Fenômeno dos pregadores-mirins atrai estrangeiros em busca de curas e milagres

18

O fenômeno dos pregadores-mirins no meio pentecostal atrai milhares de pessoas, do Brasile  do exterior, em busca de solução para problemas de saúde. Por outro lado, ao crescerem, os pregadores deixam de ser atração e tentam começar uma vida fora dos holofotes.

Um exemplo é o italiano Federico Francolini, 40, portador do vírus HIV, viajou de Roma ao Rio de Janeiro para visitar a igreja pentecostal Missão Internacional de Milagres, em São Gonçalo (RJ) e conhecer a pregadora-mirim Alani Santos, 11 anos.

Alani foi tema de uma reportagem do jornal norte-americano New York Times, junto com outras crianças-prodígio pentecostais. A matéria chamou a atenção do italiano, que por não ter nada a perder, veio ao Brasil conferir se a menina poderia curar mesmo.

Ao final do culto, Francolini afirmou ao jornal Folha de S. Paulo que estava feliz com a experiência, e que havia aprendido que precisa buscar a Deus para obter sua cura: “Quando ela me tocou, senti um perfume especial. Não acho que a cura funcione como mágica. Tem que orar todo dia”.


Hoje, Alani ainda tem idade para atrair a atenção das pessoas aos cultos de sua igreja. Porém, o jovem Matheus Moraes, 17 anos, está deixando os púlpitos. Depois de ter iniciado suas pregações aos seis anos de idade, viajado por todo o Brasil e países do exterior e gravado quase 40 DVDs, está numa faixa de idade que já não causa mais tanta empatia.

“Quando a criança cresce, perde o carisma. Enquanto é pequena, tudo que ela faz impressiona, as pessoas acham fofo”, afirmou Moraes.

O mesmo aconteceu com a jovem Ana Carolina Dias, que ficou famosa aos 7 anos depois que vídeos de suas pregações foram divulgados na internet. Agora, deixou os púlpitos para dar aulas de física e garantir o sustento, de acordo com o jornal.

Para o pastor e mestre em Ciências da Religião Ed René Kivitz, líder da Igreja Batista da Água Branca (IBAB) em São Paulo, as crianças não possuem estrutura intelectual e maturidade suficiente para serem pregadoras pois não conseguem compreender os sentidos reais dos textos bíblicos: “Ela pode, no máximo, decorar discurso e mimetizar o comportamento adulto”.

Já o pastor Silas Malafaia vê por um lado ainda mais grave, e acusa os responsáveis de exploração: “Isso não é comum. Está fora da estrutura psicológica e emocional da criança. É uma exploração por parte dos pais”.

O professor Ronaldo Romulo Machado de Almeida, docente da Unicamp e especialista em pentecostalismo, os pregadores-mirins chamam a atenção de pessoas marginalizadas, e funcionam como um símbolo de esperança para figuras “extremas”, como deficientes físicos, por exemplo: “É uma demonstração de que Deus usa qualquer um. [Isso] Produz ânimo espiritual nas pessoas”.


18 COMENTÁRIOS

  1. !Já o pastor Silas Malafaia vê por um lado ainda mais grave, e acusa os responsáveis de exploração: “Isso não é comum. Está fora da estrutura psicológica e emocional da criança. É uma exploração por parte dos pais”.

    nesse caso malafaia tem autoridade para falar, pois de exploração ele entende.

    • por falar nisto explorar vc. é campeão
      LEMBRA DISTO, SERÁ QUE O PUXÃO DE ORELHA NÃO ADIANTOU, O CACHORRO É SEMPRE ASSIM VOLTA A SEU PRÓPRIO VOMITO, OLHE E CONFIRA SE NÃO TENHO RAZÃO.
      STARDUST disse: 1 de outubro de 2013 ás 12:22 pm
      COMUNICADO IMPORTANTE:

      Venho através deste comunicado informar que estou deixando de comentar no G+. Nada contra o site, que é fonte de informação, mas é uma decisão pessoal após orar e pedir direção a Deus. O Espírito Santo me mostrou a minha falha aqui. Levei um puxão de orelha “santo”. Peço perdão pela precipitação. Sei que todos somos falhos. E eu não vou esconder os meus erros. Não vou negar que cometi um erro, vários aliás. Peço perdão a todos que em maior ou menor grau se sentiram ofendidos com algo que eu disse.

      Peço perdão a todos que comentam aqui e em especial o clamando, edy ( ex ) e o vai arrebentar. Peço perdão a outros que não consigo lembrar. Peço que me perdoem pois eu pequei, errei. Peço que relevem. Não levem a sério. Eu errei e assumo publicamente meu erro.

