Pastores evangélicos usam psicanálise para cativar fiéis e aumentar o rebanho, afirma jornalista

44

Em um artigo publicado na Revista Cult, a jornalista Amanda Massuela comentou sobre o uso de técnicas da psicanálise por pastores evangélicos para cativar os fiéis de forma a, segundo ela, “aumentar o rebando e o dízimo”. A jornalista comenta no texto sobre um grande aumento no número de pastores que usam o estudo das teorias de Sigmund Freud nos púlpitos das igrejas.

Usando como exemplo a Igreja Universal, Massuela afirma que muitos pastores costumam abordar em suas pregações temas contemporâneos, e comumente associados a tratamentos psicoterápicos, psicanalíticos ou mesmo psiquiátricos: como o medo e a síndrome do pânico.

Citando o psicanalista Wellington Zangari, ela afirma que a estratégia das igrejas neopentecostais e de seus pastores tem sido a da assimilação, reinterpretação e incorporação dos diversos discursos presentes na cultura.

– Grande parte das igrejas neopentecostais se pretende especializada no cuidado de três conhecidos ‘problemas’ humanos: a saúde, o amor e o dinheiro – afirma o psicanalista, que é doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo e vice-coordenador do Laboratório de Psicologia Social da Religião do Instituto de Psicologia da USP.


– Para alguns pastores, não importa se existem médicos, psicólogos e outros profissionais de saúde para lidar com questões de doença. Há sempre uma interpretação bíblica para oferecer e vender saúde – completa.

Segundo a jornalista, por não se tratar de uma profissão regulamentada, muitos pastores procuram entidades como a Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil, que oferecem cursos livres a qualquer interessado.

O pastor Izilmar Finco, formado recentemente pela entidade, explica a procura de pastores pela psicanálise afirmando que se um religioso deseja desenvolver um bom ministério pastoral, ele precisa acumular uma série de conhecimentos, além da teologia.

– Claro que a área da psique é uma delas. O pastor precisa se conhecer bem e saber como conhecer o outro. Uma abordagem correta do problema é o primeiro passo para ajudar a encontrar a solução e a cura – afirma o pastor, explicando que com o auxílio da psicanálise ele não atribui tudo a questões espirituais.

Porém, o uso de tais estudos com objetivos pastorais não é bem visto por todos os evangélicos. O pastor Gildásio dos Reis, da Igreja Presbiteriana do Parque São Domingos, em São Paulo, e docente no Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, afirma que teologia e psicanálise partem de pressupostos completamente diferentes. Reis afirma não acreditar ser honesto um pastor evangélico “atender pacientes utilizando acriticamente uma técnica que diverge sob muitos aspectos da fé cristã”.

Entre os psicanalistas, também há controvérsias sobre sua aplicação por pastores. Sérgio Laia, analista membro da Escola Brasileira de Psicanálise e professor do curso de Psicologia da FUMEC, em Belo Horizonte, afirma que há um problema conceitual na aliança entre a prática da psicanálise e o trabalho pastoral.

– A perspectiva de Freud era a de que a religião está para a civilização assim como a neurose está para o indivíduo. É dessa forma que a psicanálise lida com a religião; e uma pessoa que pratica uma atividade religiosa dificilmente aceitaria esse tipo de definição – explica Laia.

Apesar das divergências, já existem entidades, como a Faculdade Gospel, que oferecem cursos como “psicanálise clínica pastoral” e “psicanálise cristã”.

Doryedson Cintra, professor de psicanálise da Sociedade Contemporânea de Psicanálise (SCOPSI), também critica o uso das teorias de Freud por pastores e afirma que as religiões evangélicas estão praticando uma psicanálise selvagem, que ele classifica como uma espécie de chantagem terapêutica.

– Os pastores sabem que há algo na vida de cada indivíduo que inspira o medo e o terror. Só não sabem o quê. Com a apologia ao medo, eles incitam os membros a ponto de despertarem um comportamento histriônico, uma espécie de teatralidade muito comum nos casos de possessão – afirma.


