Pesquisadores afirmam que a Bíblia não restringe o casamento apenas a casais heterossexuais e causam polêmica

37

A interpretação tradicional de que o casamento bíblico é estritamente para casais heterossexuais está sendo questionada por um grupo de estudiosos do Estado norte-americano de Iowa.

Um artigo publicado pelo grupo num jornal local diz que a Bíblia não restringe o casamento à união entre um homem e uma mulher. Os pesquisadores Hector Avalos, Robert R. Cargill e Kenneth Atkinson, responsáveis pelo artigo, são professores nas faculdades Iowa State University, University of Iowa e University of Northern Iowa, respectivamente.

Um trecho do texto diz que “o debate sobre a igualdade no casamento muitas vezes é centrado num apelo à Bíblia”,e segundo os autores, “infelizmente, tais apelos, muitas vezes refletem uma falta de conhecimento bíblico por parte daqueles que usam esse complexo conjunto de textos como uma autoridade para definir a política social moderna”.

Os pesquisadores afirmam que a definição bíblica de casamento pode ser confusa e até contraditória, e que o principal exemplo dessa possibilidade é a postura defendida pela Bíblia no Velho Testamento a respeito da poligamia, prática adotada por Abraão, Davi e Salomão, entre outros.


Avalos, Cargill e Atkinson defendem a ideia de que a Bíblia não menciona apenas a monogamia tradicional como opção, mas também a castração autoinfringida, o celibato, e até o casamento de vítimas de estupro com seus abusadores.

O professor Cargill disse numa entrevista ao Huffington Post que a proposta do artigo de questionamento a respeito do casamento tradicional é que ele seja uma “resposta educada” para a afirmação de que a Bíblia restringe a união de pessoas a casais hetero.

Segundo o professor, “é óbvio para os estudiosos, e até alguns líderes religiosos, que a Bíblia defende uma ampla gama de relacionamentos”. Cargill observou, no entanto, que os pesquisadores estão ‘aterrorizados’ com o potencial de reação que essa afirmação causar, mas que mesmo assim, sua constatação é de que o “argumento contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo é totalmente insustentável na Bíblia”.

“Nós todos sabemos disso, mas muito poucos estudiosos estão falando sobre isso, porque eles não querem polêmica”, disse. “A maioria das pessoas não são idiotas, eles querem tomar uma decisão informada”, concluiu.

Diversos veículos de imprensa nos Estados Unidos e em países de língua espanhola repercutiram as declarações dos professores. O site Acontecer Cristiano estampou a notícia com a manchete “Inacreditável”.

Como reação, a congressista norte-americana Michelle Bachmann, do Partido Republicano, convocou os cristãos a “embarcarem numa guerra espiritual contra o fenômeno” do casamento gay.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


37 COMENTÁRIOS

    • edson souza

      acho que esses pesquisadores estão “pesquisando” em causa própria. Casamento diante de Deus é um homem + uma mulher. qualquer coisa diferente disso não é dentro dos padrões bíblicos.

      engraçado que volta e meia aparece uns caras com umas teorias “biblicas”, mas provar o que alegam na bíblia, aí já é bem mais difícil…

      Se o que falam é biblico, então pq não conseguem provar na bíblia o que dizem???

      acham que só pq se intitulam “pesquisadores” vou acreditar no que falam? hj em dia nem nos pastores podemos confiar! temos que conferir tudo na bíblia, seja quem for que esteja falando:

      “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” ( atos 17:11 )

    • Aos pouco informados, o casamento é uma instituição Pagã, práticada por religiões muito mais antigas que os judaísmo e cristianismo, ai dizer que precisamos argumentos na biblía para dizer o que é ou não um casamento é totalmente questionável.
      O casamento com desenvolvimento da humanidade tem mudado.
      Na biblía José casou com Maria, após o nascimento de Jesus, e ela tinha apenas 15 anos, que pai hoje deixaria sua filha casar com 15 anos.
      Muitos homens no velho testamento tinha várias mulheres, como Davi, Davi teve até um relacionamento com Jonas, ele mencionou que o amava mais que o amor por mulheres e Jonas entregou sua alma a Davi.
      A humanidade muda meus amigos, surgem novas demandas sociais, deficientes na antiguidade não se casava, nem entrava nas sinagogas, eram imundos e por ai vai.

      Precisamos ter um olhar humano e não condenador, cada pessoa tem livre arbítrio
      e nos impormos, em sua vontade é o mesmo que escravizá-lo e se por como Juiz do próximo. Ninguem tem este direito.

      • Brilhantes elucidações, amigo!
        Por certo ninguém deseja ser julgado e nenhum de nós está em condições de julgar ao próximo. Se o fazemos, deixamos os nossos erros e defeitos sem o devido cuidado, pra cuidar do que nos parece defeito nos outros.
        Abrir as possibilidades do conceito de família não é outra coisa que não permitir que cada um viva a seu modo. Aqueles que preferem o sexo oposto seja por questões sexuais, afetivas ou religiosas, basta que constituam uma união desta natureza. Não há necessidade de intervirem na vida e na cama alheias.
        Limitar as relações humanas, numa sociedade como a nossa, é deixar à própria sorte milhares de cidadãos que contribuem para com o desenvolvimento do país, é um retrocesso jurídico e uma responsabilidade enorme, pois as mazelas que causamos a outrem, ainda que com boa vontade, nos serão cobradas pela vida.

      • Engana-se totalmente ao dizer que o casamento é pagão, pois o casamento começou lá no Éden com o primeiro casal Adão e Eva e não Adão e Ivo, dá pra ver que você não entende nada de Bíblia, pois no antigo testamento a formação familiar era em tribos, e o amor que Davi sentia por Jonas era fraternal. Concordo que cada um é livre, porém um dia cada um vai prestar contas para Deus de suas obras, visto que o homossexualismo é pecado diante de Deus.

  1. Uma coisa é certa, o inferno está cheio de pesquisadores da Bíblia! Estou farto desse farisaísmo moderno! A Bíblia só pode ser interpretada com a inspiração do Espírito Santo e não do engano!

      • Pitágoras, lamento lhe informar meu amigo… mas pessoas como você que se jugam tão conhecedores tem dois destinos claros e evidentes:

        1. Morrer Cedo;

        2. Aceitar a Deus;

        E ainda lhe digo mais: o que vai acontecer com você é a segunda opção, pois Deus gosta é desses que são cheios de convicções deturpadas, orgulhosas e sádicas assim como as suas. Essas pessoas como você é que fazem a diferença no reino de Deus! Ele ama mais os loucos depois que se convertem e você tem todas essas ferramentas.

        Então desde de já fica a deixa! Em breve anote bem aí para não esquecer!

        • O comentário do Pitágoras foi uma irônico, brincando com o fato, de que toda hora aparece alguém com uma interpretação diferente da Bíblia, conforme seus próprios interesses. Ele disse alguma mentira?

      • Meu amigo, você fala precipitadamente, o Espírito Santo não se contradiz e não engana, é fato que existem interpretações para benefícios de algumas causas próprias, como a citada na reportagem, mas é distorção humana e até demoníaca, pois a Bíblia diz que o homem natural não compreende as coisas espirituais, veja o exemplo de Pedro em Atos 2, era homem iletrado, mas quando recebeu poder de Deus pregou uma mensagem que 3.000 pessoas se converteram, teologia sem Espírito Santo é barco furado. Pense que a salvação é aceitar Jesus no seu coração, confessá-lo com sua boca e ter uma vida santificada, alicerçada na palavra de Deus.

          • Olha Pitágoras, se você não conhece Deus, só ouviu falar dEle então não venha com opiniões fajutas, sirvo um Deus que é vivo e que tem boca para falar, que não pede opinião do homem, Ele é o que é e ponto final, o dia que você para de fazer essas afirmações e abrir o teu coração para Deus ele te revelará a sua graça. Por isso que Jesus disse em Mc 16 Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura, que crer e for batizado será salvo, quem não crer já está condenado. Se você não crê na palavra de Deus veja o que acontece. Precisa de algum pesquisador para analisar se é mesmo assim? Deus tenha misericórdia de ti. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 Procure uma igreja evangélica e antes de julgar vai num culto e peça para Deus se revelar na sua vida meu amigo.

      • Exatamente, Pitágoras, muitos não compreendem o que o ESPÍRITO SANTO ensina, porque em vez de que c/ humildade e oração buscar a interpretação correta dada pelo E.S., procuram mesmo é entende-la ao seu bel prazer e intelecto,e assim se tornam duvidosos, e embaraçados consigo mesmo, e fazem comentários recheados de bobagens, e outros por perderem a fé, ficam só zoando, e coisas semelhantes.como foi o seu caso, que no começo, foi um bom cristão, não perserverou no caminho da verdade e da vida, aí…. fica fazendo comentários, como o que citou acima, entre tantos outros passados. Fazer o que ? Abs

        • Melo, Vc. se contradiz, pois no início vc. diz “Exatamente Pitágoras…” concordando com meu comentário, mas a seguir vc. diz que ele é “recheado de bobagens… ” Vc. está confuso ? Talvez o espírito santo não está lhe ajudando ? Paz

          • Endosso novamente o que disse, Pitágoras, releia novamente, e entenda, concordei c/ vc, , na causa daqueles que querem interpretar por si mesmo as Escrituras, cada caso é um caso.
            Tire o ” Talvez ” de que o ESPÍRITO SANTO, não esteja me ajudando, pois ELE, até hoje sempre esteja ao meu lado, e assim será eternamente, enquanto eu estiver servindo a ELE como bom = Cristão.!rsrsrsrs

            Hasta la vista! Abs

        • Me baseio nos inúmeros casos de amigos meus de convívio e relatos que tenho visto durante meu tempo dentro da igreja. Todos os testemunhos tinham o mesmo fim, a diferença é que uns optavam em estar com Deus e segui-lo e infelizmente os outros não estão aqui para contar o restante da história.
          Espero que você saiba discernir bem qual delas você quer para sua vida!

        • Menezes, vc. não acha que está muito nebuloso esse seu relato? -Veja a realidade, Oscar Niemeyer, Derci Gonçalves, e muitos e muitos outros morrerem com idade avançada. Religião não faz uns viverem mais que outros, =isso é ilusão.

          • Pitagoras você é hilário mesmo tenho que reconhecer… Nebuloso? Foi boa essa! Não foi bem isso que queria que vc entendesse a respeito de morrer cedo, mais segundo a bíblia todos aqueles que profanaram contra o Espirito de Deus não ficaram de pé para contar história.
            É relativo esse negocio de viver muito ou pouco e claro que religião não tem nada haver com isso. Mais a palavra de Deus fala que o respeito pelo pai e mão prolonga a vida na terra. Pode ser que Niemeyer e Derci tenham seguido essa palavra… De qualquer forma, o que conta mesmo é o caráter meio louco que voce tem…Deus aprecia isso e acho que vc tem potencial para servi-lo muito melhor do que muito evangélico que se diz evangélico.

  2. O deus deste seculos tem cegado o entendimento, aquele que pratica o pecado é escravo do pecado e pertence ao diabo, pode pesquisar, e o Espirito Santo ele nos dá a interpretação de acordo com o Pai e o Filho, Ele não é um pesquisador e sim aquele que nos ensinaria todas as coisas, e no apc 22.15 nos diz que ficarão os cães, e os feiticeiros, e os que se prostituem, os homicidas, e os idolatras, e qualquer que ama e pratica a mentira….leia o Vs.16-21, se o mundo vos odeia, é porque vós não são deste mundo. ( para os que não tem a revelação do Espirito de Deus, qdo se fala em cães não esta se referindo ao animal em si, mais aos que tem comportamento equivalente ao irracional não dicernindo as coisas que são do Espirito de Deus e qdo se fala aos que adulteram e se prostituem se fala corromper aquilo que é original, ou seja homen com mulher e mulher com homen, e não o inverso e muito menos com animais pois tudo isto é bestialidade, Jesus ama a todos pecadores, porém ele chama a todos ao arrependimento pois é chegado o Reino de Deus, então conforme disse João Batista: ração de vibora produzi pois fruto de arrependimento, e qto aos que não pesquisam ou esqueceram ou tiveram oportunidade de estudar a lingua portuquesa ( Brasil ) aprendam que não devemos partir para uma interpretação sem antes ler o contexto e qdo não todas as ref. Bilblicas e sendo assim com oração para que o Espirito Santo lhe desvenda os olhos chegarão ao entendimento do que esta no coração de Desu, é simples assim consulte o autor da mesma, caso não encontre alguem usado pelo criador do universo coisa que esta que acho dificil, pois graças ao sangue de Jesus Cristo temos hoje muitos que leem e tem o consolador para lhes ensinar, Jesus amou o ladrão da cruz, porém não aprovou a conduta, o ladrão por sua vez reconheceu o seu pecado e se arrependeu, ele entrou no Reino de Deus e muitos entraram e vão entrar desde que: se arrependam, isto não lhe absove segundo as leis dos homens, ou seja: tem que pagar ao pè das leis dos homens,porém um certo paralitico foi curado e Jesus lhe disse: filho agora vai e não peques mais, para que não lhe suceda coisa pior, todo pecado tem consequência e Deus deu aos homens de bem sabedoria para criar leis que estabelecem a ordem ou seja leis justas, nunca digitei tanto, oh glória a Paz do Senhor Jesus Cristo seja com todos que tem esta doutrina, e aos que não tem esta doutrina e a querem receber seja comvosco esta Paz, caso contrário ela voltara para mim,

  3. estes pesquisadores são uns evergumenus são uns vibrião coléricos isto e o que eles são em suas sabedorias se tornaram loucos –não merece créditos nem tao pouco ouvi-los são vassalos de satanás para deturpar e convencer os incautos com certeza como disseram no comentário no inferno tem milhares destes –jamais vao convencer aqueles que detem o conhecimento de DEUS e GLORIS A DEUS –ALELUAS-

  4. A realidade é que um minoritário grupo de pessoas querem ter um estilo de vida liberal chegando a atingir um nivel de libertinagem e imoralidade,porém estas encontram a Bíblia e seus seguidores como pedra em seus caminhos e como estas não podem com os ensinamentos cristãos tentam distorce-los para descargos de suas consciências pesadas e perdidas e assim terem uma pseudo paz e normalidade nesse imundo,sujo e deplorável modo de viver.

  5. Ai meu Deus, não precisa ser muito inteligente pra saber que Deus proíbe a união entre pessoas do mesmo sexo, a Bíblia diz que não é pra um homem se deita com outro homem, ou seja uma forma educada de dizer que não é pra dois homens manterem relação sexual. E se Deus proíbe dois homens de se relacionarem sexualmente imagine casa, ha faça me o favor.

  6. Esses pesquisadores baratos, esqueceram que Jesus Cristo veio para esse mundo não só para morrer por nós, mas também trazer Boas Novas (O Evangelho), eliminando todos os esses fatos de poligamia e algo mais; por isso e muito mais que se chama O Novo Testamento. Se eu for comentar tudo, não termino mais…

  7. Fico estupefacto em ver homens letrados “ou que se dizem letrados”, abusarem do intelecto das pessoas, ficam com trocadilhos de palavras tentando persuadir os incautos a acreditarem numa mentira dislavada, se Abraão, Davi ou Salomão foram bigamos, a verdade é que eles não deitaram com pessoas do mesmo sexo, Salomão teve 1000 mulheres, porém, foram MULHERES!!!!!!. Eles usam a palavra “casamento hetero” para dar margem ao Homosexualismo, mas, está escrito não só no AT, mais também no NT que, a prática homoafetiva é abominação e Deus rechaça tais práticas.

