Uma mulher revelou recentemente, durante um encontro realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, para se discutir os direitos de pessoas portadoras do vírus HIV, pois um pastor se recusou a realizar seu casamento pelo fato de ela ser soropositivo.
De acordo com a mulher, que não teve seu nome revelado, o incidente aconteceu na cidade de Higuey, província de La Altagracia, no extremo leste da República Dominicana, onde ela nasceu e reside.
– Eu tinha uma relação formal com um homem que não era soropositivo, sou dessa igreja há muito tempo e quando pedi ao pastor que nos casasse em sua igreja ele me disse que não, pois pessoas com HIV devem se casar com outra pessoa com essa mesma condição – afirmou Miledys Aquino (nome fictício), segundo a Agência EFE.
Esse testemunho faz parte de uma série de relatos de discriminações denunciados ao longo do “Diálogo Nacional Sobre HIV e Direitos”, evento promovido no país pelo Conselho Nacional de HIV e AIDS (Conavihsida) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Dados oficiais da República Dominicana revelam que existem no país entre 60.000 a 75.000 pessoas portadoras vírus HIV.
Por Dan Martins, para o Gospel+