A disparidade de informações nas pesquisas eleitorais reveladas ao longo dessa semana por diferentes institutos motivou uma série de publicações em tom de desabafo por parte do pastor Silas Malafaia, incomodado com o que entende ser uma postura parcial da grande mídia brasileira.
Em seus tweets, Malafaia chegou a afirmar que as urnas trarão surpresas para todos que se embasam nas informações dos institutos de pesquisa e acreditam que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem uma condição de fragilidade em uma eventual disputa de segundo turno.
“Estou desconfiado! O DataFolha deve ter feito pesquisa nos acampamentos do MST. Absurdo! Como 2 mil pessoas representam mais de 200 milhões? Em todo o país só se fala em Bolsonaro, ele não cresceu nada nas pesquisas? Só pode ser piada!”, criticou o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.
O Datafolha divulgou sua mais recente pesquisa na última segunda-feira, 10 de setembro, apontando que Bolsonaro havia subido de 22% para 24%; Ciro Gomes (PDT), em segundo lugar, crescido de 10% para 13%; Marina Silva (Rede), caído de 16% para 11%; Geraldo Alckmin (PSDB), subido de 9% para 10%; e Fernando Haddad (PT), de 4% para 9%, segundo o G1.
“Verdade! Nas eleições de prefeito, antes delas acontecerem, os institutos de pesquisa estavam dando 7% para Flavio Bolsonaro. Ele teve 14% dos votos. O DataFolha e o IBOPE, não estão preocupados com a pesquisa, mas sim, influenciar o eleitor. Simplesmente vergonhoso!”, esbravejou o pastor.
“Em qual acreditar? No DataFolha Bolsonaro tem 24%, na [pesquisa] do BTG 30%. E aí? Quem está certo ou quem está errado? Só pode ser brincadeira”, queixou-se Malafaia, fazendo referência à pesquisa divulgada no mesmo dia pelo FSB/BTG Pactual.
No levantamento, Bolsonaro passou de 26% para 30%, enquanto Ciro Gomes manteve 12% das intenções de voto do levantamento anterior, com Marina caindo de 11% para 8%, Alckmin manteve 8% e Haddad subiu de 6% para 8%, de acordo com informações do portal Infomoney.
Malafaia também protestou contra os cenários de segundo turno apontados pelas pesquisas: “VAMOS SORRIR? Bolsonaro perde para Alckmin no 2º turno kkkkkkk, perde para Marina kkkkkk muito kkkkk perde para Ciro kkkkk. A imprensa chama a atenção para a simulação do 2º turno, sabe porque? Para dar ideia ao povo que não adianta votar em Bolsonaro que ele vai perder. CRETINOS!”, disparou.
“Como a maioria da imprensa se comporta quando ela não gosta de alguém: quando Ciro subiu na pesquisa, O Globo destacou: ‘Ciro sobe…’, quando é Bolsonaro, diz que ele lidera, não [que] sobe nas pesquisas. A Veja, matéria principal é sobre Haddad, na Folha a mesma coisa. Só o Estadão é certo”, acrescentou o pastor.
Divergindo do Datafolha, o Ibope também apresentou resultado de pesquisa na última terça-feira, 11 de setembro, e mostrou Bolsonaro saltando de 22% para 26%; Ciro caindo de 12% para 11%; Marina descendo de 12% para 9%; e Geraldo Alckmin mantendo 9%. O candidato do PT, substituto de Lula, Fernando Haddad, cresceu de 6% para 8%.
“Ficha já começou a cair! O Ibope já fala em empate técnico entre Bolsonaro e os demais candidatos no 2º turno. Para não passar vergonha, começaram a ceder. Vão ficar de boca aberta e envergonhados, quando começarem a contar os votos. Guardem esse Twitter!”, ironizou.
De acordo com o portal O Antagonista, a pesquisa Ibope mostrou que apesar das acusações de racismo contra Bolsonaro – o Supremo Tribunal Federal recusou abrir processo contra o candidato na última terça -, o capitão do Exército lidera com o dobro de intenção de votos de seus concorrentes entre negros e pardos.
Já o Infomoney destacou que Jair Bolsonaro vem ganhando terreno em todos os setores da sociedade: “A melhora no desempenho do deputado se deu em diversas faixas do eleitorado. Entre eles, destaque para as mulheres, grupo mais resistente à sua candidatura. No cenário espontâneo, o apoio feminino a Bolsonaro saltou de 11% para 18%, ao passo que na situação estimulada subiu de 17% para 22%. Ainda assim, os homens ainda são a ampla maioria do eleitorado do parlamentar. Melhora também foi vista nas intenções de voto no deputado entre eleitores com renda familiar mensal de até dois salários mínimos”.
“Atenção povo brasileiro! Vamos derrotar essa imprensa esquerdopata e parcial. Esses institutos de pesquisa que estão a serviço da esquerda brasileira. Manipulação vergonhosa! Se toda essa cambada é contra Bolsonaro, tenha certeza, ele é o camarada que o Brasil precisa. Bolsonaro 17”, concluiu o pastor.
ESTOU DESCONFIADO! O DataFolha deve ter feito pesquisa nos acampamentos do MST.ABSURDO! Como 2 mil pessoas representam mais de 200 milhões? Em todo o país só se fala em Bolsonaro, ele não cresceu nada nas pesquisas? SÓ PODE SER PIADA!
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) 11 de setembro de 2018
VERDADE! Nas eleições de prefeito, antes delas acontecerem, os institutos de pesquisa estavam dando 7% para Flavio Bolsonaro. Ele teve 14% dos votos. O DataFolha e o IBOPE, não estão preocupados com a pesquisa, mas sim, influenciar o eleitor.SIMPLESMENTE VERGONHOSO !
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) 11 de setembro de 2018
EM QUAL ACREDITAR? No DataFolha Bolsonaro tem 24%, na do BTG 30%.E aí? Quem está certo ou quem está errado? Só pode ser brincadeira.
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) 11 de setembro de 2018
VAMOS SORRIR? Bolsonaro perde para Alckmin no 2º turno kkkkkkk , perde para Marina kkkkkk muito kkkkk perde para Ciro kkkkk. A imprensa chama a atenção para a simulação do 2º turno, sabe porque ? Para dar ideia ao povo que não adianta votar em Bolsonaro q ele vai perder.CRETINOS!
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) 11 de setembro de 2018
COMO A MAIORIA DA IMPRENSA SE COMPORTA QUANTO ELE Ñ GOSTA DE ALGUÉM > quando Ciro subiu na pesquisa, o Globo destacou: Ciro sobe…, quando é Bolsonaro, diz q ele lidera, ñ sobe nas pesquisas. A veja, matéria principal é sobre Haddad, na folha a mesma coisa. Só o estadão é certo.
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) 12 de setembro de 2018
FICHA JÁ COMEÇOU A CAIR! O IBOPE já fala em empate técnico entre Bolsonaro e os demais candidatos no 2º turno. Para não passar vergonha, começaram a ceder. Vão ficar de boca aberta e envergonhados, quando começarem a contar os votos. GUARDEM ESSE TWITTER!
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) 12 de setembro de 2018
ATENÇÃO POVO BRASILEIRO! Vamos derrotar essa imprensa esquerdopata e parcial. Esses institutos de pesquisa que estão a serviço da esquerda brasileira. MANIPULAÇÃO VERGONHOSA! Se toda essa cambada é contra Bolsonaro, tenha certeza, ele é o camarada q o Brasil precisa.BOLSONARO 17
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) 11 de setembro de 2018