Conhecida popularmente como a “Psicóloga Cristã”, Marisa Lobo publicou um artigo recentemente onde falou sobre um dos problemas mais visíveis da atualidade, que é a depressão, destacando como a “meditação cristã” pode ser uma importante ferramenta de prevenção contra esse mal.
“Meditar é muito bom. São comprovados, cientificamente, também seus benefícios, principalmente, no alívio da ansiedade”, diz a psicóloga, explicando o que a ciência já reconhece há muitos anos, isto é, a eficácia da meditação no controle das emoções, especialmente quando vinculada ao sentimento religioso, a fé.
Com base nisso, Marisa Lobo recomenda a medicação cristã: “Reservar um tempo para silêncio e meditação da palavra de Deus, perceber o que ele quer de nós, mergulhar na sua história, nos seus feitos, nas suas promessas é um ‘desestressador’, pois alivia as angústias na mente e no corpo”, diz ela.
“Há várias maneiras de meditar, mas a meditação a partir da palavra de Deus produz muitos significados positivos que nos ajudam a fortalecer a mente e os sentimentos para caminhar”, acrescenta.
Marisa Lobo citou o Dr. Jon Kabat-Zinn, diretor da Clínica de Redução de Estresse no Centro Médico da Universidade de Massachusetts, para fundamentar o conceito de medicação cristã como uma ferramenta não religiosa, apenas, mas também cientificamente reconhecida.
A psicóloga cristã explica que essa modalidade de medicação consiste em ter um gesto de disciplina pessoal na leitura da Bíblia Sagrada, como ensina o livro de Josué 1:8, e por último o Salmo 1:2, como está escrito: “Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.”.
“Jesus deu-nos um exemplo de como meditar e orar. Ele fazia muito isso, se afastava, ia para o deserto, para as florestas, ficava sozinho, o que nos leva a crer, dentro do nosso contexto que esse ato o fortalecia”, destaca Marisa, segundo o Pleno News.
Por fim, Marisa Lobo enfatiza o poder curativo da medicação cristã no aspecto emocional. Ela explica que isso é uma consequência do autoconhecimento alcançado quando a Bíblia Sagrada revela no ser humano que a lê, suas maiores necessidades de mudança.
“A meditação em Cristo tem poder de curar doenças, conflitos mentais, quando nos alerta, nos instrui, nos capacita, nos fortalece, como pessoas, em nosso corpo e alma. Entender o que acontece, entender o como, os porquês, alivia o stress da alma, e isso nos dá paz e entendimento”, conclui a psicóloga.