uma partida de futebol alucinado berrando.
    Sabendo que isso em nada representa a verdadeira conversão, condenam estas práticas (Tiago 1,26):
    “Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã”. Ou seja:
    É – VÃ – GÉLICA! Desconfie sempre de quem prega com voz ritmada e gesto brusco. Foi claro, o bispo S. Paulo ao dizer: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e poder, para que nossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” ( 1Cor 2,4-5). (Conforme: Bíblia João Ferreira).

    E o profeta Jeremias alertava:
    “Por que prospera o caminho dos ímpios, e vivem em paz todos os que cometem o mal aleivosamente? Plantaste-os, e eles arraigaram-se; avançam, dão fruto; chegado estás à sua boca, mas longe do seu coração. Mas tu. Ó Senhor, me conheces, tu me vês e provas o meu coração para contigo; impele-os como ovelhas para o matadouro e prepara-os para o dia da matança.
    …Porque até os teus irmãos e a casa de teu pai, eles próprios se hão deslealmente contigo; eles mesmos clamam após ti em ALTAS VOZES.
    Não te fieis neles ainda que digam coisas boas”. (Jeremias 12,1-3,6)
    (conforme a bíblia “evangélica” de João Ferreira que fingem seguir).

    • GRITAM PARA ACORDAR O DEUS CATÓLICO POIS TEM OUVIDOS MAS NÃO OUVE , TEM OLHOS MAS NÃO VE, TEM MÃOS MAS NÃO PEGA TEM BRAÇOS MAS NÃO ABRAÇA TEM PERNAS MAS NÃO ANDA, TEM FORMATO DE GENTE MAS É DE PAU PEDRA E ATÉ TE OURO E PRATA , MAS NÃO SERVE PARA NADA.
      Vou contar a história de uma destas campanhas que agora os católicos passaram a fazer.
      fizeram uma para uma destas santas que TEM OUVIDOS MAS NÃO OUVE , TEM OLHOS MAS NÃO VE, TEM MÃOS MAS NÃO PEGA TEM BRAÇOS MAS NÃO ABRAÇA TEM PERNAS MAS NÃO ANDA, TEM FORMATO DE GENTE MAS É DE PAU PEDRA E ATÉ TE OURO E PRATA , MAS NÃO SERVE PARA NADA. e passaram a convidar a população para a missa, passaram na casa de um cidadão e o convidaram dois dias seguidos, e ao terceiro e ultimo dia sabendo que ele tinha uma pessoa da família insistiram para ele ir.
      Então na hora marcada passou o adépto da seita católica para o buscar, o homem disse que já iria que só estava colocando o cachorro amarrado em frente a casa por causa dos ladrões, pronto agora podemos ir diz ele.
      A mulher em questão que o foi buscar então o indaga, que adianta deixar uma imagem de gesso de um cachorro bravo, sendo que se o ladrão vier vai roubar igual e a imagem nada pode fazer, no que responde o homem, ora se vc acredita em uma imagem quer que eu leve flores e velas para ela e ela ,TEM OUVIDOS MAS NÃO OUVE , TEM OLHOS MAS NÃO VE, TEM MÃOS MAS NÃO PEGA TEM BRAÇOS MAS NÃO ABRAÇA TEM PERNAS MAS NÃO ANDA, TEM FORMATO DE GENTE MAS É DE PAU PEDRA E ATÉ TE OURO E PRATA , MAS NÃO SERVE PARA NADA. np que ela vai podert me ajudar é igual a imagem do cachorro, tem olhos mas não ve tem ouvidos mas não ouve tem membros mas não se mexem , se o ladrão vier ou o diabo chegar , os humanos que se danem, mas eu apenas perco bens materiais, mas vcs. perdem a salvação, Deus abomina imagens.
      2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

      3 Não terás outros deuses diante de mim.

      4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

      5 Não te encurvarás a elas nem as servirás, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam,
      VAI MAIS LONGE AINDA
      Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
      Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
      Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
      Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
      Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
      Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
      Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
      E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
      Romanos 1:16-23
      OBSERVE AQUI ESTA PASSAGEM.. E MUDARAM A GLÓRIA DO DEUS INCORRUPTÍVEL EM SEMELHANÇA DE HOMEM CORRUPTÍVEL, PENSE NISTO
      E SÓ PARA NÃO ESQUECER SEI TEU EMAIL E SEI QUE É HOMEM TRAVESTIDO DE MULHER USANDO DA SEITA CATÓLICA PARA FAZER ATIVISMO ATEU GAY AQUI

      • Adorar é o mesmo que “Venerar” conforme dizem os “estudiosos” Protestantes?

        Atos 5,34: “ Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, VENERADO por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos…”(Segundo a bíblia Protestante : João Ferreira de Almeida)

        Neste caso todo povo Judeu ADORAVA Gamaliel, se adorar for o mesmo que Venerar ? E agora Sr. Falso pastor, mentiroso e embusteiro ? Como sair desta enrascada que você mesmo se meteu ?

        E ainda, criminosamente tentando deturpar outro assunto, dizia o herege: – “Muito mais estranho é a doutrina dos jesuítas no ‘ELUCIDARIUM DE POSA’, onde descreve Maria, concorrendo como homem e mulher para produzir o corpo de Cristo”.

        PURA DETURPAÇÃO! Os Jesuítas apenas referem-se que na terra, fique claro, Maria foi mãe e pai de Jesus em sua geração carnal, visto que Jesus não teve o pai carnal na terra, apenas. Nada de anormal nisto. E encerrando esse capítulo de blasfêmias dizia o vilipendiador: – “As Igrejas protestantes não são irreverentes assim com o nome da mãe do Salvador!”
        Quanto a irreverência das “igrejas protestantes” são as piores possíveis, chamam a MÃE DO SALVADOR de: “IDOLO”, “BONECA”, “UMA COMO OUTRA QUALQUER”, “DEMÔNIO”, “DEUSA”, “DEFUNTA”, etc. E a irreverência física das “igrejas protestantes” vai além: tem uma chamada “Acalanto” só para gays, uma chamada “Sinos de Belém” para pederastas, uma chamada “Universal” que faz “descarrego”, uma chamada “Bola de Neve” só para surfista tatuado, uma chamada “Assembléia de deus” para quem grita na rua, uma chamada “Catedral Esperança” só para lésbicas e Draig Queens, outra chamada “Cuspe de Jesus”, “Cobra de Moisés” e por aí vai. Acabam assim as lorotas do “pastor”.

        • EMANUELLE

          É isso mesmo, amiga!
          Mostra a verdade pra esses evangélicos.
          Clamando, podia você passar sem essa.
          Quem escreve o que quer, lê o que não quer!
          Aqui perto da minha casa tinha uma “empreja” “Deus é Amor”, mas o povo apelidou de “Deus é Surdo”, tamanho o alarido, a gritaria dos fiéis, achando que Deus está tão longe que se não gritarem, ele não ouve.

          E aqui teve um dublê de vereador/pastor apresentando um projeto de lei que retirava das igrejas evangélicas a obrigação de cumprir uma coisinha salutar chamada “LEI DO SILÊNCIO”.
          Passou das 22 horas, nada de barulho, seja de caixa de som, seja de voz berrando ou tocando instrumentos…

          Ele pensou que estava acima da lei…alegando que “não pode haver embaraço aos cultos”, só não provou onde estavam os embaraços.
          O depto jurídico deu parecer desfavorável a esse projeto, por ser inconstitucional (a lei é igual para todos, não podendo haver alguém se dispensando de cumprí-la).

          Mesmo assim, a lei foi aprovada pelos vereadores!
          E depois foi sancionada pelo prefeito!
          Para acabar caindo ante a manifestação do Ministério Público, que requereu à justiça a anulação dessa lei perneta…
          Mas ficou a indignação com a safadeza desses crentóides, achavam que a lei não valia para eles…

        • não me consta em lugar algum que eles dobravam seus joelhos e oravam a gamaliel, muito menos acender velas levar flores ou fazer promessas ou ainda clamar por intercessão , quer dizer eu o SR. sou Deus zeloso que viita a maldade dos pais nos filhos,Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
          E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
          Romanos 1:16-23
          OBSERVE AQUI ESTA PASSAGEM.. E MUDARAM A GLÓRIA DO DEUS INCORRUPTÍVEL EM SEMELHANÇA DE HOMEM CORRUPTÍVEL, PENSE NISTO
          E SÓ PARA NÃO ESQUECER SEI TEU EMAIL E SEI QUE É HOMEM TRAVESTIDO DE MULHER USANDO DA SEITA CATÓLICA PARA FAZER ATIVISMO ATEU GAY AQUI

      • LUTERO ENSINOU O USO DE IMAGENS:
        O costume de segurar um crucifixo diante de uma pessoa que esteja morrendo tem mantido muitos na comunidade Cristã e permitiu-lhes morrer com uma Fé confiante no Cristo crucificado. (Sermão sobre João, Capítulos 1-4, 1539; LW, Vol. XXII, 147)
        Foi uma prática boa segurar um crucifixo de madeira diante dos olhos dos moribundos ou pressionar nas mãos deles. Isto trouxe o sofrimento e a morte de Cristo a mente, e confortava os moribundos. Mas para os outros, que arrogantemente se basearam em suas boas obras, entraram num céu que continha um fogo crepitante. Pois eles foram afastados de Cristo e falharam em impressionar a Paixão e morte vivificante de Jesus, em seus corações.(Sermão sobre João, Capítulo 6-8, 1532; LW, Vol. XXIII, 360)
        Quando eu escuto falar de Cristo, uma imagem de um homem pendurado numa cruz toma meu coração, assim como o reflexo de meu rosto aparece naturalmente na água quando eu olho nela. Se não é pecado, mas sim bom em ter uma imagem de Cristo em meu coração, porque deveria ser um pecado de tê-lo em meus olhos? (Contra os Profetas Celestiais, 1525; LW, Vol. 40, 99-100)
        Agora, nós não pedimos mais do que gentileza em considerar um crucifixo ou a imagem de um santo, como testemunha, para a lembrança, como um sinal, assim como foi lembrado à imagem de César. (Contra os Profetas Celestiais, 1525; LW, Vol. 40, 96)
        E eu digo desde já que de acordo com a lei de Moises, nenhuma outra imagem é proibida, do que uma imagem de Deus no qual se adora. Um crucifixo, por outro lado, ou qualquer outra imagem santa não é proibida. (Ibid., 85-86)
        Onde, porém, imagens ou estatuas são produzidas sem idolatria, então a fabricação delas não é proibida.
        Meus confinadores devem também deixar-me ter, usar, e olhar para um crucifixo ou uma Madonna… Contanto que eu não os adore, mas apenas os tenha como memoriais. (Ibid., 86,88)
        Porém, imagens para memoriais e testemunho, como crucifixos e imagens de santos, são para ser tolerados… E não são apenas para ser tolerados, mas por causa do memorial e testemunho eles são louváveis e honrados… (Ibid., 91)

      • Os protestantes maldosamente confundem que todo o tipo de imagem é um ídolo, que não deveriam ser feitas imagens do que existe em cima no céu, os evangélicos omitem que o texto se refere a imagens de falsos deuses, que negam que há um só Deus e o próprio Deus nunca foi contra imagens religiosas, Ele mesmo ordenou a fabricação de gigantescas imagens de criaturas que existem no céu: No santuário interno ele esculpiu dois querubins de madeira de oliveira, cada um com quatro metros e meio de altura. 1 Reis 6:23

