Polícia é chamada 56 vezes por causa de barulho causado por uma igreja evangélica

42

O barulho causado por uma igreja evangélica no bairro Jardim Portinari em Franca (SP), já motivou 56 chamadas à polícia e 17 registros de ocorrência por parte de um vizinho. O corretor de imóveis Flaviano Cardoso de Sá mora em frete à igreja Assembleia de Deus Madureira e afirma que trava uma batalha há 8 anos por causa do excesso de ruído durante os cultos, que ocorrem cinco vezes por semana no local.

De acordo com o G1, o caso é investigado pelo Ministério Público, e um fiscal da Promotoria foi até o local e mediu a intensidade do barulho, constatando um ruído de 62 decibéis, 12 a mais do que os 50 decibéis permitidos pela legislação brasileira.

– Eu só quero que acabe a perturbação sonora. Porque você esta dentro da sua casa e não conseguir desfrutar de ver uma televisão, ou de receber uma visita, de conversar, ou atender um telefone, trabalhar, ou seja lá o que for, é doido demais – afirma Cardoso.

Uma fiscalização realizada por fiscais da prefeitura do município já motivaram a Administração Municipal a enviar à igreja um auto de constatação e intimação por emitir som em excesso. No documento é solicitado que o local cesse o funcionamento de qualquer instrumento de som. Porém, de acordo com o vizinho, a igreja não cumpre a determinação da prefeitura.


Ele conta ainda que ao filmar a irregularidade praticada pela igreja foi chegou a ser agredido por um frequentador do local.

– Como eles estavam proibidos de fazer o uso de equipamentos de som e estavam fazendo, eu fui fazer uma filmagem na porta para mandar para o Ministério Público e para a Prefeitura e eles viram que eu estava filmando e simplesmente tentaram me roubar o celular para destruir a prova – contou.

Ademar Fernandes dos Santos, pastor da igreja, negou que o vizinho tenha sido agredido por um membra de sua congregação. Afirmando que a igreja realiza trabalhos sociais e apenas busca evangelizar, ele ressalta que a igreja concluiu uma reforma no local para sanar o problema e que a queixa é uma “perseguição localizada”.

– Isso não procede, tenho total tranquilidade. O estilo da igreja é de paz, temos que ser tolerantes. Infelizmente, mediante a provocação desse indivíduo que persegue a igreja, alguém pode ter se desequilibrado e dado uma prensa nele. Eu não vi, estava em reunião. Ninguém se sente bem com um vizinho te filmando o tempo todo, mas pelo que sei não foi nada mais sério – declarou o pastor.

– Procuramos adequar. A prefeitura nos deu prazo, colocamos muro, colocamos vidros blindados, trocamos portas. Nós ficamos no abafado porque não temos dinheiro para comprar ar condicionado. A gente está fazendo o que é possível. Concluímos essa reforma a menos de um mês. Essa medição [feita pelo MP] é anterior a nossa reforma – completou o religioso, explicando ainda que igreja tem os alvarás de funcionamento e realizou reformas para isolar o som.

Por Dan Martins, para o Gospel+

42 COMENTÁRIOS

    • A diferença entre o carnaval e a rave divina que acontece em algumas igrejas são as seguintes:

      1 – o carnaval acontece em dias de feriado, onde a maior parte das pessoas não trabalham. Aquelas que gostam de carnaval, vão para a festa. As que não gostam, viajam para algum lugar onde não tem carnaval.

      2 – as raves divinas de algumas igrejas acontecem todos os dias, até altíssimas horas da noite. O que não deixa ninguém dormir.

      Ninguém está proibindo os evangélicos de orarem e de manifestarem sua fé, de realizarem seus cultos. Mas as igrejas evangélicas que são barulhentas deveriam seguir o exemplo das missas católicas que – apesar de tb ter cantorias e orações – fazem num volume que não incomoda ninguém e funcionam até o horário permitido por lei (até às 22h). Isso é tb no caso das festas organizadas pelas igrejas católicas, elas nunca passam de 22h.