      Peço perdão também a edir macedo, valdemiro santiago, marco feliciano, valdemiro santiago, silas malafaia e outros líderes religiosos que não consigo lembrar. Pequei contra vcs. Peço que igualmente me perdoem por tudo. Eu estou me retratando aqui que não agi corretamente com vcs também. E que Deus abençoe vcs e seus respectivos ministérios.

      Ao povo da iurd e outras denominações. Peço perdão. sim, pequei contra vcs também.

      A todos que não consigo lembrar, sejam comentaristas do site, ou pessoas do meio evangélico que se sentiram ofendidos com algo que eu disse, novamente peço perdão. Deixo a todos a seguinte mensagem de Cristo:

      ” [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]” (Marcos 11:26)

      Estou pedindo perdão a todos. Os que me perdoarem, também terão seus pecado perdoados, pois todos somos pecadores.

      Agradeço aos que amigos que fiz aqui. Deus os abençoe da mesma forma que aos que estou pedindo perdão.

      Estou deixando o G+, e peço aos que comentam aqui que eu pedi perdão, que me perdoem. Vcs podem me responder?

      clamando, vc me perdoa? edy vc me perdoa? vai arrebentar vc me perdoa? E todos que se sentiram ofendidos comigo, vcs me perdoam?

      Aguardo as respostas.
      Comentar
      clamando disse: 11 de junho de 2015 ás 8:01 pm
      STARDUST
      A RESPOSTA É QUE TINHA TE PERDOADO, MAS AGORA VC. ESTÁ FERRADO SE TORNOU UM ANATEMA PECOU CONTRA O ESPIRITO SANTO DE DEUS, VC. USOU DELE PARA SE AUTO-PROMOVER E AGORA DEIXA CLARO QUE VC. MENTIU SOBRE ELE

      • clamando

        eu explorar? mas todos aqui são testemunha de que quem defende que dízimo é obrigatório e é em dinheiro somente para uso dos pastores é vc… eu defendo confome 2 corintios 9:7-12 que apenas se deve contribuir com ofertas voluntárias, sem obrigatoriedade em favor dos necessitados.

        Qual de nós é explorador?

      • OH ” CLAMANDO ” , não sei se você lembra de mim , más uma vez teci um comentario que você não gostou .
        não sei qual os motivos da sua atitude ( você diz que foi o espirito santo )
        más cuidado existe 3 tipos de voz : a de DEUS , a do Homem e a da carne !
        1º vou te dizer algo muito conhecido : JESUS TE AMA ,EU TAMBÉM !
        2º largue este negócio de apélido,nickname,pseudônimo ( seja seu nome + JESUS)
        deixo para você este versiculo : 2 TIMÓTEO 2,vers. 24-25 ” ORA ,É NECESSÁRIO QUE O SERVO DO SENHOR NÃO VIVA A CONTENDER ,E SIM DEVE SER BRANDO PARA COM TODOS ,APTO PARA INSTRUIR ,PACIENTE.
        DISCIPLINANDO COM MANSIDÃO OS QUE SE OPOEM,NA EXPECTATIVA DE QUE DEUS LHES CONCEDA NÃO SÓ O ARREPENDIMENTO PARA CONHECEREM PLENAMENTE A VERDADE.”
        A PAZ DO SENHOR MEU IRMÃO , JESUS TE AMA !

  2. Podem fechar hospitais e dispensar todos os médicos que a cura esta na igreja mais próxima, de preferência se houverem garotos e meninas pregando. Só não fechem o hospital Sírio Libanês, pois o Valdemiro poderá voltar lá para tratar problemas de saúde como fez em relação a um de seus joelhos. Aliás, onde esta o Ministério Público para enquadrar por charlatanismo e curandeirismo?

  3. “Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, ELIMINEI AS COISAS DE CRIANÇA.” (1ª Coríntios 13,11)


    Assine o Canal
  4. SEGUNDO A BIBLIA ,QUE NÃO FALHA E NÃO MENTE :
    O SENHOR JESUS COMEÇOU A PREGAR COM 30 ANOS .(LUCAS 3 vers 23)
    ” ORA ,TINHA JESUS JESUS CERCA DE TRINTA ANOSAO COMEÇAR SEU MINISTÉRIO.ERA COMO SE CUIDAVA,FILHO DE JOSÉ ,FILHO DE ELI .”
    NADA CONTRA MÁS ,ACHO QUE TUDO TEM SEU TEMPO !

DEIXE UMA RESPOSTA