Um grupo satanista instalou uma estátua de Baphomet em frente à sede do Poder Legislativo no estado de Arkansas na última sexta-feira, 16 de agosto, em protesto contra um monumento que homenageia Os Dez Mandamentos ditados por Deus a Moisés.
Baphomet, uma criatura alada com cabeça e pés de bode e tronco humano, é um dos símbolos do satanismo. A iniciativa foi tomada pela “denominação” Templo Satânico, um grupo de seguidores de satanás que combate expressões religiosas cristãs em áreas públicas nos Estados Unidos.
Sob a alegação de defender a primeira emenda da Constituição norte-americana, o grupo de satanistas instalou a estátua de Baphomet temporariamente em frente ao Capitólio de Arkansas, cobrando a retirada do monumento judaico-cristão.
De acordo com informações da agência Associated Press, aproximadamente 150 pessoas, incluindo ateus, participaram do gesto comandado por satanistas. “O Templo Satânico diz que o monumento aos Dez Mandamentos viola a liberdade constitucional à liberdade de direitos religiosos e que a instalação de sua estátua de 2,3 metros do ídolo do século 14, sentado e acompanhado por duas crianças sorridentes, demonstraria tolerância religiosa”, contextualizou o portal G1.
“Se você vai erguer um monumento religioso, então deve estar aberto a outros, e se você não concorda com isso, então não tenhamos nenhum”, disse a cofundadora do Templo Satânico em Arkansas, Ivy Forrester, uma das organizadoras da manifestação.
Uma lei estadual de 2017 impede a instalação definitiva da estátua de Baphomet, pois ficou definido que qualquer monumento no estado deverá receber patrocínio legislativo para ser levado em consideração. Dessa forma, a estátua foi apresentada durante a manifestação e removida ao final do dia.
Apesar de toda a comoção em torno do monumento aos Dez Mandamentos no Capitólio do Arkansas – patrocinado pelo senador republicano Jason Rapert – a tábua com as leis foi destruída ainda em 2017, menos de 24 horas após a instalação, quando um homem identificado como Michael Tate jogou seu carro contra a pedra esculpida.
Tate é o mesmo homem responsável por destruir um monumento semelhante em outro estado, em 2014. Ele usou a mesma tática para por abaixo a pedra com Os Dez Mandamentos do lado de fora do Capitólio estadual de Oklahoma.