O Natal está chegando, e os filmes musicais com temas sobre a festa na cultura ocidental estão sendo lançados em várias plataformas. Um desses filmes é estrelado pela dupla Ryan Reynolds e Will Ferrell, Spirited.
O filme é uma adaptação do livro A Christmas Carol (Um Conto de Natal), de Charles Dickens, sob uma luz moderna. A história por trás do filme fala de um grupo de espíritos da vida após a morte que se reúnem para ajudar os fantasmas do Natal passado, presente e futuro a resgatar almas que ainda estão na terra.
De acordo com a revista pentecostal Charisma News, o Evangelho cristão está no centro da história com uma mensagem de redenção, mas o filme não se apresenta com um rótulo religioso.
No conto original, o personagem Scrooge encontra os três espíritos da vida após a morte que revelam a ele ao longo do tempo a inocência que ele perdeu ao longo dos anos por causa dos eventos da vida.
“De forma recorrente, o Espírito Santo vem a nós para abrandar nossos corações para recebermos a mensagem da salvação. Em nossas próprias vidas, enfrentamos obstáculos e provações que podem endurecer nossos corações e colocar véus sobre nossos olhos, para viver vidas amargas ou iradas”, diz a jornalista cristã Shelby Bowen em sua resenha sobre o filme.
O objetivo do filme é que os espíritos cheguem até Clint Briggs, um consultor de mídia com má reputação, interpretado por Ryan Reynolds. Ao longo do filme, os espíritos tentam abrir os olhos de Clint para as emoções que ele tentou suprimir ao longo do tempo.
“Sem estragar o final do filme, o cerne da questão é resgatar as almas enquanto ainda estão na terra. Este é o coração de Deus para o mundo. Hebreus 1 nos diz que Deus envia anjos à terra para ministrar àqueles que herdarão a salvação. Há uma parte que desempenhamos na matéria”, argumentou Bowen.
“Você está abrindo seu coração para Deus hoje? Mesmo como cristãos, tentamos manter a dor e o sofrimento guardados em uma caixa e não os levamos a Jesus. Ele já sabe como nos sentimos e por que nos sentimos assim, mas espera que venhamos a Ele e peçamos ajuda”, acrescenta a jornalista.
“A bela mensagem contida em Spirited e ‘Um Conto de Natal‘ é que nenhuma alma está longe demais para ser redimida! Ao entrar nesta temporada de férias para passar tempo com amigos e familiares, lembre-se dessa mensagem. Pode haver alguém em sua vida que você sente que está longe demais para ser salvo, mas não está. Pense na vida de Paulo, outrora conhecido como Saulo. Paulo assassinou cristãos em nome de sua religião, mas nem ele foi longe demais. Após o encontro de Paulo com Jesus, sua vida mudou para sempre”, finalizou Bowen.