44 COMENTÁRIOS

  1. Olha a gente tem é que rir desses caras ha ha ha ha ha ha
    Os pastores da universal mal terminaram o 1º grau em sua maioria.
    nem estudos direito eles tem.

    e me vem um dizer que eles fazem cursos de psicanalise ha ha ha ha ha ha ha ah aha ha haa

    Vai ser mal informado assim la no sei a onde.

      • O jose carvalho me explica a onde que pregar para pessoas de varias religiões, em um mesmo lugar e ecumenismo?

        ecumenismo, e quando vários lideres usam o mesmo púlpito, para cada um dar sua opinião.
        O apostolo paulo quando chegou a um certo lugar, onde existia vários altares, e um escrito ao DEUS desconhecido, e o apostolo paulo pregou para lideres, de todas as religiões ali.
        Então paulo foi ecumênico?
        ¶ E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;
        Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
        O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
        Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
        E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
        Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
        Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
        Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens

        Atos 17:22-29

        • CEZAR
          Agora nem que venhas acompanhado de um anjo de luz, qualquer coisa que diga é verdade, ora juntar a convite, deixa de ser safado, desde quando padres vão ir para ouvir o macedo pregar.

          • desde quando você busca a DEUS, seja padres, seja pai de santo, seja muçulmano, seja espirita não importa JESUS morreu por todos.
            e todos tem sua chance.
            PROCURE LER NA BÍBLIA A RESPEITO DO REI CHAMADO MANASSES.
            Ai talvez você passe a entender o que é misericórdia de DEUS.
            agora sinceramente parece que o ranço da poeirinha esta te pegando.
            cuidado!!!

          • CEZAR
            Não seja tolo, pisou na bola, ecumenismo não tem vez e desculpas esfarrapadas só deixam mais claro que vc. foi idiotizado por Macedo, ou então é pago para defender o indefensável.

  2. aqui o instrumento de manipulação,

    é a teologia da prosperidade – PROMESSA de riqueza FÁCIL kkkkk ” quem não prega tal doutrina é trouxa ou idiota.”(mala$$cheia)

    JUNTANDO a ganancia dos pa$$tores nos $$$ dos incautos.rsrsrsrs

  3. Não adianta ter varios canudos se não tem vocação,mais também não vejo problema algum estudar filosofia,teologia.etc…mais repito se não tem vocação não adianta nada disso.

      • Não há problema algum,ta certo ele.paulo era uma pessoa vocacionada e as pessoas vocacionadas fazem de tudo para pregar o evangelho,nos dias de hoje paulo com certeza iria se enbrenhar no carnaval para pregar o evangelho,ele iria tambem para aparecida do norte e pregar pra quele povo que o deus que eles serve é invisível e que somente jesus pode interceder por eles e não maria e nem algum morto que os católicos chama de santo,também ele usaria a mídia para falar ao povo que casamento so existe de fato entre homem e mulher e se eu fosse escrever aqui tudo que paulo pregoaria eu tenho para mim que ia ficar aqui dias e dias escrevendo.
        seu José pelo pouco conhecimento que tenho da bíblia espero ter te respondido.

  4. Em apropriações totalmente indevidas de teorias psicanalíticas, os vendilhões do Templo vão enriquecendo através da exploração dos mais fracos e desassistidos da sociedade.

    É um fato, sociológica e antropológicamente estabelecido, que fanatismos religiosos, como esses ligados ao pentecostalismo, só vicejam em sociedades onde o Estado é incapaz de atender plenamente às demandas por saúde, emprego, salário e educação.

    • Olha, achar ou pensar, e afirmar que esse movimento religioso, e misigenado é composto somente de pessoas desinformadas, analfabetos, e semi-analfabetos , é desconhecer a verdade que permeia esse seguimento.
      Tem muita gente de alto nivel cultural comendo nas mãos desses pseudos ministros de Deus.Mais cada um por um motivo, e interesse pessoal. E com isso doam alto, fazendo a gloria material dos investidores da fé alheia.

  5. Preconceito dessa jornalista e de todos que pensam igual a ela.

    Freud, com todo o respeito, veio depois de Cristo.

    Ora, o maior de todos os psícólogos, na essência da palavra, foi Cristo.

    Cristo sugere ao homem que se contente com o que possui, sugere que a ansiedade não conduz a nada e nem altera a vida futura de ninguém, Cristo sempre perdoou a quem o procurou mesmo que o tema não fosse o perdão mas sim cura, Cristo ensinou as pessoas se desgarrar das coisas materiais, Cristo ensinou aos pobres de espírito que eles possuíam algo especial que os demais humanos não viam, Cristo lançou perdão à toda humanidade em face de sua crucificação, Cristo tratou bem Pedro(soberbo/assassino), Judas(ladrão/traidor), Tomé(descrente).

    A igreja católica põe seus padres para escutar os pecados dos fiéis, depois sugere meios de se livrar da culpa, há anos, mas somente os evangélicos ficaram na mira dessa jornalista míope?

    Parar por aqui mesmo,

  6. Assim é o mundo sempre agindo para desfavorecer a fé,para os que estão no inicio caiam e quem se interesse desanime, assim é o mundo,assim é a falta do Espirito Santo. A psicanalise,assim como todo estudo da psicologia é muito relativo, pode até ser usado mas não tem base,logo é equivoco comprovar sua eficácia e convencer que seja isto que mantem milhoes de fieis. Assim não existiria psicologos frequetando igrejas como Assembleia,Iurd,internacional da Graça…Enfim fala,fala e ela não diz nada.

        • Concordo com vc José.E as pessoas que veem na obra de Deus sempre com o mal ,deve-se lembrar “São os olhos a lâmpada do corpo.Se os teus olhos forem bons,todo o teu corpo será luminoso; se porém,os teus olhos forem maus,todo o teu corpo estará em trevas,que grandes trevas serão! ” fica dica para eles.

      • Cesarr7, esse tipo de questionario, e debate que você trava com outros postantes nesse site, , não trás nenhuma edificação, pra ninguém. Quem sabe eu não tenha gerado, apesar de pregar sempre que tenho oportunidade.
        No teu caso por exemplo, pelo grau de conversão, e espiritualidade demonstrado aqui, tomara que também não tenha gerado nada.Para não ser mais um defensor da mentira denominacional, e do falso evangelho.Ai, me faça um favor.Se não for para estar-mos unidos pela verdade sem dolo, não me dirija mais nenhum comentario.O primeito já foi sem noção, coisa de crente denominacionista, imaginem os outros que virão?

  7. A palavra de Deus , manda que fujamos deles; digo dos lobos devoradores.Mas essa multidão de crentes não lê biblia, nem tem discernimento,, ai vira isso que estamos vendo.Uma massa de manobra, bem articulada para enriquecer os espertalhões, e servir de pressão eleitoral para que os espertalhões, elejam candidatos, de acordo com o interesse de cada um.

    • Você quer o que? Todos são advindos do catolicismo, que nunca estimulou a leitura da bíblia, que é a igreja mais rica do mundo, aí vão mudar de um dia para o outro? Tenha calma, mudarão, mas antes tem que mudar a raiz, qual seja a tua igreja católica.

  8. ja vi muitos sermoes e louvores que lembram mais uma palestra motivacional do que uma mensagem biblica a igreja deve se cuidar com as influencias do mundo hoje em dia a unica coisa que as escolas falam aos jovens e estudar ter um bom emprego ”ser alguem na vida etc.. frequentemente se ouve frases como ”sem estudo voce nao e nada” ou outras sandices isso faz as pessoas terem uma visao muito materialista e superficial da vida e a cultura carreirista importada de outros paises onde o deus das pessoas e o dinheiro isso tem muito o que ver com o deterioro moral que a sociedade esta vivendo as igrejas que imitam essas coisas sofrem com a mesma coisa.

