Um pastor evangélico vem causando bastante polêmica por praticar um ritual de purificação inusitado e tido como herege: lavar os pecados dos fiéis.
Em um vídeo que circula na internet, o pastor usa um pó claro – que pode ser sabão em pó ou qualquer outra substância de limpeza doméstica – e joga sobre sua cabeça, enquanto o fiel pecador é mantido abaixado, com a cabeça encostada em seu tórax.
Ao mesmo tempo, um auxiliar joga água sobre a cabeça do pastor, e a mistura do líquido com o pó desce pelo corpo do pastor e entra em contato com a cabeça do pecador, que é “lavado”.
O pastor que “lava pecados” faz o ritual repetidas vezes, enquanto a fila de fiéis observa e espera por sua oportunidade.
A Bíblia Sagrada não contém nenhum texto que corrobore a prática, e o gesto ainda se concretiza como uma afronta ao sacrifício redentor de Jesus na cruz do Calvário. O site latino Acontecer Cristiano destacou que o “suposto” pastor conduz um “ritual estranho” ao Evangelho.
“Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. ‘Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos’”, diz a passagem bíblica de Oséias 4:6, alertando para o surgimento de práticas contrárias à mensagem divina.
Assista ao vídeo do pastor que “lava pecados” dos fiéis: