Após banir Deus de seus sermões, pastora se declara ateia e vira alvo de processo eclesiástico

5

A pastora Gretta Vosper, dirigente da West Hill United Church, em Toronto, Canadá, revelou-se ateia em 2013, e agora, um processo eclesiástico poderá pôr fim à sua carreira religiosa.

Gretta revelou que sua apostasia começou há 15 anos, quando resolveu remover as menções à Bíblia de seus sermões. Depois, resolveu banir as referências a Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo e todos os seres espirituais mencionados na Bíblia.

Há três anos, ela chegou ao ápice de sua falta de fé. De acordo com informações da BBC, sua decisão de anunciar-se ateia veio depois que ela soube que um grupo de mais de 80 blogueiros de Bangladesh estava sob ameaça de extremistas islâmicos.

A revelação de seu ateísmo, no entanto, causou enorme rebuliço na comunidade cristã local: outros representantes passaram a acusá-la de distorcer a função da religião e questionar sua legitimidade para seguir à frente de uma congregação da Igreja Unida do Canadá.


“Não esperava tamanho impacto, mas não me arrependo de nada do que disse. Tanto Deus quanto a religião são hoje usados por grupos privilegiados, interessados apenas em manter seu status opressor. Eu não quero fazer parte disso”, defende-se.

Agora, um processo eclesiástico poderá terminar com a excomunhão da pastora, levando-a a encerrar sua controversa jornada como ateia à frente de uma igreja. A reportagem da BBC constatou que durante as reuniões comandadas por Gretta no templo da igreja, a palavra amor foi ouvida 43 vezes, mas Deus não foi lembrado uma única vez.

“Não vejo qualquer evidência de que Deus exista, especialmente aquela figura benevolente que tem tudo sob seu controle”, disse ela, que acrescentou dizendo que Deus, talvez, seja apenas uma metáfora sobre as relações que estabelecemos com o mundo. “Com tantas coisas ruins à nossa volta, não posso aceitar o argumento de que qualquer acontecimento é parte da vontade de Deus”.

A postura da pastora, no entanto, também não é unanimidade entre os membros, que criticam suas convicções e decisões congregacionais baseadas em sua falta de fé: “O mais grave é que sequer nossa congregação foi ouvida. A hierarquia mais alta da igreja quer impor seus conceitos sem nenhum diálogo. Vamos organizar protestos até que nós sejamos ouvidos”, comentou o aposentado Steve Watson.


5 COMENTÁRIOS

    • Sua ingenuidade te leva a crer que Malafaia nasceu de novo? Feliciano nasceu de novo? Bolsonaro, recém batizado, nasceu de novo? Marcos Pereira, o comedor de ovelhas, nasceu de novo? A onça jamais perde as suas pintas. A maldade cristã é eterna. Quer conhecer o coração de uma pessoa? dê poder a ela.

  1. Estes são s frutos de lutero., são milhares de seitas trombando se entre. Si ., e se degradando.,
    A cada dia ., quer exemplo faça umavidita no Brás ., tem seitas e mendigas gospel , para encher a sacola ., ou se preferir ligue neste momento sua televisão ., ah mais não esqueça de pegar peseldos e caneta pra anotar as inumerasvontas bancárias que os mercenarios citam em minuto e minuto ., Lamentavel a direção que as seitas estão tomando mundo afora .,

    • Isso é verdade na atual conjuntura social. Mas a igreja católica já deu sua contribuição com seus crimes e escândalos sexuais. A Inquisição e os casos de pedofilia são exemplos disso.

  2. Bom dia ! A paz do Senhor Jesus seja sempre sobre todos nós. Como os países nórdicos são de população, em sua maioria constituída por religiosos, especificamente por evangélicos, nascidos em berços de famílias com hábitos reverenciais a Deus, na defesa da moral cristã, as crianças recebem o que entendem como religião como um comportamento cultural a ser repetido. O mesmo acontece com os filhos de católicos no Brasil, fenômeno esse já observado nas famílias evangélicas em franco ritmo de crescimento no país. Um novo nascimento, como mandamento imposto por Jesus a Nicodemos e a todos nós, sendo essa a marca do cristão, provavelmente está ainda por acontecer com essa pastora, com padres, com pessoas dentro das igrejas que falam daquilo que não sabem. Deus não instituiu advogados para Sua defesa aqui na terra. Ainda há tempo para todos, uma vez que o evangelho continua a ser pregado por todos os lados. Nós que pretensiosamente nos achamos de pé, cuidemos pra que não venhamos a cair.

  3. concordo plenamente contigo Sr Joel Cardoso, Indica que há muitos Lobos com pele de cordeiro em nosso meio por isso temos que ser como os Beranos e examinar cada pregação e explanação da palavra de Deus!!!!!
    e reforço um pensamento meu: ” quem teve um verdadeiro encontro com Jesus jamais devia de sua Presença!”

  4. pior que isso e ver igrejas catolicas fazendo seus cultos num puro ritual religioso sem nem pregar jesus na sua essencia. se o papa disser vamos adorar um bezerro navamentes vcs darao as costas pra DEUS eo adoraram.

DEIXE UMA RESPOSTA