  9. Gente,
    O que eu vou dizer, talvez, irrite alguns, mas é o que observei e aprendi congregando em igrejas. Desta experiência, um entendimento me veio ao coração. O pastor pode usar psicologia, pode usar técnicas motivacionais, mas o que mais convence as plateias ouvintes, são os testemunhos!
    Conversando com meu vizinho e sabendo de sua vida, outrora muito sofrida, a margem da lei, mesmo, e sabendo de sua transformação real, perguntei a ele se alguma vez tinha dado seu testemunho em rádios e TV. Prontamente, me respondeu, “nunca dei meu testemunho, acho que não criaria impacto, olha a minha cor?” Fiquei chocada, mas como, vc mesmo se auto descrimina em não contar como Deus mudou a sua vida! Ele disse, “eu sou realista, achariam normal eu ter passado pelo que passei, e ainda ficarão em dúvida se mudei mesmo!”

    Depois de ouvir esta explicação, sabendo da linda história de superação de seu autor, comecei a observar como e quem eram os protagonistas dos testemunhos. Percebi que, em meio a escolhas, ajustes e aparências, haviam testemunhos sendo selecionados. Foi aí que tomei uma posição. Sou contra testemunhar na mídia! Não concordo com os testemunheiros, quase, profissionais, pois podem manipular, ou estar sendo massa de manobra de seus indutores.

    Concordo plenamente, que devemos transmitir a outros as bênçãos que temos recebido de Deus, mas sem exaltação, e sim, como forma de agradecimento. Com simplicidade, com amor, e com o único intuito de animar e provocar fé em quem nos ouve! Pode ser na rua, na casa, no trabalho e na vida, simplesmente vivendo, sem mega produção, ensaio ou ajustes.
    Este foi o meu entendimento.

    • Deve compartilhar na igreja sim oque Deus fez na nossa vida,este teu vizinho é um medroso e tímido e ainda tem preconceito de si mesmo,este teu vizinho me causou nojo,é o chamado crente morno.

    • Muito bom comentário Mary. Eu concordo com vc totalmente. Uma vez que faça-se um filtro em que testemunho deva ou não ser publicado, fica evidente a prática da manipulação e do sensasionalismo – instrumentos usados de má fé.
      Outra tática muito utilizada por charlatões de plantão são os testemunhos contratados (dos testemunheiros) que floreiam e dramatizam situações para fortalecer os ouvintes e dar respaldo as suas experiências. A maioria não passa de emocionalismo barato para convencer incaltos.

  10. Psicanálise, só? É usada a mais pura lavagem cerebral que existe!

    A chantagem é a principal para “ganhar” o reino do céu! Não importa seu passado! 10% de sua renda limpa sua ficha!

    Temas motivacionais, empreendedores, sociais entre outros confeitam o bolo. Deus que é bom, nada!

    • E pensar que, há alguns séculos, Lutero combateu essa mesma prática, criando essa corja de exploradores da fé alheia. E as ovelhas gostam dessa situação. Eu diria que é falta de autoestima.

      .

      • O homem sempre foi dotado de baixa estima.

        Quando enche a cabeça de cachaça, quando usa drogas ilícitas, quando compra sem necessitar, quando coloca tatuagens, quando vai pro estádio gritar que morre pelo um time, quando o brasil perdeu de 7×1, quando come muito chocolate, quando come muito ate ficar obeso e depois morrer, quando pratica muito sexo, quando escuta música em alto som e destrói os ouvidos, quando passa a noite toda sem dormir somente balançando o corpo num processo se mostragem de si próprio, quando, quando, quando, quando, aí acha que doido são apenas os de cima?

        Nesses que citei acima, você se enquadra em quais? Quer dizer, qual você não se enquadra?

        Aí quer ser psicanalista em comportamento no âmbito religioso, meu caro?

DEIXE UMA RESPOSTA