      • Sinceramente,rave divina,meu Deus você está comparando um culto ao Deus vivo com rave?Um Deus vivo pois não é inerte como uma estátua ,nem está pregado em uma cruz!Pelo fato de se incomodar com o barulho,ofende a Deus,e vou te dizer pq a Deus:
        Porque Deus diz que as festas e as solenidades são DELE,para Ele,tudo o que tem fôlego louve ao Senhor,para entender de vida tem que estar vivo,quem adora imagens segundo o SL.115 se torna como elas,inerte seco,sepulcral,limitados só oferece o tempo calculado que sobra,o prazer de adorar a Deus é inexplicável,a vida que emana de Cristo é o motivo do Glória a Deusss!Eu te amo Senhor!Aleluiaa!Sem pedir o favor de ninguém ,direto ao Pai por Jesus e mais ninguém,A lei tem que ser cumprida é 50 decibéis e pronto!tomara que aumente pra 100.E Dizer que não tem diabo no centro espírita,por favor,muitas entidades dizem ter poderes satânicos lá ,ou então o Tiriri mentia pra minha tia,coitada!A Maria Padilha também,porque quando ela ia fazer trabalho lá a conversa era outra ,pelo menos no candomblé,minha sobrinha,tomava e comia abô desde criança quando fez cabeça,a vó dela é dona do centro,tem entidade que mata por um maço de cigarro e um gorô!O centro que você conheceu te ocultou muita coisa viu.

  1. Boa noite| é logico e coerente que nosso direito termina, quando começa da outra parte, não é somente as igrejas, e os bares, o som automotivo, que além de ferir a lei de trânsito e fere também a contravenção penal, em que o condutor perde totalmente sua atenção, traz prejuízos ao seu ouvido, e coloca vidas em riscos e a pertubação do sossego público e parece-me que o agente público está insensato e e divergente a este delito.

  2. E os pancadões que tem na frente de meu prédio, cujo som parece que está saindo das minhas caixas de som no último volume? A pre-feiura de São Paulo nem vem!

    Em relação aos irmãos da AD Madureira, não querendo criticar, mas se seguissem a risca o que está escrito em Corinthios 14, nem seria preciso colocar porta de vidro.

  3. SEI QUE O SOM MUITO ALTO É PREJUDICIAL, AGORA PORQUE O POVO SÓ VER AS IGREJAS EVANGÉLICAS! É SÓ AS IGREJAS EVANGÉLICAS QUE FAZEM BARULHOS! E PORQUE NÃO RECLAMAM DOS TRIOS ELÉTRICOS, DO BARULHOS DOS TRIOS EM ÉPOCA DE CARNAVAIS, E PORQUE NÃO RECLAMAM!

  4. Essas igrejas que ultrapassam o limite estabelecido de som, estão além de desobedecendo a lei, estão desobedecendo a palavra de Deus:

    “Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e GRITARIA , e blasfêmias, e bem assim toda malícia.” (Efésios 4:31)

    ” Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.” (I Coríntios 14:40)

    Essa gritaria, esse som alto… parece decencia??? parece ordem ???

    E ainda membro agredindo incrédulo???

    quem vai querer da comunidade congregar num lugar assim? quem vai se converter desse jeito?

    Já dá para ver o espirito que rege essa igreja!

  5. CERTAMENTE ´[E UM VELHO COMOI EU ACOSTUMADO AO TEMPO DAS CORNETAS EM CIMA DAS COLUNAS DA IGREJA ONDE TODOS ESCUTAVAM ATÉ OS QUE NÃO QUERIAM..É OS TEMPOS MUDARAM E DEVEMOS RESPEITAR A TODOS …NEM POR FORÇA NEM POR VIOLENCIA…MAS PELO MEU ESPIRITO DIZ I SENHOR…MANINHOS MANTENHAM OS 50 DECIBÉIS E PRONTO…DEIXEM SEU VIZINHO VER A NOVELA DAS OITO…NOVELA GAY…POR FALAR NISTO A GLOBO É UM ESGOTO

  6. É porque tem muitos evangélicos que acham que Deus já está bem velhinho, com ou ouvidos entupidos e meio surdo e por isso só escuta se gritarem o mais alto possível. E nos nossos dias com a contribuição da tecnologia o barulho é coisa de louco. Eu sou um cristão e desde cedo aprendi que tudo deve ser feito de modo decente e ordeiros, e não parecendo uma feira livre…

    • Tem carnaval toda sexta-feira, sábados e domingos? Mora do lado de um templo evangélico neo-qualquer coisa pra ver o inferno que é. Não precisa nem esperar a vinda do pseudo messias lendário! O problema que o frenesi e a gritaria além de serem repetitivos, são desnecessários e realizados por dementes que apenas querem chamar a atenção para si mesmos.

  7. Um só tem mais direitos que todos os frequentadores! Será que esse corretor não pode vender o local onde está ou conseguir um bom negócio para a igreja ? Falta de jogo de cintura!

