Expressar posições teológicas atualmente, no Brasil, com declarações que contrariam a visão doutrinária de outras religiões, tem sido motivo de perseguição contra algumas lideranças evangélicas, como o pastor Yago Martins, que foi alvo de um processo judicial por suposto “racismo religioso”.
Tudo aconteceu no ano passado, quando o criador do canal Dois Dedos de Teologia, no YouTube, endossou o mesmo entendimento já exposto pelo Pastor Jack, da Igreja Vintage, situada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Naquela ocasião, durante uma pregação, Jack afirmou que “religiões afros são satânicas. Budismo: demoníaco. Islamismo: demoníaco. Entenda você que está aqui: os demônios sempre farão promessas para você. Os demônios fazem promessas”.
Antes disso, porém, ainda no mesmo ano, o também pastor Aijalon Heleno Berto Florêncio, do ministério Dunamis de Pernambuco, já havia sido condenado à prisão por suposto “racismo religioso” ao fazer declarações semelhantes, ligando símbolos das religiões de matriz africana ao culto a demônios.
Yago Martins, por sua vez, publicou em outubro passado, portanto, após os casos citados acima, que “qualquer religião que não seja a cristã é falsa”, e que “todo sacrifício feito a outros deuses é feito a demônios.”
“No islamismo, adoram demônios. No candomblé, adoram demônios. Na umbanda, adoram demônios. Se todo pastor for ser preso por pregar o que diz a Bíblia, que nos prendam todos”, endossou o pastor Yago.
Vitória judicial
Por causa da postagem feita por Yago, o líder evangélico acabou sendo processado por suposto “racismo religioso”. Felizmente, porém, o pastor usou as redes sociais para comunicar que obteve vitória judicial. Ao menos neste caso, portanto, a liberdade religiosa foi devidamente preservada.
“Fui denunciado ao Ministério Público por esta postagem, e por isto recebi um ofício da Procuradoria da República com acusação de racismo religioso (1 a 3 anos de prisão). Agora o caso foi arquivado. Oneraram o Estado para tentar constranger pastor na internet, e em vão”, informou Yago.
https://twitter.com/doisdedosdeteo/status/1758240266459160604