Pesquisa mostra Igreja e Forças Armadas como instituições mais confiáveis para brasileiros

11

Uma nova pesquisa sobre a confiança dos brasileiros nas instituições apontou que as igrejas gozam de prestígio junto à população, até mais do que a própria Justiça. Os dados foram obtidos pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), através da 129ª edição da pesquisa, realizada pelo instituto MDA.

Dentre os 2.002 entrevistados, 54,7% disseram confiar nas igrejas, colocando as denominações religiosas cristãs no topo da lista; enquanto 17% colocaram sua confiança nas Forças Armadas, o que dá aos militares o segundo lugar; e 7,6% na Justiça, em terceiro.

De acordo com informações do Jornal Opção, todas as cinco regiões do país foram pesquisadas, com levantamentos realizados em 24 estados e 136 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, o que elimina a possibilidade de empate nas primeiras colocações. A confiabilidade das respostas é de 95%, e o MDA fez auditoria em 20% da amostra.

A instituição que aparece em quarto lugar foi a Polícia, apontada por 5,9% dos entrevistados, e seguida da imprensa, em quinto lugar, que recebe a confiança de 4,5%.


Confira a avaliação de confiança de cada instituição, de acordo com o relatório da pesquisa:

Igreja
50,8% confiam sempre; 19,4% confia na maioria das vezes; 13,8% confia poucas vezes; 14,6% não confiam nunca e 1,4% não sabe ou não respondeu.

Forças Armadas
26,1% confiam sempre; 24,2% confiam na maioria das vezes; 26,6% não confiam nunca; 20,3% não confiam nunca; 2,8% não sabe ou não respondeu.

Justiça
37% confiam poucas vezes; 27,5% não confiam nunca; 20,1% confiam na maioria das vezes; 14,2% confiam sempre; e 1,2% não sabe ou não respondeu.

Polícia
38,7% confiam poucas vezes; 28,6% não confiam nunca; 21% confiam na maioria das vezes; 10,7% confiam sempre; e 1% não sabe ou não respondeu.

Imprensa
32% confiam poucas vezes; 26,1% não confiam nunca; 24,3% confiam na maioria das vezes; 16,1% confiam sempre e 1,5% não sabe ou não respondeu.

Congresso Nacional
55% não confiam nunca; 31,2% confiam poucas vezes; 6,9% confiam na maioria das vezes; 3,2% confiam sempre; e 3,7 não sabe ou não respondeu.

Governo
61,1% não confia nunca; 27% confia poucas vezes; 6,2% confia na maioria das vezes; 4,1% confiam sempre; e 1,6 não sabe ou não respondeu.

2015-10-28 (1)

2018

Dentre outros assuntos, a pesquisa questionou aos entrevistados em quem eles votariam para presidente caso uma nova eleição fosse realizada agora.

O segundo colocado em 2014, senador Aécio Neves (PSDB), lidera as intenções de voto, seguido por Lula (PT) e Marina Silva (Rede). Veja infográfico:

2015-10-28 (2)

Para acessar o conteúdo completo da pesquisa, clique neste link.


11 COMENTÁRIOS

  1. …JA TIRARAM DAS CAIXAS PRINCIPAIS A REUNIAO DA DILMA COM OS PASTORES PELO INPOSTO?

    EM MENOS DE 5 HORAS?

    VEIII…A EQUIPE MUDOU OU DECIDIU TRABALHAR DE VERDADE EM FAVOR DE HONRAR A DEUS COM UMA MATERIA DESSA?

    RESTA SABER SE O FUCINHO DA MONICASSASSINA VAI PASSAR O RESTO DA SEMANA NO QUADRINHO!

    CES NAO ARRANJAR MATERIA DE VIADO E BULAXERA NAO NE?

    NOS POUPEM!

  2. A Igreja tem o maior e melhor trabalho social do planeta. Muitos boçais da vida, (os mesmos que sempre entram aqui para criticar evangélicos), que zombam por darmos dízimos e ofertas na igreja, como se gastar com prostituta, jogos, drogas, álcool e outras bolotas da vida, fosse motivo de orgulho. Bem, retornando ao assunto, a igreja tem um grande trabalho de Ação Social e também de formação profissional. Além de casas de recuperação de drogados, alcoólatras, mendigos, meninos de rua, abrigo de velhinhos e lar de crianças, sustentados pelos próprios membros da igreja (SEM AJUDA DO GOVERNO), além de distribuição de cestas básicas em comunidades carentes, sopão para moradores de rua, além de distribuição de roupas, cobertores e agasalhos, ainda tem um dia em que os profissionais membros da própria igreja fazem mutirão para cortar cabelo, apoio jurídico, consulta, medir pressão e dentista. Agora, tenta explicar isso para um incrédulo que não entende a própria mensagem da Bíblia vai entender você explicando? ou mesmo compreender, mesmo vendo? Se a igreja dependesse do governo, ai sim estaria corrompida.

        • Não lucianta to aqui , antes passei nas seitas protestantes para pagar dízimos para os deputados pastorecos fazer campanhas políticas .,.

          Tem que ajudar né fi., se não a gente não vai pro céu., kkkkk

          Ah e comprei a Bíblia da vitória financeira do malandriafaia a 900,00 reais.,kkk

          É uma tar de benção , que estava em promoção., kkkk tem que aproveitar né …

          Aliais era a benção da prosperidade ., kkkkkk

          Deixar eu ir agora no atemorize duque lá tem promoção de benção hoje ., borá lá.,

  3. VEJA QUE COISA, EIS QUE A VERDADE APARECE, ENQUANTO ATEUS E GAYS DO SITE FALAM MAL DA IGREJA E SEUS PASTORES, A POPULAÇÃO HETERA E GERADORA DE EMPREGOS E IMPOSTOS DIZ, É UMA DAS INSTITUIÇÕES MAIS CONFIAVEIS DO PAIS.
    KKKKKK QUERO VER A JANETE SANDRO ALEX MAURO POEIRINHA WANDERLEI VAMPIRO HORROROSO POSTAREM AGORA DIZENDO QUE PERTO DE 160 MILHÕES DE BRASILEIROS SÃO BURROS

    • Clamando!!!
      Velhote esclerosado! Certamente, quando responderam a pesquisa, as pessoas lembraram de igrejas mais confiáveis, tipo; Presbiteriana, Batista tradicional… ou seja, igrejas históricas, pois, as pentecostais, neopentecostais e assemelhadas não gozam de conceito nenhum junto às pessoas que possuem um mínimo de cultura bíblica.
      E, se a pesquisa perguntasse, qual a categoria de profissionais mais confiáveis, certamente, pastores e políticos disputariam o último lugar.

  4. Olavo de Carvalho para o Diário do Comércio em 15 de outubro de 2015:

    Descrédito geral

    Com exceção das igrejas, praticamente todas as demais instituições nacionais tiveram desempenhos tão baixos que não há exagero nenhum em dizer que perderam por completo a confiança do povo

    A pesquisa buscou averiguar, com uma amostragem significativa colhida em várias regiões do país, quais as instituições em que o povo brasileiro mais e menos confia: igrejas, partidos políticos, governo, mídia etc. É uma pergunta temível, que anuncia choro e ranger de dentes.

    Entre mortos e feridos, a principal vítima foram as Forças Armadas. Semanas atrás, afirmei que, tendo sido por décadas a instituição exibida em todas as pesquisas como a mais confiável do país, elas logo perderiam esse estatuto e rastejariam na lama do descrédito junto com a mídia e os políticos.

    O motivo que me levou a esse prognóstico sombrio foi a longa série de hesitações, embromações e desconversas pomposas com que os militares responderam ao clamor de seus admiradores devotos por uma “intervenção militar” supostamente salvadora.

    A sucessão de vexames entremeados de ostentações de patriotismo histriônico, que teve um ponto alto no ridículo desfile de Sete de
    Setembro em recinto fechado, chegou ao auge no show de puxassaquismo e concordância ideológica oferecido pelos comandantes das três armas ao representante do Foro de São Paulo, Aldo Rebelo.

    Pois bem, a previsão já estava se cumprindo quando foi anunciada. A pesquisa, de julho, mas só publicada agora, revela que o nível de confiança popular nas Forças Armadas baixou dos antigos 50 e tantos por cento para 15,5 por cento. Merecidamente.

  5. Igreja católica e protestantes tradicionais , não as seitas que surrupiam o dízimos do povao para bancar mansões , empresas, artistas.,jatinhos e os pastorecos mercenarios da fé que vendem badulaques e unções.,bíblias da vitória financeira etc., estas estão fora da pesquisas.,

  6. Chegaram na verdade vamos fazer um grande movimento a respeito desta matéria,estão de parabéns!

    (FORÇAS ARMADAS JÁ E IGREJAS PROSTESTANTES TRADICIONAIS)

    Porque na verdade se este sistema de governo continuar, sempre seguirá a corrupção pois não queremos mais partido nenhum na nossa nação!

  7. estaria falando
    dos confiavéis kkkkk
    cunha$$$
    ma$$edão
    de malafaia$$
    de felicianu$$
    e outros impa$$tores?????kkkk
    se for ??? aí fufufufufu deUU !!!!!

    duvido e ô dô!!!!! kkkkkk

DEIXE UMA RESPOSTA