  8. UM DIA TODOS IRÃO SENTIR FALTA DESSAS IGREJAS BARULHENTAS ,QUANDO O SILÊNCIO REPENTINO TOMAR CONTA DOS LUGARES OCUPANDO O ESPAÇO DO BARULHO ENSURDECEDOR ,AÍ SERÁ TARDE DE MAIS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! APROVEITEM ENQUANTO TEM UMA IGREJA BARULHENTA PERTO DE VOCÊS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Pior é ver crente defendendo o BARULHO!!!

    Se fosse um Vizinho, com som a 50decibeis, Tocando Pontos cantados do Candomblé, eles concerteza chamariam a Policia!!! (pena que, a altura estaria na legalidade, e a batucaria continuaria. hahaha)

        • ignorante. Jesus não mora na igreja física, lixo é oque vc tem no coração e Jesus nao abita em coraçao imundo , isso tudo esta na biblia vá ler a palavra e aprenda. com relação ao som a maioria das igrejas nao respeitam os limites impostos por lei. deixando de dar um bom testemunho com sobriedade e clareza, gritos e bagunça nao fazem parte de uma reuniao para cultuar a Deus , pelo menos não ao Criador. quem gosta de bagunça e desordem é o diabo. Falta bom senso a maioria dos pastores.
          com relação ao centro espirita eu já frequentei fui até cambono michele vc sabe o que é um cambono? eu sei e te afirmo lá é morada do diabo cuidado com sua escolha vc pode sofrer muito com eu sofri. hoje sou liberto e livre nao sou escravo nem cavalo do mal e sim servo de Deus

      • Vc já chegou a frequentar algum centro espírita na sua vida? Eu já frequentei vários e não tem nada de encosto ou diabo por ali.

        Agora – em uma boa parte das igrejas evangélicas que já fui – estavam lotadas de gente com encosto, mau-olhado ou possuídas pelo capeta. Engraçado, não?

        • michelle sim já frequentei e por um bom tempo fui até cambono, nao tive pior sorte na vida esssa foi a pior fase da minha vida. graças a Deus que abril meus olhos e me libertou assim como estas pessoas que vc viu nas igrejas, pena que vc nao permaneceu para ser liberta assim como eu fui. mais esta em tempo de mudar sua vida, se acha que que Deus esta dentro de um centro ou em uma roda de umbanda pergunte a ele mesmo é acredite ele te responderá. pergunte com o coraçao com vontade de aprender a verdade sobre Jesus e ele te socorrerá com a verdade pois a palavra dis somente a verdade liberta e te afirmo co conhecimento de causa em um centro espirita nao é dito a verdade. se tiver duvidas e quiser a verdade ponha se de joelhos em seu quarto e ore ao Senhor.
          som alto incomoda a todos bom senso não Deus nao grita e nao berra Deus fala aos coraçoes .

  10. é pq não é na sua rua ou próximo, bem próximo de sua residência Tiago Silva, talvez se fosse vc teria outro pensamento, é muito triste, estarmos dentro de casa e não podermos falar no telefone, ver televisão, conversar, que façam seus cultos sim, não sou contra não, mas a Biblia mesmo adverte sobre esse assunto, temos que ter ordem e decência.

  11. Se fosse um trio elétrico ou banda de forró ninguém falava nada, pelo contrário, estariam todos bebendo, se prostituindo ou se drogando; tudo bem, quando vocês precisarem da igreja ela estará lá, fazendo o seu papel que é de recuperar aquilo que a “sociedade” destruiu.

  12. STARDUST, vc já leu estes versículos? Creio que não. Afinal, vc serve a Deus em qual denominação? “E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos.
    E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.”
    Lucas 19.39-40
    Você já passou dos limites, amigo. Já tenho dúvidas sobre se você é verdadeiramente cristão. Tenho notado que por aqui a grande maioria está contra seus posicionamentos. Em tudo você é do contra. Toma geito, ou vc defende os cristãos ou fica contra nós. Assuma-se.

  13. concordo-com o raphael combate–tudo com decência e ordem -me converte na –ADM -e uma igreja do senhor mas alguns pastores exageram –mas mesmo assim quem me dera ter uma como minha vizinha –CORRETOR QUE TROCAR SUA CASA PELA MINHA FAZEMOS NAGOCIO–e somente conversar com o pastor –se o mesmo não quiser o dialogo –vai ate o pastor presidente do campo e o denuncie –duvido que este corretor assim o fez –muitas vezes e perseguição mesmo–agora como disse acima –as coisas de DEUS-tem que ser feitas com decência e ordem -pois com decência e ordem e mandamento do SENHOR—que deus abençoe a todos

  14. Com certeza existem muitas igrejas que exageram no volume do som e os vizinhos com razão tem o direito de reclamar por que a igreja não tem um equipamento adequado de som porém, existe muita implicância também que eu mesmo já vi por parte dos vizinhos com algumas igrejas sem necessidade por não gostar de ouvir as musicas das igrejas, mesmo tendo um som adequado, mesmo até ter um som baixo acústico, um som bem suave os vizinhos reclamam, aí não, ai perdem a razão porque tirando as igrejas existe os baile funk com aqueles pancadão e ninguém reclama, porque ? existe os forros e os barés com aqueles sons altíssimos e ninguém reclamam, não adianta reclamar por causa de uma igreja e depois você esta lá no bar ouvindo aquele som altíssimo que perde a razão.

