Um pastor que protagoniza um reality show nos Estados Unidos justificou sua decisão afirmando que “onde quer que a Igreja evite ir, as trevas tendem a invadir”.
O pastor Rich Wilkerson Jr., líder da Vous Church, em Miami, Flórida (EUA), argumentou que seu uso de métodos pouco ortodoxos para o evangelismo é uma estratégia que visa levar a mensagem de Salvação onde os pregadores convencionais não vão.
Wilkerson Jr., que celebrou o casamento de Kim Kardashian e Kanye West em 2014, disse ao portal The Christian Post que plataformas como reality shows e mídias sociais são “ferramentas” que, quando colocadas nas mãos das pessoas certas, podem ser uma estratégia eficaz para o ministério.
“Não acho que as pessoas de fé devam fugir dessas plataformas; acho que devemos usar todos os meios para divulgar o Evangelho. Eu acho que a mídia social é uma ótima plataforma e Jesus deve estar na linha de frente tanto na mídia social quanto na TV. Por que eu não estaria usando todas as oportunidades possíveis para espalhar a Palavra?”, questionou.
O reality show protagonizado pelo pastor e sua esposa, DawnCheré, é chamado Rich in Faith (um trocadilho com o nome do pastor e que pode ser traduzido como “Rico na Fé”), e vem sendo exibido no canal Oxygen, como uma narrativa de sua vida e ministério.
Segundo Wilkerson, o programa foi um “enorme abridor de portas”: “A TV não é conhecida por conteúdo saudável e cheio de vida”, pontuou. “É conhecida pelo entretenimento obscuro e de menor denominador comum, mas as pessoas estão assistindo, então nós vimos isso como uma tremenda oportunidade”, acrescentou, revelando que sua rotina oposta à das celebridades chamou atenção da audiência.
“Somos bons em criticar coisas assim, mas nunca mudaremos o mundo se não quisermos envolvê-lo. Acho que Jesus teria mídias sociais e se envolveria com a cultura e usaria isso para espalhe Sua Palavra”, reiterou o pastor.
A motivação, segundo Wilkerson Jr, é cumprir o “Ide” ordenado por Jesus: “Eu quero ter certeza de que sou parte de uma igreja que está criando um lugar para as pessoas virem e ouvirem a mensagem, e se não formos cuidadosos, podemos criar círculos que são difíceis de entender. É importante crie lugares seguros para as pessoas ouvirem quem é Jesus”.
Assista ao trailer da primeira temporada do reality show: