Apóstolo unge 50 Kg de sal para “ritual sagrado” e causa polêmica; Repercussão internacional alerta para distanciamento da Bíblia

42

Os rituais realizados por igrejas neopentecostais no Brasil a pretexto de reproduzir narrativas bíblicas estão causando polêmica e atraindo a atenção da mídia cristã internacional.

O “ato profético” da Igreja Apostólica da Plenitude do Trono de Deus em que o apóstolo Agenor Duque “ungiu” 50 Kg de sal e espalhou o condimento no templo para que os fiéis participassem do rito foi destaque no portal em língua espanhola Acontecer Cristiano.

A ideia do ritual era que se recriasse a narrativa de 2 Samuel 8:13, quando o rei Davi enfrentou 18 mil soldados no Vale do Sal. Fiéis, obreiros e pastores auxiliares caminharam ajoelhados por cima do sal, e ao término do “ritual sagrado”, os frequentadores da igreja jogavam sal em seus corpos, como se preparassem para uma guerra. A foto do momento em que o apóstolo ora pelo sal mostra os fiéis da denominação à espera do final do ritual para que possam ser “ungidas” através do condimento.

Assista ao vídeo do momento em que o apóstolo “unge” o sal que foi usado no ritual na fonte de Eliseu, em Jericó:


Assine o Canal

Controvérsias

O portal Acontecer Cristiano diz que os cristãos devem “permanecer alerta para as novas tendências que promovem ‘estranhos rituais’ e costumes que estão longe do cristianismo bíblico”.

As igrejas neopentecostais são conhecidas pelo sincretismo religioso em suas celebrações, trazendo elementos ritualísticos de outras religiões – em sua maioria emprestados do judaísmo – e são alvo de muitas críticas justamente por adicionarem “ingredientes” no Evangelho descrito na Bíblia Sagrada.

Dentre líderes e teólogos das igrejas evangélicas tradicionais e históricas, tais práticas são consideradas uma aproximação destas denominações ao catolicismo, e teriam nos artefatos e “unções especiais” os elementos que ritualísticos semelhantes aos da igreja sediada em Roma.

Numa entrevista concedida ano passado, os pastores e músicos da banda Resgate (ex-bispos primazes da Igreja Renascer em Cristo, uma das principais denominações neopentecostais do Brasil), classificaram o uso de elementos ritualísticos como “badulaques”.

“O Evangelho de Jesus Cristo era contracultura. E a gente criou uma cultura para se alimentar dela, e nem a nossa cultura brasileira a gente usa. Então a gente é muito tapado, hoje […] Era assim no começo: todo mundo tinha que vir pra Israel. Jesus Cristo veio e disse assim: ‘agora a Igreja vai para todo o mundo’. E a gente voltou pra dentro… A gente virou Israel de novo. A gente virou Israel de novo! […] Porque a gente só pensa na gente, no nosso umbigo, nas nossas coisas […] Jesus Cristo foi lá contra os religiosos… comia com as prostitutas, sentava lá com o publicano… Tava no meio dos pecadores. A gente se voltou para uma Igreja que se volta pra si. Virou uma Igreja judaizante, que só pensa nela. Ela é o umbigo do mundo”, disse o pastor Marcelo Amorim.

42 COMENTÁRIOS

  1. Luiz Antonio Antonio , todos n´so somos povo de Deus , pois somos filhos do mesmo Pai , Deus não é um deus sectarista e primitivo que se enfurece pois isso são sentimentos humanos , Deus é Pai , criou todo o Universo portanto somos todos filhos de Deus e povo de Deus , mas cada um segue o caminho que quer , isso se chama livre arbítrio !

  2. as coisas da velha liança já morreram, e quem procura viver a lei está debaixo da maldição,GÁLATAS c 3 v 10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição, ROMANOS c 10 v 4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que cré, GÁLATAS c 3 v 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito; Maldito todo aquele for pendurado no madeiro, c 2 v 21 Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu em vão,a te quando voces vão ficar enganados pelos falsos apóstolos, e pelos os bispos da televisão, e pelos falsos pastores, e pelos falsos profetas, a i então essas igrejas que vive a velha liança, esses lideres estão negando a morte de jesus, ou estão dizendo que jesus morreu em vão, HEBREUS c 10 v 29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que Pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espirito da graça? c 9 v 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo o Espirito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciéncia das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? 15 E, por isso, é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressssões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna, 2 CORINTIOS c 3 v 14 v Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido, ai então está claro que os espirito que está nesses movimento, não é o Espirito Santo de Deus, como vé nesse ritual o apóstolo falando linguas, tem que ler a palavra de Deus, que a palavra de Deus só se entende pelo o Espirito Santo,

  3. Cristiane Nascimento O batismo é um símbolo sim, concordo com você; estás certa. Mas até onde sei, está escrito na Bíblia que foi Jesus Cristo quem deu esse símbolo, está lá escrito. Agora você só precisa me mostra onde está escrito na Bíblia que o símbolo do tal "sal" foi dado por Jesus ou um de seus discípulos! Estou aguardando!

    • Só se assusta com esse teatro quem não lê a Bíblia, pois ela já nos deixou avisados: ¶ Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
      Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
      Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
      Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
      Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
      Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
      Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

      2 Timóteo 3:1-7

  4. eles fazem isso dai, so pra atrai povo,muitas vezes com segundas intenções$$$$$;ouve um movimento na minha igreja um tempo atrás onde certos rituais eram feitos em um tipo de retiro,conclusão!!uma igreja q tinha 600 membros baixou pra 400,depois 300,depois 100 chegando a 20,so depois da passagem de 4 pastores por aqui e q o trabalho vem se recuperando ,quase tudo gente nova.

  5. pastores de merda sempre roubando e fazendo pessoas de trouxas… ou apenas se aproveitando de trouxas né? Mas acho que preferem salpicar a bundinha dos filhos dos fieis enquanto os trouxas pagam dizimo e deixam de dar melhorias a sua familia. Bando de lixo barulhento do caralho… se uma evangelica quiser eu posso ungir o cuzinho e bucetinha dela com meu pau.

  6. quando nos pensávamos que já tinha visto de tudo, aparece essas baboseiras gospel. a verdade que no brasil, esta acontecendo um fenômeno gospel chamado ANALFABETISMO BIBLICO os crentes abandonaran suas bíblias preferen levar sal para aigreja, e dai para pior senhores…enquanto tiver pessoas ignorantes da bíblia senpre ira ter cafajestes gospel como este pseudo pastor
    neo pentecostal.

  7. muitos pastores perderam a visão, o foco, a presença do espirito santo. as suas pregações são vasia, o culto já não é mais pra Deus e pra agrada o publico e vêr as suas igrejas cheias. resultado disso esses rituais e custumes adquirido por religiões pagâs, desviando a fé dos fieis para objetos quando na verdade a fé dos fieis deveria está voltada para a palavra (escrita e pregada). mas está escrito dos falsos mestres

  8. Jorge Berto Amigo, ninguém aqui está discutindo se "fulano" ou "beltrano" é bom ou ruim, dentro dos padrões de "bondade" estabelecidos no convívio social. O que se está falando e criticado é a prática e não a pessoa!

  9. Jorge Berto Não estou tentando te convencer de nada. Cada pessoa tem direito de acreditar no que quiser; vivemos num país livre, e eu mesmo não estou condenando ninguém a nada. Pessoas acreditam em Deus? Bom para elas, mas essas mesmas pessoas não podem "condenar" uma outra pessoa por ela acreditar em papai noel. Mas uma coisa é certa, tudo na vida depende de referência e até onde sei, a referencia de quem se diz ser cristão é a Bíblia, assim sendo, a prática do tal sal não é algo que está na Bíblia, portanto, posso, tomando como referencia, dizer que ela é pagã, pois no texto Sagrado, não vemos Jesus Cristo ou os apóstolos recomendando a tal prática. Assim, prefiro "errar" para menos do que para mais, porque naquele dia, onde todos teremos que presta conta, prefiro justificar dizendo que não estava escrito a dizer que todos estavam fazendo. E só um detalhe, quando o médico comete o erro não é a medicina quem vai pra cadeia e sim o médico. Queres agora fazer uma analogia pra quem "erra" ao ensinar um doutrina que não está na Bíblia?

  10. Alguém me explica com sabedoria é claro então pq Jesus usou cuspe misturado com barro pra curar o cego e pq Paulo usava pedaço de suas vestes pra curar o povo??????????? Por favor alguém que entenda de verdade me responda não esses doentes como esse tal de STARDUST

  11. Jesus , disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.
    Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
    E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
    Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão.
    ¶ Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.
    E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

    Marcos 16:15-20———–OLHA MEU AMIGO MINHA AMIGA JESUS DEICHOU BEM CLARO O QUE E QUE OS SEUS SEGUIDORES TEM QUE FASER , JESUS MANDOU SEUS SEGUIDORES UNGIR SAL PISAR EM SAL , NÃO TUDO ISSO QUE AGENTE TA VENDO HOJE E ANTIBIBLICO , SÃO AS FALÇAS DOUTRINAS QUE SO VISAN LUCROS PARA SEUS ENVESTIMENTOS , ACORDA POVO DE DEUS E NAO CAIAM EM SILADAS QUE PODE SER FATAL !!!

  12. Que diacho de fé salgada é essa? Tinha que vir desses Pentecostais mesmos eles agora só faltam por uma piscina dentro da igreja encher com óleo de azeite, e se atirarem dentro da piscina para se tornarem ungidos.

    Dos 99% dos escândalos envolvendo os evangélicos são oriundos dos Pentecostais, são uns bando de alienados, e por isso surgem esses picaretas no meio deles,o maior picareta que surgiu no meio desse movimento Pentecostal. foi o seu próprio fundador Charles Fox Parham , que em 1900 a 1906 criou esse movimento de blasfêmia contra o Espirito Santo .

  13. Ed Garcia Dnb Se considerarmos que em Apocalipse 02, Jesus ordena à João, em visão, que escreva sete cartas para as sete IGREJAS que estavam localizadas na Asia, lugar aliás, evangelizado principalmente pelo apóstolo Paulo e seus discipulos, seguindo a ordem de pregação de Cristo, teremos a base bíblica para entender que abrir igrejas faz parte da pregação do evangelho.
    Mas, a igreja só se torna uma instituíção, meu irmão, se for considerada uma organização e não um organismo, como de fato ela é. E organismo vivo. A pregação do evangelho leva à conversão e esta, à comunhão com o Corpo de Cristo. E como comungar sem que haja um lugar para isso? A Ceia não é também a comunhãO do Corpo de Cristo em memória dEle próprio?

  14. Eu sou da Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus, estou a 7 anos nessa igreja, conheço o apóstolo desde criança, e só uma coisinha: quando teve a campanha de Manassés e Efraim ninguém viu né. A árvore é conhecida pelos frutos.

    • Minha amada irma em cristo, o ponto que nós nao aceitamos, e o fato de trazer milagres que aconteceu uma unica vez, e trazem isso para nós da nova alianca. Querida qualquer igreja que vive a antiga alinca nao pode viver pelo sangue do cordeiro, porque do que vlw a morte de cristo, toda vez que eu ligo a tv, a mundial,plenitude,universal, nunca vejo pregacoes papo serio, leia o novo testamento veja como os apostolos trabalhavao, o povo do velho testamento so viviam pra eles.

  15. Jorge Berto Em que planeta está localizada alguma igreja séria? alguma delas pratica aquilo que os Atos dos Apóstolos descrevem?

    ¶ E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
    E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
    Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
    E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
    Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé(que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre,
    Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.

    Atos 4:32-37

  16. Luiz Antonio Antonio Se a reverência é a Zumbi dos Palmares me sentiria orgulhoso de Ser chamado assim, pois eu tento sangue negro no meu corpo e me orgulho disso, ficaria muito feliz se me chamassem Zumbi dos Palmares. Já o referido Pastor não pode ser comparado a um homem que lutou pela liberdade de sua raça, lutou contra a exploração do seu povo pelos Senhores de Engenho que se dizim cristãos e escravizava ops seres humanos por serem negros. O papel do Pastor está mais para o Senhor de Engenho explorador dos mais fracos:

    Zumbi dos Palmares
    Zumbi dos Palmares foi um símbolo da força negra, e herói da conquista de Quilombo dos Palmares. Zumbi era um escravo brasileiro, que foi levado para Portugal por um missionário. Zumbi, que nasceu na cidade de Palmares, em Alagoas, fugiu da Europa e voltou para o Brasil, tornado-se assim um líder contra os portugueses.

    Zumbi tornou-se uma lenda no Nordeste, mas acabou sendo morto pelos portugueses, que cortaram sua cabeça e colocaram como exposição em uma praça pública, demonstrando que Zumbi não era um ser imortal.

  17. Du Silva O bolsa família é real, o dinheiro entra na conta dos mais necessitados. Agora no meio cristão os mais necessitados colocam o dinheiro nas contas dos charlatões.

    E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
    E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
    Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
    E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
    Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé(que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre,
    Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.

    Atos 4:32-37

  18. Eu não preciso desse sal porque não existe maldição alguma em minha vida e nem em nada do que eu possuo, quem cuida de mim é Jesus e vivo sob a proteção e os cuidados dEle todos os dias da minha vida. Amém!! A mim isso parece mais é um ritual de feitiçaria. Deus me perdoe…

  19. APOSTASIA: UM SINAL DO FIM DOS TEMPOS
    O povo é facilmente manipulado por homens enganadores que exploram a fé pregando todo tipo de heresias oriundas do paganismo, afastando as pessoas da simplicidade do Evangelho de Cristo.

  20. Muitos consideram ritos, muitos consideram incertas as campanhas e os seus atos proféticos…
    …Eu de uma coisa sei, vejo MILAGRES acontecendo! Milagres dos quais ninguém que aqui critica ou zomba pode realizar! “Ver um paralitico andando, um leproso sendo curado, uma pessoa portadora do câncer sendo curada… …isso é mais lindo e mais forte em termos de convicção de que Deus existe e esta trabalhando do que toda palavra contraria! Deus Abençoe a todos!

DEIXE UMA RESPOSTA