  15. eu sou evangelicas ja segui a ass madureira em caconde mas eu tbm n concordo cm som mt alto de instrumentos microfones e gritarias eu amo a aseemb de deus mas infelizmente tem esse defeito eu morei vizinha de uma familia q td fim de semana ficava cm som alto n carro e n aperelho em casa a noite td n dava p ouvir a tv e cel chamava a polici e eles n vinha dizia ter q falar cm o juiz eu acabei mudando de casa e imsuportavel ta as igrejas n passam das 22 mas 2 hs de culto incomoda sim e acho q os pastores deveriam ter conciencia disso mas e nescessario conversar p resolver n brigar e claro q tem q ter instrumento n igreja mas deveria ser em uma altura q n incomoda ningum pq si o vizinho querer ouvir ele vai n igreja eu amo o pastor silas malafaia mas n concordo n gosto dos gritos dele pq n somos surdos mt menos DEUS.q DEUS possa dar entendimentos p esse povo mas tbm serve p pessoas reclamarem de outros tipos de barulho tbm pq si n isso sera perseguição contra a igreja mesmo

  16. Eu que sou cristão já não estou mais suportando esse fanatismo evangélico, estou correndo de evangélico, imagina os incrédulos tendo que aguentar esse barulho. Eles querem ganhar Deus no grito. Pelo menos nisso a Universal tem melhorado muito.

  17. TUDO BEM QUE A IGREJA FICAR ATÉ 01:00 DA MANHÃ FAZENDO MUITO BARULHO NÃO PEGA BEM , MAS ESSE PESSOAL ADORAM PERSEGUIR O POVO EVANGÉLICO MESMO . PORQUE ELES NÃO CHAMAM A POLICIA QUANDO TEM BAILE FUNK ATÉ ALTA MADRUGADA ? , É ELES TEM MEDO . SE AS PESSOAS NÃO GOSTAM DO POVO CRISTÃO TUDO BEM SÓ ACHO QUE DEVERIA TER RESPEITO. E OUTRA COISA VOCÊS ACREDITANDO OU NÃO EM DEUS , ELE EXISTE , NÃO IMPORTA SUA OPNIÃO !! , SE O POVO BRASILEIRO TIVESSE UM POUCO MAIS DE INTELIGÊNCIA O BRASIL IRIA PARA FRENTE (:

  18. Temos de respeitar uns aos outros! E isso inclui as igrejas evangélicas que fazem uma barulheira enorme nos seus cultos. Com relação ao carnaval, acham que vamos misturar com culto? Quem diz que é cristão? Os que andam no carnaval ou as igrejas evangélicas? Assim sendo quem tem de dar o exemplo?

  19. Acredito que a igreja deva fazer sua parte sendo moderada não fazendo barulho em excesso já que na minha humilde opinião para sermos ouvidos por Deus não necessitamos gritar e sim falar.
    Acredito que o fato de ter um culto pentecostal não é sinal de fanatismo e sim uma opção de crença, cada um clama a Deus conforme acredita desde que não fuja dos encinamentos biblicos.
    Para esse cidadão que tanto reclama, acredito que se ao invés de uma igreja fosse um boteco, o mesmo jamais reclamaria ou por estar participando ou pelo medo de uma “bala perdida” tenho certeza absoluta que ele não gravaria, não reclamaria, e milagrosamente ouviria o volume da tv sem problemas e conversaria ao telefone tranquilamente…
    Particularmente esse cidadão é mais um “babaca” preconceituoso que como eles mesmos dizem .. não gosta de crente!

  20. A palavra de Deus diz ,que no final dos tempos o amor se esfriaria no coração da humanidade.

    Meus queridos a mesma palavra declara que aquele que negar JESUS Ele tbém o negará, diante

    do PAI.Um abraço na paz do SENHOR! Amém.