  8. se ser contra a união entre pessoas do mesmo sexo for homofobia então–eu assumo sou mesmo eu pratico a tal da homofobia porque não concordo não aceito e pronto não vou me compactua com um comportamento errado ante bíblico e fora da natureza humana –sou sim temente a deus e vou ficar do lado de deus –deus nos ensina em sua santa e gloriosa palavra que isto e abominação–eu escolho com o meu livre e soberano arbítrio a ser contra e pronto doa a quem doer

  9. Vou mexer bem pouquinho.A história da humanidade antes do pecado quase nada se fala..Porém foi quando DEUS fixou suas leis,DEUS não criou o mundo sem lei.O homem que é o ser imagem e semelhança do Criador, recebeu dele todas as instruções.Deus criou macho e femea, e disse crecei e multiplicai e enchei a terra.O homem obedeceu, Quando o homem comete o pecado e contamina toda a natureza, ele continua vivendo, agora do estado de graça para o de desgraça.Deus não anulou as suas leis, continua valendo.Jesus vem.

  10. acredito sim,que a bíblia não é contra nem um casamento, pois os casamentos de Deus ao homem tem seu selo, se o casamento homossexual,heterosexual e bla,bla,bla, se encaixa nesse mandamento tem a permissão de Deus crescei e multiplica….

  11. Se fosse pra casar homem com homem ou mulher com mulher, os estudiosos não estudaram a Bíblia direito.

    Deus teria criado Adão e Ivo ou Eva e Iva, não seria mais certo ou Deus errou ???

  12. Esses amigos não tem nada de pesquisadores, eles não negam que são gays, essa conversa é antiga.Basear os erros do passado, para justificar os erros do presente. isso é inconsistente. Deus disse a Caim para não matar seu irmão.Se desde a antiguidade o homem matou, não é nada demais continuar matando.Esses são uns caras de pau.

  13. Ok! Concordo plenamente com vc: o casamento de Deus tem um selo = CRESCEI E MULTIPLICAI!! É só pensar: vejamos, que vida pode ser gerada de um casamento gay?!?!?!
    Para multiplicar, só é possível na união entre homem e mulher. Não é natural casamento gay pois não é possível terem filhos. Aí, para terem filhos (legítimos), será preciso manipular a vida com barrigas de aluguel, etc. DEUS não quer isso, tenho certeza. Uma vida deve nascer do amor de um casal, não de desejos egoístas… (toda criança merece e precisa ter um PAI e uma MAE). E outra, dificilmente se encontra casais gays fieis (um ao outro)… praticamente todos valorizam o hedonismo e tem o sexo como o centro da vida. E o amor cristão não é isso… o amor como sacramento, matrimônio, o que Deus abençoa, é o que dá a vida, vai até o fim, e cujos frutos são filhos bem formados. Me diga, quantos gays que vc conhece que têm a vida pautada pelo sexo apenas? As próprias práticas sexuais dos gays, como todos sabem, já não são naturais… se baseia em reproduzir o sexo entre heteros, ou suprir a falta do órgão sexual oposto. PENSEM!!!

  14. Se Deus aprovasse o casamento homossexual, não teria criado macho e femea, e disse para que se multiplicassem, enchei a terra, por mais que haja tantas discussões há algo que é indiscutivel e nisso já se manifesta a vontade de Deus na união entre homem e mulher, apenas a relação entre um homem e uma mulher pode gerar filhos, constituir família é em uma união sadia aprovada por Deus, alguém já viu um casal homossexual procriar? isso Deus o Deus da biblías não deu a eles para que não haja discussão, e eles não podem mudar a medicina não pode mudar, nunca terão filhos, nunca em relação sexual procriarão isso porque tudo que Deus faz é perfeito e é necessário a união de um macho e uma femea para se constituir uma família, chega de lorotas e modismo do século XXI, família é FAMÍLIA, o resto é invenção e desejo enganoso do coração do homem, A VERDADE É ALGO QUE O HOMEM NÃO PODE MUDAR ISSO É FATO E NÃO HÁ ARGUMENTOS.

    FIQUEM NA PAZ E BUSQUEM A MISERICÓRDIA DE DEUS PARA ENCONTRAR O CAMINHO

DEIXE UMA RESPOSTA