        “De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade” (Joseph Goebbels). É por isso que acreditam tanto nas calunias contra a igreja católica. É a força do mal imperando! O diabo é mesmo o pai das mentiras.
        “Não farás para ti escultura alguma do que está em cima nos céus, ou abaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra”( Ex 20,4).
        O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança ( Ex 25,18-20 ). Manda-lhe, também fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas ( Num 21,8-9 ). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões ( I Reis 6,23-35 e 7,29 ), etc.
        Seria uma grave blasfêmia desses “crentes” considerar Deus como incoerente, já que num lugar da Bíblia manda fazer imagens, esquecido que no outro lugar o teria proibido! Ora, os primeiros cristãos martirizados aos milhares porque se recusaram a adorar imagens de deuses falsos, estudaram a Bíblia com mais atenção e respeito. Eles não tiravam esses trechos proibitivos de seu contexto e, comparando-os com outros, ficaram convencidos de que Deus proíbe apenas fazer imagens de deuses falsos, e adorá-los, como o faziam os vizinhos pagãos, mas Ele não proíbe fazer outras imagens.
        Eis o verdadeiro sentido desta proibição bíblica, no seu contexto: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura alguma do que (daqueles deuses, que na errada imaginação dos pagãos) está em cima nos céus, ou abaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles e não lhes prestarás culto, (à imitação dos pagãos) ( Ex 20,2-5). Esta proibição, intencionada por Deus, repete-se em vários lugares da Bíblia, como por ex. “Não adores nenhum outro deus”( Ex 34,14 ) ou “Não farás para ti deuses fundidos”( Ex 34,17).
        Por isso os primeiros cristãos pintaram nas catacumbas muitas imagens das cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento e legaram, para a veneração dos séculos posteriores, as imagens de Cristo-Sofredor, na toalha de verônica, e no sudário sepulcral, guardado em Turim, na Itália.
        Alguns santos dos primeiros séculos afirmavam que as imagens da Bíblia, da Via Sacra, de Jesus crucificado e dos Santos são o único “livro” que também os pobres e analfabetos entendem e aproveitam. Isso vale, ainda hoje, para milhões de pessoas.
        O culto às imagens hoje em dia é muito discutida. As igrejas protestantes dizem se tratar de idolatria.
        O livro do Êxodo proíbe aos israelitas a confecção de imagens. Por quê? Porque poderiam dar a oportunidade dos israelitas imitarem os povos pagãos. Mas essa proibição não era de tudo. Deus mesmo mandou a confecção de Imagens.
        EX 25,17-22: “Igualmente farás um propiciatório, de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim numa extremidade e outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com suas asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. E porás o propiciatório em cima da arca; e dentro da arca porás o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e de cima do propiciatório, do meio dos dos querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar no tocante aos filhos de Israel.”
        É.. Deus mandou a construção de dois querubins… Por isso a Bíblia costuma dizer que “Javé está sentado sobre os querubins” (cf 1sm 4,4; 2Sm 6,2; Rs 10,15; Sl 79,2; 98,1).
        Existem outras leituras que eu aconselho a fazer para um melhor esclarecimento. Abaixo vão as leituras e uma breve descrição:
        1 Rs 6,23-28: O texto menciona os querubins postos junto à Arca da Aliança no Templo de Salomão. 1Rs 6,29s: As paredes do Templo de Salomão foram revestidas de imagens de querubins.
        Nm 21,4-9: O Senhor Deus mandou confeccionar a serpente de bronze para curar o povo mordido por serpentes.
        1Rs 7,23-26: O mar de bronze colocado à entrada do palácio de Salomão era sustentado por 12 bois de metal.
        1Rs 7,28s: Havia entre os ornamentos do palácio de Salomão imagens de leões, touros e querubins. Os próprios judeus compreenderam que a proibição de fazer imagens era condicionada por circunstâncias transitórios, de modo que aos poucos foram introduzindo o uso de imagens nas suas sinagogas. Vide o caso, por exemplo, da famosa sinagoga de Dura-Êuropos, na Babilônia, na qual estavam representados Moisés diante da sarça ardente, o sacrifício de Abraão, a saída do Egito e a visão de Ezequiel.
        Vocês não leem a Bíblia, mas quando leem, não entendem. É que na Bíblia só contém verdades, mas parece que preferem a mentira !

      • Deus proibiu terminantemente no decálogo esculpir estátuas ou imagens(protestantes)
        O que diz a Bíblia:
        “Farás um propiciatório de ouro puro, 125 cm de comprimento e 75 cm de largura. Farás dois querubins de ouro polido, nas duas extremidades do propiciatório, um de um lado do outro lado, de modo que os querubins estejam nos dois extremos do propiciatório. Os querubins com as asas estendidas por cima estarão encobrindo o propiciatório, um de frente do outro, voltados para o propiciatório. Porás o propiciatório sobre a arca, e dentro da arca o documento da aliança que te darei. Ali me encontrarei contigo, e de cima do propiciatório, no meio dos dois querubins colocados sobre a arca da aliança, eu te comunicarei o que eu ordenar aos israelitas”. (Ex 25, 10-22).
        “O Senhor respondeu-lhe: “Esculpi uma serpente venenosa e colocai-a sobre um poste. Quem for mordido por uma víbora e contemplar a serpente esculpida viverá. Moises obedeceu, fez uma serpente de bronze e a colocou sobre um poste; se alguém era mordido por uma víbora, contemplava a serpente de bronze e vivia. (Nm. 21, 8-9)
        “ Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que seja levantado o Filho do Homem”. (João 3, 14).

        • Em qual parte do trecho está ordenando que o povo peça algo ou se comunique com os anjos ou sejam acesas velas aos mesmos? a imagem em si não significa nada pode ser apenas uma representação da suposta aparência dos santos, o problema é se ajoelhar diante dessa imagem,fazer orações e colocar “santinhos” dentro da carteira etc..e a história que é semelhante a foto de um parente não cola ,pois fotos de família não funcionam como amuletos.

      • Pelo jeito você deve ser da seita dos Testemunhos de Jeová, mas age com julgamento de protestante.
        texto extraído do site Veritatis Splendor
        Autor Padre Cleodon, ex protestante que estava se preparando para ser pastor da Seita Assembleia de Deus:
        Permita-me então, primeiramente, esclarecê-lo que, para os cristãos católicos (romanos, orientais e ortodoxos), o livro de Baruc não é apócrifo, mas canônico, de modo que a Igreja cristã, desde os seus primórdios, tem feito uso dele.
        Permita-me então, primeiramente, esclarecê-lo que, para os cristãos católicos (romanos, orientais e ortodoxos), o livro de Baruc não é apócrifo, mas canônico, de modo que a Igreja cristã, desde os seus primórdios, tem feito uso dele.
        Seja como for… Parabéns, pois muitos protestantes descartam a priori esse e outros livros bíblicos, perdendo assim grandes tesouros da Palavra de Deus! Por isso, recomendo que, após Baruc, leia também os demais livros que foram excluídos no século XVI/XVII pelos protestantes (Tobias, Judite, Eclesiástico, Sabedoria, 1Macabeus, 2Macabeus e certos trechos de Ester e Daniel).
        Bom, abordemos o seu e-mail. O capítulo 6 de Baruc corresponde à chamada “Carta de Jeremias”. Algumas Bíblias manuscritas do séc. IV e V dC. enxergam este capítulo como autônomo, de forma que Baruc (secretário de Jeremias) teria apenas 5 primeiros capítulos…
        A carta de Jeremias, por sua vez, corresponde a uma advertência deste profeta vétero-testamentário aos seus patrícios, que estavam sendo levados cativos para a Babilônia por Nabucodonosor. A Babilônia, assim como outros povos daquele tempo, adotava em sua religião uma miríade de deuses, a quem prestava cultos portentosos, alguns promovendo, inclusive, a prostituição “sagrada”.
        Da mesma forma, os templos erguidos para abrigar esses deuses possuíam estátuas construídas com certos artifícios (=”malandragens”) que permitiam que se movimentassem e/ou emitissem sons/palavras, que causavam – com certeza – temor a muitas pessoas supersticiosas.
        Como veremos, tais artifícios eram comuns na época, naquela região, de modo que as pessoas acreditavam piamente que as estátuas dos deuses se confundiam com a própria divindade que representavam.
        Ora, Jeremias, como profeta do Deus único, sabia que tais estátuas “divinas”, criadas por mãos humanas, dependiam da fraude… No entanto, conhecendo a fraqueza da fé do povo judeu (que muitas e muitas vezes se deixou carregar para cultos pagãos), levado agora cativo para aquela nação, não poupa críticas ao culto babilônico; tenta fazê-los ver que tais ídolos nada são.
        Evidente! Como frutos diretos da criação do único Deus ou do intelecto humano, tais coisas eram criaturas (=coisas criadas) e, assim sendo, não poderiam ser deuses!!! Conseqüentemente, seus supostos poderes nada mais poderiam ser do que fraudes e o povo eleito, ora cativo, não poderia se deixar impressionar com isso; ao contrário, deveria manter a fé em seu único Deus, sabendo deste já que o tempo de cativeiro seria temporário (v. versículo 2).
        Em palavras “clássicas” para nós, o que Jeremias queria advertir é que aqueles “deuses tem olhos mas não enxergam, ouvidos e não ouvem, mãos e não pegam, pés e não andam; enfim, têm corpo, mas não têm vida”; logo, são inferiores às criaturas vivas de Deus e não podem ser deuses… não têm qualquer poder senão aqueles oriundos da fraude humana… Então, o que temer? Não há qualquer razão, pois, para se aderir àquela religião que idolatra falsos deuses, nem para se impressonar por supostas fraudes.
        Podemos, portanto, identificar nesse capítulo as seguintes palavras-chaves: DEUSES – ESTÁTUAS – IDOLATRIA – TEMOR.
        Vem, então, a sua pergunta: “A igreja católica pratica o capítulo 06 ou não?”.
        Como se percebe nitidamente, esta não é uma pergunta bem formulada…
        Você quer relacionar o capítulo 6 de Baruc à Igreja católica… Sob qual ângulo? Do ângulo do povo que recebe a advertência (=judeus) ou do povo contra o qual a advertência teve sua razão de ser (=babilônios)? Ademais, a que práticas da Igreja Católica você quer se referir???
        No entanto, considerando a sua origem protestante e a constante confusão que os protestantes fazem (ou gostam de fazer) com relação às imagens de santos existentes nos templos católicos, creio que é a isso que você se refere…
        Serei, portanto, bem suscinto na minha exposição, pois o nosso site já publicou diversos artigos relacionados a esse tema, como farei questão de mencionar mais abaixo.
        Teologicamente, o capítulo 6 de Baruc (bem como qualquer outra passagem bíblica que faça referência a ídolos e idolatria) não se aplica à Igreja Católica, por vários motivos:
        1) Jeremias trata de DEUSES pagãos. A Igreja Católica, tal como os judeus, não reconhece a existência de outros deuses; há apenas o Deus Único incriado, Criador de todo o universo e de todas as coisas visíveis e invisíveis.
        2) Jeremias repara que os pagãos colocam seus [falsos] deuses NO MESMO PATAMAR do Deus único. Trata-se de um plano horizontal, totalmente incompatível com a existência de um Deus único. Isto é impossível de se realizar pois OU apenas existe 1 só Deus, OU existem vários deuses. Ora, se Jeremias é monoteísta, não pode haver outros deuses…
        3) Os SANTOS não são deuses, nem semi-deuses (assim como os anjos, arcanjos, querubins, serafins, tronos, dominações e potestades também não são!). Os santos são criaturas humanas que aplicaram exemplarmente em suas vidas terrenas os ensinamentos de Cristo; boa parte deles, pela fé inabalável que nutriram em relação ao Salvador, chegaram a dar a própria vida pelo Reino dos Céus.Tornaram-se, assim, testemunhas da fé e exemplo para os demais cristãos; por isso mesmo, estão em um PLANO INFERIOR ao Deus, um plano VERTICAL de inferioridade e não HORIZONTAL de igualdade como pretendiam os (falsos) deuses pagãos.
        4) Os SANTOS não possuem poder próprio além do da oração. Assim, da mesma forma como suas orações eram úteis para todos nós quando eles viviam neste mundo, muito mais úteis se tornam após receberem do Deus Altíssimo a verdadeira vida, coroa de sua santidade sobre a terra.
        5) As imagens dos santos nada têm a ver com as imagens dos deuses pagãos. Os deuses pagãos não podem ser representados artisticamente, não porque tenham proibido sua representação – como ordenou o Senhor no Êxodo – mas porque simplesmente inexistem. Ora, é impossível representar aquilo que não existe. É mais ou menos como obrigar alguém a NÃO DAR alguma coisa… Da mesma forma como você não pode NÃO DAR a sua Bíblia a ninguém, também é impossível representar o inexistente!
        6) Os santos, por outro lado, podem ser representados artisticamente, quer de forma bidimensional (fotos, pinturas, desenhos), quer tridimensional (imagens, estátuas), simplesmente porque em algum lugar do TEMPO e do ESPAÇO existiram fisicamente. Portanto, não há como negar que, diferentemente dos deuses inexistentes, é possível que as características físicas e pessoais dos santos possam ser percebidas e documentadas por outras pessoas com quem tenham convivido.
        7) As imagens (estátuas) dos santos – ao contrário do que os pagãos acreditavam a respeito das estátuas de seus deuses – não contêm em si mesmas os espíritos, as almas, as vidas de quem respectivamente representam. Logo, NENHUM PODER lhes pode ser atribuído; e mesmo quando EXTRAORDINARIAMENTE alguém lhe atribui algum poder (ex.: cura), isto sempre é feito de forma RELATIVA (não absoluta), de modo que se pode afirmar ABSOLUTAMENTE que o resultado proveio de Deus, em resposta à fé daquele certo fiel. Logo, pode-se afirmar que a imagem foi um mero instrumento, da mesma forma como a Bíblia afirma que até os lenços e outros panos tocados por Paulo curavam os enfermos (v. Atos 19,12).
        8) Em razão disso tudo, percebe-se que as imagens dos santos, ao contrário das estátuas de deuses pagãos, não trazem temor ao Povo de Deus. Muito pelo contrário, ajudam ao fiel a se voltar ainda mais para Deus, para reconhecer-lhe sua onipotência e amor, para espelhar-se no exemplo de vida desses servos de Deus, que mostram claramente como é plenamente possível ao ser humano seguir a Cristo (lembre-se: Cristo é verdadeiramente Deus E verdadeiramente homem; tem duas naturezas), mesmo que precise caminhar toda a sua vida terrestre com uma cruz às costas. Soam como um incentivo aos fiéis: “Nós conseguimos, estamos diante de Deus! Por que vocês, seres humanos como nós, tão frágeis como nós, também não conseguiriam? Eia, pois, avante, com a graça de Deus!”
        9) E por não se tratar de deuses, mas de santos, amigos e testemunhas fiéis de Deus, a eles não prestamos culto de “latria” (=adoração). A latria é tributável somente a Deus. Aos santos tributamos “dulia” (=veneração), ou seja, nossa admiração e respeito como irmãos na fé que somos (sendo que a morte não nos separa deles, pois marca o verdadeiro nascimento deles para a vida eterna!).
        10) A “dulia” não é um culto de “latria” camuflado. Como você é protestante, conseguirá diferenciar isto pelo seguinte exemplo, que lhe será muito caro: que espécie de tributo você rende à sua Bíblia que, como sabemos e aceitamos, é a Palavra inspirada de Deus? Adoração ou Veneração??? A Bíblia pode ser a Palavra de Deus, mas não é Deus. É um instrumento de Deus, mas não é Deus… Logo, pode ser venerada, mas não adorada… E por ser venerada, poderá ficar aberta e exposta no local mais visível da sua casa; por isso, você jamais a atirará no chão, nem irá pisoteá-la; por isso, você a beijará quando encontrar uma passagem que te “toque” no fundo do coração… É você exercitando a “dulia” para um instrumento de Deus…
        11) Não possuindo poder próprio e não recebendo para si o culto de adoração, constata-se que as imagens de santos não são ídolos, da mesma forma como a Bíblia também não é um ídolo (embora eu já tenha ouvido muitos evangélicos garantirem que foram curados de uma ou outra enfermidade por ter simplesmente tocado na Bíblia! Estariam estes protestantes adorando a Bíblia ou tributando-lhe um poder absoluto?).
        Portanto, às palavras-chaves apontadas pela Carta de Jeremias (Baruc 6), ou seja, DEUSES – ESTÁTUAS – IDOLATRIA – TEMOR contrapõem-se, na Igreja Católica, as palavras SANTOS – IMAGENS – VENERAÇÃO – RESPEITO, que não são atacados por Jeremias, nem pelo Novo Testamento – muito pelo contrário!
        Constatando que a Igreja Católica ensina com toda a clareza que existe um só Deus, em três Pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – a quem cabe toda adoração e glória, agora e para sempre, nota-se facilmente que não há qualquer incompatibilidade com a doutrina dos santos, imagens e veneração, sendo estas totalmente compatíveis com a glória, misericórdia e justiça infinitas de Deus.
        Por isso, não é de se estranhar a presença de Baruc 6 na Bíblia Católica. A propósito, se você quiser ler algo semelhante, talvez até mais interessante, que também foi CORTADO da sua Bíblia protestante, recomendo que você leia a História de Bel em Daniel 14, a qual se passa também na Babilônia; aí você vai encontrar um exemplo de uma estátua que (fraudulentamente) bebia e comia todos dias, a quem o imperador Ciro prestava culto de latria.
        Por fim, visando ao seu crescimento espiritual, recomendo a leitura de alguns artigos em nosso site veritatis splendor
        Também uma outra boa fonte de pesquisa, caso seja do seu interesse, é o livro “A Proibição de se Fabricar Ídolos – Estudo Exegético de Êxodo 20,1-6 e Deuteronômio 5,5-10”, de Cleodon Amaral de Lima, editora Rideel. O autor é um ex-protestante que foi ordenado padre.

      • CLAMANDO

        Errado de novo…
        Uma imagem é um ídolo, se for usada como um ídolo, se as pessoas acham que aquele objeto de madeira, pedra, metal…é realmente um deus, que vai falar, andar, ouvir…
        Mas não é o caso dos católicos, pois a imagem de Maria, São Pedro e outros apenas representa o santo real (que obviamente não está aqui na Terra).
        É mais fácil dirigir a prece diante da imagem do santo(a), pois a imagem funciona como um “canal de pensamento”…
        Agora outro erro: achar que Deus tem imagem, isso é só dos santos(as), Deus nunca teve imagem.
        Tem crentes tão fanáticos sobre imagens que não tiram retrato, não assistem TV, odeiam quadros pintados…as Testemunhas do Saravá não admitem nem mesmo a homenagem à Bandeira Nacional (símbolo da pátria)…
        Chegam ao ponto de proibir BOLOS DE ANIVERSÁRIO (!), pois o mesmo sobre a mesa e cercado de pessoas seria um ídolo!!!!!!!!!!!!!!!
        Se uma pessoa mostra a outra uma foto do pai e diz “este é meu pai”, obviamente ela não vai achar que o pai da primeira é um pedaço de papel!
        Então, usando da analogia, temos que uma pessoa pode dizer: esta é Maria, este é São Pedro, este é Jesus…ou pedir auxílio dos mesmos, já que o pedido é para o santo(a) e não para a imagem de pedra, madeira, metal…
        Mais que isso, Clamando, só desenhando…

      • CLAMANDO

        Existe um único Deus ou vários?
        Porque para na Bíblia o próprio Deus diz que o povo não adorará a outros deuses?
        Se ele é único, pra que proibir outros, que nem existem?
        E tem uma seita dizendo que o nome de Deus é Jeová, que Deus não é nome e sim um título, mas Deus só teria nome se houvesse outros deuses.
        Como é único, eu o chamo simplesmente de “Deus”.
        Conclusão: os evangélicos acreditam que existem outros deuses.
        Saia dessa que eu quero ver, Clamando!

        • Oi Princesa!
          Clamando é formado em “teologia” para semianalfabetos, curso feito à distância num período de 3 semanas e com pós graduação em achiologia.

          • EMANUELLE

            Fora o diploma de Otário que ele tem, com mestrado em Burrologia e doutorado em História da Lorota, sem contar o PDH internacional na Bullshit College.
            Pra essas respostas malcriadas, eu acho que o cara é pastor (de cabras, pois de gente não tem qualificação).
            Hoje em dia as igrejas viraram emprejas, antros da perdição, os líderes viraram empresários da fé.
            Qualquer cursinho de 1 semana e pelo correio e pronto, mais um pastor pra se alimentar das ovelhas em vez de cuidar delas.
            Pode ver esses pastores neopentelhos, a formação teológica deles, ridícula, as emprejas não querem pastores de verdade, que guiem os fiéis para Deus, querem sim aqueles bons de oratória, de arrecadar, de levar ao máximo a cara-de-pau…
            Os melhores em tomar até o último centavo dos fiéis, tendo ainda o atrevimento de dizer que é para “Deus”!
            Jesus disse: “Não vos afadigueis pela posse do ouro…que o ladrão rouba e a traça corrói…mas ajuntai um tesouro nos céus e realmente sereis felizes”.
            O oposto do que vemos hoje no protestantismo neo…

        • oO DA ARANDELA FROUXA
          TE LIGA BIGALUZ, PAGANDO DE TROUXA SÓ TRAS COISA RUIM
          SEI QUE TEU FORTE NÃO É ENTENDER, POIS FALTOU A ESCOLA TA ENTENDENDO STAR, MAS SE PUDER CONTESTAR ISTO
          4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
          DO QUE TEM EM CIMA SOL LUA ESTRELAS, ANJOS QUERUBINS E TUDO MAIS QUE COMPÕE A COMPLEXIDADE DE DEUS, EM BAIXO NA TERRA JACARÉ GATO VACA COBRAS E MUITO MENOS HOMENS, NEM NAS AGUAS NEM DEBAIXO DA TERRA, O INFERNO PRODUZ MUITAS IMAGENS DE CAPETAS QUE SÃO ADORADAS EM TERREIROS, IMAGEM + ADORAÇÃO OU VENERAÇÃO= IGUAL A IDOLO, ENTENDEU? ENTROU ENTRE DEUS E O HOMEM É IDOLATRIA E ISTO DEUS ABOMINA LOGO VCS. SÃO SERES ABOMINAVEIS, MAS VC. COMO UM SER CONGELADO É CLARO NÃO QUER NADA COM DEUS, BEM COMO A MANUCA QUE SENDO UM HOMEM POSTA COMO MULHER FAZENDO ATIVISMO CLARO QUE PERTENCEM A O RASTRO DA ESTRELA CAÍDA STARDUST

          • Você tem que repetir isso mesmo porque é protestante filho de Lutero. Papagaio de pastor. Não tem honestidade intelectual.Simples assim.

          • SIM REPETIREI A BÍBLIA SEMPRE QUE PRECISO, POIS ELA TODA FOI DIVINAMENTE INSPIRADA, SEM FALAR DO EVANGELHO, ANUNCIADO PELO PRÓPRIO DEUS CONOSCO, MAS COM CERTEZA NUNCA USAREI DA SEITA HERETICA QUALQUER COISA ENSINADA POR VCS. PAGÃES ADORADORES DE HOMENS, DEIXANDO O VERDADEIRO DEUS LONGE

    • Você está redondamente enganada em sua citação pois Paulo não era “cristão católico”era simplesmente cristão; o Catolicismo surgiu posteriormente, não confunda; outro ponto: se é necessário uma imagem para se comunicar com o transcendental, não existe fé visto que segundo Hebreus ela é a convicção de fatos que não se veem, logo precisando de uma imagem a fé inexiste, sem contar que pedir alguma coisa ao santos se constitui em dois erros: suposta comunicação com os mortos e pedidos direcionados a eles e idolatria devido ao uso de imagens.

        • Engraçado como você se contradiz,para amparar o discurso absurdo de utilização de imagens e evocação de mortos Lutero é citado como defensor do crucifixo na hora da morte, mas no entanto ele é um herege…paradoxal!e quanto a classificar-me também de herege não me abala em nada Jesus previu que também seríamos perseguidos por falar a verdade, primeiro Deus depois tradições religiosas inventadas por homens cegos espiritualmente e que por séculos e até hoje enganam os incautos e aqueles que não buscam o Espírito Santo,dando ouvido a fábulas e a invenções meramente humanas.

        • Eu só fico vendo…. como esse povo se “acha” sabedor de todas as coisas. Não dê muita trela, pq no fundo, essa galera não entende nada, só “decoram” algumas palavras.

      • DIAS ATÉ PORQUE O SR. JESUS PREGOU O EVANGELHO, E ESTA SEITA DEMONIACA SURGIU DEPOIS DE 400 ANOS PELA MÃO DE UM ADORADOR DO DEUS RA, E INTRODUZIU AS IMAGENS E CULTO DE ADORAÇÃO A ELAS, SOLAPARAM A PEDRO E O PUSERAM EM UM TRONO, QUE NUNCA TEVE DIREITO, A PEDRA DE ESQUINA A PEDRA ANGULAR PELA QUAL SURGIU A IGREJA É JESUS, PEDRO ERA TÃO RUIM DE NEGÓCIO QUE O PAULO PASSOU MAIS DA METADE DA BÍBLIA CORRIGINDO ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

        • É verdade, basta estudar a história da Igreja Católica sem fanatismos ou posicionamento ideológico para descobrir doutrinas estranhas ao Evangelho que foram introduzidas ao longo dos séculos por motivos políticos, econômicos e visando o poder terreno em detrimento do espiritual: inventaram purgatório, Maria como “rainha do céu”,missas para mortos (pagas), infalibilidade papal entre outros absurdos;Quanto as imagens, elas foram colocadas nas igrejas para agradar os pagãos que simplesmente substituíram a adoração a seus deuses pela veneração às imagens de santos católicos ou seja uma mera troca, em uma igreja Católica próxima a minha casa, chegou um novo padre que começando a enxergar a verdade afirmou em uma missa que a imagem de Maria era apenas uma imagem que não fazia nada por ninguém,anteriormente esse mesmo padre recusou-se a “benzer”uma estátua de um santo levada a igreja por uma fiel. Pronto!!o povo já acostumado com a idolatria expulsou o padre da paróquia,inclusive foi ameaçado de morte pelos mais exaltados que preferem continuar seguindo as “doces mentiras”religiosas que levam a perdição eterna.

  6. Vítima de pastor denunciou abusos após 10 anos: ‘Tinha medo’, diz polícia
    Segundo delegado, garotos faziam parte do convívio social do suspeito.
    Polícia Civil de Sorocaba (SP) acredita que homem tenha feito mais vítimas.
    A Polícia Civil de Sorocaba (SP) apresentou nesta quinta-feira (28) detalhes da prisão de um pastor de Araçoiaba da Serra suspeito de abusar sexualmente de crianças. Segundo o delegado da Seccional de Sorocaba, José Ordeles Alves Lima Junior, um dos garotos demorou quase 10 anos para registrar boletim de ocorrência por ter medo das ameaças do suspeito.
    Na última sexta-feira (22 de julho), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou a prisão preventiva do pastor. O mandado foi cumprido em Sorocaba no momento em que o acusado estava na casa de uma fiel, em um condomínio fechado da cidade.
    A TV TEM entrou em contato com a advogada de defesa do pastor, que afirma que as denúncias não são verdadeira e que o crime não procede. Segundo Ordeles, a mulher do pastor não foi indiciada porque não se recusou a entregar o acusado quando os policiais chegaram à residência.
    Os menores, que na época tinham entre 7 e 13 anos, eram atraídos para a casa do suspeito e não frequentavam os cultos, que eram realizados em Araçoiaba da Serra (SP). “O crime chama a atenção pela condição do acusado, que é pastor, e também pela forma que ele cometia a pedofilia, em âmbito familiar. Os abusos ocorriam em uma relação social do pastor e não têm nada a ver com a igreja. Quando ele praticava os estupros com as crianças ele ameaçava e dizia que não deviam contar para ninguém, até porque ninguém da família acreditaria nelas. Ele gozava de boa reputação e era querido pela família”, explica o delegado.
    Abuso de irmãos
    De acordo com a Polícia Civil, um dos rapazes fez um boletim de ocorrência contra o pastor em 2012, mais de 10 anos após o crime ter acontecido, e falou sobre as duas outras vítimas, que são irmãos. Um não sabia dos abusos cometidos contra o outro.
    “A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) ouviu um dos rapazes que, ao término do depoimento, disse que suspeitava que o irmão dele também tivesse sido abusado. Esse outro também foi ouvido e confirmou o crime. Os irmãos desconfiavam do estupro um contra o outro, mas era uma situação tão vergonhosa que eles não tinham coragem de conversar entre eles sobre o caso.”
    Ainda de acordo com a Justiça, o pastor é investigado por abusar de três jovens, todos meninos, sendo dois deles sobrinhos do suspeito. Uma das vítimas relatou ter sido estuprada na década de 80, em Araçoiaba da Serra (SP). Entretanto, dois crimes que aconteceram nas décadas de 80 e 90 já prescreveram.
    “Todos [as vítimas] estão traumatizados e o que levou a vítima a procurar a polícia foi a preocupação e o medo de que o pastor ainda esteja cometendo esse tipo de crime contra outras crianças”, afirma Ordeles. O pastor está preso preventivamente na cadeia de Pilar do Sul (SP).
    Globo.com

  7. acho que as pessoas devem respeitar os direitos das outras, porem acho improvavel que os evangelicos tenham desrrespeitado a policia isto não faz parte do perfildos evangelicos muito menos ostilizar até os doentes mental respeitam quando a policia chega, os evangelicos as veses usam som alto mas o nosso alto nem se compara com o barulho que temos que ouvir de son de carro, bares, festas publicas e e festejos comemorativos como carnaval que temos que tolerar uma semana de festa e transtornos nas ruas e avenidas prejudicando nossas vidas e nosso direito de ir e vim, mutas veses liguei pra policia e nunca fui atendido. mas temos a promessa de jesus sair deste mundo. paz amigo jesus falou que se fosemos do mundo o mundo nos amariam

  8. COISA NOJENTA É TER QUE OUVIR FUNK A NOITE INTEIRA, GRITARIA, RUA FECHADA VIU MARCELO ALMEIDA. QUANDO TEM UM BANDO DESTES CARAS NA RUA NINGUÉM SAI PARA RECLAMAR, PORQUE ALI ROLA DROGAS, PROSTITUIÇÃO SE CHEGA A POLICIA VIRA CAMPO DE GUERRA, ALI SIM TEM MUITA GENTE QUE JÁ PUXOU CADEIA, MUITOS BATEM NOS PAIS E MOÇAS JOVENS COM FILHOS QUE NEM SABEM DE QUEM É, MAS QUEM É BOM PARA ENFRENTA-LOS, AI PERGUNTA QUAL A RELIGIÃO DELES, QUAL O DEUS DELES. VAMOS TODOS ENTÃO BAIXAR O SOM, PARAR DE FAZER BADERNAS QUE TAL? OU DEIXA A IGREJA SALVAR ALGUNS DELES… ME DIZ TEM IDEIA MELHOR?

  9. Péssimo exemplo, a biblia nos diz que devemos ser testemunhas do Deus Vivo, e o POVO que se diz CRISTÃO acha melhor escandalizar . . . .

    Em Mateus 5: …40 E se alguém quiser processar-te e tirar-te a túnica, deixa que leve também a capa.
    41Assim, se alguém te forçar a andar uma milha, vai com ele duas.
    42 Dá a quem te pedir e não te desvies de quem deseja que lhe emprestes algo. Ame os que o odeiam …

    Em Tiago 1:5-5 – E, se algum de vós tem falta de SABEDORIA, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

  10. Se os fatos são verdadeiros a polícia agiu correto, porém como eu queria conhecer esses valentes policiais aqui no centro do Rio, pois teria certeza que os bailes funks e os pagodes não durariam toda madrugada impedindo trabalhadores de durmir enquanto traficantes efetuam vendas toda madrugada, para pela manhã pagar os batalhões. Ainda terei o prazer de encontrar tais policiais. Muito valentes. E não digo da população que tudo o que faz é acobertar vagabundos, porque tem medo de abrir a boca. Quando seus filhos estão na maconha não é na boca que vão , mas vem bater na porta da igreja. Diz que me enganei. THL.

  11. Todos nós cidadãos devemos respeitar o direito do outro, independente de ter ou não uma religião. Os seres humanos são passíveis de erros, porisso existem as Leis, para que possamos ao menos tentar viver em um ambiente social agradável.

  12. … no culto que dirigimos o louvor leva uns 45 min e a vizinhança fica nas janelas cantando junto conosco, no dia que não tem ficam cobrando o culto, depende muito dos vizinhos, há vizinhos e mais vizinhos eis a questão na politica da boa vizinhança, os nossos são uma benção para nós!

  13. José Adérson sim, pois a instituição militar não olha cor ou classe social ou ainda cargos seletivos, onde lhe faltam com o desacato a ordem é imediata, quanto mais ser afrontado pelo pr. e duas crentes, mal contado, vizinho bom não se queixa e depois vai argumentar bancando de bonzinho, ou denuncia ou é bonzinho, mal contada, mas como já disse se culpados que paguem pelo erro, aqui não se trata de defender a ou b, mas sim a verdade e esta é mal contada ¨capitche¨ ÿou understand me¨

  14. …briga sem fim, o preconceito de lá para cá e daqui para lá só engessa a mente humana que não consegue viver com as diferenças de cultura e crenças e não promove o bem estar social entre os homens, suporto numa boa meus vizinhos pagodeiros todas as quintas,sextas e sábado até ao amanhecer, minha cota de perturbação é de 50 min + – , meus vizinhos são umas bençãos e me relaciono bem com todos…

    • Vizinho que gosta de som alto não pode ser uma “benção” são pessoas sem educação e sem noção de convivência social,perturbam o tempo todo obrigando os outros a ouvirem suas músicas de péssimo gosto como pagode e funk e isso não tem nada a ver com cultura; se fosse comigo chamaria a polícia para eles!dentro da minha casa tenho o meu sossego interrompido por eles. Lamentável.

  15. Fatos como este, são os que envergonham a classe evangélica. Mas, não sei o que é pior: se ocorrências como a matéria postada ou os comentário estúpidos de alguns que se dizem evangélicos, doutrinariamente mal formados, deformados por uma teologia esquisita, rasteira, diluída por infiltrações pagãs, conceitos que saem de seu modo particular e tendencioso da verdadeira e sã doutrina. Sim, se de fato a ocorrência está sendo bem publicada (ideal seria uma apurada averiguação), esse pretenso pastor e as distintas (in)fiéis não agiram de acordo com preceitos bíblicos que nos ensinam a respeitar e amar ao próximo. Costumo publica em minha páginas matérias releventes e edificantes (o que não é o caso desta), copiando (Ctrl C / Ctrl V), destacando os devidos créditos à fonte, inclusive com a página na web, justamente para não ter que repassar através de minha página o "Face" a troca de baboseiras e ofensas comentadas. Aff!

  16. Fico horrorizada com a interpretação da Bíblia por alguns evangélicos. Traduzem ao seu "bel prazer". Por isso tenho horror a religião, não me diz nada. Sou cristã e de muita fé. Não preciso de muletas e muito menos de intermediários que nem sabem o q estão falando.

  17. A questão infâme, é querer comparar A PREGAÇÃO DO EVANGELHO com festas mundanas. Eu não preciso responder pelo mundo já que Jesus veio para os que estão no pecado. Se fosse para Jesus ser empurrado goela abaixo do pecador, ele viria em forma de capsulas e não como ser humano. Sou eu quem tenho que dar exemplo para o mundo e não exigir que o mundo seja um exemplo para ser seguido por mim. Ora, inversão seria de valores, não acham?

  18. …minha mãe não acreditava que o homem havia ido à lua ,falta de conhecimento né … pois hoje o homem só não clona outro homem apartir de um pedacinho ,pois as leis proibe …

    salomão disse : tudo é vaidade ,tudo é vaidade …mário de andrade disse : basta o essencial !!!

    o perigo está no fanatismo (razão de muitas lutas ,divergências e contendas ) …muitos ficam “loucos” (pela bíblia ) mas não procuram saber como ,quando e por quem foi criada ,formada ,juntado os livros …não procuram discernir o que é parte de fé e simples história…não procurar discursar sobre as várias versões ,atualizações (e as muitas modificações segundo interesses)…O ROSTO DE CRISTO muitos quando encontrarem com êle se surpreenderão ,e dirão caramba você que é o cristo ??? pensei um rosto lindo …assim muitos se recusam aceitar que viemos dos primatas …e se no fim for a verdade …um só Deus & a idiotice ,entre nós e Deus existe uma escala grande (hierarquia ) de serafins ,anjos e arcanjos …E OS MAIS PRÓXIMOS DE DEUS ESTÁ POUCO ABAIXO NA HIERARQUIA !!!

  19. salomão disse : tudo é vaidade ,tudo é vaidade …mário de andrade disse : basta o essencial !!!

    o perigo está no fanatismo (razão de muitas lutas ,divergências e contendas ) …muitos ficam “loucos” (pela bíblia ) mas não procuram saber como ,quando e por quem foi criada ,formada ,juntado os livros …não procuram discernir o que é parte de fé e simples história…não procurar discursar sobre as várias versões ,atualizações (e as muitas modificações segundo interesses)…O ROSTO DE CRISTO muitos quando encontrarem com êle se surpreenderão ,e dirão caramba você que é o cristo ??? pensei um rosto lindo …assim muitos se recusam aceitar que viemos dos primatas …e se no fim for a verdade …um só Deus & a idiotice ,entre nós e Deus existe uma escala grande (hierarquia ) de serafins ,anjos e arcanjos …E OS MAIS PRÓXIMOS DE DEUS ESTÁ POUCO ABAIXO NA HIERARQUIA !!!

  20. Vou enviar uma foto minha para os católicos se ajoelharem sob ela e pedirem suas bençãos.

    Povo que se ajoelha ante o altar, ante estátua, ante padres. Beijam mão de padres, de freiras, bíblias, cruz, santinho, imagens, terço.

    Orações repetidas, que dá pena vê o padre marcelo, meio doente, se dirigindo em orações na tv vida.

    Tem o povo do Pará que se agarram numa corda, num roça roça um no outro, tudo sujo, tudo fedendo

    Eta povo fanático, e ainda dizem que são os evangelicos;

    Sim, cade que a polícia se importa com os sinos católicos, com igrejas que tocam de hora em hora?

  21. Pena que esses "vizinhos" não acionam a polícia quando nas madrugadas há carros em som altíssimo com músicas de funk, bailes e bares onde por trás estão os traficantes. Mesmo quando acionam a maioria das vezes eles nem aparecem. POR QUE SERÁ?????

  22. Só uns detalhes esqueceram "Ordem e decência".Seria bom os irmãos meditarem (Romanos 13:1-7):
    Na Cidade de São Paulo, para o período compreendido entre as 07h e 22h, o limite de ruído é de 80 db (decibéis), conforme o artigo 64, parágrafo único, inciso II, da Lei Municipal de São Paulo, nº 2651/2007.
    Há uma certa discussão quanto aos limites de ruído estabelecidos pelos municípios. Isso porque, a NBR 10.151 (Associação Brasileira de Normas Técnicas) fixa o limite de 55db. Assim, há aqueles que desejam que este seja o limite no período entre 07h e 22h, e não, aqueles estabelecidos pelos municípios (80db em São Paulo/SP).
    No aspecto penal, a poluição sonora também foi recepcionada pela Lei de Crimes Ambientais, tipificada no artigo 54.
    Tudo isso os Pastores podem aprender em ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA .Minha esposa aprendeu isso !

DEIXE UMA RESPOSTA