  21. queria muito saber se e serto fazer cha de bebe festa junina sem ser para a igreja e quero saber como denunciar esse erro pq na minha opiniao a igrega seja ela qual for ela tem que ser apenas para os cultos nao para bems dos pastor obrigado mais isso e pq uma igreja que estava indo ela esta cometendo esse erro e quero saber se e certo ounao

  22. Hoje em dia as igrejas se tornaram um caso de poluição sonara e falta de respeito c/ os que moram ao redor desses lugares. E c/ poder publico ignorando esses fatos nada vai mudar…. Tenho mesmo problema aqui onde moro, pois em frente a minha casa tem uma assembleia de deus, e por mais que a gente peça ou tente conversar, a igreja se recusa a cooperar diminuindo o som ou se adequando c/ sistemas de proteção acústica. já fomos na prefeitura e abrimos processos que ate o momento não resultaram em nada. Só quero que a lei se faça cumprir. Mais se tratando do Brasil terei um batalha sem fim… Pois os corruptos da nossa política só se impor tão c/ eles mesmos ou c/ obras onde possam roubar.
    Até quando terei de esperar???

  23. Hoje em dia as igrejas se tornaram um caso de poluição sonara e falta de respeito c/ os que moram ao redor desses lugares. E c/ poder publico ignorando esses fatos nada vai mudar…. Tenho mesmo problema aqui onde moro, pois em frente a minha casa tem uma assembleia de deus, e por mais que a gente peça ou tente conversar, a igreja se recusa a cooperar diminuindo o som ou se adequando c/ sistemas de proteção acústica. Já liguei p/ policia militar, para guarda municipal, para o CONFINS da minha cidade e todos dizem não poder resolver meu problemas, qual o numero correto da policia que devo ligar, pois acho que tenho procurado os lugares errados, já fomos na prefeitura e abrimos processos que ate o momento não resultaram em nada. Só quero que a lei se faça cumprir. Mais se tratando do Brasil terei um batalha sem fim… Pois os corruptos da nossa política só se impor tão c/ eles mesmos ou c/ obras onde possam roubar.
    Até quando terei de esperar???

  24. perto da min ha casa estão fazendo umas dessas igreja o que eu faço , pois não quero ela perto, começou assim tenho um vizinho que´é um verdadeiro lixo ,discutir com ele minha esposa também, o vizinho da frente o do lado,ninguém gosta desse nojo ele comprou um terreno bem do meu lado ,resolveu diz se converter só para nos prejudicar construiu um galpão e convenceu o pastor á mudar de lá onde tava igreja para esse novo galpão,acho q vou ter q vender a minha casa ou então mandar um para o inferno, obs; isso é mais um desabafo por favor entender.

  25. Depois de tantos comentários absurdos, tenho que fazer o meu, também moro em frente a uma igreja assembleia, e passo pelo mesmo problema, também sou evangélico, e pelo que conheço da bíblia não vejo em parte nenhuma que tem que fazer barulho para adorar, totalmente ao contrário, pois está escrito: Mateus 6:1-15, quem lê entenda, e para quem diz:- a se fosse um bar. Eu digo, e se fosse bandido que mora-se em frente a igreja, eles não teriam que respeitar? Imagine se o cara chega armado na porta da igreja?

    • Olha Cléber a palavra de Deus não diz que tem que fazer barulho ou não ,adoração é particular ,crente não recita mantra,meu caro ,igreja pentecostal faz barulho por que serve um Deus vivo e digno de louvor, todos estavam no mesmo lugar,mas só Maria lançou o nardo aos pés de Jesus,Gideão e todo o povo usou um cântaro e…Buzinas,o Espírito Santo quando vem sobre a vida de alguém ,ele não vem pra pessoa chorar ,rir, cair,pular,ficar ,em silencio,gritar,o propósito dele é inundar a vida da pessoa com seu poder e transformar,a forma que meu corpo manifesta isso é de acordo com manifestação própria de cada um,por isso não existe um padrão para adorar.Quanto a lei se é 50 decibéis,tem que ser cumprido e já era.queridão!

  26. O negócio é o seguinte. Eles tem que provar do próprio veneno. Peça a um amigo que estacione o carro com um som bem alto na hora da pregação na frente da igreja. Eu fiz e abaixaram o som em todos os cultos para não ver a cor do carro kkkk

  27. O mais engraçado é como esses evangelicos gostam de julgar. Sou espirita muito feliz e aprendi a ser uma pessoa melhor. Pessoas desequilibradas e de mente pequena. Ladrõe matam roubam, prostitutas e todas as pessoas que sempre fizeram tudo errado até viram evangelicos e vão pro seu pq viram santos ah me poupe são fanáticos fazem a cabeça dos mais humildes. Meio fácil desses pastores vagabundos ganharem dinheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA